A Cognição simplificadamente falando, é o nosso sistema mental composto de funções cognitivas para aquisição de conhecimento e inteligência.
Existe um consenso entre especialistas sobre a existência funções cognitivas fundamentais, que sempre trabalham em conjunto, para realizar quaisquer atividades cognitivas humanas e podem ser desenvolvidas na vida e na empresa, com a aplicação de modelos, métodos, ferramentas e técnicas científicas.
As funções cognitivas são processos mentais que nos permitem realizar qualquer tarefa individual ou empresarial, que envolve necessariamente outras pessoas, o coletivo, a interação interpessoal.
Funções cognitivas permitem que o sujeito tenha um papel ativo nos processos de recebimento, escolha, transformação, armazenamento, processamento e recuperação de informações.
Funções Cognitivas Primárias
O conceito de ‘funções cognitivas primárias” diz respeito ao núcleo do sistema cognitivo, que suporta funções cognitivas de ordem superior e o sistema mental humanocomo um todo.
Existem várias teorias, descrições e modelagens utilizadas na psiclogia cognitiva (componente da ciência cognitiva).
Salvaguardado isso, de uma forma geral, simplificada e prática, “funções cognitivas primárias” podem ser definidas como o “núcleo do sistema cognitivo humano”, como um conjunto composto pelas das seguintes funções:
Atenção … estar de prontidão, observar, selecionar, controlar e sustentar “todas” as funções e recursos cognitivos … é a “unidade de controle da mente” … é o processo de direcionar recursos cognitivos para certos aspectos do ambiente, ou para a execução de ações ou tarefas e processar corretamente as informações
Percepção … é aprender por meio dos 5 (ou mais) sentidos, identificar, captar, estimular, sentir, organizar, interpretar, representar e criar “informações sensoriais”, via conexões neuro sensitivas; a intuição é um tipo de percepção … um “deslilado cognitivo” que influencia no processo de decisão, de forma não racional, mas que não se conhece a fórmula.
Pensamento … elaborar conceitos, que são significados das palavras e ideias, princípios, regras, argumentos, para constituir raciocínios (dedutivo, indutivo e abdutivo) para solução de problemas, organizar a memória, modelar atenção, percepção e linguagens, para processar informações de forma consciente, objetiva e com alto desempenho … sem necessidade da percepção (dos sentidos).
Memória … guardar e acessar informações geradas pelo pensamento, percepção, atenção e linguagem; pode ser episódi
Linguagem … usar mecanismos para comunicar, influenciar o pensamento, memorizar, perceber o ambiente … ouvir, falar, ler, escrever, gesticular, aparentar, olhar, sorrir, persuadir.
Aprendizagem … adquirir conhecimento via atenção, percepção, pensamento, memória e linguagem, para atender um objetivo cognitivo específico.
Praxis … atividade motora aprendida para geração de movimento volitivo para a execução de uma ação específica ou para atingir um objetivo, manipular objetos por meio de uma sequência de ações, conhecimento da ordem serial dos atos que conduzem a essa ação, organizar elementos no espaço para formar um desenho ou figuras tridimensionais completas.
As funções cognitivas primárias estão em tudo que fazemos, trabalham em conjunto, num sistema de tradeoffs, onde qualquer mudança em uma função afeta as demais.
- Abstração …
- Observação … significa notar, tomar consciência, perceber, adquirir informações de uma fonte primária para análise e investigação ou julgamento posterior, registrar dados, empregar os sentidos e instrumentos científicos, pode ser qualitativa ou quantitativa (contagem ou medição); o método científico usa observações para formular (2o passo) e testar hipóteses (5o passo).
- Interpretação … processo para perceber e ganhar compreensão, explicar signos, significados, conceitos, objetos do conhecimento … é um processo mental que balancea pensamentos e percepções sobre uma situação ou ambiente para influenciar, justificar ou prever emoções e comportamentos … envolve análise cuidadosa e crítica … existem vários tipos – estética, judicial, lógica, científica, etc.
- Organização … executar e repetir tarefa, preparação, localização, posicionamento, otimização de esforço e espaço, produtividade.
- Categorização … ou classificação, significa identificar e grupar objetos, informações, conceitos, etc, por similaridade, analogia, simplificação ou hierarquia … a capacidade de formar categorias, ou classes de equivalência, de entidades discrimináveis é um componente central da cognição humana, no processo de comunicação, solução de problemas … a categorização permite o pensamento abstrato e promove a expansão do conhecimento para novas situações, identificar semelhanças, diferenças, relações; pode demandar abastrações complexas … é peça chave para prever o processo de decisão.
- Racionalização … usar a lógica, princípios, argumentos, justificativas para a tomada de decisão.
- Generalização … um tipo de racionalização, induzir, tornar geral, estender, propagar, universalizar ou prever.
- Conceituação … representar ideias, pensamentos ou percepções por conceitos … usar conceitos para criar significados mais complexos, contextulizar, sintetizar informações, criar unidades de conhecimento; compreender um conceito através de outros … modelar, simular, imaginar e visualizar as coisas.
- Compreensão … estado mental de entendimento e aprendizado das relações de causa e efeito de algo, fatos, circunstâncias ou objeto do conhecimento; vai além de descrever e entender;
- Explicação … é um estado cognitivo além da compreensão para descrever conhecimentos e transferir compreensão para que outros possam resolver problemas semelhantes e de mesmo escopo.
- Análise … estudar, detalhar, dividir em partes para melhorar a compreensão.
- Síntese … essencializar, explicar resumidamente com interpretação e subjetividade.
- Avaliação … ajuizar, interpretar, justificar, relevar, valorar, ponderar.
- Planejamento … projetar o futuro, analisar objetivo, situação, meta, estratégia, plano, execução, controle e ajustes.
- Solução de Problemas … conhecer os principais problemas e técnicas de resolução; aprender via resolução de problemas, saber formular o problemas, pesquisar causas raízes, solucionar com eficácia com foco na solução de maior retorno do inbvetimento para a situação.sar, avaliar alternativas de solução e escolher a melhor solução;
- Metacognição … compreender os próprios pensamentos, formular estratégias cognitivas, criar ferramentas para aumentar o desempenho cognitivo para chamar e prestar atenção, memórizar e relembrar, perceber e interpretar, acionar pensamentos, linguagem e comunicação.
Existe um consenso entre pesquisadores, filósofos, psicólogos e educadores sobre pensar a cognição como uma estrutura hierárquica de funções cognitivas.
O formato piramidal é uma ferramenta que ajuda a imaginar e visualizar simplificadamente e “construtivamente” o sistema cognitivo e interdependências acumulativas.
No nível mais alto estão as atividades intelectuais mais complexas e no nível mais baixo aquelas mais fundamentais e frequentes …
Quando usamos modelos de referência, observar que nem todas as pessoas se enquadram em padrões de comportamento e o objetivo principal é facilitar a explicação e compreensão geral do que é cognição – a forma que pensamos e geramos conheciment
Atenção é uma função cognitiva para filtrar e selecionar um aspecto relevante das informações, dentre um grande número de estímulos perceptíveis e irrelevantes que chegam aos nossos 5 sentidos, nos posicionar e consequentemente, respondê-los.
- É limitada em capacidade e duração … por isso é importante ter maneiras de gerenciar com eficácia os recursos de atenção que temos disponíveis.
- É a primeira etapa de qualquer processo cognitivo e de aprendizagem … só podemos entender, compreender, aprender ou lembrar se “concentramos” a nossa atenção.
- É uma função cognitiva imprescindível na tomada de decisão … para selecionar um dentre muitos estímulos e pensamentos e lidar de forma eficaz.
- Existem vários tipos de atenção … atenção ativa, atenção focada, atenção difusa, atenção seletiva, atenção alternada, atenção dividida.
- AUTOCONTROLE … é habilidade de perceber, comutar e controlar os vários tipos de atenção e é um pilar do sistema cognitivo e emocional.
“A atenção é a tomada de posse pela mente, de forma clara e vívida, do que podem parecer vários objetos ou linhas de pensamento simultaneamente possíveis … implica o afastamento de algumas coisas para lidar eficazmente com outras”.
“The Principles of Psychology”, William James
O método mais efetivo (eficaz + eficiente) de desenvolver a a atenção ou qualquer outra função cognitiva é usar ferramentas cognitivas para modular a atenção e juntar ciência e arte.
Saiba mais. Atenção, Tipos de atenção.
Pensamento
Pensamento é uma função cognitiva que abrange um fluxo de ideias e associações, para tratar diferentes situações e objetivos.
- Pensar é existir … permite entender, interpretar, representar, modelar o mundo, fazer previsões.
- Pensar é uma função cognitiva fundamental … trabalha com outras funções cognitivas fundamentais como memória, atenção, percepção e linguagem.
- Pensar é uma habilidade alvo de estudo … filosofia, ciências gerais e aplicadas, há pelo menos 2500 anos!
- Pensar tem características individuais … é necessário mudar crenças e valores e determinação.
Pensamento são processos cognitivos conscientes que podem acontecer independentemente da estimulação sensorial (percepção), inclui:
- Julgar.
- Raciocinar.
- Formar conceito.
- Resolver problemas.
- Deliberar.
São também incluídos …
- Considerar uma ideia.
- Memorizar.
- Imaginar.
- Visualizar.
Generalizando … pensamento é qualquer evento mental é uma forma de pensamento, incluindo a percepção e os processos mentais inconscientes.
O pensamento empresarial refere-se não aos próprios processos mentais, mas a estados mentais ou sistemas de ideias provocados por esses processos.
Tipos de Pensamento
- Analógico … criar e fazer associações entre novos conceitos e conceitos familiares, ampliar, inferir ou transferir conhecimento.
- Filosófico … buscar a verdade, compreensão dos princípios básicos para suportar outros pensamentos, métodos e ferramentas.
- Lógico ou Racional … expressar ideias de maneira ordenada, consistente e convincente, com premissas e conclusões.
- Epistêmico … justificar crenças, verdades, conhecimento e compreensão.
- Reflexivo … pensar crítico sobre si mesmo, desenvolver a autoconsciência, mudar crenças, valores e comportamentos.
- Crítico … julgar ou atingir um objetivo, de forma disciplinada, neutra e especializada.
- Criativo … produzir novas ideias, experiências, realidades, quebrar paradigmas, buscar soluções flexíveis e originais.
- Analítico … resolver problemas com método, reunir e organizar informações e estatísticas, dividir problemas em problemas menores e tomar decisões.
- Sistêmico … pensar holístico, sistemático, causal, para compreender como diferentes partes se relacionam e influenciam o todo.
- Científico … aplicar método e pesquisa científica para formular, testar, validar e comunicar hipóteses e teorias.
- Deliberativo … tomar decisões com lógica, critérios, valores e princípios éticos.
- Prático … fazer planos para aplicar o conhecimento de maneira simples, para se adaptar ao ambiente e atingir os objetivos.
- Estratégico … olhar o futuro para agir no presente.
Saiba mais.
Percepção
Percepção é a função cognitiva para captar, organizar e interpretar estímulos recebidos pelos cinco sentidos e identificar objetos e acontecimentos.
Marketing e Percepção do Consumidor
O marketing considera que a comunicação dos ATRIBUTOS de VALOR da empresa e suas OFERTAS quando endereçados ao PÚBLICO ALVO correto, influenciam a PERCEPÇÃO de VALOR e COMPORTAMENTO e SATISFAÇÃO do CONSUMIDOR.
- A percepção do consumidor sobre uma empresa e seus produtos tem um efeito dramático no seu comportamento de compra e é um determinante crucial para preferirmos esse produto mais tarde.
- As ações de marketing objetivam fixar a marca e seu valor na memória de longo prazo do consumidor … de forma repetida, consistente e com inovação.
- A “percepção de valor” ou como uma pessoa interpreta o valor de uma oferta, muda ao longo do tempo, de acordo com situações, informações, conhecimento, sentimentos, emoções.
- Podemos medir o valor de uma oferta como a diferença entre o estado anterior e o estado posterior percebido pelo potencial comprador com a compra da oferta e nível de satisfação como a sensação de prazer ou desapontamento resultante da comparação do desempenho percebido após a compra versus às expectativas antes da compra.
- O marketing estuda e busca influenciar “processo de percepção do consumidor” considerando 4 estágios.SENSAÇÃO > ATENÇÃO > INTERPRETAÇÃO > RETENÇÃO.
Linguagem Empresarial
Linguagem é uma função cognitiva para a comunicação expressiva quando falamos/ escrevemos ou comunicação receptiva quando lemos / ouvimos.
O Que é
- A “linguística empresarial” é o estudo da linguagem empresarial, como ela funciona, como é adquirida e como as empresas devem usá-la para se comunicar, aprender, compreender e explicar.
Porque a linguagem empresarial é importante?
- Liderar … convencer as “personas” a atingir objetivos – colaboradores, investidores, parceiros e clientes.
- Explicar … ajudar as personas a desenvolver inteligência cognitiva e emocional.
- Memorizar … usar linguagem mnemônica registrar na memória de longo prazo da empresa e indivíduos.
- Lembrar … trazer da memória de longo prazo para a de curto prazo.
- Ler de forma ativa … com qualidade e alta velocidade de compreensão.
- Escrever … para facilitar a leitura ativa, memorização, compreensão
- Debater ou fazer discursos persuasivos.
- Explicar as coisas.
- Contar histórias.
- Definir a “fala e identidade da empresa” que deverá ser usada por todos.
- Construir uma linguagem formal, simples e de alto desempenho.
- Comunicar a proposta de valor e diferencia as pessoas e empresas no mercado e de seus concorrentes.
- Explicar e ajuda a fazer associações entre necessidades, desejos, imagens de solução e as soluções da empresa.
- Influenciar novos pensamentos, crenças, valores, emoções, lógica e comportamentos.
Quem usa a linguagem
… comunicadores
Como desenvolver a linguagem e a comunicação na empresa …
Para desenvolver a linguagem empresarial a empresa deve explicar quais as ferramentas que devem ser usadas e quais os resultados esperados em termos de comunicação.
A empresa deve planejar a linguagem expressiva para falar, escrever e receptiva para ler e ouvir, mais do que focar no conteúdo em si, ela deve entender quais são os métodos e ferramentas para gerar a boa comunicação … o melhor conteúdo será aquele mais aderente ou sinérgico com o método (fontes e canais de informação) e objetivos de comunicação da marca.
Definir princípios, métodos e ferramentas específicas para ler, ouvir, falar ou escrever.
permite múltiplas formas de transferir informações via textos, imagens, mapas, recursos visuais, histórias, música, dança, movimentos e gestos … a melhoria da linguagem receptiva, ler e ouvir, pode ser alcançadas com:
Escritos
Palestras curtas e altamente estruturadas.
Discussão em grupo curta, com pausas frequentes.
Repetição de instruções orais ou escritas.
A leitura ativa é uma ferramenta que aumenta a capacidade e compreensão da leitura porque usa de forma repetitiva e espaçada a leitura e escrita, de vária formas e em camadas, onde um ciclo de leitura é insumo para outros ciclos.
Ampliar as formas de linguagem comunicação como falar, escrever, ouvir, ler, aumenta a nossa capacidade de conexão e comunicação com o mundo, com negócios, família e com as pessoas que circundam a sua vida.
Ferramentas para desenvolver a linguagem empresarial
Pirâmides … descrever estruturas construtivistas
Mapas mentais …
Mapas conceituais … comunicação escrita como escrita ativa, resumo, síntese
Leitura ativa … técnicas para acelerar a compreensão de leitura
Escrita empresarial … técnicas para modelar a escrita empresarial para atingir objetivos de comunicação.
Check lists … sequência de itens
5w2h … método para explicar resumir e sintetizar a leitura ou escrita nas variáveis circunstanciais
Objetivos Smart … formular objetivos
Contar histórias …
Roteiros e Scripts de venda
Comunicação comunicação visual, como fotos, vídeos
Pirâmides … estrutura construtivista, mapas mentais, mapas conceituais, comunicação escrita como escrita ativa, resumo, síntese
Existem várias ferramentas para desenvolver a linguagem e comunicação tais como:
Memória – é a função cognitiva para o cérebro receber, usar, armazenar e recuperar os vários tipos de informações usadas pelas demais funções cognitivas … é um processo de associação de um elemento novo com alguma coisa que você já conhece … é fundamentalmente dependente da atenção, associações e significações, repetições … é potencializada pelo uso de ferramentas mentais que aumentam a capacidade e rapidez do acesso à memória, para aumentar a atenção, emoção, repetição, registro e acesso à blocos de informação, fazer anotações e mapas.
Um aspecto interessante é observar que quaisquer ferramentas ou métodos direcionadas para desenvolver um tipo de função cognitiva, desenvolvem as outras funções cognitivas, já que estão conectadas e sempre trabalham em conjunto.
Funções Cognitivas Secundárias
As funções cognitivas secundárias podem ser conceituadas e desenvolvidas à partir das funções cognitivas primárias e modos de pensamento.
- Observação – é “perceber” intencionalmente informações de uma fonte primária via os 5 sentidos, para reconhecer, analisar e relembrar o que está dentro de você ou ao seu redor… está relacionada à atenção plena, um estado mental que surge quando prestamos atenção, de maneira intencional, no momento presente, sem julgamento … para “posteriormente” questionar, julgar, analisar ou investigar … ou seja, “ver e não interpretar” … a observação depende de aprendizagem / treino para observar de forma correta e consistente, transformar o que você vê em um comportamento mensurável, confiável e passível de análise … é utilizada em qualquer contexto, pessoal e profissional, o tempo todo … o bom observador usa métodos e ferramentas para: 1) entender o assunto a ser observado, 2) concentrar a atenção e evitar distrações, 3) coletar informação para facilitar o processo de análise que virá na sequência, 4) identificar padrões e singularidades, 5) anotar e usar mapas … a observação serve para melhor entender e analisar o relacionamento entre pensamentos, sentimentos, sensações físicas e o mundo externo.
- Interpretação – é atribuir valor, significação … é um tipo de processo de análise para determinar o sentido de alguma coisa, texto ou evento e explicar o que é obscuro … exige conhecimento prévio.
- Organização – é grupar, estruturar, classificar, ordenar informações em categorias ou blocos de informação na memoria de longo prazo … aumenta o desempenho de outras funções cognitivas como atenção, memória, pensamento, aprendizagem, comunicação …
- Categorização é a função cognitiva para reconhecer, diferenciar, classificar e compreender as coisas … é a habilidade de reconhecer características compartilhadas ou semelhanças entre os elementos da experiência do mundo (como objetos , eventos ou ideias ), organizar e classificar a experiência, associar a um grupo mais abstrato (isto é, um categoria, classe ou tipo), com base em suas características, características, semelhanças ou outros critérios … é considerada uma das habilidades cognitivas mais fundamentais e, como tal, é estudada principalmente pela psicologia e pela linguística cognitiva .
- Generalização – é usar o aprendizado passado em situações atuais de aprendizado, se as condições nas situações forem consideradas semelhantes … é uma forma de abstração para rotular um conceito a partir de suas características fundamentais e reconhecidas … reunir numa classe geral um conjunto de coisas similares.
- Aprendizagem – adquirir e modificar conhecimento, inteligência, habilidades / competências, comportamentos, crenças, valores, por meio das várias formas de pensamento, ferramentas cognitivas, processos educacionais e experiências.
- Análise – é aplicar métodos para solução de problemas, tomada de decisão, formulação de estratégias, tendo como fundamento dividir o problema original em partes menores e mais simples de serem resolvidos.
- Tomada de Decisão –
Funções Cognitivas de ordem superior
A capacidade cognitiva superior é uma inteligência geral, geral. Indivíduos com capacidade cognitiva superior podem exibir muitos dos as seguintes características em vários graus.
- Conceituação – descrever um conceito à partir de outros.
- Solução de Problemas – usar métodos e ferramentas para desenvolver soluções para os problemas com eficácia e eficiência.
- Criatividade – capacidade de criar e de inventar algo novo de valor que pode ser intangível (conceito, ideia, teoria, serviço) ou tangível (invenção, produto, ferramenta).
- Visualização –
- Conceituação – descrever um conceito à partir de outros.
- Contextualização – descrever o conjunto de circunstâncias que explica uma situação e permita a sua correta compreensão.
- Questionamento –
- Metacognição –
Todas as funções cognitivas
Ferramentas Cognitivas
As ferramentas cognitivas ou ferramentas mentais são quaisquer artefatos, instrumentos ou métodos para aumentar a eficiência dos processos e habilidades cognitivas e de aprendizagem.
- Ajudam a pensar, memorizar, controlar a atenção, perceber, expressar o que se quer dizer ou transmitir informações.
- São controladas por você e ajudam você assumir a propriedade dos seus conhecimentos.
- Facilitam a execução de atividades mais complexas e construir o conhecimento ao invés de memorizá-lo.
- A tecnologia e o computador são ferramentas “parceiros” para estimular e aproveitar ao máximo o nosso potencial cognitivo, construir e representar o conhecimento e transcender as limitações da mente, como a memória, por exemplo.
Kit de 20 Ferramentas Cognitivas
Check List – Kit de 20 Ferramentas Cognitivas Básicas
Veja várias ferramentas cognitivas para o seu uso diário …
- 5W2H – descrever de forma completa alguma coisa – o que faz, quem faz, onde faz, quando faz, porque faz, como faz e quanto custa.
- Bloco de Informação – relacionar grupos de conceitos ou procedimentos para aumentar a eficiência da cognição e aprendizado sobre alguma coisa.
- Conceitos – definir símbolos mentais, significados, abstrações para facilitar a criação, cognição, aprendizado, solução de problemas e comunicação.
- Contação de Histórias – comunicar de forma lúdica, situações, problemas, implicações ou soluções, … para gerar atenção, emoções, sentimentos e conscientização.
- Escrita Ativa – elaborar comunicação mais consciente, perceptível, diferenciada, eficiente para informar, educar e gerar vantagem competitiva.
- Fórmulas – usar expressões ou equações concisas e memoráveis, com informações e símbolos, que sumarizem, relações, compromissos.
- Gráfico – apresentar informações em formato visual para facilitar o entendimento, memorização e comparação.
- Imagem – criar imagens mentais para contextualizar, visualizar, pensar, refletir, resumir, comunicar, persuadir e “substituir mais do que 1000 palavras”.
- Leitura Ativa – aplicar métodos e ferramentas para ativamente aumentar eficiência da compreensão da leitura e do aprendizado
- Lista de Tarefas (check list) – descrever procedimentos e recursos de forma itemizada e memorável, para planejar, desempenhar, controlar ou ajustar processos.
- Mapa Mental – representar graficamente a relação entre conceitos à partir de um conceito principal.
- Mapas Conceitual – representar graficamente a relação entre conceitos de forma hierárquica, via proposições.
- Palavra chave – usar palavras indexadoras para conceituar, criar ganchos, gatilhos, menemônicos e facilitar a pesquisa na Internet.
- Pergunta – formular frases para obter informações, investigar, questionar, conscientizar, conversar, solucionar ou concluir.
- Procedimento – descrever atividades para transformar insumos em resultados, de forma repetitiva, resolver problemas, criar produtos, serviços e aprender.
- Relembrar – trazer informações gravadas na memória de longo prazo a de curto prazo e aumentar a memorização e fixação da aprendizagem.
- Reflexão – pensar sobre você mesmo, identificar crenças, valores, preferências, pontos fracos e fortes.
- Repetições Espaçadas – aprender de forma ativa, via repetições, para aumentar a qualidade e velocidade do aprendizado.
- Resolução de Problemas – formular problemas, identificar causas e efeitos, desenvolver soluções e escolher solução.
- Técnica Pomodoro – gerenciar o tempo, processo e desempenho do aprendizado e tarefas.
Ferramentas cognitivas básicas atuam diretamente para aumentar a eficiência das funções cognitivas e o uso combinado geram outros grupos de ferramentas mais complexas ou de pensamento superior, tais como ferramentas de análise, ferramentas de planejamento, ferramentas de análise, ferramentas de marketing, ferramentas de gestão de negócios,
Funções das Ferramentas Cognitivas
4 Funções das Ferramentas Cognitivas para Aprender
Buscar Informações
Ferramentas para recuperar e identificar informações em situações de aprendizagem que exigem a busca de informações.
- Usar tecnologias para complementar a aprendizagem de conteúdos ricos em conceitos.
- Registrar a informações de forma inteligente e memorável.
- Recuperar informações em situações de aprendizagem.
- Usar palavras chave para pesquisar na Internet.
- Exemplos … Banco de Dados e Motores de Busca como Google, Yahoo, …
Apresentar Informações
- Apresentar informações num formato significativo, apropriado, conciso.
- Enfatizar o mais importante.
- Usar usar gráficos que facilitem o entendimento e entreguem a mensagem certa.
- Usar imagens que substituem mais que 1000 palavras.
- Usar mapa mentais e conceituais para descrever conceitos e resumir blocos de informação.
Organizar o Conhecimento
- Classificar, ordenar e agrupar o conhecimento em categorias ou blocos de informação para facilitar o registro da informação na memória de longo prazo, exigir o mínimo de esforço de recuperação e aumentar a velocidade do acesso à informação.
- Criar pontos de referência conhecidos (ganchos) para serem a base indexação, comparação, avaliação.
- A classificação do conhecimento em uma estrutura estabelecida é muito mais rápida do que ter que refletir e decidir sobre cada item, evento ou contato a cada vez que o que encontrarmos.
- Classificar conceitos novos em separado e depois integrá-lo em um grupo já existente ou criar uma categoria nova ou subcategorias, e assim por diante.
- Manter a estrutura de dados, informação e conhecimento clara é acessível para você e para a equipe e empresa.
- Seguir políticas de segurança da informação da empresa e classificar as informações e conhecimento segundo esse critério para controle de acesso, autorização.
Integrar Conhecimento.
- Conectar a informação nova ao conhecimento prévio e avaliar o aumento do conhecimento.
- Usar vários tipos de ferramentas de mapeamento, simuladores, discussões, conferências, videostreaming, podcasting.
Instrumentação Cognitiva
Check List – 2 passos para instrumentalização de ferramentas
INSTRUMENTAÇÃO = ajustar a ferramenta ao ambiente de tarefa
Instrumentar é o processo de transformar uma ferramenta ou artefato em um instrumento da atividade do dia a dia
2 passos fundamentais da Instrumentação
- PRIMEIRO PASSO: moldar ou adaptar o artefato de acordo com as necessidades e exigências locais da atividade; neste particular, o ambiente de aprendizado tecnológico, os participantes e facilitadores, projetos de construção de conhecimento a serem perseguidos, tem um papel crítico neste processo de instrumentação.
- SEGUNDO PASSO: focar no desenvolvimento e cultivo de práticas pessoais e coletivas necessárias para usar produtivamente a ferramenta como um instrumento na atividade de construção do conhecimento.
O processo de instrumentalização é gradual, leva tempo e depende do nível de inteligência competitiva do ambiente.
Conclusão sobre Cognição e Aprendizagem
- A cognição é o processo de aquisição de conhecimento através do pensamento, experiência e sentidos, envolve linguagem, percepção, memória, o raciocínio, que fazem parte do desenvolvimento intelectual.
- Aprendizagem envolve a aquisição de conhecimento por meio da experiência, estudo ou ensino … o aprendizado depende de vários processos cognitivos que são influenciados por fatores internos e externos ao indivíduo para produzir aprendizado.
- Você pode aumentar substancialmente o desempenho dos seus processos cognitivos e de aprendizado via “aprendizagem cognitiva”, baseada em ferramentas mentais para incentivar e ajudar você a Aprender a Aprender.
- O primeiro passo é se conscientizar dos principais processos cognitivos que são: atenção, observação, percepção, interpretação, organização, categorização, memorização e qual o papel de cada um.
- O segundo passo é usar ferramentas cognitivas ou mentais, para aumentar o desempenho desses processos cognitivos; ajudar a pensar de forma mais “significativa”, ou seja construir o novo conhecimento conectado com o conhecimento corrente; perceber essas novas conexões e assumir a propriedade do seu conhecimento.
- As ferramentas cognitivas são artefatos, instrumentos ou métodos para aumentar a eficiência dos processos cognitivos e de aprendizagem.
- Existem muitas ferramentas mentais, tais como check list, palavras chave, conceitos, formulação de problemas com solução, perguntas, contar histórias, fórmulas, siglas, mapas, gráficos, imagens, e assim por diante; cada qual mais apropriada para determinadas situações de aprendizado.
- O uso de ferramentas apresenta vários benefícios: focar no processo de aprendizado, representar e registrar o seu conhecimento, suportar reflexões profundas, aprender ativamente, prover cenários guiados, facilitar o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem.
- Funcionalmente falando, as ferramentas cognitivas ajudam em 4 funções do aprendizado: buscar informações, apresentar informações, organizar as informações e conhecimento, integrar conhecimento;
- Qualquer ferramenta precisa ser instrumentaliza para se adaptar à pessoa e ao ambiente, em 2 passos: 1) adaptação de ferramenta ao ambiente de tarefa que irá ser utilizada e 2) cultivo de práticas pessoais deliberadas para usar a ferramenta de forma produtiva.
Palavras chaves sobre ferramentas cognitivas – cognição, aprendizado, processos cognitivos, atenção, observação, percepção, interpretação, organização, categorização, memorização; aprendizagem cognitiva, ferramentas cognitiva, ferramenta mental, buscar, apresentar, organizar, integrar informações e conhecimento.
Teste seu Conhecimento sobre Ferramentas Cognitivas
- Use as palavras chave acima e relembre o que você leu nesse bloco de aprendizado.
- O que é cognição?
- Qual a relação entre cognição e aprendizado?
- Quais são os principais processos cognitivos?
- O que significa atenção?
- O que significa observação?
- O que é percepção?
- O que é interpretação?
- O que significa organização?
- O que é memorizar?
- O que é aprendizagem cognitiva?
- Qual o objetivo da aprendizagem cognitiva?
- O que são ferramentas cognitivas?
- Quais os benefícios das ferramentas cognitivas?
- Quais as 4 principais funções das ferramentas cognitivas?
- O que é instrumentação cognitiva? Quais são as suas etapas?
–
Saiba mais. Processo Educacional, Aprender a Aprender, Check List para Aprender a Aprender, Pensamento Focado x Difuso, Construção de Blocos de Informação, Ferramentas Cognitivas, Memórias de Trabalho e de Longo Prazo, Gerenciamento do Tempo de Aprendizado, Sono – o grande aliado do aprendizado, Como se tornar um especialista, Aprendizado Construtivista, Como se tornar mais inteligente, Conceitos, Definições e Palavras Chaves, Perguntas, Check list (CL), Check list – 5W2H, Mapa Mental, Mapa Conceitual, Mapas Conceituais e Ferramentas