
“Estratégia é uma arte simples; é apenas uma questão de execução”
(Napoleão).
- É receber um objetivo, analisar onde nos encontramos, analisar pontos fortes e fracos e traçar um conjunto de ações para alcançá-lo, considerando os recursos existentes.
- Todos nós precisamos formular estratégias!
- A Estratégia fornece uma visão do futuro, confirma o propósito, os valores da empresa ou de um negócio, define objetivos empresariais, esclarece ameaças e oportunidades, determina métodos para alavancar forças e mitigar fraquezas.
- Define uma estrutura e limites claros dentro dos quais as decisões podem ser tomadas.
No mundo empresarial podemos categorizar dois tipos principais de estratégia: (1) estratégia empresarial, na qual as empresas decidem em qual modelo de negócio aplicar e (2) estratégia de negócios ou competitiva, que define a estrutura para alcançar o sucesso em um determinado negócio (trabalho que se realiza para qualquer fim lucrativo).

Saiba mais. Formulação de Objetivos e Metas, Análise de SWOT, Gerência de Recursos, Tomada de Decisão.
Formulação de Estratégias
A formulação da estratégia é o processo de negócio pelo qual uma organização escolhe os cursos de ação mais apropriados para atingir seus objetivos.
- A habilidade de formulação de estratégias facilita uma série de ações e resultados desejados que seriam difíceis de outra forma … aumenta a probabilidade de sucesso e eficiência para alçar objetivos empresariais.
- Força a empresa, área de negócio, equipe ou um indivíduo a examinar cuidadosamente o ambiente e se prepar para as possíveis mudanças possíveis.
- Sem planos empresariais e formulações de estratégias, você e sua empresa tornam-se reativos, deixam de ser proativos à pressões externas e menos eficazes para lidar com a mudanças.
- Em mercados competitivos, uma empresa sem uma estratégia coerente provavelmente será superada por seus rivais.
A formulação de estratégias é uma das etapas do planejamento empresarial.

Saiba mais. Processos de Negócio, Habilidades Analíticas, O Papel da Mudança, Comportamentos e Atitudes, Atitude Proativa
Pensamento Estratégico

O pensamento estratégico é a habilidade de olhar para o agora e pensar no futuro e antever os efeitos das nossas ações.
- É o processo mental aplicado por um indivíduo ou empresa para atingir um objetivo ou conjunto de metas; é desenvolvido ao longo dos vários ciclos de planejamento empresarial.
- O papel do pensamento estratégico no planejamento empresarial é a geração de ideias e oportunidades de negócios para criar vantagem competitiva para a empresa; busca explorar todos os “futuros possíveis” e desafia o pensamento convencional para estimular a tomada de decisão hoje.
- O planejamento empresarial é direcionado pelo pensamento estratégico e, ao mesmo tempo desenvolve o pensamento estratégico.
10 Fundamentos da Estratégia
O pensamento estratégico desenvolve “pessoas estratégicas” que criam conexões entre ideias, planos e pessoas.
- Estratégia está relacionada a liderança … atingir objetivos e necessidades.
- Estratégia deve explorar o polo e contrapolo … o pensamento estratégico constantemente transita entre perspectivas diferentes e pontos de vistas conflitantes, dando lugar para que o talento e a experiência determinem a posição exata que conduz à melhor ação.
- A Incerteza presente em toda estratégia não é um aborrecimento estranho, mas uma companhia necessária … não é apenas uma incapacidade de prever fatos externos. mas é a consequência da indeterminação de eventos gerados pela oposição inteligente e cheia de recursos.
- A noção de estratégia sem incerteza é vazia … quanto maior a incerteza, maior é o valor da estratégia.
- Ter a fórmula da cura milagrosa é sem dúvida bem melhor do que não a ter … mas não é o suficiente para conferir vantagem estratégica.
- A estratégia aumenta a percepção do estrategista … não permite a teoria girar em uma órbita acanhada e restrita em torno de verdades aparentes.
- Os princípios estratégicos não apenas são maleáveis … mas se aproximam mais dos degraus de uma escada do que pilares de sustentação; os melhores princípios são apenas os degraus mais promissores que levam a princípios mais elevados e melhores.
- Para a estratégia, as regras devem ser “honradas” ou “contornadas” … a estratégia dá atenção às regras estabelecidas com uma intenção diferente: como melhor contorná-las?
- A estratégia é como um jogo de xadrez ou uma história, tem uma fase inicial, outra intermediária e uma final … esta sucessão ordenada de fases com suas habilidades e artes específicas serve de orientação confiável.
- O pensamento estratégico ensina a pensar em termos de campanhas sem fim … perceber que os esforços incondicionais para tornar-se vencedor em qualquer momento e em qualquer atividade podem apenas pôr em risco as próprias chances na próxima rodada.

Check List – Como Formular Estratégias de Negócios?

Formular estratégias é um passo do processo de planejamento, composto de uma forma geral, por 7 Passos … 1) Formular Objetivos, 2) Analisar de SWOT, 3) Formular Metas, 4) Formular Estratégia, 5) Definir o Plano e, 6) Implantar e 7) Avaliar e controlar
- Formular OBJETIVOS é o primeiro estágio do planejamento; o seu objetivo deve respeitar e estar consistente com a hierarquia de objetivos empresariais.–
- Fazer Análise de SWOT, o segundo estágio do planejamento empresarial, avalia a situação competitiva – oportunidades, ameaças, forças e fraquezas – e avalia o desafio para atingir o objetivo ou feedback para ajustes na formulação de objetivos.–
- Quantificar Objetivos em metas(especificidade, métrica, acessibilidade, relevancia e tempralidade)) para as quais deverão ser desenvolvidas estratégias específicas.
- Formular a estrategia, a sequência de ações e recursos disponíveis para atingir um objetivo de forma eficiente; considerar o passado, o presente e o futuro; é a “habilidade núcleo” do pensamento estratégico.–
- Elaborar o PLANO, o qual desdobra a estratégia; detalha ações, cronograma, responsáveis; dar feedback para ajustar a formulação da estratégia.–
- IMPLEMENTAR o plano – cuidar da execução, gerência de recursos, sistemas, treinamento, supervisão, suporte, coleta de fatos e dados, inteligência competitiva, emocional, dar feedback para ajustes na formulação do plano, –
- CONTROLAR e AJUSTAR – monitorar os resultados e analisar os desvios e mudanças no ambientes interno e externo; fazer previsões para avaliar a gravidade dos desvios; dar feedback para ajustes na implementação da estratégia.
Estratégias e Planos Empresariais mais Frequentes

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De uma forma geral as empresas e você convivem com vários tipos de planos e estratégias:
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- PLANO ESTRATÉGICO – estratégia anual com horizonte de 3 anos definindo foco, direção e ações.
- PLANO de NEGÓCIO – estratégia empresarial no horizonte de 1 ano para descrever o valor do negócio e atingir as metas financeiras – receitas, custos, lucros, ROI e giro.
- PLANO de MARKETING – estratégia anual para alcançar, atrair e reter clientes para que eles comprem repetidamente.
- PLANO de VENDA – estratégia mensal para atingir resultados previstos no plano de marketing, com velocidade, taxa de conversão, tamanho, quantidade de contatos e precisão, para cumprir as metas.
- PLANO DE CONTATOS de VENDA – Estratégia diária para planejar o próximo contato.
- PLANOS FINANCEIROS, PLANOS de TI, são outros exemplos.
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Objetivos, estratégias e planos, seguem uma hierarquia e precisam estar consistentes entre si; podem ser de curto, médio e longo prazos.

—Resumo sobre Estratégias Empresariais
- “Estratégia é uma arte simples; é apenas uma questão de execução”(Napoleão).
- Formular Estratégia é receber um objetivo, analisar a situação, onde você se encontra, identificar pontos fortes e fracos e traçar um conjunto de ações para alcançá-lo, considerando os recursos existentes.
- A formulação da estratégia é o processo de negócio pelo qual uma organização escolhe os cursos de ação mais apropriados para atingir seus objetivos.
- A formulação de estratégias é uma das etapas do planejamento empresarial.
- Para formular estratégias você deve rodar o processo de planejamento composto de 7 passos.
- Entender os 7 passos do planejamento e seus elos de realimentação é um conhecimento fundamental.
- O aprendizado e a capacidade de formular estratégias mais efetivas, vêm à partir das repetições e ajustes aprendidos pelo método de gestão.
- Os objetivos, estratégias e planos empresariais, devem: 1) estar articulados nas perspectivas de curto, médio e longo prazos e 2) estar hierarquicamente consistentes entre si.
- A palavra chave para formular estratégias é informação – a coleta de dados, qualidade de dados, métricas, histórico de dados, técnicas preditivas, têm alta significância para o pensamento estratégico e planejamento empresarial.
- Quando formulamos estratégias devemos explorar o polo e contrapolo, ou lados antagônicos entre oponentes; fazendo isso, podemos identificar os devidos valores das oportunidades, ameaças, forças e fraquezas.
- A incerteza de toda estratégia não é um aborrecimento estranho, mas uma companhia necessária.
- Quanto maior o risco, ou seja, quanto maior for o produto da probabilidade de ocorrer um evento e valor do impacto da ocorrência do evento, maior será o valor da formulação da estratégia.
- Ter a fórmula da cura milagrosa é um passo, mas não é o suficiente para conferir vantagem estratégica.
- A prática da formulação de estratégias aumenta a percepção do estrategista e não permite a teoria girar em uma órbita acanhada e restrita em torno de verdades aparentes.
- Os princípios estratégicos devem ser percebidos como degraus de uma escada ao invés de pilares de sustentação.
- Para a estratégia, as regras devem ser honradas ou “contornadas”.
- A estratégia é como um bom jogo de xadrez ou uma boa história, tem uma fase inicial, outra intermediária e uma final.
- O pensamento estratégico ajuda a aprender a pensar em termos de campanhas sem fim.
Conclusão
Conclusão
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Palavras chaves: estratégia, pensamento estratégico, planejamento empresarial, objetivos, SWOT, metas, formulação de estratégia, planos, implementação, controle, ajustes.
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Teste seu conhecimento sobre Formulação de Estratégias.
- O que é estratégia?
- O que é formular estratégias?
- Qual a relação entre pensamento estratégico, planejamento empresarial e formulação de estratégia?
- Qual a importância do pensamento estratégico?
- Quais são as etapas do planejamento empresarial?
- Qual a relação entre estratégia, metas e planos?
- Como formular estratégias empresariais?
- Qual a importância da formulação de objetivos na formulação da estratégia?
- Qual a importância da informação para formular estratégias?
- Qual a relação entre informação e percepção de valor?
- Qual a agregação de valor da análise de SWOT para a formulação da estratégia?
- Qual a razão da definição de metas vir imediatamente após o SWOT e antes da formulação de estratégias?
- Cite pelo menos 5 habilidades presentes numa pessoa com bom pensamento estratégico.
- Quais são os componentes e informações de um bom plano de ação?
- Quais são as atividades, cuidados e controles na execução dos planos?
- O que deve ser feito para controlar e ajustar a execução do plano ao longo do tempo e aumentar a inteligência competitiva?