
“Estratégia é uma arte simples; é apenas uma questão de execução”
(Napoleão).
Estratégia é receber um objetivo, analisar onde nos encontramos, analisar pontos fortes e fracos. ameaças e oportunidades e traçar um conjunto de ações para alcançá-lo, considerando os recursos existentes.
- A Estratégia fornece uma visão do futuro para alcançar um objetivo, confirma o propósito e valores da empresa ou do negócio, define objetivos empresariais, esclarece ameaças e oportunidades, determina métodos para alavancar forças e mitigar fraquezas.
- Define uma estrutura e limites claros para tomar as decisões.
No mundo empresarial podemos categorizar dois tipos principais de estratégias: (1) estratégia empresarial, na qual as empresas decidem em qual modelo de negócio aplicar, quais os negócios e suas sinergias e (2) estratégia de negócios, que define a estrutura para alcançar o sucesso em um determinado negócio.
Tipos de Estratégias Empresariais
Estratégia Empresarial mexe com a empresa inteira … … com questões fundamentais … Quais os negócios que a empresa deve competir? … Como diversificar os negócios? … Quais os setores de mercado? Como entrar e competir em novos setores?
- Modelo de Negócio
- Estratégias SWOT
- Planejamento Empresarial
- Plano Estratégico
- Proposição de Valor
- Missão, Valores e Visão
- Plano de Negócios
- Segmentação de Mercado
- Personas / Avatares
- Marca
- Plano de Marketing
- Mix de Marketing
- Mix de Promoção
- Ofertas de Marketing
- Plano de Vendas
- Marketing de Relacionamento
- Marketing Digital
- Ofertas do Marketing Digital
- Sistemas de Marketing e Funil de Marketing
- Campanhas de Marketing
- Governança Corporativa
- Governança de TI
Tipos de Estratégias de Negócios
As estratégias de negócios aborda como devemos competir
- Plano de Contato
- Investigação de Necessidades
- Histórias de Sucesso e Clientes Referência
- Posicionamento de Valor da Oferta / Proposta
- Diferenciação de Custo
- Diferenciação de Valor

Saiba mais. Formulação de Objetivos e Metas, Análise de SWOT, Gerência de Recursos, Tomada de Decisão.
Formulação de Estratégias
A formulação da estratégia é um tipo de processo de negócio onde a empresa escolhe os cursos de ação e recursos mais apropriados para atingir seus objetivos.
- A habilidade para formular estratégias facilita uma série de ações e resultados desejados que seriam difíceis de outra forma … aumenta a probabilidade de sucesso e eficiência para alçar objetivos empresariais.
- Força a empresa, área de negócio, equipe e você a examinar os ambientes e se preparar para as possíveis mudanças possíveis.
- Sem planos empresariais e formulações de estratégias, você e sua empresa tornam-se reativos, deixam de ser proativos à pressões externas e menos eficazes para lidar com a mudanças.
- Em mercados competitivos e de alto risco, uma empresa sem uma estratégia coerente provavelmente será superada por seus rivais.
O processo de planejamento empresarial é a forma mais eficaz e eficiente de formular e avaliar estratégias.

Saiba mais. Processos de Negócio, Habilidades Analíticas, O Papel da Mudança, Comportamentos e Atitudes, Atitude Proativa
Planejamento … o Processo da Estratégia

O processo de planejamento, seus componentes ou etapas, é o melhor método para a desenvolver e formular estratégias … permite orientar o pensamento estratégico nas várias perspectivas de uma empresa ou de um negócio específico …
Para desenvolver e formular estratégias devem ser respondidas as seguintes perguntas …
- Propósito. Qual o motivo (causa ou razão) de existir?
- Objetivo. Onde queremos chegar?
- Análise. Qual o nível de competitividade, forças, fraquezas, oportunidades, ameaças e estratégias prováveis?
- Metas. Como quantificar e avaliar o progresso para identificar mudanças de estratégias para atingir os objetivos?
- Estratégia. Quais as ações, comportamentos e recursos para atingir as metas e objetivo de forma mais eficaz e eficiente
- Plano. Qual a lista de ações, recursos, habilidades, responsáveis e prazos para executar a estratégia.
- Implantação. Como serão organizados os recursos, treinamento, preparo e execução do plano?
- Avaliação e Ajustes. Quais os KPIs utilizados, como serão monitorados e comunicados os desvios e ajustes?
Pensamento Estratégico e Estratégia

O pensamento estratégico é a habilidade de olhar para o agora e pensar no futuro, formular estratégia e antever os efeitos das ações.
- O pensamento estratégico é o processo mental aplicado por um indivíduo ou empresa para planejar, “resolver problemas” e formular estratégias, para atingir objetivos e metas.
- É desenvolvido e refinado ao longo de experiência, ciclos de PDCA, uso de métodos e ferramentas
- O papel do pensamento estratégico é gerar ideias de oportunidades de negócios e vantagens competitivas para a empresa.
- Busca explorar todos os “futuros possíveis” e desafiar o pensamento convencional para estimular a tomada de decisão.
- O pensamento estratégico é a inteligência do planejamento empresarial.
O pensamento estratégico desenvolve “pessoas estratégicas” que criam conexões entre ideias, planos e pessoas.

Saiba Mais. Processos Cognitivos, Formulação de Objetivos, Desafio, Meta, PDCA, Vantagem Competitiva, Tomada de Decisão, Planejamento Empresarial, Pensamento Estratégico (wiki).
10 Fundamentos da Estratégia
- Estratégia está relacionada a liderança … atingir objetivos e necessidades.
- Estratégia deve explorar o polo e contrapolo … o pensamento estratégico constantemente transita entre perspectivas diferentes e pontos de vistas conflitantes, dando lugar para que o talento e a experiência determinem a posição exata que conduz à melhor ação.
- A Incerteza presente em toda estratégia não é um aborrecimento estranho, mas uma companhia necessária … não é apenas uma incapacidade de prever fatos externos. mas é a consequência da indeterminação de eventos gerados pela oposição inteligente e cheia de recursos.
- A noção de estratégia sem incerteza é vazia … quanto maior a incerteza, maior é o valor da estratégia.
- Ter a fórmula da cura milagrosa é sem dúvida bem melhor do que não a ter … mas não é o suficiente para conferir vantagem estratégica.
- A estratégia aumenta a percepção do estrategista … não permite a teoria girar em uma órbita acanhada e restrita em torno de verdades aparentes.
- Os princípios estratégicos não apenas são maleáveis … mas se aproximam mais dos degraus de uma escada do que pilares de sustentação; os melhores princípios são apenas os degraus mais promissores que levam a princípios mais elevados e melhores.
- Para a estratégia, as regras devem ser “honradas” ou “contornadas” … a estratégia dá atenção às regras estabelecidas com uma intenção diferente: como melhor contorná-las?
- A estratégia é como um jogo de xadrez ou uma história, tem uma fase inicial, outra intermediária e uma final … esta sucessão ordenada de fases com suas habilidades e artes específicas serve de orientação confiável.
- O pensamento estratégico ensina a pensar em termos de campanhas sem fim … perceber que os esforços incondicionais para tornar-se vencedor em qualquer momento e em qualquer atividade podem apenas pôr em risco as próprias chances na próxima rodada.
Formulação de Estratégias

Check List – Como Formular Estratégias de Negócios?

A melhor forma de elaborar estratégias empresariais ou de negócios é seguir as 7 etapas do planejamento empresarial.
JORNADA do PLANEJAMENTO = PROPOSIÇÃO > OBJETIVO > SWOT > METAS > ESTRATÉGIA > PLANO > EXECUÇÃO > CONTROLE
Etapa 1. Proposições e Objetivos … a proposição da empresa, objetivos, metas e estratégias estão alinhados e consistentes?–
Etapa 2. Análise de SWOT … qual a minha situação competitiva? … quais as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças? … quais são as alternativas estratégicas?
Etapa 3. Metas SMART … quais as principais metas e indicadores de controle?
Etapa 4. Formular Estratégias … Quais são as estratégias viáveis e preferenciais para 1) aproveitar forças com oportunidades, 2) aproveitar forças para reduzir ameaças, 3) reduzir fraquezas para reduzir ameaças e 4) reduzir fraquezas para aproveitar oportunidades?
Etapa 5. Elaborar Plano … qual o documento que comunica e explica a estratégia com objetivos, metas, ações, recursos, cronograma, responsáveis?
Etapa 6. Executar o plano … quais os recursos devem ser preparados e treinados para executar o plano? … como executar o plano? como supervisionar a execução? … como coletar fatos e dados? … como dar feedback para ajustar o plano?
Etapa 7. Controlar e Ajustar … como monitorar os resultados, analisar desvios e mudanças nos ambientes interno e externo? … quais as previsões para avaliar a gravidade dos desvios … como dar feedback para ajustes na execução e planejamento da estratégia.
Observações
- O processo de planejamento empresarial pode ser segmentado em etapas ou componentes.
- As etapas são: Proposição de Valor, Objetivos, SWOT, Metas, Estratégias, Planos, Execução, Controle e Ajustes
- Cada etapa é como um elo de uma corrente … todas são importantes.
- O processo é acumulativo, multi realimentado, cada etapa depende da etapa anterior, valida e dá feedback.
- Para elaborar estratégias é necessário avaliar os vários componentes do planejamento empresarial.
- Para comunicar estratégias é necessário um plano enxuto e motivante que seja a referência até o próximo ciclo.
- A cada ciclo o processo de planejamento fica mais inteligente

Saiba mais. PDCA
Estratégias e Planos Empresariais mais Frequentes

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Existem vários tipos de planos, cada qual com seus objetivos e estratégias. … objetivos, estratégias e planos sempre andam juntos … um não existe sem o outro … um plano descreve estratégias para atingir objetivos.
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- PLANO ESTRATÉGICO – estratégia anual com horizonte de 3 anos definindo missão, valores e visão.
- PLANO de NEGÓCIO – estratégia anual com horizonte de 1 ano, para orientar um negócio e atingir as metas financeiras – receitas, custos, lucros, ROI e giro.
- PLANO de MARKETING – estratégia anual para alcançar, atrair e reter clientes para que eles comprem repetidamente.
- PLANO de VENDA – estratégia anual e mensal ou diária, para atingir resultados de venda por produtos/serviços/soluções.
- PLANO DE CONTATO de VENDA – estratégia para planejar o próximo contato – Objetivo, Contato e Conexão, Perguntas de Situação, Problema, Implicação e Imagem de Solução, Solução. Justificar Valor e Fechar a Venda.
- PLANOS FINANCEIROS – previsões de receitas (previsões de venda), despesas (regulares, futuras e associadas), posição financeira (ativos x passivos), fluxo de caixa mensal, trimestral e anual, planos operações envolvidos.
- PLANOS OPERACIONAIS
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Objetivos, estratégias e planos, têm uma hierarquia e precisam estar consistentes entre si … podem ser de curto, médio e longo prazos.

—Resumo sobre Estratégias Empresariais
- “Estratégia é uma arte simples; é apenas uma questão de execução”(Napoleão).
- Formular Estratégia é receber um objetivo, analisar a situação, onde você se encontra, identificar pontos fortes e fracos e traçar um conjunto de ações para alcançá-lo, considerando os recursos existentes.
- A formulação da estratégia é o processo de negócio pelo qual uma organização escolhe os cursos de ação mais apropriados para atingir seus objetivos.
- A formulação de estratégias é uma das etapas do planejamento empresarial.
- Para formular estratégias você deve rodar o processo de planejamento composto de 7 passos.
- Entender os 7 passos do planejamento e seus elos de realimentação é um conhecimento fundamental.
- O aprendizado e a capacidade de formular estratégias mais efetivas, vêm à partir das repetições e ajustes aprendidos pelo método de gestão.
- Os objetivos, estratégias e planos empresariais, devem: 1) estar articulados nas perspectivas de curto, médio e longo prazos e 2) estar hierarquicamente consistentes entre si.
- A palavra chave para formular estratégias é informação – a coleta de dados, qualidade de dados, métricas, histórico de dados, técnicas preditivas, têm alta significância para o pensamento estratégico e planejamento empresarial.
- Quando formulamos estratégias devemos explorar o polo e contrapolo, ou lados antagônicos entre oponentes; fazendo isso, podemos identificar os devidos valores das oportunidades, ameaças, forças e fraquezas.
- A incerteza de toda estratégia não é um aborrecimento estranho, mas uma companhia necessária.
- Quanto maior o risco, ou seja, quanto maior for o produto da probabilidade de ocorrer um evento e valor do impacto da ocorrência do evento, maior será o valor da formulação da estratégia.
- Ter a fórmula da cura milagrosa é um passo, mas não é o suficiente para conferir vantagem estratégica.
- A prática da formulação de estratégias aumenta a percepção do estrategista e não permite a teoria girar em uma órbita acanhada e restrita em torno de verdades aparentes.
- Os princípios estratégicos devem ser percebidos como degraus de uma escada ao invés de pilares de sustentação.
- Para a estratégia, as regras devem ser honradas ou “contornadas”.
- A estratégia é como um bom jogo de xadrez ou uma boa história, tem uma fase inicial, outra intermediária e uma final.
- O pensamento estratégico ajuda a aprender a pensar em termos de campanhas sem fim.
Conclusão
Conclusão
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Palavras chaves: estratégia, pensamento estratégico, planejamento empresarial, objetivos, SWOT, metas, formulação de estratégia, planos, implementação, controle, ajustes.
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Teste seu conhecimento sobre Formulação de Estratégias.
- O que é estratégia?
- O que é formular estratégias?
- Qual a relação entre pensamento estratégico, planejamento empresarial e formulação de estratégia?
- Qual a importância do pensamento estratégico?
- Quais são as etapas do planejamento empresarial?
- Qual a relação entre estratégia, metas e planos?
- Como formular estratégias empresariais?
- Qual a importância da formulação de objetivos na formulação da estratégia?
- Qual a importância da informação para formular estratégias?
- Qual a relação entre informação e percepção de valor?
- Qual a agregação de valor da análise de SWOT para a formulação da estratégia?
- Qual a razão da definição de metas vir imediatamente após o SWOT e antes da formulação de estratégias?
- Cite pelo menos 5 habilidades presentes numa pessoa com bom pensamento estratégico.
- Quais são os componentes e informações de um bom plano de ação?
- Quais são as atividades, cuidados e controles na execução dos planos?
- O que deve ser feito para controlar e ajustar a execução do plano ao longo do tempo e aumentar a inteligência competitiva?