Análise de SWOT. Uma ferramenta estratégica aplicada após a formulação de objetivos. .
De uma forma geral, depois de estabelecidos os objetivos de uma empresa ou de um negócio, o próximo passo é fazer uma Análise de SWOT – o termo SWOT é um acrônimo de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).
–
O que é Análise de SWOT?
–
Análise de SWOT – Análise de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).
A análise de SWOT é uma ferramenta para identificar pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças para atingir um objetivo de negócio e estimar a probabilidade de sucesso em relação a um negócio, tendo vários competidores … avalia situação corrente, desafios e valida objetivos; sugere estratégias baseadas na contraposição da análise do ambiente interno x externo … avalia o alinhamento estratégico.
É a ferramenta mais famosa para análise da posição estratégica de um negócio e seu ambiente.
Busca alinhar os recursos e as capacidades de uma organização aos requisitos do ambiente em que a empresa opera.
Avalia se os objetivos de negócios são alcançáveis (SMART) ou devem ser reavaliados.
––
Quando usar a Análise de SWOT?
–
Você pode utilizar a análise de SWOT de duas maneiras:
De uma forma simples – para analisar um situação de negócio e “dar o pontapé inicial” na formulação da estratégia; ajudar pessoas e equipes.
De uma forma mais sofisticada – na avaliação da situação empresarial no processo de planejamento de negócios e estratégia empresarial.
Pelo fato da análise de SWOT seja o segundo passo do planejamento (objetivo, avaliação, metas, estratégia, implantação e avaliação e ajustes) é é insumo para a formulação de metas, estratégias, planos, controles e ajustes.
–
Como funciona a análise de SWOT?
Figura. Funcionamento da Análise de SWOT. 1) Coletar fatos e dados 2) Analisar os dados coletados e separar em oportunidades, ameaças, forças e fraquezas, 3) Confrontar ambiente externo com o interno e 4) Recomendar estratégias.
espaç
A análise SWOT ajuda a encontrar a melhor correspondência entre as tendências ambientais e capacidades internas
–
Uma força é um recurso ou capacidade que a organização pode usar efetivamente para alcançar seus objetivos.
Uma fraqueza é uma limitação, falha ou defeito na organização que impedirá que ela atinja seus objetivos.
Uma oportunidade é qualquer situação favorável no ambiente da organização; geralmente é uma tendência ou mudança de algum tipo ou uma necessidade negligenciada que aumenta a demanda por um produto ou serviço e permite que a empresa melhore sua posição competitiva.
Uma ameaça é qualquer situação desfavorável no ambiente da organização que seja potencialmente prejudicial à sua estratégia. A ameaça pode ser uma barreira, uma restrição ou qualquer coisa externa que possa causar problemas, danos ou ferimentos.
–
ANÁLISE DE SWOT = (AMBIENTE INTERNO x AMBIENTE EXTERNO) --> (OPORTUNIDADES + AMEAÇAS + FORÇAS + FRAQUEZAS)
–
A análise de SWOT visa desenvolver uma estratégia eficaz que aproveite as oportunidades da organização e empregue seus pontos fortes e evite as ameaças, corrigindo ou compensando as fraquezas.–
–
A primeira parte de qualquer análise SWOT é COLETAR FATOS E DADOS importantes sobre a organização e seu ambiente. Isso incluirá fatos sobre os mercados que a empresa atua, concorrência, recursos financeiros, instalações, funcionários, estoques, sistema de marketing e distribuição, P & D, gestão, ambiente (por exemplo, tendências tecnológicas, políticas, sociais e econômicas), história e reputação.
A segunda parte de uma análise SWOT é ANALISAR DADOS para determinar se eles constituem pontos fortes, pontos fracos, oportunidades ou ameaças para a empresa. Isso pode ser feito independentemente pelos indivíduos ou grupos, sendo os resultados comparados posteriormente.
–
Como analisar o Ambiente Externo?
Precisamos continuamente investigar as oportunidades e ameaças que envolvem o negócio, que estão fora do controle da empresa, mas que devem ser conhecidos, monitorados e previstos.
–
AMBIENTE EXTERNO = OPORTUNIDADES + AMEAÇAS
– Como identificar oportunidades e ameaças?
Usar perguntas inteligentes nos ajudam a investigar, identificar e analisar oportunidades e ameaças nos fatos e dados coletados no mercado externo. Veja perguntas que podem ser feitas para listar oportunidades e ameaças:
Mercado – Existem mudanças no mercado alvo, novos clientes, necessidades, problemas, desejos, valores, previstos que afetam o seu negócio?
Ofertas – Existem escassez de ofertas? Ou mudanças na forma de ofertar os produtos, serviços e soluções?
Concorrência – Quais os novos concorrentes, soluções similares ou substitutas no mercado?
Tecnologia – Alguma mudança nos métodos e técnicas para identificar ou resolver problemas que o mercado está investindo?
Economia – O panorama econômico é de crescimento, declínio ou estagnação? Qual o poder de compra corrente?
Demografia – Alguma mudança no perfil do mercado alvo em termos de idade, raça, sexo, cultura?
Meio ambiente – Existem condições climáticas favoráveis à venda de determinados produtos? Existem mudanças na localização, instalações e recursos das empresas no mercado e clientes que podem afetar os negócios das partes envolvidas?
Legislação – As leis e regulamentações vigentes e emergentes criam obstáculos ou alavancadores para o negócio?
Outros.
É importante notar que quaisquer fatos e dados podem dar origem a mais de uma interpretação e avaliação e, portanto, é importante perguntar: “Como esse fato pode ser considerado uma oportunidade e também uma ameaça?”; “Como essa força aparente pode se tornar uma fraqueza?”; “Como essa fraqueza pode tornar-se uma força?” As respostas a essas e outras perguntas semelhantes fornecer novos insights sobre como escolher estratégias apropriadas.
–
Uma vez identificadas as oportunidades e ameaças, você precisa priorizá-las.
espaço
Como Priorizar as Oportunidades?
Figura. Matriz de Oportunidades. Uma oportunidade pode ser classificada como descartável, conveniente, desafiadora e preferencial.
–
Um boa prática para classificar e priorizar oportunidades é avaliar a ATRATIVIDADE e PROBABILIDADE de SUCESSO.
–
VALOR da OPORTUNIDADE = ATRATIVIDADE x PROBABILIDADE de SUCESSO-
A ATRATIVIDADE é a medida do potencial de lucro por investir na oportunidade; um indicador muito utilizado para esse fim é o ROI (Retorno do Investimento), que permite comparar diferentes tipos de oportunidades.
A PROBABILIDADE de SUCESSO mede a sua capacidade de atender as necessidades dos clientes e além disso, superar a concorrência.
Você deve priorizar as oportunidades que maximizem o PRODUTO ATRATIVIDADE x PROBABILIDADE de SUCESSO; tanto a atratividade quanto a probabilidade de sucesso devem ser avaliadas em conjunto.
Observe que oportunidades atrativas (alto retorno) com baixa probabilidade de sucesso (difícil) podem ser desprezada diante de oportunidades menos atrativas (baixo retorno), mas com maiores probabilidade de sucesso, e vice versa; trata-se de um sistema de tradeoff.
Exemplos de oportunidades são: fornecer algo escasso,
–
Avaliar oportunidades é uma habilidade fundamental para aumentar a eficácia, já que busca escolher as melhores oportunidades que darão o maior retorno para um dado investimento.
–
Como priorizar Ameaças?
Figura. Matriz de Ameaças. Uma ameaça pode ser classificada como irrelevante (ideal), inconveniente, preocupante ou crítica.
–
Um boa prática para classificar e priorizar ameaças é avaliar a GRAVIDADE e a PROBABILIDADE de OCORRÊNCIa
–
IMPORTÂNCIA da AMEAÇA = GRAVIDADE x PROBABILIDADE de OCORRÊNCIA
–
AMEAÇA é a capacidade de um evento externo afetar desfavoravelmente as vantagens competitivas, vendas, receitas e lucros da sua empresa ou negócio.
A ameaça pode ser classificada de acordo com a GRAVIDADE e PROBABILIDADE de OCORÊNCIA.
GRAVIDADE – Capacidade de afetar os resultados de negócios esperados.
PROBABILIDADE de OCORRÊNCIA – é a relação entre casos ocorridos dentre os casos possíveis.
Observe que uma ameaça grave com baixa probabilidade de ocorrência pode ser desprezada frente a uma ameaça menos grave com maior probabilidade de ocorrência e vice versa; trata-se de um sistema de tradeoff.
ESPAÇO
Avaliar ameaças é importante para identificar as vulnerabilidades (fraquezas) e riscos que possam afetar o alcance dos objetivos de negócios.
ESPAÇO
Qual o resultado esperado da análise do ambiente externo?
Figura. Matriz de Avaliação do Ambiente Externo.
Após identificar e analisar oportunidades e ameaças você poderá classificar 4 tipos de cenários de ambiente externo:
Situação Promissora (ideal) – muitas oportunidades e poucas ameaças.
Situação Especulativa – muitas oportunidades e ameaças.
Situação Madura – poucas oportunidades e poucas ameaças.
SituaçãoProblemática – poucas oportunidades e muitas ameaças.
Saber o cenário competitivo é uma lado da moeda, o outro lado é avaliar as competências internas.
–
Como analisar o Ambiente Interno?
Uma coisa é perceber o ambiente externo, se você está diante de situações problemáticas, promissoras, especulativas e maduras; quais as oportunidades mais atraentes e ameaças mais graves, outra coisa é ter competência para ser bem sucedido.
Analisar o ambiente interno significa analisar o microambiente, ou seja, os pontos fortes e os pontos fracos da sua empresa para atingir os objetivos de negócio e ser bem sucedido.
–
A questão principal é saber se o negócio deve se limitar às oportunidades para os quais tem os recursos necessários ou deve melhores oportunidades e precisa adquirir ou desenvolver mais forças.
–
Como usar perguntas para identificar forças e fraquezas?
Tal como utilizado para a identificação de oportunidades e ameaças, podemos usar as perguntas para listar forças e fraquezas:
Produto – O seu produto resolve as necessidades ou problemas que o mercado alvo deseja, melhor do que a concorrência?
Preço – Existe rentabilidade esperada pela empresa considerando o preço que o mercado está disposto a pagar?
Processos de Negócios – os processos empregados são simples, eficientes, consistentes e geram utilidade para quem compra?
Praça – As opções de distribuição de informação, distribuição e compra on-line, na loja, no celular – são bem estruturadas e efetivas?
Promoção – a sua oferta é bem conhecida no mercado? Quais são as estratégias de comunicação utilizamos?
Pessoal – Qual a inteligência competitiva das nossas equipes – gerencia de serviços, canais, vendas, implantação e operação? Qual a motivação?
Financeiro – Qual a capacidade de investimento? Como está a saúde financeira, receitas, custos, lucros, ROI e giro?
Reputação – Quais os fatos e dados sobre experiências, resultados e relacionamentos da sua empresa?
Base de Clientes – Qual a qualidade da sua base de clientes?
Proposta de Valor – Como nos diferenciamos e atraímos nos clientes?
Forças e Fraquezas são controláveis pela empresa; toda boa estratégia deve estar baseadas pontos fortes e também preservar os pontos fracos, sem ficar presa a eles (identificá-los irá, na verdade, aperfeiçoá-la); isso não quer dizer que o negócio precisa reduzir todos os pontos fracos e aplicar todos os pontos fortes; ainda mais porque isso seria inviável em várias perspectivas
Se você tiver alguma dificuldade em identificar forças e fraquezas tente escrever uma lista das características de sua organização, baseado nas ferramentas mix de marketing 7P
–
Como Formular as Estratégias?
Figura. Formulação de estratégias através de correlações entre forças e fraquezas com oportunidades e ameaças.
–
A análise de SWOT ajuda a formular estratégias através da correlação do ambiente interno com o externo, ou seja, as forças e fraquezas versus as oportunidades e ameaças; para isso, você deve responder a 4 perguntas:
Como aproveitar os pontos fortes para potencializar as oportunidades? (prioridade 1)
Como aproveitar os pontos fortes para defender ou minimizar as ameaças? (prioridade 2)
Como minimizar os pontos fracos e seus efeitos para aproveitar as oportunidades? (prioridade 3)
Como minimizar os pontos fracos e seus efeitos para reduzir as ameaças?
Isso ajuda você a fazer conexões entre os 4 quadrantes de sua análise e obter uma visão mais apurada do seu negócio, desenvolver uma lista de estratégias e prioridades que você pode implementar para melhorar sua empresa ou desdobrar os seus objetivos de negócios.
spaço
Quais são as vantagens da análise de SWOT?
Flexibilidade. Pode ser aplicada a uma organização, unidade organizacional, indivíduo ou equipe; para avaliar um produto, marca, aquisição, parceria ou terceirização de uma função de negócios; pode ser benéfica na avaliação de uma fonte de suprimento específica, um processo de negócios, um mercado de produtos ou a implementação de uma tecnologia específica.
Neutralidade. A abordagem permanece a mesma para qualquer aplicação, seja para uma oportunidade de negócio ou um plano estratégico.
Análise multinível. Você pode obter informações valiosas sobre as chances do seu objetivo visualizando cada um dos quatro elementos da análise SWOT – pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças – independentemente ou em combinação. Por exemplo, ameaças identificadas no ambiente de negócios, como novas regulamentações governamentais relacionadas ao design de um produto ou à introdução de produtos concorrentes, podem sinalizar à empresa investir numa nova linha de produção.
Integração de Dados. A análise SWOT requer a combinação de informações quantitativas e qualitativas de várias fontes; o acesso a uma variedade de dados de várias fontes aprimora o planejamento e a formulação de políticas, aprimora a tomada de decisões, melhora a comunicação e ajuda a coordenar as operações.
Simplicidade. Não requer habilidades técnicas nem treinamento; pode ser realizado por qualquer pessoa com conhecimento sobre o negócio ou setor em que opera; envolve uma sessão de brainstorming facilitada, durante a qual as quatro dimensões da análise SWOT são discutidas; os julgamentos dos participantes individuais são agregados em julgamentos coletivos endossados pelo grupo como um todo. Desta forma, o conhecimento de cada indivíduo torna-se o conhecimento do grupo.
Custo. Como a análise SWOT não requer habilidades técnicas nem treinamento, uma empresa pode selecionar um membro da equipe para conduzir a análise, em vez de contratar um consultor externo. Além disso, o SWOT é um método simples que pode ser executado em um tempo razoavelmente curto.
ESPAÇO
Conclusão e Pontos de Atenção
Quais são as desvantagens da análise de SWOT?
Fatores de ponderação. A análise SWOT leva a quatro listas individuais de pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças; no entanto, a ferramenta não fornece nenhum mecanismo para classificar a importância de um fator em relação a outro dentro de qualquer lista; como resultado, é difícil determinar o impacto real de qualquer fator no objetivo.
Ambiguidade. A análise SWOT categoriza cada atributo do problema como força, fraqueza, oportunidade ou ameaça; como resultado, cada atributo parece ter apenas uma influência no problema sendo analisado; mas um fator pode ser tanto uma força quanto uma fraqueza. Por exemplo, localizar uma cadeia de lojas em ruas bem movimentadas que concedam acesso fácil aos clientes pode se refletir no aumento das vendas. No entanto, os custos de operação de instalações de alta visibilidade podem dificultar a concorrência de preço sem um grande volume de vendas.
Análise Subjetiva. Para impactar significativamente o desempenho da empresa, as decisões de negócios devem ser baseadas em dados confiáveis, relevantes e comparáveis. No entanto, a coleta e análise de dados SWOT envolvem um processo subjetivo que reflete o viés dos indivíduos que coletam os dados e participam da sessão de brainstorming; além disso, a entrada de dados para a análise SWOT pode ficar desatualizada rapidamente.
A análise de SWOT é uma ferramenta de análise da situação corrente ou posição competitiva de uma empresa para atingir objetivos de negócios; analisa 4 componentes: oportunidades, ameaças, forças e fraquezas.
A análise SWOT é projetada para facilitar uma visão realista, orientada por dados e baseada em fatos e dados.
O SWOT é particularmente poderoso porque com pouco de reflexão sobre esses 4 componentes e suas relações de causa e efeito, ele pode ajudá-lo a descobrir oportunidades que você está bem posicionado para explorar; e ao entender as fraquezas do seu negócio, você pode gerenciar e eliminar ameaças que, de outra forma, o surpreenderiam e afetariam negativamente o seu posicionamento.
Uma boa prática para fazer o SWOT é reunir pessoas de perfis ou áreas diferentes, formular perguntas no formato de “brainstorm”, para facilitar a identificação de oportunidades ou ameaças relacionados a fatores externos
As etapas da análise de SWOT são as seguintes: 1) Entender os objetivos do negócio de forma SMART 2) Coletar fatos e dados do negócio em 2 grupos, ambiente externo e interno, 3) Analisar os fatos e dados do ambiente externo e identificar e priorizar oportunidades e ameaças, 4) Idem ambiente interno para identificar e priorizar forças e fraquezas, 5) Confrontar o ambiente externo (oportunidades e ameaças) com o ambiente interno (forças e fraquezas), transitar entre as duas perspectivas para priorizar oportunidades/ameaças e forças/fraquezas.
Olhando para você e seus concorrentes e usando a estrutura SWOT, você pode desenvolver estratégias que o ajudem a se diferenciar e competir com sucesso em seus mercados alvo.
Ao avaliar o ambiente externo você deve identificar e além disso, priorizar as oportunidades e ameaças que envolvem o negócio, que estão fora do controle da sua empresa, mas que devem ser conhecidos, monitorados e previstos.
Ao avaliar seus pontos fortes e fracos, pense neles em comparação com seus concorrentes; por exemplo, se todos os seus concorrentes fornecem produtos de alta qualidade, isto não é uma força, é uma necessidade.
Ao formular estratégias, cheque a sua efetividade – toda boa estratégia deve estar fundamentada em forças para potencializar oportunidades sem desconsiderar as fraquezas e ameaças.
O plano de ação resultante deverá conter pelo menos uma ação para capitalizar os pontos fortes e eliminar ou minimizar os pontos fracos.
Qual a importância da análise de SWOT para o planejamento empresarial?
Qual a importância da análise de SWOT para a formulação de objetivos?
Qual a importância da análise de SWOT para a formulação de metas?
Qual a importância da análise de SWOT para a formulação de estratégias?
Como funciona a ferramenta SWOT?
O que são forças e fraquezas?
O que são oportunidades e ameaças?
Qual a importância de avaliar o ambiente externo que envolve uma empresa?
Como priorizar as oportunidades?
O que é atratividade de uma oportunidade? Dê exemplo de um indicador financeiro utilizado para isso?
Como priorizar as ameaças?
Como calcular a gravidade de uma ameaça?
O que significa um “ambiente externo promissor” e um “ambiente externo problemático” em termos de oportunidades e ameaças?
O que significa um ambiente maduro e um ambiente arriscado, em termos de oportunidades e ameaças?
Qual o resultado esperado da análise do ambiente externo?
Como analisar o ambiente interno?
Como usar perguntas para identificar forças e fraquezas? Dê exemplos.
Como formular estratégias após a análise de SWOT?
Quais são as vantagens da análise de SWOT?
Quais são as desvantagens da análise de SWOT?
Saiba mais. Planejamento, Objetivos e Metas, Objetivos Empresariais, Objetivos SMART, Formulação de Estratégias, Formulação de Planos, Plano Estratégico, Plano de Negócio, Plano de Marketing, Plano de Vendas, Planos de Contatos, Planejar Compromissos, Atingir Metas, Método PDCA.