
Trade-off é uma expressão em inglês que define uma situação em que há conflito de escolha entre uma, duas ou várias alternativas. Ele se caracteriza em uma ação que visa à resolução de um problema, mas acarreta outro, obrigando a que haja um escolha. Ocorre quando se abre mão de algum bem ou serviço distinto para se obter outro bem ou serviço distinto.
- Usamos naturalmente o conceito de trade off no processo de decisão e em especial no processo de decisão de compra.
- Em termos simples, tradeoff significa uma compensação: quando uma variável aumenta a outra deve diminuir.
- As compensações derivam de limitações de muitas origens – conhecimento, inteligência, capacidade, tempo, recurso, atenção, etc.
- O conceito de compensação implica escolher com compreensão as vantagens e desvantagens de cada configuração.
- Compreensão significa entender as causas e efeitos

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Exemplos de Tradeoffs

Todo o processo de decisão envolve análise de tradeoff. Veja exemplos …
- Decisão de Compra. A SERIEDADE desse problema vale o CUSTO da solução e mudança?
- Desempenho de Venda. Para aumentar a VELOCIDADE de VENDA eu devo investir em PROSPECÇÃO, TAXA de CONVERSÃO ou TAMANHO da VENDA? Qual a melhor combinação na situação atual?
- Posicionamento de Valor. Quais desses benefícios são mais importantes: GESTÃO, ECONOMIA, ATENDIMENTO, DESEMPENHO ou SEGURANÇA, para esse potencial comprador?
- Escolha de Alternativa. Devo escolher essa solução diferenciada por ECONOMIA ou aquela diferenciada DESEMPENHO?
- Justificativa de Valor da Solução. Qual O VALOR DA SOLUÇÃO considerando a fórmula de valor: VALOR = BENEFÍCIO / CUSTOS / RISCOS?
- Avaliação de Risco. É melhor por todos os ovos em uma única cesta, reduzir o custo de cestas e transporte e aumentar o RISCO de quebrar todos os ovos … ou é melhor colocar cada ovo em uma cesta, reduzir o RISCO de cobrar todos os ovos, mas com aumento de CUSTOS?
- Desempenho. Devo “comprimir a imagem” para reduzir o TEMPO /CUSTO de TRANSMISSÃO ou aumentar o TEMPO/CUSTO de CPU para executar a compressão? … Devo investir em força ou velocidade?
- Segurança. Quanto investir em SEGURANÇA para reduzir RISCOS de fraude versus aumentar os CUSTOS mensais e piorar o DESEMPENHO da aplicação? Devo investir mais em tratar vulnerabilidades ou ameaças?
- Trabalho e Lazer. Devo TRABALHAR mais, ter menos LAZER e CONSUMIR mais ou TRABALHAR menos, ter mais LAZER e CONSUMIR menos? Usufruir MENOS benefício AGORA ou MAIS no futuro?
- Gestão de Negócios. Investir em GESTÃO para aumentar VISIBILIDADE, CONTROLE e EFICÁCIA versus reduz a CAPACIDADE de PRODUÇÃO, se os recursos para OPERAÇÃO forem reduzidos por causa da GESTÃO?
- Gestão Financeira. Investir em ações que têm maior RISCO e grande potencial de RETORNO ou investir em títulos de renda fixa ou variável, que têm mais SEGURANÇA e menor RETORNO?
- Modelo de Negócio. Invisto em PARCERIAS ou RECURSOS PRÓPRIOS?
- Estratégia de Marketing. Qual a melhor mistura do mix de marketing 7P – Produto, Preço, Promoção, Praça, Processo, Pessoas e Evidências Físicas, para suportar a “proposição de valor” da oferta?
- Balanceamento de Vendas. Invisto em PROSPECTAR, QUALIFICAR ou FECHAR a VENDA?

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Importância dos Tradeoffs
A teoria do trade off envolve diretamente o conceito de custo de oportunidade para a tomada de decisão.
- A análise de tradeoff aumenta a sua inteligência sobre um sistema de variáveis e seus relacionamentos.
- Explora o conceito de custo de oportunidade e ajuda o processo de decisão da venda e da compra … ou em qualquer área.
- Permite avaliar o custo de oportunidade ou custo da escolha de alguma coisa em detrimento de outra ou o custo da renúncia que uma determinada escolha tem em relação a todas as demais.
- Do ponto de vista de negócio, ao analisar a “lucratividade potencial” de um investimento ou solução, comparamos as alternativas disponíveis no mercado … para fazer isso, calculamos as taxas de retorno esperado para as diversas soluções e escolhemos aquela que, segundo as premissas, dará o melhor retorno possível.
Tradeoffs NÃO são simples de serem analisados por um leigo; constituem uma boa oportunidade de demonstrar inteligência competitiva e vantagens competitivas.

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Observações sobre Tradeoffs
Estratégias geralmente incorporam trade-offs; quanto mais complexas, mais variáveis e tradeoffs são envolvidos.
- A proposição de valor de uma empresa é fruto de análise de tradeoffs, já que são escolhidos os atributos de valor da sua proposição em detrimento de outros … não atendemos a todas as necessidades de todos os clientes!
- Analisar tradeoffs significa compreender e aceitar um conjunto de atributos de valor, vantagens e limites.
- Uma posição estratégica não é sustentável a menos que haja tradeoffs com outras posições.
- O produto que melhor atende a um conjunto de necessidades tem um desempenho ruim para atender outros conjuntos de necessidades
- As atividades que melhor entrega um tipo de valor não pode entregar outro igualmente bem.
- “O sinal de uma boa estratégia é que ela deixa alguns clientes insatisfeitos.” (Michael Porter)

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Método Ceteris Paribus … e previsões envolvendo Tradeoffs
O método “Ceteris Paribus” é uma expressão do latim que significa “mantidas inalteradas todas as outras coisas. É usado para analisar a influência de um fator (variável) sobre outro, estabelecer premissas, fazer previsões, sem que as demais variáveis da equação de desempenho sofram alterações, em situações onde existem interdependências entre as variáveis envolvidas.
- Por exemplo, considerando a lei da oferta e procura … um aumento de preço de um produto causa uma redução na procura, “ceteris paribus” … ou seja, se todas as outras variáveis permanecerem constantes, já que se houver variação na renda do consumidor, ou seja, não mantida a condição “ceteris paribus”, não se poderá afirmar esse comportamento da procura.
- Na equação de desempenho (R = V x T = N x $ x %) existem várias condições de compromissos (tradeoffs) que podem ser exploradas; por exemplo, o aumento na velocidade da venda V causa um aumento nos resultados R, ceteris paribus (se mantido o mesmo tempo de venda T), e assim por diante.

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Palavras chave. Tradeoff, compensação, decisão situacional, valor, percepção, atributos de valor, custo de oportunidade, inteligência, vantagem competitiva, estratégias, previsões, ceteris paribus.

Conclusão sobre Tradeoffs
- Um trade-off significa uma DECISÃO SITUACIONAL, que envolve uma COMPENSAÇÃO, ou seja, diminuir ou perder valor num aspecto em troca de ganho de valor em outro aspecto.
- Todo o processo de decisão envolve análise de tradeoff para escolher uma dentre várias alternativas.
- A teoria do tradeoff envolve diretamente o conceito de custo de oportunidade para a tomada de decisão.
- Estratégias geralmente incorporam trade-offs; quanto mais complexas, mais variáveis e tradeoffs são envolvidos.
- O método “Ceteris Paribus” é usado para analisar a influência de um fator (variável) sobre outra, num sistema de tradeoff; ajuda a estabelecer premissas e fazer previsões, em situações onde existem interdependências entre as variáveis envolvidas.

Teste seu conhecimento sobre tradeoffs.
- O que é tradeoff?
- O que análise de tradeoff?
- Qual a relação de tradeoff com o processo de tomada de decisão?
- Cite 3 exemplos de tradeoffs mais frequentes no seu dia a dia.
- Qual a importância e benefícios da análise de tradeoff no seu dia a dia?
- O que é custo de oportunidade e sua relação com análise de tradeoffs?
- Estratégia envolve tradeoff. Porque?