
Análise é um método para solução de problemas e tomada de decisão, que divide o problema original em partes menores e mais simples de serem resolvidas.
Análise de uma forma geral é um “método prático de descobertas”… data desde Aristóteles (384-322 aC ) … significa em grego “separação”, “desamarramento” … é atribuído também a vários matemáticos e físicos como Alhazen , René Descartes, Galileo Galilei e Isaac Newton.
Processo de Análise

O processo de análise de uma forma geral está embutido em qualquer uso de métodos ou formas de resolver problemas
INSUMO DO PROCESSO DE ANÁLISE– sistemas ou problemas com plexos que precisam ser resolvidos.
ATIVIDADES de ANÁLISE – descrever + segmentar + investigar + diagnosticar.
… Descrever: descrever de forma clara, precisa e prática o problema, objetivando o alcance de soluções viáveis.
… Segmentar: decompor o todo (problema) em seus componentes (sub-problemas) e variáveis.
… Investigar: pesquisar e examinar componentes, atributos, relações de causa e efeito entre componentes e com o todo.
… Diagnósticar: identificar a natureza e causa do problema; somar esforços de investigação, exploração e conclusão.
BASE DE CONHECIMENTO PARA O PROCESSO DE ANÁLISE – histórico de dados, informações, indicadores, desvios, padrões, previsões, resultados.
RESULTADO DO PROCESSO DE ANÁLISE – tomada de decisão, solução do problema, conhecimento, inteligência …
Habilidades Analíticas

Habilidades analíticas são habilidades emocionais e habilidades técnicas que usamos para dividir o todo em partes que facilitem a solução … identificar relações de causa e efeito entre as partes ou componentes do problema ou da solução … detectar padrões, fazer brainstorming, observar, interpretar dados, integrar novas informações, teorizar e tomar decisões com base em múltiplos fatores e opções disponíveis.
- As Habilidades Analíticas incluem capacidade de coletar dados, analisar informações, resolver problemas e tomar decisões.
- As HABILIDADES ANALÍSTICAS são essenciais para diferentes atividades em uma variedade de campos, incluindo análise de negócios, arquitetura de dados, ciência de dados, marketing, gerenciamento de projetos, contabilidade, programação, direito, medicina e ciência.
- Os empregadores procuram funcionários com habilidades analíticas para resolver problemas de maneira oportuna e eficiente.
- Habilidades analíticas permitem resolver problemas complexos, tomando decisões da maneira mais eficaz.
Habilidade analítica usa abordagens claras , ângulos mais criativos e laterais para gerar soluções e melhoram a produtividade e sucesso em geral.
Exemplos de Habilidades Analíticas
As habilidades analíticas suportam as atividades
- Escuta ativa – Balancear o foco da sua atenção para as necessidades do seu cliente, empregador, equipe e parceiros.
- Comunicação – comunicar de forma oral, escrita e gestual para explicar padrões contidos nos dados e resultados da análise.
- Emissão de relatórios – identificar público, atrair atenção, informar objetivo, resultados, explicações de desvios e exceções, comprometer.
- Trabalho em equipe – trabalhar bem com os outros, com boa comunicação e atitudes positivas.
- Criatividade – pensar fora da caixa para encontrar novas e melhores soluções para os problemas.
- Resolução de problemas – saber alcançar uma solução a partir de uma situação ou formulação do problema.
- Tomada de decisão – identificar o conjunto de alternativas viáveis e escolher um curso de ação a partir delas.
- Análise de dados – ser capaz de examinar um grande volume de dados e identificar padrões e tendências.
- Pesquisa – Aprender mais sobre um problema antes de analisá-lo.
Saiba mais. Habilidades, Habilidades Emocionais,
Atividades Analíticas
Exemplos de uso das Habilidades Analíticas
As habilidades analíticas suportam uma grande variedade de atividades analíticas e empresariais, tais como …
- DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS – qual a perspectiva econômica da sua empresa / negócio?
- NEGÓCIOS – quais as necessidades e as soluções para os problemas de negócio?
- MERCADO – qual o tamanho e necessidades do mercado alvo?
- CLIENTE ALVO – Quais os perfis de “clientes alvo” para a sua oferta?
- COMPOSTO DE MARKETING – qual a estratégia 7P (mix de marketing) da sua oferta para o mercado?
- CONHECER a OFERTA – como educar a empresa, forças de vendas e o mercado sobre a sua oferta?
- PROPOSIÇÃO de VALOR – qual a descrição da oferta para convencer os clientes comprarem de você ao invés das alternativas concorrentes?
- COMPORTAMENTO do CONSUMIDOR – quais os estágios e comportamento do comprador para fazer a compra da sua oferta?
- PLANEJAMENTO – Qual o plano usar para atingir o objetivo (do negócio, de venda ou do contato)?
- CIÊNCIA da COMPUTAÇÃO – como automatizar os processos e desenvolver soluções de processamento de dados e informação?
- INTELIGÊNCIA – Como resolver problemas?
- LINGUÍSTICA – como analisar as línguas e linguagem em geral, suas partes e componentes?
- LITERATURA, MATEMÁTICA … e assim por diante.
O analista de negócios busca as melhores oportunidades de negócio, analisa tendências, cria novos produtos, recria produtos existentes, está sempre preocupado em encontrar novos caminhos para a empresa. Ele está em permanente contato com o cliente e os donos do negócio.
O analista de negócios, na nova abordagem da O&P (organizações e processos), antigo O&M (organizações e métodos), vem de maneira a complementar o analista de processos e o analista de sistemas. Os três tipos de analistas diferentes não devem ser confundidos entre si, não são mutuamente exclusivos e eles podem se complementar naquilo que têm de melhor.
Fundamentalmente, esta função está atrelada ao conhecimento e facilidade em lidar com negócios, assim como descrita acima, mas muito focada nos recursos de TI e de Sistemas (em toda sua extensão) para poder prover soluções exequíveis para atingir um determinado objetivo.
Como desenvolver Habilidades Analíticas?
- Seja observador – use o máximo de seus sentidos, veja o que está acontecendo ao seu redor; procure controlar a sua atenção.
- Leia livros – mantenha a sua mente ativa e funcionando; exercite a leitura ativa – ler e questionar o que você está lendo.
- Aprenda como as coisas funcionam – Não encontre apenas a solução, mas saiba como as coisas funcionam e busque compreender o processo.
- Use Perguntas – quanto mais curiosos somos sobre um assunto, mais ele envolve nossas funções cognitivas, como atenção e memória; perguntas ajudam a desenvolver habilidades de resolução de problemas.
- Jogue jogos cerebrais – como quebra-cabeças, xadrez ou palavras cruzadas; são divertidos e não requerem muita motivação para começar.
- Resolva problemas – Pratique a habilidade de resolução de problemas; para cada problema, existe mais de uma solução; prepare duas, três ou mais soluções para um problema.; veja qual é a mais lógica e melhor.
- Racionalize as suas decisões – reflita e organize as suas decisões de forma simples e lógica: Quais são os prós e contras da sua decisão?; pergunte a si mesmo: essa é a melhor solução para esse problema?
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“…para desenvolver habilidades analíticas é necessário, interesse, um senso de determinação e perseverança”
Quais as boas práticas para fazer Análise?
ANÁLISE = PROATIVIDADE + FATOS e DADOS + HIPÓTESE INICIAL + MÉTODO ESTRUTURADO + FOCO EM RESULTADOS
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Além de entender o conceito, importância e aplicação do processo de análise é necessário que você desenvolva BOAS PRÁTICAS para desenvolvê-la continuamente …
- A minha análise é pró-ativa ou reativa? Antecipo-me à ocorrência do problema ou só atuo após o problema acontecer?
- Quando atuamos pró – ativamente significa que estamos analisando o processo e indicadores de controle, antes do resultado final. É a melhor forma de gerir processos. Quando atuamos reativamente, significa que “não” estamos analisando o processo e sim apenas avaliando o resultado dele, ou seja, o produto do proceso. Isso gera dois problemas: 1)excesso de atividades secundárias, que reduzem o tempo para o foco principal e 2) necessidade de melhorar conhecimento, habilidades e atitudes dos processos de planejamento e análise.
- Coleto fatos e dados? Minhas fontes e indicadores (métricas) são confiáveis?
- Fatos e dados constroem o caminho para encontrar a solução e são os pilares para fundamentá-la; eles legitimam a ação; no início do processo de análise pesquisamos para reunir fatos suficientes para lançar uma luz sobre o problema. Uma boa prática é esboçar uma hipótese inicial para o problema e, na sequência compilar fatos (métricas, ações e resultados) necessários para confirmá-la ou não. A análise deve ser cuidadosa, de alta qualidade, aliada a uma atitude agressiva na coleta de dados.
- Tenho uma “hipótese inicial” para a resolução do problema?
- Gerar uma hipótese inicial é uma tentativa de solucionar o problema numa primeira abordagem; a essência da hipótese inicial é: descubra a solução do problema antes de iniciar! Formular uma hipótese inicial tem várias vanragens: é uma teoria que deverá ser provada ou desmentida, ao longo da análise, dá visibilidade ao seu processo de análise, permite compartilhar perspectivas e gerar integração; gerar uma hipótese inicial demanda estudo e pesquisa profundos sobre o problema;
- Estou aplicando um método de análise estruturado?
- Estou dividindo o problema em problemas menores para facilitar a solução? Desdobro a hipótese inicial em seus componentes (principais causas)? Elaboro recomendações factíveis para cada causa? Consegui montar a árvore lógica do problema?
- Estou com foco em resultado?
- Os requisitos da solução irão gerar o desempenho esperado a um custo compatível? Estou sendo empático? Estou direcionado para atender as necessidades e requisitos técnicos na perspectiva do cliente?
Essas 5 perguntas estão longe de serem exaustivas, mas ajudam a entender e aprender (após repetições) a executar o processo de análise com maior corretismo (sem erros) para gerar análises mais consistentes (resultados estáveis).

Conclusões sobre Análise
- Análise é um processo para resolução de problemas e tomada de decisão; divide o todo em suas partes para entender as relações de causa e efeito e criar uma árvore de decisão.
- A etapa de análise no processo de resolução de problemas é aquela em que serão determinadas as principais causas do problema.
- Se não identificarmos claramente as causas provavelmente serão perdidos tempo e dinheiro em várias tentativas infrutíferas de solução.
- A habilidade de análise de dados refere-se à sua capacidade de coletar e organizar dados para traduzir dados em informações significativas, ajudar o processo de decisão e ganhar inteligência e vantagem competitiva.
- A análise de dados exige coleta de dados de várias fontes, revisão, descobrir achados, conclusões ou informações úteis para apoiar a tomada de decisões.
- Sem a habilidade de análise de dados não conseguimos entender o comportamento do cliente, tomar decisões bem informadas e eficientes, identificar os riscos potenciais que precisam ser evitados e as oportunidades que devem ser aproveitadas.
- A análise de dados permite avaliar o nível de satisfação dos clientes e suas necessidades, a fim de chegar a novos produtos e serviços que proporcionam maior satisfação para eles.

Palavras chaves. Análise, processo, decisão, resolução de problemas, coleta de fatos e dados, organização, exame, limpeza, entendimento, aprendizado, conhecimento, inteligência; estudo, natureza, características essenciais, causas e efeitos, métricas estatísticas, visualização de dados, fórmulas matemáticas, modelos, algoritmos.
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Teste seu conhecimento.
- O que é análise e qual a sua utilidade?
- Porque a análise é importante?
- Como deve se feito o processo de análise?
- Qual a relação entre análise, resolução de problemas e tomada de decisão?
- O que são habilidades analíticas?
- Porque você deve desenvolver habilidades analíticas?
- Como você deve desenvolver as suas habilidades analíticas?
- O que é análise de dados?
- Quais são as etapas do processo de análise de dados?
- O que significa ser um bom analista de dados?
- Em que situações o processo de analise é demandado?
- Qual o objetivo da análise no processo de resolução de problemas?
- Quais são exemplos de análise de dados?
- Qual a diferença entre uma análise proativa e reativa?
- Qual a importância da análise estar baseada em fatos e dados?
- Qual a vantagem de usarmos uma hipótese inicial no processo de análise?
- Como uma hipótese inicial deve ser criada?
- Qual a importância de um modelo estruturado para fazer análise?
- O que significa gerar uma árvore de decisão fruto de uma processo de análise?
- O que significa focar o processo de análise em resultados?

Saiba mais. SWOT, Processo, Gerência de Processo, Planejamento, Objetivos e Metas, Tradeoffs, Atitude Proativa, Tomada de Decisão, Indicadores de Controle.