–
O Plano de Negócio é um documento formal para descrever um negócio para investidores. interessados e parceiros.
Contém objetivo estratégico, intermediários, principalmente financeiros, Indicadores de Desempenho Operacional e Metas de negócios e quando serão atingidas.–
Descreve o modelo de negócio … como será a geração de receitas e lucro, ofertas, comercialização e custos envolvidos.
Faz projeções financeiras, com indicadores e metas de receitas, investimentos, custos, lucros.
Descreve estratégias para alcançar as metas estabelecidas.
É usado para obter um empréstimo bancário, atrair investidores ou outro tipo de financiamento.
É uma ferramentas de tomada de decisão.–
Modelo de Plano de Negócio
Um modelo simples e completo para um plano de negócio pode ser:
Sumário Executivo
Prove uma visão sintética dao plano ou proposta com informações suficiente para a tomada de decisão da adesão ou não do plano de negócio; a parte mais relevante do plano para vendê-lo para outras pessoas e mercado.
Deve ter o poder da síntese, racionalização, emoção … um misto de ciência e arte.
- Objetivo … vender o plano de negócio.para tomadores de decisão que têm pouco tempo para decidir.
- Estratégia … documento enxuto, específico, sintético, persuasivo, justificativa de valor e vender o plano de negócio,
- Importância … para muitos é a parte mais importante do plano de negócio.
- Público Alvo … tomadores de decisão, investidores, consultores, com pouco tempo para avaliar a viabilidade da oportunidade de negócio.
- Tamanho … não deve ultrapassar a 5 % do tamanho do plano de negócio.
- Formatação … é um “produto de marketing”, equilibra arte e ciência: bonito, fácil de ler e alta qualidade de compreensão.
A proposta de valor da empresa e produtosconectados é a essência da marca.
Sem conexão não existe essência ou marca.
Os melhores perfumes vêm em pequenos frascos.
A presentar a razão de existir da empresa e da sua oferta, juntos, num mesmo “pacote de presente”.
Sintetizar numa frase curta ou imagem ou marca ou embalagem a essência da sua intenção.
Causar impacto
da proposta de negócio específica atrelada a proposta de valor da empresa.
Objetivo é demonstrar consistência, planejamento estratégico, alinhamento de valores que a marca investe; gerais da espresa e valores específicos da proposta
Declarar valores chave da empresa (geral)
Ressaltar o foco, singularidade e mensagem de valor da proposta de oferta específica.
Qualifica o objetivo e caminhos, comportamentos e habilidades esperados.
Espeficicar claramente o cliente-alvo para atraí-lo perfil do cliente ideal, foco de atributos de valor para facilitar a compreensão e viabilidade do negócio.
Produtos e serviços … quais os produtos e serviços a serem comercializados.
Localização …
onde está localizada a empresa; quem opera a empresa; quando o plano de negócio será implementado e quando os resultados acontecerão; por quê os potenciais clientes comprarão da sua empresa (proposta de valor); como será o modelo de negócio.
- ANÁLISE DE SWOT – Análise dos ambientes interno e externo – pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças.
- ANÁLISE DE MERCADO – avaliação da atratividade do mercado alvo (quantitativa e qualitativa); necessidades, atributos de valor mais importantes, tamanho do mercado (volume e valor); segmentos de clientes; padrões de compra, barreiras à entrada e regulamentação.
- ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA – avaliação do posicionamento dos concorrentes, seus pontos fortes e fracos, curvas de valor que comparam as estratégias das empresas concorrentes.
- PLANO de MARKETING – Estratégias 7P (Produto, Preço, Promoção, Praça, Pessoas, Processos e Evidências Físicas).
- PLANO de OPERAÇÕES – situação atual, objetivo, desafios, acões, responsáveis, cronogramas, recursos (humanos, financeiros, e físicos).
- PLANO FINANCEIRO – receitas, investimentos, custos e lucros ao longo do tempo.
- Anexos.
Teste seu Conhecimento sobre Planos Empresariais
- O que é um Plano e quais seus principais componentes?
- Quais as características de um bom Plano?
- Quais são os planos mais frequentes nas empresas?
- O que é um Plano de Negócio?
- Quais são os componentes de um Plano de Negócio?
- O que é um Plano Estratégico?
- Quais são as 3 perguntas principais tratadas no plano estratégico?
- Quais os componentes do Plano Estratégico?
- Qual a diferença entre Plano de Negócios e Plano Estratégico?
- Qual o propósito dos Planos Operacionais?
- Como gerenciar planos operacionais?
- Qual a diferença entre Plano Estratégico e Plano Operacional?
- O que é um Plano de Marketing?
- Quais são os componentes de um Plano de Marketing?
- Qual a diferença entre um Plano de Negócio e um Plano de Marketing?
- O que é um Plano de Vendas?
- Qual a diferença entre um Plano de Marketing e um Plano de Vendas?