O que é um Plano de Negócio?
Figura. Plano de Negocio. O modelo de negócio é viável e atrativo? Vale investir?
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O Plano de Negócio é um documento formal; um roteiro para orientar um negócio.
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- Contém metas de negócios e quando serão atingidas.
- Descreve o modelo de negócio – como será a geração de receitas e lucro, ofertas, comercialização e custos envolvidos.
- Faz projeções financeiras, com indicadores e metas de receitas, investimentos, custos, lucros.
- Descreve estratégias para alcançar as metas estabelecidas.
- É usado para obter um empréstimo bancário ou outro tipo de financiamento.
- É uma ferramentas de tomada de decisão.
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Quais são os componentes de um Plano de Negócio?
Figura. Plano de negócios = objetivos + modelo de negócio + SWOT + mercado alvo + concorrência + plano financeiro. + plano de marketing + plano de operações.
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Um modelo simples e completo para um plano de negócio pode ser:
- SUMÁRIO EXECUTIVO – resumo para rápido entendimento; com objetivos e informações básicas; análise concisa e principais conclusões; aproximadamente 10% do tamanho do plano de negócio.
- DECLARAÇÃO DE MISSÃO, VISÃO e VALORES – qual a razão da empresa existir, onde quer chegar no futuro e quais são os comportamentos e habilidades esperados.
- DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO – nome do seu negócio; quem é você, para os credores e investidores saberem quem você é; cliente-alvo (informar o foco e facilitar a avaliação da viabilidade do negócio); quais os produtos e serviços a serem comercializados; onde está localizada a empresa; quem opera a empresa; quando o plano de negócio será implementado e quando os resultados acontecerão; por quê os potenciais clientes comprarão da sua empresa (proposta de valor); como será o modelo de negócio.
- ANÁLISE DE SWOT – Análise dos ambientes interno e externo – pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças.
- ANÁLISE DE MERCADO – avaliação da atratividade do mercado alvo (quantitativa e qualitativa); necessidades, atributos de valor mais importantes, tamanho do mercado (volume e valor); segmentos de clientes; padrões de compra, barreiras à entrada e regulamentação.
- ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA – avaliação do posicionamento dos concorrentes, seus pontos fortes e fracos, curvas de valor que comparam as estratégias das empresas concorrentes.
- PLANO de MARKETING – Estratégias 7P (Produto, Preço, Promoção, Praça, Pessoas, Processos e Evidências Físicas).
- PLANO de OPERAÇÕES – situação atual, objetivo, desafios, acões, responsáveis, cronogramas, recursos (humanos, financeiros, e físicos).
- PLANO FINANCEIRO – receitas, investimentos, custos e lucros ao longo do tempo.
- Anexos.

Teste seu Conhecimento sobre Planos Empresariais
- O que é um Plano e quais seus principais componentes?
- Quais as características de um bom Plano?
- Quais são os planos mais frequentes nas empresas?
- O que é um Plano de Negócio?
- Quais são os componentes de um Plano de Negócio?
- O que é um Plano Estratégico?
- Quais são as 3 perguntas principais tratadas no plano estratégico?
- Quais os componentes do Plano Estratégico?
- Qual a diferença entre Plano de Negócios e Plano Estratégico?
- Qual o propósito dos Planos Operacionais?
- Como gerenciar planos operacionais?
- Qual a diferença entre Plano Estratégico e Plano Operacional?
- O que é um Plano de Marketing?
- Quais são os componentes de um Plano de Marketing?
- Qual a diferença entre um Plano de Negócio e um Plano de Marketing?
- O que é um Plano de Vendas?
- Qual a diferença entre um Plano de Marketing e um Plano de Vendas?