

Modelo de negócio é a forma que uma empresa cria valor para o públicos alvo de forma estruturada e unificada. Deve responder 5 grupos de perguntas …
- Qual a proposição de valor da empresa, seus produtos e serviços?
- Quais os parceiros, métodos, atividades, recursos chave para entregar o valor proposto?
- Quem são os clientes, canais e tipos de relacionamentos?
- Qual a estrutura e participação de custos?
- Como será o fluxo e participação de receitas?
Saiba mais. Processos, métodos e ferramentas,
Método CANVAS
- O modelo CANVAS é um “metamodelo” que permite escrever rapidamente, estruturadamente, numa única página, modelos de negócios.
- É uma ferramenta de gerenciamento de negócio, para uso no dia a dia do empresário, gerente ou profissional de marketing.
- Permite mapear e resumir os principais componentes estratégicos da sua empresa ou de uma empresa cliente.
- Resume os pontos chave de um plano de negócio.
- Funciona como um plano (vivo) sobre geração de receitas e lucro, ofertas, comercialização e custos envolvidos.
- Ajuda a investigar e criar vantagem competitiva na cadeia de valor do negócio.
Contém nove componentes de um modelo de negócios de empresas que permite analisarmos
- Proposição de Valor – qual o foco, singularidade e mensagem de valor
- Parceiros – qual a motivação, agregação de valor, economia, risco, recursos e habilidades envolvidas?
- Atividades –
- Recursos
- Clientes – quais os segmentos e avatares?
- Canais –
- Relacionamento – quais os estágios e ofertas da jornada de compra do cliente.
- Custos
- Receita
Diferenças entre Modelos de Negócios
- Os modelos de negócios variam de acordo com os tipos de negócios.
- As vendas diretas, indiretas, franquias, por exemplo, são modelos de negócios tradicionais.
- A internet traz novos modelos para clicar e comprar e explorar a cadeia de valor.
- Mesmo duas empresas que operem no mesmo nicho de mercado, possuem diferentes modelos de negócio e vantagens competitivas.
- O modelo de negócio que permite, vender uma oferta várias vezes do mesmo produto para um mesmo consumidor é diferente de um outro que não permite isso.
- O modelo focado em vendas de serviço é diferente do modelo focado em produto . E assim por diante.
Modelos de Negócios SLAs e KPIs

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- Na fase de planejamento empresarial, o foco da empresa é direcionado para definição ou ajustes do modelo de negócio e à partir daí, a definição de SLAs e indicadores de controle, nessa ordem.
- Nas áreas de implantação e operação a perspectiva se inverte, o dia a dia operacional foca no monitoramento dos indicadores operacionais, para atender SLAs firmados com clientes e que suportam o modelo de negócio.
- De uma forma geral, os modelos de negócios, SLAs e indicadores de controle são definidos pelas áreas de planejamento de negócios e são validados e monitorados pelas áreas de implantação e operação; ou seja, equipes diferentes.
- O alinhamento e sincronismo empresarial do modelo de negócio deverá ser ditado pelos indicadores de controle internos e pelos SLAs, entre empresa e cliente.
- O feedback regular e oportuno entre as diferentes áreas e indicadores de controle desempenha um papel fundamental no alinhamento empresarial e atingimento das metas.

Conclusão sobre Modelos de Negócios
- Modelo de negócio é a forma que uma empresa cria valor para o públicos alvo de forma estruturada e unificada.
- Contem basicamente 9 componentes: proposição de valor, parceiros, atividades, recursos, clientes, canais, relacionamentos, custos e receitas e como cada um desses 9 componentes se relacionam e criam sinergia.
- O modelo CANVAS é um “metamodelo” que permite escrever rapidamente e estruturadamente, modelos de negócio.
- Os modelos de negócios variam de acordo com os tipos de negócios.
- Os modelos de negócios são suportados por SLAs e KPIs.

Palavras chaves. custos, desempenho, informação, inteligência,competitiva, objetivos, ofertas, PDCA, planejamento, proatividade, processo, produto, serviço, valor, vantagem competitiva,

Teste seu Conhecimento
- Para que serve um modelo de negócio?
- Quando e onde os SLAs são definidos?
- Além de indicadores de controle, o que mais os os SLAs podem conter?
- Cite exemplos de SLAs.
- Qual a diferença entre indicadores de controle e KPIs?
- Quais são os benefícios dos indicadores de controle?
- Cite duas características importantes que deve ter um indicador de controle.
- Cite 3 benefícios do uso de indicadores de controle.
- Qual a relação entre indicadores de controle e proatividade?
- Comente a diferença entre Indicadores de Controle e SLAs.

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