Determinismo e Aleatoriedade são dois conceitos fundamentais na gestão.
São conceitos duais que contém em si duas naturezas recíprocas que sempre trabalham em conjunto numa relação de causa e efeito e sinérgica.
Ambos estão na base da teoria de sistemas.
Determinismo significa Previsibilidade
A máxima do determinismo é que dado um determinado paradigma e histórico de dados, é possível que todos os eventos possam ser previstos antecipadamente.
- Determinismo significa que eventos podem ser determinados por causas previamente existentes.
- Usa métodos científicos, dedutivos, matemáticos, estatísticos, computação, inteligência artificial.
- Num sistema puramente determinístico, nenhuma aleatoriedade influi no desenvolvimento de previsões de estados futuros do sistema.
- O modelo determinístico sempre produz a mesma saída a partir de uma determinada condição inicial ou estado inicial.
- O determinismo assume que se um observador tem informações suficientes sobre um objeto ou ser humano, ele poderá prever seus movimentos consequentes.
- O determinismo raramente exige previsão perfeita, mas uma “aproximação suficiente” da realidade para avançar na pesquisa, precisão e alcançar o efeito desejado.
- Para o determinismo, o passado e o presente ditam o futuro.
- O histórico de dados é fator chave para prover “fotografias da realidade” e identificar padrões, incerteza, riscos e aumentar a precisão para fazer previsões.
- A linguagem da empresa, expressa na estrutura de dados e fluxos de informação, planos e conceitos, determina, expande ou limita a habilidade de pensar e se comunicar na empresa.
- O determinismo lógico assume que todas as proposições sobre o passado, presente ou futuro, são verdadeiras ou falsas e podem ser usadas para validar ou não argumentos, justificativas e conclusões.
Pefil do Empresário Determinista.
Tem como características:
- Dar mais importância a fatores externos no sucesso ou fracasso empresarial.
- Acredita que embora a empresa não tenha controle sobre o ambiente externo, pode se antecipar, agir proativamente e chegar na frente dos competidores,
- Fatores críticos do modelo são: economia, competição, tecnologia, governos.
- Prima pela estratégia de adaptação rápida e continuada.
- Investe em incentivos financeiros, regras de administração mais rígidas e supervisão constante.
- Desconsidera ou pouco valoriza fatores internos e subjetivos importantes para o comportamento individual.
- Pode levar a uma relação autoritária e desmotivadora
Aplicação do Determinismo na Prática
A análise de tradeoffs entre fatores deterministicos de um sistema de produção é uma ferramenta poderosa para copreensão do contexto, relacionamentos entre vários fatores determinísticos e previsão do futuro.
- O determinismo usa modelos matemáticos.
- Busca explicar como os eventos se relacionam e surgem.
- Destaca a importância de fatores na previsão do futuro.
- ( … fatores são qualquer elemento que concorre para um resultado …).
- Fator determinístico é uma espécie de guia ou restrição para fazer previsões do futuro.
O pensar determinístico considera que o conhecimento completo de um único fator determinístico não permite fazer previsões perfeitas, mas contribui para aumentar a precisão.
Princípios Determinísticos
Existem vários princípios que ajudam a construir um ambiente propício para práticas determinísticas e para fazer previsões:
- Psicologia … modelar o comportamento das pessoas, como agem de acordo com a razão e interesse; como usar funções cognitivas com maior desempenho.
- Linguagem … usar a linguagem como fator determinante da gestão de tarefas; para acionar e modular o pensar, a atenção, percepção, pensamento, memória e aprendizagem.
- Economia …aplicar teorias econômicas sobre produção (transformação) , distribuição (recursos) e consumo (aquisição, uso e descarte) de bens e serviços.
- Tecnologia … conhecer e aplicar as técnicas, habilidades e métodos que refinam e agregam melhorias contínuas na produção de bens ou serviços, realização de objetivos e pesquisas científicas.
- Moralidade … sistematizar o comportamento ético no fluxo informacional da empresa, nos planos de ação; orientar sobre estados mentais e comportamentos apropriados para a execução das tarefas; as causas e efeitos do trabalho em time, conduta ética e respito as regras de comportamento, justificativas da escolha do foco e diferencias de valores da empresa..
- Método científico … a ciência, tendo como base a filosofia, determina o comportamento e aprendizagem dos indivíduos, verdades, justificativas, argumentos, escolhas e ações; a observação, dúvida inteligente, uso de teorias comprovadas, formalismo, objetividade e assertividade são conceitos chave do método … é o caminho do meios que conduz ao conhecimento verdadeiro, aquele mais fiel à realidade.
- Ciências Exatas … o uso do método científico e a filosofia da ciência fundamentam e equacionam problemas com precisão e determinismo.
- Histórico de dados …. história significa “pesquisa”, “conhecimento advindo da investigação”; é a ciência que estuda o ser humano e sua ação no tempo e no espaço concomitantemente à análise de processos e eventos ocorridos no passado; é a base de descrição estatística, comparação, previsões e predições; mede o nível de determinismo e aleatoriedade do ambiente interno e externo da empresa; é um “album de fotografias da empresa”, representa a sua realidade, padrões, incertezas, riscos e precisão; uma empresa sem histórico de dados é uma empresa sem alma
Para saber mais sobre determinismo …
O determinismo é uma corrente filosófica que data desde os filósofos gregos (500 anos aC) até os dias de hoje.
Veja exemplos de filósofod considerados deterministas …
Modelos de Sistemas Determinístico de Causalidade
Muitos modelos de causalidade são utilizados para explicar e prever os fenômenos.
A seguir, alguns exemplos mais conhecidos:
- Causalidade linear ou simples: a causa provoca um efeito proporcional (linear). … ex. lei de causa e efeito da física.
- Gatilho: … a causa provoca efeito desproporcional (não-linear). ex. faísca e incendio.
- Efeito dominó: a causa provoca um efeito de proporção diferente (não-linear) e reação em cadeia.
- Retroalimentação (feedback): o efeito modifica (modula) a causação; pode ser negativa ou e positiva.
- Círculo vicioso: gera efeito “expiral de instabilidade ou “espiral destrutiva”.
- Círculo virtuoso … gera “espiral de ascensão” ou “espiral construtiva”.
- Efeito borboleta … uma mudança insignificante na causa provoca efeitos desproporcionais que podem alterar todo o sistema.
- Emergência: formação de sistemas ou padrões complexos a partir da multiplicidade de interações simples.
- Salto de qualidade: Pequenas mudanças quantitativas além de um limite geram efeitos abruptos de qualidade.
- Implicação recíproca ou interação: tradeoffs e mudanças simultânea num “ecossistema de negócios”.
O objetivo desse check List é aumentar a copreensão sobre o conceito de causalidade de
O estudo da relação causa e efeito advém do objetivo de estimar uma medida de risco = probabilidade de ocorrência da causa x efeito da ocorrência
- A causalidade é o agente ou relação que liga dois processos, em que o primeiro é entendido em “em parte” pela existência do segundo e o segundo é dependente do primeiro.
- Diz-se “em parte” porque um efeito pode ter mais do que uma causa.
A expressão lógica que define Causalidade é “Se não A então não B” … que é diferente do senso comum “se A então B” , que não garante que existe a relação de causalidade.
Gestão de Tarefa e Modelo Determinístico
Na figura é apresentado um modelo de gestão de processos e atividades de negócios em 9 estágios … 1) propósito,2) objetivo, 3) análise de situação, 4) metas, 5) estratégias, 6) planos, 7) desempenho, 8) controle e 9) ajustes.
É um exemplo de modelo determinístico que uma empresa pode adotar como referência para a gestão – planejamento, desempenho, controle e ajustes – sistemática.
Além dos componentes ou parãmetros considerados neste modelo de forma explícita outros estão implícitos e podem e devem ser acrescentados.
Por exemplo, no centro do modelo de gestão podem estar posicionados os indicadores estratégicos visíveis em todos os 9 estágios.
O modelo determinístico também facilita a visão gráfica, ou o “formato do sistema”, ilustra uma das várias estruturas mais porovável” ou “grafo fundamental” que explicita os nós (vértices) e relacionamentos (arestas) da estrutura de dados e de estados de processamento do sistema.
As entradas e saídas de cada estágio, ou os fluxos de informações principais da cadeia de valor da gestão, na realidade sofre influência de todas
O mesmo modelo permite analisar de forma semelhante o desempenho da empresa, áreas de negócios, tarefas,.
No entanto, adicionalmente, devem ser também considerada a incerteza inerente do ambiente externo (aleatóriedade da demanda do mercado estra empresa) e interno (a aleatóriedade humana dos funcionários que executam as tarefas )..
Determinismo (tendência) e aleatoriedade (sazonalidade) são abordagens duais, antagônicos, sinérgicos, que se reforçam .
Processo Estocástico
Aleatoriedade é a “falta aparente ou real” de padrão ou previsibilidade de ocorrência dos eventos
- A aleatoriedade é uma característica do mundo real e das empresas.
- Aumenta com o uso de serviços e presença humana.
- É uma medida de incerteza de um resultado.
- Deve ser considerada nas previsões de demandas e cargas de trabalhos dos sistemas, para dimensionar recursos, produtos e serviços.
- Os sistemas que não são determinísticos e envolvem aleatoriedade são chamados de estocásticos e são bem descritos por uma distribuição de probabilidade.
Distribuição de Probabilidade
Distribuição de probabiliade é uma função matemática da teoria da probabilidade, utilizada para fazer previsões das probabilidades de ocorrência de diferentes resultados possíveis para um experimento.
Sistemas estocáticos são sistemas baseados ou bem descritos por distribuições de probabilidade.
Embora os eventos aleatórios sejam por definição, imprevisíveis, se a distribuição de probabilidade da ocorrência desses eventos para um determinado ambiente for conhecida, é possível prever a frequência de resultados diferentes em eventos repetidos (ou “tentativas”), com alto nível de precisão, se for apoiada por histórico de dados e informações de alta qualidade e quamtidade.
2 exemplos de Aleatoriedade e Probabilidade
Teoria de Jogos
Ao lançar 1 dado de 6 lados, a probabilidade de cada um valor ocorrer é de 1 / 6, mas ao lançar dois dados, a probabilidade do resultado da soma ser igual a 7 (1+6, 2+4, 3+4, 4+3, 5+2. 6+1) tenderá a ocorrer duas vezes mais que a soma 4 (1+3, 2+2, 3+1).
Gestão de um negócio.
Você não pode prever com precisão a quantidade de clientes que entrarão na sua loja ou site nos próximos minutos.
A aleatoriedade, tal como o determinismo, são princípios da gestão de processos, recursos , riscos, tarefas.
Ambos os conceitos são importantes para a gestão.
Determinismo e aleatoriedade são conceitos opostos e complementares e analisados de forma conjunta e dependentes.
Enquanto o determinismo foca em certeza. a aleatoriedade foca na incerteza ou probabilidae de acontecer ou não um fenômeno.
Uma maneira de combinar o determinismo com a incerteza é a através da modelagem e simulação.
Modelos podem ser usados para simular eventos e sistemas que exibem tanto padrões determinísticos quanto aleatórios.
Sistemas Físicos … modelagens determinísticos descrevem de forma exata as leis físicas subjacentes do sistema, enquanto os modelos aleatórios modelam a incerteza e a aleatoriedade que podem estar presentes.
Melhorar Precisão nas previsões … porque as técnicas determinísticas podem ser usadas para modelar o comportamento geral do sistema, enquanto as técnicas aleatórias podem ser usadas para modelar a variação aleatória que ocorre dentro do sistema … esse conceito é muito utilizado nas empresa e ciência.
Melhorar a Estabilidade … criar sistema menos suscetíveis a falhas, devido ao amortecimento de oscilações.
Maior Flexibildade … usar tecnicas determinísticas para modelar a estrutura ou o comportamento médio do sistema e a variação aleatória que ocorre dentro do sistema.
Segurança cibernética … evitação de ataques maliciosos, pela combinação de sistema determinismo para identificar identidade do usuário e aleatoedade para geração de senha.
Solução de Problemas … combinar vantagens como precisão, acurácia, veracidade, segurança para atingir soluções ótimas ou sob medidas.