O objetivo principal da gestão da informação é identificar e potencializar recursos informacionais da empresa, aumentar a capacidade de informação, otimização e produção de recursos, frente às mudanças ambientais.
A gestão da informação inclui todos os conceitos genéricos da gestão de recursos.
Investiga “necessidades de informação” para as “atividades chave” da empresa.
É um “ativo imprescindível” e estratégico para qualquer empresa, independente do seu tamanho ou área de atuação.
É uma “atividade meio” envolvida na “maior parte das atividades de qualquer empresa”, que é manipulação de informações e tomada de decisões.
Envolve atividades de captura, armazenamento, recuperação e uso apropriado de informações, de uma ou mais fontes de informação. e redes.
É compartilhada entre muitos participantes interessados pela qualidade, acessibilidade e utilidade da informação.
Lida o tempo todo com problemas e limitações de recursos, tempo, conhecimento, experiência, orçamento, complexidade situacional, qualidade de dados e informação.
Processar informações está no centro da competência empresarial e gerencial.
A gestão de informação é estratégica, nuclear e se sobrepõe a todas as outras gestões – dados, sistemas, tecnologia, processo e estratégias.
Gestão de Dados, Informação e Negócio
A gestão da informação é diferente da gestão de dados.
A gestão de dados foca na infraestrutura de produtos e serviços de TI – tecnologia da informação – para coleta, armazenamento, processamento, compartilhamento, transmissão e qualidade dos dados.
A gestão de informação, trabalha numa “camada superior de abstração” – voltada para diferentes tipos de análise descritiva, diagnóstica., preditiva e prescritiva e fazer o “interface” entre o “plano de negócio” e a “infraestrutura de dados”.
A gestão de negócios foca na modelagem e gestão do negócio, nas ofertas, recursos, pessoas, receitas, custos; depende da gestão de informações e dados.