Seg,rntação de mercado é uma atividade fundamental do marketing … envolve quebrar 0 mercado em segmentos e concentrar os esforços de marketing em um ou alguns segmentos-chave ou MERCADOS ALVOS, ou até mesmo CLIETES ALVO , cujas necessidades e desejos mais se aproximam das OFERTAS (produtos, serviços ou soluções) da sua empresa.
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Toda a segmentação de mercado envolve questões de análise qualitativa e quantitativa que trabalham de forma complementar e segundo reç
lações de causa e efeito.
Os segmentos criados são compostos por grupos (conjuntos) de consumidores que respondem de maneiras semelhantes às estratégias de marketing.
O propósito da segmentação e segmnetos é caracterizar, parametrizar e categorizar grupos de clientes que se encaixam perfeitamente com o modelo de negócio e ofertas da empresa.
Essa estratégia de identificar grupos especificos de consumidores tem como objetivo esmiuçar a compreensão sobre o comportamento do personagem que representam os compradores ideais, ou referência ou preferencial,.
E fazer desse conhecimento alavanca para tornar a promoção, preço, distribuição de produtos e serviços mais fácil, eficiente, conveniente e econômica, para grupos específicos pessoas físicas e jurídicas, provêr orientação para as pessoas da “cadeia de valor do negócio”, sincronizar e alinhar o foco das atividades de marketing para gerar sinergia entre indivíduos, times, empresas, clientes, parceios, intersasados.
A segmentação de mercado e especial a compreensão detalhada do cliente ideal, é imput essencial para todas as áreas do modelo de negócios
Segmentação de Mercado e Marketing Digital
Tecnologia Digital
A ciência e técnicas de marketing acrescentaram uma novo e emergente arsenal de ferramentas baseadas em tecnologia digital.
- redes de computadores … sistemas que interligam sistemas computacionais de pessoas físicas e jurídicas, conhecidos como nós, através de vários meios físicos existentes (fixo, movel, etc), esses dispositivos interconectados enviam, recebem e trocam informações digitais que representam tráfego de dados, voz e vídeo; graças ao hardware e software que compõe o sistema e ambiente; . enviam, recebem e trocam tráfego de controle e tráfego de aplicações entre humanos x humanos, humanos x máquinas, máquina x máquinas.
- internet … presença digital na rede pública de computadores que usa o protocolo aberto IP.
- ciência da computação … técnicas, métodos e ferramentas computacionais para automatizar processos e desenvolver soluções baseadas no uso do processamento digital.
- softwares como serviços (SaaS) … permite aos usuários se conectar e usar aplicativos baseados em nuvem pela Internet.
- platformas como servicos (PaaS) … ambiente de desenvolvimento e implantação completo na nuvem, com recursos que permitem fornecer tudo, desde aplicativos simples até sofisticados aplicativos empresariais habilitados para a nuvem. ex. wordpress; é possível desenvolver sites de tipo comércio eletrônico, revistas, portfólio, gerenciador de projeto, agregador de eventos e, outros conteúdos devido a sua capacidade de extensão através de plugins, temas e programação PHP.
- mídias sociais …
- mobilidade, sistemas de posicionamento global (GPS), inteligência artificial, comunicação digital de alta capacidade, otimização de pesquisas com motores de busca na internet (SEO), tráfego pago, modelos de negócio colaborativos e em rede, modelos de negócio híbridos B2B2C, canais digitais x canais pessoais, marketin outboud, marketing inbound
que expandiram bastante os conceitos e tecnologias de segmentação, canais de marketing e vendas digitais, que antes não existiam
- s plataformas de mídia social, como Facebook, LinkedIn, Twitter e Instagram , têm opções sofisticadas para permitir que as empresas segmentem usuários com base em segmentos de mercado.
As tecnologias podem ajudar a tornar nosso mundo mais justo, mais pacífico e mais justo. Os avanços digitais podem apoiar e acelerar o alcance de cada um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – desde acabar com a pobreza extrema até reduzir a mortalidade materna e infantil, promover a agricultura sustentável e o trabalho decente e alcançar a alfabetização universal. Mas as tecnologias também podem ameaçar a privacidade, corroer a segurança e alimentar a desigualdade. Eles têm implicações para os direitos humanos e a agência humana. Como as gerações anteriores, nós – governos, empresas e indivíduos – temos uma escolha a fazer sobre como aproveitar e gerenciar novas tecnologias.
Quais são os tipos de Segmentação de Mercado?
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Os tipos mais frequentes de segmentação são aplicadas de forma combinada:
- DEMOGRÁFICA segmenta o mercado com base no gênero, idade, nível de renda, estado civil, educação, raça, religião.
- GEOGRÁFICA segmenta o mercado com base na localização, CEP, código de área, cidade, estado, região, país.
- PSICOGRÁFICA divide o mercado com base na classe social e preferências de estilo de vida, valores, crenças, interesses.
- COMPORTAMENTAL divide o mercado com base no comportamento de compra, ocasião, taxa de uso, benefícios procurados, fidelidade.
- FUNIL de MARKETING – outra forma de segmentação de marketing é com base no funil de marketing, desde aqueles que não conhecem a sua empresa e ofertas até aqueles que são seus fãs, que advogam e promovem a sua empresa e suas ofertas.
Estratégias de Segmentação x Mix de Marketing
Veja exemplos de diferentes estratégias de segmentação de marketing e mix de marketing:
Marketing de Massa … Todo mundo em toda parte.
Uma única oferta e um mix de marketing, sem segmentação de mercado.
Itens básicos ou “commodities.
Alta exposição de produto.
Atingir o maior público e volume de vendas.
Mensagem padronizada e impessoal.
Mídias de massa em grande escala, custosa, eficiente e econômica.
Marketing Diferenciado … Foco em grandes segmentos dentro do mercado total
Ofertas para cada segmento de mercado.
Marketing e benefícios exclusivos e diferenciados.
Ganhar afinidade dos consumidores.
Explorar falhas de empresas estabelecidas na atenção e mistura do mix de marketing para um segmento de mercado.
Muito caro, requer planos, atividades e produtos exclusivos para cada segmento-alvo.
Marketing de nicho … Alta penetração em segmentos menores e especializados.
Busca vantagem competitiva em relação a outras empresas que não se concentram no segmento de nicho.
É eficaz para pequenas empresas com recursos limitados, sem usar produção, distribuição ou publicidade em massa.
Pode ser muito lucrativa.
Vulnerável à variações de demanda no segmento que atende.
Micromarketing … Personalização em Massa” ou Marketing um para um”.
Clientes individuais ou microssegmentos localizados.Segmentação mais estreita que o marketing de nicho.
Pode ser muito poderoso por oferecer ao consumidos o que ele deseja, quando e quanto deseja.
Visa atender necessidades individualizadas de forma eficiente e lucrativa.
Exige personalização e estratégias de produção e mix de marketing completo e flexíveis.