O que é Segmentação de Mercado?
Figura. Tipos de Segmentação de Mercado. Demográfica, Geográfica, Psicológica, Comportamental, Tipo de Cliente. São usadas de forma combinada para determinar o perfil dos mercados e cliente alvo.
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SEGMENTAÇÃO de MERCADO envolve quebrar um mercado em segmentos e concentrar os esforços de marketing em um ou alguns segmentos-chave ou MERCADOS ALVOS, cujas necessidades e desejos mais se aproximam de suas OFERTAS (produtos, serviços ou soluções).
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- Os segmentos criados são compostos por consumidores que respondem de maneira semelhante às estratégias de marketing e compartilham características semelhantes.
- Essa estratégia de concentrar esforços de marketing a grupos específicos de consumidores torna a promoção, o preço e a distribuição de seus produtos e serviços mais fácil e econômica; dá foco para as suas atividades de marketing.
- As plataformas de mídia social, como Facebook, LinkedIn, Twitter e Instagram , têm opções sofisticadas para permitir que as empresas segmentem usuários com base em segmentos de mercado.
Quais são os tipos de segmentação de mercado?
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Os tipos mais frequentes de segmentação são aplicadas de forma combinada:
- DEMOGRÁFICA segmenta o mercado com base no gênero, idade, nível de renda, estado civil, educação, raça, religião.
- GEOGRÁFICA segmenta o mercado com base na localização, CEP, código de área, cidade, estado, região, país.
- PSICOGRÁFICA divide o mercado com base na classe social e preferências de estilo de vida, valores, crenças, interesses.
- COMPORTAMENTAL divide o mercado com base no comportamento de compra, ocasião, taxa de uso, benefícios procurados, fidelidade.
- FUNIL de MARKETING – outra forma de segmentação de marketing é com base no funil de marketing, desde aqueles que não conhecem a sua empresa e ofertas até aqueles que são seus fãs, que advogam e promovem a sua empresa e suas ofertas.
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