
Conceito de Segmentação de Mercado
Tipos de Segmentação
Segmentação e Mix de Marketing
Palavras Chve
Resumo
Conclusão
Teste seu Conhecimento
SEGMENTAÇÃO de MERCADO envolve quebrar um mercado em segmentos e concentrar os esforços de marketing em um ou alguns segmentos-chave ou MERCADOS ALVOS, cujas necessidades e desejos mais se aproximam de suas OFERTAS (produtos, serviços ou soluções).
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- Os segmentos criados são compostos por consumidores que respondem de maneira semelhante às estratégias de marketing e compartilham características semelhantes.
- Representam grupos de clientes que se encaixam perfeitamente com seu modelo de negócio.
- Essa estratégia de concentrar esforços de marketing a grupos específicos de consumidores torna a promoção, o preço e a distribuição de seus produtos e serviços mais fácil e econômica e dá foco para as suas atividades de marketing.
- As plataformas de mídia social, como Facebook, LinkedIn, Twitter e Instagram , têm opções sofisticadas para permitir que as empresas segmentem usuários com base em segmentos de mercado.
Quais são os tipos de Segmentação de Mercado?
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Os tipos mais frequentes de segmentação são aplicadas de forma combinada:
- DEMOGRÁFICA segmenta o mercado com base no gênero, idade, nível de renda, estado civil, educação, raça, religião.
- GEOGRÁFICA segmenta o mercado com base na localização, CEP, código de área, cidade, estado, região, país.
- PSICOGRÁFICA divide o mercado com base na classe social e preferências de estilo de vida, valores, crenças, interesses.
- COMPORTAMENTAL divide o mercado com base no comportamento de compra, ocasião, taxa de uso, benefícios procurados, fidelidade.
- FUNIL de MARKETING – outra forma de segmentação de marketing é com base no funil de marketing, desde aqueles que não conhecem a sua empresa e ofertas até aqueles que são seus fãs, que advogam e promovem a sua empresa e suas ofertas.
Estratégias de Segmentação x Mix de Marketing
A tabela abaixo exemplifica diferentes estratégias de marketing tendo como base a segmentação de mercado e o mix de marketing 7P.
Estratégia | Mercado alvo | Descrição de Estratégias de Marketing |
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Marketing de massa | Todo mundo em toda parte | Uma única oferta e um mix de marketing, sem segmentação de mercado. Itens básicos ou “commodities. Alta exposição de produto. Atingir o maior público e volume de vendas. Mensagem padronizada e impessoal. Mídias de massa em grande escala, custosa, eficiente e econômica. |
Marketing diferenciado | Foco em grandes segmentos dentro do mercado total | Ofertas para cada segmento de mercado com marketing e benefícios exclusivos e diferenciados. Ganhar afinidade dos consumidores. Explorar falhas de empresas estabelecidas na atenção e mistura do mix de marketing para um segmento de mercado. Muito caro, requer planos, atividades e produtos exclusivos para cada segmento-alvo. |
Marketing de nicho | Alta penetração em segmentos menores e especializados | Busca vantagem competitiva em relação a outras empresas que não se concentram no segmento de nicho. É eficaz para pequenas empresas com recursos limitados, sem usar produção, distribuição ou publicidade em massa. Pode ser muito lucrativa. Vulnerável à variações de demanda no segmento que atende. |
Micromarketing Personalização em Massa” ou Marketing um para um” | Clientes individuais ou microssegmentos localizados | Segmentação mais estreita que o marketing de nicho. Pode ser muito poderoso por oferecer ao consumidos o que ele deseja, quando e quanto deseja. Visa atender necessidades individualizadas de forma eficiente e lucrativa. Exige personalização e estratégias de produção e mix de marketing completo e flexíveis. |