
- Qual o Modelo de negócio da minha empresa, dos meus clientes, parceiros e concorrentes?
- Quais são os “PROBLEMAS FUNDAMENTAIS” – necessidades, obstáculos, desejos, valores, soluções, que são resolvidos por esses modelos?
- Quais são as “principais demandas”?
- Como os diferentes modelos modelos convivem entre si?
- Quais são as sinergias que podem ser exploradas?
- O que é os colaboradores e parceiros, precisam observar, coletar dados, analisar, compreender, para prospectar e converter oportunidades de venda no dia a dia?
- Quais são os “problemas potenciais” que de cada tipo de modelo resolve?
- O que pode ser feito para aumentar o valor e desempenho dos modelos de negócio?
- Qual o método e ferramentas para desenvolver conhecimento e habilidade em “modelagem de negócio”?
- Quais as vantagens competitivas potenciais com esse conhecimento?

- Use o modelo CANVAS como referência para reflexão.
- Leia a descrição sucinta de cada modelo de negócio listada a seguir.
- Concentre a atenção e sua imaginação em (Público Alvo, Oferta, Atividades, Canais, Receita / Custo).
- Concentre-se inicialmente na visão do todo e nas maiores engrenagens do modelo, quais componentes do modelo que mais se sobrepõem.
- Faça anotações e observe as área de relevância e diferenciação geral de um modelo para outro.
- Você pode escolher primeiro o modelo de negócio da sua empresa, depois do seu cliente preferencial ou uma classe de clientes importantes, e assim por diante.
- Após analisar um modelo de negócio, avalie o equilíbrio de qualidade e quantidade de informação.
- Repita o processo para o segundo modelos negócio de interesse e assim por diante.
- Invista no máximo 5 minutos para cada modelo usando o mesmo padrão de formulário.
- Resultado esperado … biblioteca de blocos de informação sobre modelos de negócio mais importantes para o seu modelo de negócio.
- Fabricante.
- Varejista.
- Distribuição.
- Locação ou Leasing.
- Serviços
- Franquia
- Assinatura
- Modelo de empacotamento
- Serviços Complementares
- Modelo de produto para serviço
- Modelo Um por Um
- Rede
- Comércio eletrônico
- Modelo SaaS
- Crowdsourcing
Modelo de Negócio e Planejamento

Fabricante.
- Criar o ambiente fabril.
- Comprar matérias primas de qualidade.
- Investir em pesquisa e desenvolvimento.
- Criar e Desenvolver produtos necessários.
- Investir em tecnologia.
- Pesquisar conhecimento e inteligência.
- Aplicar processos e métodos de gestão e produção.
- Vender produtos para empresas.
- Vender produtos diretamente para grandes consumidores.
- Fazer parcerias com distribuidores e varejistas.
Varejista.
Comprar produto de fabricantes.
Comprar produtos de distribuidores.
Estar acessível para o mercado.
Disponibilizar lojas físicas ou virtuais.
Relacionar com consumidores.
Vender produtos, serviços e soluções.
Atendimento aos consumidores.
Prestar serviços para clientes.
Servir como último elo da cadeia de suprimentos.
Estocagem de produtos.
Cordialidade.
Franquia
A empresa compra um produto e permite outra empresa usar o produto adquirido por uma taxa periódica.
Funcionam melhor com itens caros, como manufatura e equipamentos médicos … ex. aluguel de carros.
Foca no processo de gestão do negócio.
Existe uma administração master.
Permite assumir o controle de um negócio já estabelecido, com clientes e apoiado por uma estratégia de marketing geral.
Distribuição
A empresa transfere, armazena e vende os produtos, ou serviços da fábrica para o mercado.
Compra em grande quantidade de produtos dos fornecedores e vendem ao mercado por um preço mais alto.
Serviços
Vender serviços, ao invés de produtos.
As pessoas pagam por serviços e não por um produto específico.
Os acordos de níveis de serviços são essenciais.
Exige processo de relacionamento e suporte ao serviço mais apurado que o marketing de produtos.
Modelo um por Um
A empresa doa um item para uma causa de caridade para cada item que é comprado.
Apela à natureza caridosa / consciência dos clientes para incentivá-los a comprar um produto ou serviço.
Permite que a empresa e o cliente se envolva em esforços filantrópicos.
Modelo de Assinatura
O cliente paga um valor recorrente mensal (ou outro período de tempo especificado) para acessar um serviço ou produto.
Ex. NETFLIX
Modelo de Empacotamento
Venda de dois ou mais produtos juntos como uma única unidade.
Geralmente por um preço mais baixo do que a venda de produtos separadamente.
Gerar um maior volume de vendas e comercializar produtos ou serviços mais difíceis de vender.
Normalmente com margens de lucro menor.
Modelo de Serviços Complementares
Oferta de um produto ou serviço básico com serviços / produtos complementares mais sofisticados e caros … ex. aparelhos e lâmina de barbear, impressora e cartuchos
Ou o inverso, com produto sofisticado, com muitos acessórios … ex. iPhones e Macs da Apple.
Modelo de Produto para Serviço
Criar um produto para prover serviços em parceria.
Permitir os clientes comprem um resultado, em vez do equipamento que entrega esse resultado.
Ex. UBER
Comércio eletrônico
O objetivo é atender o mercado de forma online.
Contar com o site da sua empresa para gerar vendas.
Sem contato face a face.
Poder atingir um público muito mais amplo.
Rede
O objetivo é ganhar escala em valor em várias dimensões como:
- gestão.
- economia.
- atendimento.
- desempenho.
- segurança … quanto maior for o número de clientes.
Possibilitar altos crescimento de quantidade de consumidores e tráfego de negócios.
Ex. serviços de telecomunicações, redes sociais, Facebook, Whatsapp , Instagram, etc.
Modelo SaaS
Software as a Service explora serviços online via Internet (cloud computing).
As soluções são elásticas e podem iniciar pequenas e serem escaladas automaticamente, tanto em qualidade (desempenho), quanto em quantidade.
Os serviços são suficientemente bons.
O pagamento dos serviços é de acordo com o uso, com pouco ou nenhum investimento adicional.
Assemelha-se aos serviços utilitários (luz, água, etc), mas com uma infinidade de serviços atrelados ou integráveis.
Crowdsourcing
“Crowdsourcing” é uma palavra advinda da junção de:
- ”Crowd” … grupo de pessoas / empresas que se reúnem para um propósito ou intenção comum, e
- ”Outsourcing” … terceirização ou contratar outra empresa para se responsabilizar por uma atividade planejada ou existente, que é ou poderia ser feita internamente.
- Envolve o recebimento de opiniões, informações ou trabalho de muitas pessoas (ou empresas) diferentes via Internet ou mídias sociais.
- Sem a necessidade de contratar funcionários internos.
- ex. Wikepedia.

Modelo de Negócio em Rede
Com o advento da Internet, mobilidade, redes celulares, redes sociais, ciência da computação, transformação digital, os modelos de rede fazem parte do dia a dia das empresas, de forma combinada com os vários outros modelos.
O que é efeito de rede?
- É o efeito provocado quando “um bem ou serviço se torna mais valioso quando mais pessoas o usam.
Como o feito de rede funciona?
Efeito de rede se torna significativo somente após o serviço ter uma certa porcentagem de assinantes, chamada “massa crítica”, onde o valor obtido do bem ou serviço é maior ou igual ao preço pago pelo bem ou serviço.
O efeito de rede funciona em loops positivos quanto mais usuários, o valor do bem ou serviço aumenta e mais usuários desejam comprar … isso aumenta ainda mais o valor do serviço e pode escalar muito rapidamente.
A chave para fazer o sistema funcionar não é focar no que acontece após o início do loop, mas antes dele, investir para alavancar a “massa crítica”., já que depois que o efeito de rede começa a funcionar, não é preciso muito ou tanto esforço para obter mais usuários.
O desafio está em conseguir que os usuários participem antes que a massa crítica seja atingida.
Como alcançar a massa crítica, viabilizar o negócio ou até causar “efeito avalanche”?
- Investir em motivação extrínseca … ex. bonus ou pagamento.
- isentar taxas … ex. WhatsApp.
- Usar incentivos para inscrição de amigos.
- Prover alto desconto até atingir massa crítica.
- Tornar o produto ou serviço “valioso o suficiente”, se não para todos, pelo menos para os iniciantes, começarem a usar e atingir a massa crítica.
- Construir uma alta população de usuários.
Quais os cuidados ?
- É preciso ter cuidado com congestionamento ou saturação, que interrompem a captação de consumidores.
- Antes do ponto de congestionamento, cada usuário adicionado agrega valor à rede.
- Após o ponto de congestionamento, cada usuário adicionado diminui o valor da rede … a partir desse ponto o efeito de rede torna-se negativo.
- Identificar o ponto de equilíbrio onde o valor obtido é igual ao preço pago.
Quais são os tipos de efeito de rede?
- O modelo de negócio de rede pode ser formado de várias maneiras e gerar resultados diferentes.
- Efeito de rede direto … o aumento no uso leva a um aumento direto no valor .. as redes de telefonia, whatsapp, redes sociais, são exemplos.
- Efeito de rede indireta … o aumento do uso de um produto leva ao aumento na produção de produtos complementares, que por conseguinte, agregam valor ao produto original … ex. o sistema operacional Windows gera vendas de aplicativos que aumentam o valor do próprio Windows.
- Efeito de rede frente e verso … benefício para produto principal e o produto complementar; … aumento no uso por um conjunto de usuários aumenta o valor de um produto complementar para outro conjunto distinto de usuários e vice-versa. Empresas como Airbnb e Uber, que executam um modelo de negócios de rede / agregador, aproveitam o efeito de rede bilateral.
- O Aggregator Business Model é um modelo de rede em que a empresa agregadora coleta informações sobre determinados provedores de oferta, assina contratos com esses provedores e vende seus serviços sob sua própria marca.
- Agregador visita os provedores de oferta.
- O Aggregator promete mais clientes e propõe um plano de parceria.
- Os prestadores de serviços são agora os parceiros.
- Agregador constrói sua própria marca e tenta atrair clientes através de muitas estratégias de marketing.
- Os clientes fazem compras através do agregador.
- Os parceiros obtêm os clientes conforme prometido.
- O agregador recebe a comissão.

Saiba mais. Educação e Aprendizagem, Perguntas, Processos, Métodos e Ferramentas,
Start ups
Uma startup é uma empresa, ou “célula empresarial” com 1 ou poucas pessoas (ou fundadores), que tem uma maneira de resolver um problema e busca desenvolver e validar um modelo de negócios escalável, que pretende crescer e captar sócios e investimentos.
- As desvantagens é que enfrentam grande incerteza e têm altas taxas de fracasso.
- As vantagens é que uma minoria delas tem sucesso e podem ser avaliadas segundo cifras milionárias.
- O primeiro estágio da start up é validar o produto mínimo viável (MVP), um protótipo , para desenvolver e validar o modelos de negócio.
- Start ups para atingir sucesso, segundo algumas estimativas, levam de três a cinco anos de esforço contínuo.
- Uma caraterística fundamental de uma start up é ter um “plano de negócios num horizonte de até 5 anos.

Palavras chaves. custos, desempenho, informação, inteligência,competitiva, objetivos, ofertas, PDCA, planejamento, proatividade, processo, produto, serviço, valor, vantagem competitiva,

Resumo sobre Modelos de Negócios
- Modelo de negócio é a forma que uma empresa cria valor para o públicos alvo de forma estruturada e unificada.
- Contem basicamente 9 componentes: proposição de valor, parceiros, atividades, recursos, clientes, canais, relacionamentos, custos e receitas e como cada um desses 9 componentes se relacionam e criam sinergia.
- O modelo CANVAS é um “metamodelo” que permite escrever rapidamente e estruturadamente, modelos de negócio.
- Os modelos de negócios variam de acordo com os tipos de negócios.
- Os modelos de negócios são suportados por SLAs e KPIs.

Conclusão

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