
A solução de problemas é uma habilidade universal que você pode aplicar em quase tudo que você faz … aprender, analisar, tomar decisões, comprar e vender, criar, e assim por diante … é uma das habilidades mais demandadas na nossa vida e no mercado.
- Saber formular problemas e aplicar métodos e ferramentas de solução de problemas é fator chave para tornar pessoas e empresas agentes de mudança.
- Solucionar problemas significa cria métodos eficazes para compreender os componentes críticos envolvidos no problema e na solução.
- Está na base da rotina diária das empresas que se concentram em algum tipo de processo de solução de problema.
- Desenvolver habilidades de solução de problemas aumenta a sua confiança e capacidade de liderança.
- A solução de problemas é uma habilidade emocional que permite transferir conhecimento e habilidades entre diferentes áreas de competências. – venda, compra, planejamento, tomada de decisão, desenvolvimento de estratégia, e assim por diante.
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Solucionar problemas consiste em usar métodos e ferramentas para desenvolver soluções para os problemas com eficácia e eficiência … pode ter vários significados …
- Encontrar um caminho adequado frente a uma dificuldade para alcançar um objetivo desejado.
- É um estado de desejo por alcançar uma solução definida a partir de uma situação.
- É um processo mental para encontrar soluções para os problemas da vida.
- Na ciência da computação são técnicas de algoritmos, heurísticas e análise de causas raiz de problemas.
- Na educação, proporciona um ensino investigativo e construtivista.
- Na perspectiva de negócios significa inteligência competitiva.
A maior parte do nosso pensamento consciente é sobre problemas e suas soluções; quando não nos entregamos a contemplação, ou devaneios, nossos pensamentos estão voltados para resolver algum tipo de problema.

Saiba mais. Aprender a Aprender, Analise, Tomar Decisões, Comprar e Vender.
Atenção!
Vender, comprar, planejar, aprender, prospectar, investigar e TODOS os processos profissionais e empresariais são processos de “solução de problemas” …
- Aprender – ganhar conhecimento e inteligência para solucionar problemas.
- Prospectar – investigar quem, onde, quanto precisam solucionar problemas.
- Comprar – solucionar problema com produtos ou serviços ou soluções
- Investigar – identificar a situação, o problema, implicações, imagens de solução para solucionar o problema.
- Tomar decisão – escolher uma alternativa para solucionar o problema.
- Vender – convencer o potencial comprador a solucionar problema com seus produtos ou serviços.
Como Solucionar Problemas?
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Check list – Solução de Problemas
Veja boas práticas para a solução de problemas que você pode aplicar imediatamente.
6 passos para resolver problemas de forma eficaz e eficiente!
1. Entender e Descrever Problema – O que é o problema? Quando acontece? Onde acontece? Porque acontece? Quem é responsável ou afetado? Quanto custa? Saiba mais. 5W2H
2. Conter os Efeitos do Problema. O que deve ser feito para estancar ou isolar os efeitos do problema até ser resolvido?
3. Identificar as Causas Raiz do Problema. Qual (is) a causa (s) que se solucionada resolve todos os problemas? Existe mais do que uma causa raiz? Qual a “árvore / estrutura” de problemas?
4. Solucionar com Eficácia. Quais os critérios utilizados na solução? Quais são as alternativas viáveis? Todos os benefícios, custos e riscos estão considerados? A solução não gera novos problemas?
5. Implementar a Solução. Como descrever a solução? Como usar a solução? Quais são os pontos críticos para usar a solução? Todos estão prontos para usar a solução?
6. Validar a Solução. A solução atende as expectativas? Resolve com eficácia e eficiência o problema? Agrega valor prometido? Está sendo usada na frequência e intensidade planejada?

Saiba mais. O poder das perguntas, Perguntas Socráticas, Investigar Necessidades e Problemas, Perguntas de Situação, Perguntas de Problema, Perguntas de Implicação, Perguntas de Solução.
Conceito de Problema

Um problema é um obstáculo para atingir um objetivo … são exemplos de problemas …
- Situação que demanda a realização de uma sequência de ações para construir um resultado.
- Conflito afetivo que impede ou afeta o equilíbrio psicológico do indivíduo.
- Questão não resolvida com desejo de solução.
- Questão proposta para que se dê a solução.
- Proposta duvidosa que pode ter diversas soluções.
- Uma dificuldade ou desafio para atingir um objetivo.
Ferramenta 5W2H para Descrever Problemas

Um problema bem descrito é um problema solucionado parcialmente!
- Uma descrição adequada de um problema é uma pista para a sua solução.
- Em outras palavras … uma boa descrição do problema faz parte da solução do problema.
- Serve como uma ótima ferramenta de comunicação para ajudar você a obter o apoio das outras pessoas.
- É uma síntese da formulação de objetivo, situação atual, percepção do problema e do desafio envolvido na solução.
- Quando os problemas são descritos adequadamente, as pessoas percebem e compreendem o que você está tentando resolver.–
O método 5H2H é frequentemente aplicado para descrever problemas … métodos, processos e ferramentas.
- What – O que é o problema?
- When – Quando o problema acontece?
- Where – Onde o problema acontece?
- Why – Porque o problema acontece?
- Who – Quem são os responsáveis responsáveis por realizar as ações.
- How – Como o problema acontece?
- How Much – Quanto custa o problema?
É muito importante que as perguntas 5W2H sejam respondidas com fatos e dados para ajudar a definir o escopo da investigação, conceitos, processos e relações de causa e efeito do problema e soluções potenciais. … um erro frequente na descrição de problemas é que as pessoas geralmente assumem que todo mundo sabe qual é o problema e … inevitavelmente, isso leva a uma descrição incompleta ou incorreta do problema.

Saiba mais. Check list 5W2H
Identificar Causas Raízes do Problema

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Diagrama de Ishikawa
O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama Espinha de peixe, é uma ferramenta gráfica para descobrir, organizar e resumir conhecimento de um grupo de pessoas a respeito das possíveis causas que contribuem para um determinado efeito.
- Análise de Causa Raiz é um método de solução de problemas usado para identificar as causas principais de falhas ou problemas.
- Fazer análise de causa e efeito está no cerne do processo de resolução de problemas.
- A causa raiz do problema é a causa que origina todos ou outros problemas adjacentes.
- Para resolver um problema de forma efetiva precisamos focar na causa raiz, se focarmos a solução numa causa ou problema subjacente, ou num sintoma, o problema não será resolvido por completo.
- É sempre necessário ir além dos sintomas (ou verificação superficial de causa e efeito).
Vantagens do diagrama de Ishikawa
- Ferramenta de brainstorming altamente visual que pode desencadear outros exemplos de causas-raiz
- Identifique rapidamente se a causa raiz é encontrada várias vezes na mesma ou diferente árvore causal
- Permite ver todas as causas simultaneamente
- Boa visualização para apresentar problemas às partes interessadas
Desvantagens do diagrama de Ishikawa
- Defeitos complexos podem gerar muitas causas que podem se tornar visualmente desorganizadas
- As inter-relações entre causas não são facilmente identificáveis.
Princípios Básicos para a Análise da Causa Raiz
Existem alguns princípios básicos para garantir a eficácia da análise de causa raiz, contribuir para a qualidade da análise e conquistar a confiança do potencial comprador.
- Concentre-se em corrigir e tratar as causas raiz e não apenas os sintomas.
- Trate os sintomas para proporcionar alívio imediato.
- Pode haver (e geralmente há) várias causas raiz.
- Concentre-se em COMO e POR QUE algo aconteceu e não apenas em QUEM foi o responsável.
- Encontre provas concretas de “causa e efeito” para respaldar suas hipóteses da causa raiz.
- Disponibilize informações suficientes para fundamentar as medidas corretivas.
- Pense em como é possível evitar (ou replicar) uma causa raiz no futuro.

Saiba mais. Processo de Análise
Métodos para Solucionar Problemas com Eficácia
Para resolver problemas de forma eficiente você pode testar e combinar vários métodos … veja uma lista de métodos mais utilizados …
- Abstração – resolver o problema considerando apenas as coisas mais relevantes.
- Analogia – identificar uma relação de semelhança entre uma problemas e usar soluções semelhantes.
- Brainstorming – sugerir um grande número de soluções ou ideias e escolher as melhores alternativas.
- Análise– dividir um problema grande e complexo em problemas menores e solucionáveis.
- Análise de causa raiz – identificar a causa primária de um problema e avaliar a solução para a causa primária.
- Teste de hipótese – assumir uma possível explicação para o problema e tentar provar ou refutar.
- Pensamento lateral – abordar soluções de forma indireta e criativa.
- Análise de meios e fins – escolher uma ação em cada etapa para se aproximar do objetivo.
- Prova – tentar provar que o problema não pode ser resolvido; o ponto em que a prova falha será o ponto de partida para a solução.
- Redução – transformar o problema em outro problema para o qual existem soluções.
- Pesquisa – empregar ou adaptar ideias existentes à problemas semelhantes.
- Tentativa e erro – testar possíveis soluções até encontrar a solução certa.
- Perguntas SPIS – concatenar perguntas para obter fatos e dados da situação, problema, implicação e alternativas de solução.
- Pensamento Focado x Difuso – controlar e comutar a atenção entre pensamento focado e pensamento difuso para criar ou identificar caminhos de solução.

Saiba mais. Utilidade dos Métodos
Fundamentos para a Solução de Problemas
Principais fundamentos para solução de problema são … foco no cliente, escopo, causa raiz, formulação clara, segmentar a solução, teoria e prática …
- Focar na “perspectiva do cliente”, fatos e dados e na sua imagem de solução.
- Delimitar o escopo da solução (entidades, processos, relacionamento, informações).
- Identificar a “causa raiz” do problema.
- Formular a solução de forma clara e precisa para a causa raiz.
- Segmentar a solução em partes menores, para facilitar conceituar, desenvolver, testar, treinar, implantar e gerenciar.
- Ter base de conhecimento prático e teórico.

Saiba mais. Imagem de solução.
Soluções Alternativas e Escolha da melhor Solução
Selecione a solução só depois que várias alternativas de solução de problemas tenham sido propostas para aumentar significativamente o valor da sua solução na perspectiva dos interessados.
- Crie uma imagem de solução (hipótese inicial) como base para o desenvolvimento de um roteiro para a investigação de alternativas.
- Faça um brainstorming com as pessoas envolvidas para o estágio inicial da solução de problemas para coletar ideias, gerar engajamento e compromisso.
- Sempre checar se uma alternativa resolve o problema sem causar outros problemas.
- Garanta que todos os influenciadores e interessados entendam e aceitem a alternativa de solução.
- Atentar para que a alternativa se encaixe dentro das restrições e valores organizacionais.
Implementar e Acompanhar a Solução
Os líderes são chamados a orientar outras pessoas a implantar soluções, “vender” a solução ou facilitar a implementação com a ajuda de outras pessoas … implementar e acompanhar a solução envolve habilidades de liderança.
- O planejamento e a preparação são a chave para uma implementação bem-sucedida.
- Envolver outras pessoas na implementação é uma maneira eficaz de obter apoio e minimizar a resistência a alterações subsequentes e … ajudar outras pessoas a ter sucesso.
- Independentemente de como a solução seja lançada, os canais de feedback devem ser incorporados à implementação.
- A solução deverá ser monitorada via indicadores operacionais e metas (expectativas).
- É essencial uma comunicação eficaz para conscientizar as pessoas e trabalhar as expectativas … desenvolver patrocinadores …
- Implementar a solução gradualmente é outra boa prática … ser criterioso para implementar mais cedo ou mais tarde.

Saiba mais. Gerenciamento de Recursos
Mapa Mental do Conceito de Solução de Problema


Saiba mais. Mapa Mental, Mapa Conceitual

Palavras chaves – solução de problemas, situação, problema, implicações, 5W2H, método Ishikawa, causa raiz, métodos de solução de problemas, alternativas de solução, tomada de decisão, aprender a aprender, processo de venda.

Conclusão sobre Solução de Problemas
- Solucionar problemas é uma habilidade universal, que se aplica em quase tudo … é muito valorizada no mercado!
- Aprender a Aprender, Analise, Tomar Decisões, Comprar e Vender, Planejar, e a maioria dos processos empresariais são suportado pelo processo de solução de problemas, que por conseguinte é suportado pelo processo de tomada de decisão.
- A habilidade de solucionar problemas e usar ferramenta cognitivas desenvolve a sua capacidade de aprender a aprender, imaginar situações reais e sugestivas que exijam atitude ativa ou esforço para buscar as suas próprias respostas.
- Para resolver problemas com efetividade (eficácia e eficiência), você deve:
- Descrever o problema … o método 5W2H é frequentemente aplicado.
- Após a descrição clara do problema você deve isolar e conter efeitos do problema até a sua solução.
- Na sequência, o próximo passo é identificar as relações de causa e efeito e a “raiz do problema”.
- O Diagrama de Ishikawa é uma ferramenta gráfica para identificar as causas raiz de um problema.
- Após problema descrito, causas raiz identificadas, podem ser adotadas vários tipos de estratégias para solucionar o problema: abstração, analogia, brainstorm, dividir para conquistar, testar hipóteses, analisar causa raiz, tentativa e erro e assim por diante.
- Quanto mais difícil e importante o problema, mais necessário é usar um processo disciplinado.
- A seleção da solução só pode ser feita depois que várias alternativas de solução de problemas tenham sido propostas, isso para aumentar significativamente o valor da sua solução na perspectiva dos interessados.
- Os líderes são chamados a orientar outras pessoas a implantar soluções, “vender” a solução ou facilitar a implementação com a ajuda de outras pessoas; implementar e acompanhar a solução envolve habilidades de liderança.
- A habilidade de solucionar problemas desenvolve a sua capacidade de aprender a aprender e tomar decisões.

Teste seu Conhecimento sobre Solução de Problemas
- Como solucionar os problemas?
- Qual a importância da habilidade de solução de problemas no seu dia a dia?
- O que é um problema?
- Cite 5 exemplos de problemas empresariais, depois aumente a lista para 10 problemas.
- Quais são os 5 estágios para resolver problemas?
- Cite uma boas técnica para descrever problemas?
- Qual a importância da formulação de problemas para a solução de problemas?
- O que deve ser feito imediatamente após a identificação e descrição do problema?
- O significa identificar a causa raiz de um problema? Qual o benefício?
- Qual o propósito do diagrama de Ishikawa?
- Quais são os passos para para mapear as relações de causas e efeitos de problemas utilizando o diagrama de Ishikawa?
- Quais as vantagens e desvantagens do diagrama de Ishikawa?
- O significa solucionar problemas com eficácia?
- Cite 5 estratégias para solucionar problemas.
- Quais os cuidados na definição de uma solução de um problema?
- Qual a importância de gerar várias alternativas de solução?
- Como você deve implantar a solução de problemas?
- Qual a relação entre “solução de problema” e “aprendizado”?
- Qual a relação entre “solução de problema” e “aprendizado”?
- Qual a relação entre resolução de problemas e tomada de decisão?