
O Mix de marketing é uma ferramenta endereçada para “profissionais de marketing” formular estratégias de produtos e serviços para atingir objetivos de marketing.
- O conceito de mix de marketing foi introduzido por Neil Borden em 1953, com 12 variáveis, foi resumido por McCarthy em 1960 com 4 variáveis 4Ps – Produto, Preço, Promoção e Praça.
- Foi originariamente projetado para o marketing de massa.
- Em 1981, Booms e Bitner acrescentaram mais 3 Ps – Processo, Pessoas e Phisical Evidences (evidências físicas), para expandir o conceito para o marketing de serviços e marketing B2B.
- O mix de marketing é normalmente inserido na “parte tática” do plano de marketing, para tratar as ofertas (produtos, serviços e soluções), em complemento à estratégia geral de marketing da empresa.
O Mix de Marketing 4P está nas origens do marketing transacional, mas não supre todas as necessidades do marketing de serviços e marketing de relacionamento.

Saiba mais. Objetivos de Marketing, Conceitos de marketing, Segmentação e Mix de Marketing, Marketing de Transação, Marketing de Relacionamento, Produto, Serviço ou Solução, Plano de Marketing, Proposição de Valor, Avatar.
Benefícios Potenciais do Mix de Marketing
O uso adequado do mix de marketing facilita: aplicar conceitos de marketing, identificar os melhores potenciais compradores, fazer analise de SWOT, elaborar estratégias, alinhar a empresa no entorno do produto principal e identificar os melhores potenciais compradores.
- Uma da razão para a popularidade do mix de marketing advém das virtudes pedagógicas do modelo 4P e 7P, que torna o ensino do marketing mais fácil.
- Facilita o trabalho dos profissionais de marketing para desenvolver vantagens competitivas frente aos concorrentes.
- É um check list para combinar componentes / recursos disponíveis na empresa para suportar a oferta de produtos, serviços e soluções.
- Ajuda a desenvolver “criteriosamente” a oferta e comunicar a sua proposta de valor.

Saiba mais. Produtos, serviços e soluções, Percepção de Valor, SWOT, Avatar.
Mix de Marketing … Quem Usa?
O mix de marketing é uma ferramenta de uso interno e concebido para profissionais da área de marketing.
- Gerente de Produto ou Serviço – desenvolver e lançar produtos, estratégia de negócios e coordenar atividades para o sucesso comercial do produto …
- Representante de Venda – entender o produto ou serviço de forma ampliada para ajudar a construir relacionamentos com clientes e converter vendas …
- Gerente de Canais – desenvolver estratégias para desenvolver canais de vendas e distribuição e credenciar novos parceiros …
- Gerentes de Vendas – ajudar a aplicar técnicas de vendas e gerenciamento vendas para motivar, desenvolver talentos e atingir metas …

Saiba mais. Funcoes Empresariais mais Frequentes
Mix de Marketing … Como Usar?

Para usar o mix de marketing de forma efetiva e atingir os resultados esperados, é necessário monitorar mudanças do mercado e misturar recursos e estratégias com cuidado em termos de qualidade e quantidade, ou seja …
- Monitorar e analisar o mercado alvo, definir o perfil dos clientes ideais, seus hábitos, valores, onde compram e onde buscam informações para comprar seus produtos.
- Compor o mix de marketing da oferta para gerar o produto certo, no lugar certo, no momento certo, com preço certo, para pessoas certas e ser percebido como uma proposição de valor consistente.
- O arranjo correto do mix de marketing desempenha um papel importante para qualquer empresa.
- No entanto, um erro num elemento do mix de marketing pode significar insucesso … por exemplo, promover um potencial benefício para um mercado alvo que não percebe ou valoriza o benefício, ou oferecer um produto numa época ou circunstância errada, ou vender um item a um preço muito alto ou muito baixo, e assim por diante.
… isso está longe de ser uma coisa simples.

Saiba mais. Proposição de Valor
Check List 7P

Check List – Mix de Marketing 7P
Este Check list reúne “perguntas inteligentes” para definir estratégias de marketing 7Ps – produto, preço, promoção, praça, pessoas, processo e evidências físicas.
- PRODUTO – Quais as necessidades ou problemas que o produto resolve? Como desenvolver os produtos ou serviços? O produto funciona da forma esperada pelos consumidores? Como se parece? Como se diferencia dos seus concorrentes? Onde e como o cliente irá usá-lo?
- PREÇO – Qual a quantidade de dinheiro necessária para comprar? Como definir ou mudar o modelo de preço? Qual o poder de compra do potencial comprador? O preço se ajusta ao posicionamento do produto?
- PROMOÇÃO – Quais as ações para tornar o produto conhecido? Qual o mix de promoção mais adequado considerando publicidade, propaganda, vendas direta, telemarketing, marketing direto? A nossa comunicação está direcionada à audiência correta e da maneira que ela mais gostaria de ouvir?
- PRAÇA – Onde o produto será vendido? Quais novas opções de distribuição estão disponíveis para os clientes experimentarem nosso produto, por exemplo, on-line, na loja, no celular, etc.
- PESSOAS – Quem representará os negócios junto ao cliente? Existem lacunas de habilidades? Qual a nossa inteligência competitiva?
- PROCESSO – Quais os processos do negócio que nos diferenciam da competição – contratação, entrega, uso, garantia, gestão ou descarte dos produtos e serviços?
- EVIDÊNCIAS FÍSICAS – Qual o ambiente e estado emocional da experiência para o cliente? Como estão nossas instalações e materiais de venda? Os elementos físicos e tangíveis da oferta agregam valor aos potenciais compradores?
Mix de Promoção

Mix de Promoção é um subconjunto de estratégias do mix de marketing …
- Promoção em marketing significa iniciar ou impulsar o processo de tomada de decisão do público alvo para comprar um produto ou serviço.
- Campanhas publicitárias ou promocionais são compostas de várias abordagens envolvendo propaganda, publicidade, venda pessoal, marketing direto e marketing digital.
- A principal característica de uma campanha publicitária é que as peças que a constituem devem ter uma identidade entre si, textual e visual, para causar sinergia e melhores resultados.
- O uso do mix de promoção tem várias vantagens potenciais, como: 1) melhorar a eficácia das campanhas promocionais, 2) ajudar a segmentar o público, 3) melhorar a comunicação com os clientes, 4) informar sobre necessidades e soluções e 5) destacar-se da multidão.
Acredita-se que haja uma maneira ideal de alocar recursos e orçamentos para os diferentes elementos do mix promocional para gerar as melhores campanhas e resultados de marketing.
Check List do Mix de Promoção

Check List – Desenvolver Mix de Promoção
Este Check List reúne boas práticas e táticas que podem ser combinadas para formular o do Mix de Promoção.
- Revisões Trimestrais do mix de marketing de promoção.
- Identificar o cliente ideal.
- Anúncios em meios de comunicação de massa – radio, televisão, outdoor, mala direta, brochuras,catálogos, “displays” em lojas, posteres, aplicativos móveis, filmes, páginas da web, anúncios em banners, e-mails.
- Venda Pessoal padronizadas via scripts para fortalecer apresentações oral, presencial, por telefone ou videoconferência.
- Promoção de Vendas para comunicar e aumentar a demanda dos produtos, por tempo limitado, via brindes, sorteios, concursos, amostras de produtos, liquidações.
- Publicidade para dar visibilidade e conscientização pública de produtos, serviços ou empresas através de terceiros.
- Padronizar Atividades de Venda como apresentações, reuniões, treinamento, programas de incentivo para parceiros e telemarketing.
- Marketing Direto para comunicação com clientes via mensagens móveis, e-mail e catálogos.
- Marketing de Guerrilha para chamar a atenção de forma não convencional, não esperada, causar emoções, fazer com que as pessoas se lembrem do produto e da experiência.
- Marketing Digital para comercializar produtos ou serviços usando tecnologias digitais, principalmente na Internet, incluindo telefones celulares, publicidade gráfica e qualquer outro meio digital.

Saiba mais. Marketing Digital, Campanhas de Marketing, Conteúdos Digitais.
O marketing frequentemente é definido como a arte de vender produtos, mas vender é apenas a “ponta do iceberg”…
Mix de Marketing e Plano de Marketing

O mix de marketing é a parte tática do plano de marketing, muda com o tempo e podem ser aplicado para um produto ou para a empresa como um todo.
- O mix de marketing é diferente para cada modelo de negócio e muda ao longo do tempo, alterando a ênfase em certos fatores em detrimento de outros.
- O mix de marketing é considerado uma ferramenta de marketing que todos os empresários devem conhecer para “desdobrar as estratégias gerais de marketing” e conseguirem diferenciação no mercado.
- Os componentes do mix de marketing não são fixos, mudam com o tempo … os gerentes de marketing testam vários elementos para determinar quais táticas alcançam o maior retorno sobre o investimento (ROI).
- É fundamental estabelecer uma estratégia de mix de marketing para cada produto, mas você pode usar o seu mix de marketing para um único produto ou para toda a empresa … essa é uma decisão estratégica.

Saiba mais. Plano de Marketing
Críticas ao Mix de Marketing
O mix de marketing tem sofrido várias críticas ao longo dos últimos anos …
- Uma primeira crítica é que trata-se de uma lista de variáveis que não se encaixa em todas as situações de mercado.
- Outra crítica é que foi concebido para ser “misturado” por uma área de marketing específica e isso não tem se mostrado efetivo na prática para muitas empresas que buscam orientação no mercado …
- Adicionalmente, não é pouco frequente encontrar departamentos de marketing isolados do restante da empresa e influenciarem outras áreas da empresa a perderem o foco e interesse nos clientes …
- Os clientes se tornam números para os “especialistas em marketing” que muitas vezes pensam e agem sem terem contato com o cliente … cada vez mais estão sendo empregados “profissionais de marketing de meio período” – capazes de estarem no lugar certo, na hora certa com o cliente certo.
- Independentemente das críticas, o conceito mix de marketing é usado por muitas empresas de sucesso, que usam o marketing transacional.
Mix de Marketing 4C

Além das abordagens 4P e 7P, o método 4C, apresenta o mix de marketing na perspectiva do comprador e não do vendedor … Cliente (ao invés produto), Custo (ao invés de preço), Conveniência (ao invés de praça) e Comunicação (ao invés promoção).
Introduzido em 1993 por Robert Lauterborn
- O modelo 4Cs oferece uma visão diferente do mix de marketing 4Ps, está orientado para o consumidor mais moderno, bem informado e incluso em mercados super saturados.
- Busca resolver as limitações do mix 4P, que induz a empresa ver o mercado de forma muito ampla e não captar o que o consumidor realmente deseja, devido à grande variedade de perfis de compradores do mercado de massa.
- Já o marketing de nicho abre espaço para conversas quase individuais, permite entender quem é o cliente e quais são suas reais necessidades, desejos e vontades.
- Diante disso, abre mais oportunidades de descobrir segmentos de mercado que não estão sujeitos à competição e podem ser lucrativos se as necessidades e demandas forem grande o suficiente.

Palavras chaves: mix de marketing 4P, mix de marketing 7P, mix de marketing 4C, avatar, estratégia, proposição de valor, produto, preço, promoção, praça, processo, pessoas e evidências físicas, mix promocional, propaganda, publicidade, venda pessoal, marketing direto, marketing digital.

Resumo sobre Mix de Market
- O mix de marketing é uma ferramenta para misturar “ingredientes” para formular estratégias de produtos e serviços.
- O Mix de Marketing 4P está nas origens do marketing transacional e mercado de massa.
- O mix de marketing 7P acrescenta mais 3 Ps – Processo, Pessoas e Phisical Evidences (evidências físicas), principalmente para expandir o conceito de marketing de produtos para o marketing de serviços.
- O uso do mix de marketing facilita elaborar estratégias, fazer analise de SWOT, benchmarking, alinhar a empresa no entorno do produto e identificar potenciais compradores.
- Para usar o mix de marketing é necessário monitorar mudanças do mercado e ajustar a qualidade e quantidade da mistura dos seus ingredientes (recursos e estratégias).
- Uma boa prática é usar o check list para elaborar “perguntas inteligentes” 7P – Produto, Preço, Promoção, Praça, Pessoas, Processo e Evidências físicas.
- O mix de promoção é um subconjunto do mix de marketing e aplica a mesma lógica para aloca recursos e orçamentos para gerar as melhores campanhas promocionais.
- O mix de marketing é um importante componente tático do plano de marketing e complementa as estratégias gerais de marketing.
- O mix de marketing sofre várias críticas. por ser concebido para profissionais da área de marketing e não para a empresa como um todo, ser direcionado para o marketing de produto e mercado de massa, não focar no relacionamento com clientes … mas ainda é utilizado por muitas empresa de sucesso.
- O método 4C, apresenta o mix de marketing na perspectiva do comprador e não do vendedor – Cliente (ao invés produto), Custo (ao invés de preço), Conveniência (ao invés de praça) e Comunicação (ao invés promoção), para tratar as limitações do mix de marketing 4P/7P e atrair o consumidor mais moderno e bem informado, diante de mercados super saturados.
Conclusão

Você como gerente de negócios ou profissional de marketing é um “misturador de ingredientes de marketing”, às vezes segue uma receita preparada por outros, às vezes prepara a sua própria receita, às vezes adapta uma receita aos ingredientes imediatamente disponíveis ou até experimenta ou inventa ingredientes que ninguém mais tentou.

Teste seu Conhecimento sobre Mix de Marketing
- O que é mix de marketing?
- Qual a utilidade da ferramenta mix de marketing? Onde pode ser aplicada?
- Qual a relação entre mix de marketing e plano de marketing?
- Qual a relação entre mix de marketing e oferta?
- Qual a relação entre mix de marketing e proposição de valor?
- Qual a relação entre mix de marketing e segmentação de mercado?
- O que é mix de marketing 7P?
- Qual a diferença entre mix de marketing 7P e mix de marketing 4P?
- Cite 3 exemplos de estratégias para cada P do mix de marketing 7P?
- O que é mix de promoção?
- Cite 5 componentes do mix de promoção.
- Qual a relação entre marketing e vendas?
- Explique a expressão: “mix de marketing é um misturador de ingredientes de marketing”.
- Os componentes do mix de marketing são fixos? Explique a sua resposta.
- Você deve aplicar um único mix de marketing para todos os produtos da empresa? Explique a sua resposta.
- Quais são os erros mais frequentes cometidos na elaboração do mix de marketing?