
Para a sua empresa crescer você precisa de um PLANO de MARKETING, que descreva TUDO … quem são os clientes-alvo, como serão alcançados e como comprarão repetidamente de você.
O plano de marketing detalha como a empresa planeja se diferenciar no mercado e persuadir as pessoas a comprarem seus produtos ou serviços, ao invés de comprarem da concorrência.
- Mais do que um plano é uma ferramenta de marketing endereçado para investidores e gerentes.
- Pode ser dividido em 3 partes: Sumário Executivo, Estratégias Gerais e Mix de Marketing.
- É aplicado em várias situações de negócios, para a empresa como um todo, um negócio específico, para marca da empresa e para produtos, serviços ou soluções.
- Gera informações bem estruturadas e de fácil acesso, que servirão de referência para outros planos empresariais.
- Aumenta a confiança no negócio, contém estratégias para reduzir os riscos e ajudar o planejamento, execução, controle e ajustes de todas as atividades de marketing.

Saiba mais. Conceitos e Ferramentas de Marketing, Planos Empresariais, Plano Estratégico, Plano de Negócio, Plano Operacional, Plano de Vendas
Como Fazer um Plano de Marketing

Check List – Principais Componentes do Plano de Marketing

O plano de Marketing é composto por 3 componentes: Sumário Executivo, Estratégias Gerais e Mix de Marketing …
Sumário Executivo
Sumário Executivo é uma documento de marketing, ou uma proposta para vender o plano de marketing para investidores e executivos.
- É considerado por muitos como a parte mais importante do plano de marketing
- O Sumário Executivo é um tipo de marketing de conteúdo elaborado para vender o plano de marketing.
- Com teoria e prática você gradadivamente obtém novos insights sobre o que suas personas gostam e o que não funciona para elas.
- Escrever sumários é uma atividade de marketing que combina ciência e arte.
- Como é o Formato?
- Deve ser escrito como um conteúdo de marketing para cativar corações e mentes.
- Deve ser conciso e objetivo, com até 2 páginas.
- É composto de uma estrutura simples de 3 partes – introdução, corpo e conclusão.
- Deve conter e articular título, seções, subtítulos, parágrafos curtos, para facilitar a leitura.
- Qual o Objetivo?
- Atrair investidores e clientes.
- Resumir o plano, construir uma imagem de solução e aumentar a percepção de valor da proposta.
- Ajudar na tomada de decisão com base apenas na sua leitura.
- Motivar a leitura seletiva ou do plano completo.
- Quem é o Público Alvo?
- Gerentes e tomadores de decisão internos à empresa, ou
- Investidores que procuram as melhores opções de investimentos.
- Influenciadores e interessados que têm pouco tempo para a leitura do plano de marketing.
- Como escrever a Introdução do sumário executivo?
- Breve e focada no perfil do avatar.
- Descrever o objetivo do sumário e benefícios potenciais.
- Diferenciar a proposta de negócio detalhada no plano das alternativas concorrentes.
- Destacar informações, resultados e previsões que serão apresentados.
- Combinar título, palavras chave e ganchos mentais para chamar a atenção e despertar interesse do público alvo específico.
- Como escrever o Corpo do Sumário?
- Cumprir a promessa da introdução.
- Segmentar em seções que correspondam às seções do plano de marketing, não necessariamente todas.
- Apresentar a situação da empresa, modelo de negócio, produtos e serviços, tempo de mercado, missão, objetivos, realizações, honras e sucesso.
- Resumir as estratégias gerais e o mix de marketing para cada produto.
- Fazer projeções financeiras para justificar o valor do plano e potencial de retorno do investimento.
- Como escrever a Conclusão do Sumário?
- Recapitular a ideia principal descrita na introdução e resumida no corpo do sumário
- Complementar ou enfatizar potenciais benefícios.
- Finalizar com uma “chamada para ação” para incentivar o leitor a agir na direção que você queira.
- Referências e Contatos
- Listar autores e colaboradores.
- Informar agenda.
- Incentivar contatos.

Saiba mais. Check List para Escrever Textos, Artigos e Sumários, Método AIDA, Formulação de Títulos.
Parte Estratégica do Plano de Marketing
A parte estratégica do plano de marketing resume os aspectos gerais do marketing da empresa, objetivos empresariais, situação, clientes alvo, SWOT, estratégias de marketing, previsões financeiras e como o plano será avaliado.
- OBJETIVOS DE MARKETING – definir onde exatamente a empresa deseja estar em algum momento do futuro, de forma SMART, por exemplo, “entrar no mercado Z, com o produto X e ganhar 15% do mercado em 1 ano”.
- SITUAÇÃO DE MARKETING – apresentar informações sobre a situação do mercado, resultados de pesquisas e segmentações de mercado, tipos de consumidores, comportamento de compra, resultados de venda, receitas, custos, lucros, concorrentes, ofertas, produtos, serviços.
- CLIENTES ALVO – descrever as “personas” ou “avatares” ou clientes ideais, que serão alvo dos esforços, ações de marketing, campanhas, ofertas, conteúdos, títulos, palavras chaves, personalização, gerenciamento da marca.
- ANÁLISE DE SWOT – validar os objetivos de marketing, identificar desafios, apontar principais oportunidades e forças para suportar as estratégias x ameaças e fraquezas que devem ser tratadas no mix de marketing e linha de produtos e serviços.
- ESTRATÉGIA de MARKETING – apresentar as estratégias gerais de marketing para alcançar os objetivos empresariais e alinhar o marketing com as demais áreas da empresa, como compras, produção, vendas, operação, financeiro, TI, propaganda e promoção.
- PLANO FINANCEIRO – prever os resultados financeiros esperados do plano ao longo do ano.
- CONTROLES – descrever os KPIs e como o plano será monitorado em base mensal.
Saiba mais. Objetivos de Marketing, Objetivos com Foco no Cliente, Objetivos Financeiros, Objetivos de Processos de Marketing.
Exemplos de Estratégias Gerais de Marketing
- Estratégias que afetam todos os produtos da empresa.
- Definir Mercado alvo e Avatares.
- Modelo de Negócio.
- Posicionar a Marca (foco, singularidade e mensagem de valor).
- Tecnologias e canais de relacionamento.
- Estratégia Geral para Campanhas de aquisição e monetização de clientes.
- Modelo do Mix de Marketing (Produto, Preço, Promoção, Praça, Pessoas, Processos e Evidências físicas).
- Estratégia de Marketing de Mídia Social.
- Diferenciais de Processos para intimidade com cliente ou inovação de produtos ou excelência operacional.
- …
Parte Tática do Plano de Marketing
A parte tática do plano de marketing descreve o MIX de MARKETING, a mistura de estratégias específicas para produtos, preços, promoção, praças, pessoas, processos e evidências físicas, para complementar as estratégias gerais de marketing.

O mix de marketing é o conjunto de “ferramentas e táticas” que a empresa usará para complementar as estratégias gerais de marketing e fazer o “controle de marketing”;
- Você como gerente de negócios deve usar a ferramenta mix de marketing como um “misturador de ingredientes de marketing” … às vezes segue uma receita preparada por outros ou prepara a sua própria receita, às vezes adapta uma receita aos ingredientes imediatamente disponíveis ou até experimenta ou inventa ingredientes que ninguém mais tentou.
- O mix de marketing é considerado uma ferramenta de marketing essencial que todos os empresários devem conhecer para “desdobrar as estratégias gerais de marketing” e conseguirem diferenciação no mercado.
- Os componentes de um mix de marketing não são fixos, mudam com o tempo; os gerentes de marketing testam vários elementos do mix de marketing para determinar quais táticas alcançam o maior retorno sobre o investimento (ROI).
- É fundamental você estabelecer uma estratégia de mix de marketing para cada produto;
- Você pode usar o seu mix de marketing para um único produto ou para toda a empresa; essa é uma decisão estratégica.
- O mix de marketing de cada empresa é diferente e muda ao longo do tempo, alterando a ênfase em certos fatores em detrimento de outros.
- Algumas empresas modelam seu mix de marketing para cada produto, enquanto outras adotam um único mix de marketing para toda a empresa.
Exemplos de Táticas do Mix de Marketing …
- Um site ou página de destino para um produto.
- Estratégia SEO (marketing de busca na Internet).
- Marketing de Mídia Social.
- Anúncios Pagos na Internet.
- Revisão do mix de marketing de produtos.
- Videos online.
- Participação em eventos, feiras e congressos.
- Anúncios de televisão.
- Demonstrações de loja.
- etc.

Saiba mais. Mix de Marketing
Plano de Marketing x Plano de Negócio
- Um plano de marketing foca no marketing: objetivos e estratégias de marketing, mercados-alvo, mix de marketing, mensagens e programas.
- Um plano de negócio explica o modelo de negócio, planos financeiros, mercados-alvo, vendas, produtos e serviços, operações de forma integrada.
- O fluxo de caixa é vital para um plano de negócios, mas geralmente não está incluído em um plano de marketing.
- Um plano de negócio quase sempre inclui um plano de marketing, cujo nível de detalhamento ou ênfase varia.

Saiba mais. Plano de Negócio
Controle e Medição do Progresso
Os profissionais de marketing devem atualizar e adaptar os planos de marketing … usar orçamentos, cronogramas e métricas de marketing para monitorar e avaliar os resultados.
- Com o orçamento, podem comparar as despesas planejadas com as despesas reais para um determinado período.
- Os cronogramas permitem que os gerentes vejam quando as tarefas devem ser concluídas e onde estão.
- Mudanças nos ambientes externos e internos significam que as previsões e planos precisam ser alteradas.
- O monitoramento deve ser contínuo via PDCA – Planejamento, Desempenho, Controle e Ajustes.
- O ciclo de planejamento normalmente gira no torno de uma revisão trimestral e um planejamento de um ano à frente de cada novo trimestre.

Saiba mais. PDCA
Os planos de marketing só têm validade se forem realmente “planos vivos” … o sucesso está na sua implementação e não na sua elaboração ”.

Palavras chaves – planos empresariais, plano de marketing, sumário executivo, estratégias gerais de marketing, mix de marketing.

Conclusões sobre Plano de Marketing
- O Plano de Marketing é uma ferramenta indispensável para todas as empresas de qualquer tamanho … “Não ter um plano de Marketing é como navegar em mar aberto, sem bússola; detalha como uma empresa planeja persuadir os consumidores a comprarem seus produtos ou serviços.
- Pode ser segmentado em 3 partes: Sumário Executivo, Parte Estratégica e Parte Tática.
- O Sumário Executivo resume o plano de marketing, facilita a compreensão do plano detalhado e tomada de decisão de investidores.
- A parte estratégica define objetivos, estratégias e informações gerais, afetas a todos os produtos e serviços.
- A parte tática, complementa a parte estratégica e descreve as estratégias específicas do mix de marketing para cada produto ou serviço.
- Embora semelhantes, com espaço para sobreposição, a estratégia de marketing foca no o quê, onde e quando e o mix de marketing decide qual a ênfase (esforço e investimento) colocar em cada componente de marketing
- Por exemplo, a estratégia de marketing de uma empresa pode definir uma meta estratégica de aumento de 20% nas vendas durante o mês de julho; já o mix de marketing descreverá a combinação de estratégias 7P para conseguir isso, por exemplo, via descontos nos preços, propagandas em pontos de venda, descontos no varejo, ou pode usar outra “mistura”.
- Os planos de marketing só têm validade se forem realmente “planos vivos” – o sucesso está na sua implementação e não na sua elaboração ”.

Teste seu Conhecimento sobre Planos Empresariais
- O que é um Plano de Marketing?
- Qual a relação entre plano de marketing e plano estratégico?
- Qual a relação entre plano de marketing e plano de negócio?
- Qual a relação entre plano de marketing e plano de vendas?
- Quais são os componentes de um plano de marketing?
- Qual a função do sumário executivo, num plano de marketing?
- Quais são os componentes e cuidados na feitura de um sumário executivo?
- Qual a importância de analisar a situação de mercado na parte estratégica do plano de marketing?
- Qual a diferença entre a análise da situação de mercado e análise de SWOT?
- Quais as informações que frequentemente são apresentadas na análise de situação de mercado?
- Qual a importância da definição dos avatares ou clientes ideais?
- Qual a diferença entre Estratégias de Marketing e Mix de Marketing?
- Cite 3 exemplos de estratégias gerais de marketing.
- Cite 3 exemplos de estratégias de mix de marketing.