
O Marketing pode ser descritos como um conjunto de conceitos e ferramentas.
- Marketing é uma ciência … é baseado em métodos científicos … e é arte que demanda criatividade e intuição.
- Plano de Marketing é um documento resultante do planejamento de marketing anual … define tudo …. todas as atividades de marketing para alcançar os objetivos de marketing …
- Pesquisas de Marketing são usadas pelo marketing para gerar informações sobre consumidores, mercados, ofertas, produtos, serviços, estratégias concorrentes, mudanças no mercado e desempenho de campanhas; geram a inteligência de mercado e fonte de criação.
- Segmentação de Mercado é um conceito e atividade fundamental para definir os segmentos-chave potenciais (mercado alvo) que trazem maior retorno aos investimentos de marketing.
- Avatar ou Persona é um conceito e ferramenta para definir o perfil do cliente ideal e representar os segmentos-chave; é usado como referência principal para a formulação de estratégias para despertar a atenção, interesse, desejo e ação de compra das ofertas de marketing.
- Comportamento do Consumidor estuda conceitos, necessidades, problemas, informações, processo, comportamentos envolvidos na tomada de decisão de compra e as estratégias e atividades de marketing e vendas para influenciá-lo
- Gerencia da Marca é uma atividade estratégica para criar uma conexão emocional memorável entre a empresa, suas ofertas e o seu mercado alvo
- Ofertas são desenvolvidas para satisfazer necessidades, problemas e desejos.
- O Mix de Marketing 7P
- Proposição de Valor
- Marketing de Relacionamento
- Marketing Digital
Marketing como Ciência

O marketing é uma CIÊNCIA que usa outras ciências para influenciar a informação, atenção, aprendizado, conhecimentos, habilidades e comportamentos de compra dos consumidores em relação aos seus produtos e serviços.
Plano de Marketing

Mapa Mental. Plano de marketing e seus componentes; é o documento resultado do planejamento de marketing que descreve TODOS os componentes e atividades de marketing
O marketing está atrelado a um PLANO de MARKETING que define tudo … é fruto de um processo de planejamento anual … detalha ações para atingir objetivos de marketing … pode ser endereçado para um produto, serviço específicos ou para uma empresa como um todos …é dividido em parte estratégica e parte tática.
Avatar

- NOME – como o avatar será identificado na empresa?
- OBJETIVOS – o que o avatar quer alcançar?
- VALORES – o que o avatar acha importante para alcançar seus objetivos?
- FUNÇÃO – qual o papel que o avatar exerce no grupo social ou na empresa?
- FONTES DE INFORMAÇÃO – quais os livros, revistas, blogs, notícias, que são referências para o avatar tomar as suas decisões?
- PERFIL DEMOGRÁFICO – qual a idade, gênero, estado civil, etnia, receita, empregabilidade, nacionalidade, preferência política do avatar?
- NECESSIDADES e PROBLEMAS – quais são as coisas imprescindíveis (necessidades) e obstáculos (problemas) para o avatar atingir seus objetivos?
- OBJEÇÕES – quais são as possíveis causas para o avatar não comprar os seus produtos?
- PROPOSIÇÃO de VALOR – qual a citação ou slogan que traduz o perfil do avatar e o inspire a comprar?
O Avatar é a ferramenta de marketing que define o perfil de compra do seu cliente ideal: a referência principal para você desenvolver todas as outras atividades de marketing e vendas, tais como pesquisa, segmentação, desenvolvimento de ofertas, produtos e serviços, propaganda, publicidade, desenvolver conteúdos digitais, planejar e fazer contatos, desenvolver campanhas de marketing,
Comportamento do Consumidor

O estudo do comportamento do consumidor tem como objetivo mapear os passos psicológicos do potencial compradorr recursos, estratégias e atividades de marketing e vendas para influenciar o comportamento de compra do seu avatardas suas ofertas, tais como – marketing de relacionamento, marketing digital, campanhas de marketing, desenvolvimento de conteúdos, propaganda, mídia social, venda pessoal, telemarketing e outras ações de marketing.
Gerenciamento da Marca

A MARCA é um nome, termo, símbolo, desenho, ou uma combinação desses elementos; é um dos aspectos mais importantes de um negócio de sucesso. O marketing GERENCIA a MARCA para “diferenciar estrategicamente” a sua empresa e ofertas no mercado
Oferta

A OFERTA de marketing é mais do que um produto, serviço ou solução … representa uma combinação de produtos, serviços, soluções, informações e experiências, que tornará tangível a proposição de valor apresentada aos seus clientes para satisfazer suas necessidades … representa um conjunto de benefícios que se recebe, ou se espera receber.
Mix de Marketing

O MIX de MARKETING é uma ferramenta que combina várias estratégias para “tangibilizar” a proposição de valor da oferta para o mercado alvo … em termos de Produto, Preço, Praça, Promoção, Processos, Pessoas e Evidências Físicas … provê alinhamento organizacional e evita erros de posicionamento das suas ofertas.
Proposição de Valor

A PROPOSIÇÃO DE VALOR é a estratégia de comunicação para atrair potenciais compradores e diferenciar a sua oferta da concorrência e fazer com que os potenciais compradores comprem de você ao invés da concorrência … é o resultado do processo de marketing, que busca entender necessidades dos clientes, definir objetivos, alinhar a organização, segmentar mercados, desenvolver parcerias, fortalecer a marca, melhorar o modelo de negócio, motivar pessoas e desenvolver relacionamentos.
Marketing de Relacionamento

O MARKETING de RELACIONAMENTO é uma estratégia para interação com o cliente em estágios … valoriza o relacionamento de longo prazo … estende a comunicação além de mensagens intrusivas de publicidade e promoção de vendas … fornece informações e serviços para facilitar a jornada de compra do cliente … não está vinculado a um único produto e sim a um conjunto de produtos e serviços.
Marketing Digital

O MARKETING DIGITAL é um tipo de marketing de relacionamento via Internet … pode ser segmentado em marketing de conteúdo, marketing de mídia social e marketing via e-mails … usa tecnologias digitais como telefones celulares, motores de busca, marketing de conteúdo, e-commerce, media social, e-books, jogos, e assim por diante … o funil do marketing digital é uma ferramenta utilizada para segmentar a “jornada de compra do cliente” em vários estágios com objetivos, atividades e “ofertas digitais” específicas para cada estágio.
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Resumo sobre Conceitos e Ferramentas de Marketing:
- O MARKETING é uma CIÊNCIA que usa outras ciências, como educação, psicologia, neurociência, sociologia e econonomia – exige competências nessas áreas.
- Atrelar as atividades de marketing a um PLANO de MARKETING anual, atrelado à outros PLANOS EMPRESARIAIS.
- GERENCIAR a MARCA para “diferenciar estrategicamente” a sua empresa e ofertas no mercado e prover consistência entre todas as atividades de marketing.
- Desenvolver PESQUISAS de MARKETING, SEGMENTAR MERCADOS, compreender as NECESSIDADES, DESEJOS e DEMANDAS e COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR.
- Desenvolver OFERTAS como uma combinação de produtos, serviços, soluções, informações, e experiências.
- Usar a ferramenta MIX de MARKETING para combinar várias estratégias para “tangibilizar” as OFERTAS.
- Desenvolver continuamente PROPOSIÇÃO DE VALOR das suas ofertas para comunicar e atrair potenciais compradores e convencê-los a comprar com você.
- Desenvolver o MARKETING de RELACIONAMENTO com os clientes em estágios e num horizonte de longo prazo.
- Desenvolver o MARKETING DIGITAL – o marketing via Internet – com novos canais de marketing e vendas, conteúdos digitais, pesquisas otimizadas via motores de busca (search engine optimization), campanhas digitais via e-mail, mídias sociais, e-commerce, e assim por diante.
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Palavras chaves de Marketing- ciência, educação, psicilogia, sociologia, neurociência, economia, plano de marketing, pesquisa de mercado, marca, segmentação de mercado, mercado alvo, cliente alvo, avatar, necessidades, desejos, demandas, comportamento do consumidor, percepção do consumidor, oferta, produto, serviço, proposição de valor, marketing de racionamento, marketing digital.
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Teste seu conhecimento sobre Aprendizagem Construtivista
- O que é Marketing?
- Marketing é uma ciência? Explique.
- Qual o propósito do Plano de Marketing?
- Quais são os principais componentes do Plano de Marketing?
- Para que serve a Marca?
- Qual o propósito das Pesquisas de Marketing?
- Quais são as Pesquisas de Marketing mais frequentes?
- O que são necessidades, desejos e demandas em marketing? Qual a importância?
- Quais são os estágios de necessidades que são estudados em marketing?
- Qual a importância de pesquisar o comportamento do consumidor?
- Quais são as etapas do processo de compra que passa um potencial comprador?
- Qual o objetivo da segmentação de mercado?
- O que é Cliente Alvo?
- Quais são os principais tipos de segmentação de mercado?
- Qual a importância da percepção de valor no marketing?
- O que são Ofertas de marketing?
- Qual a utilidade da ferramenta Mix de Marketing?
- O que é Proposição de Valor em Marketing? Qual a sua importância?
- Explique o Marketing de Relacionamento.
- O que é Marketing Digital?