
Marca é a representação simbólica de uma empresa, que permite identificá-la de um modo imediato … pode ser um signo, um símbolo que represente a sua empresa … uma simples palavra pode referir uma marca … o objetivo principal é chamar a atenção e criar uma conexão emocional entre a empresa, suas ofertas e o seu mercado alvo …–
Gerenciar a Marca (branding) é um conjunto de práticas e técnicas de construção e consolidação de uma marca no mercado para um produto, uma linha de produtos ou de serviços … é consequência de um relacionamento satisfatório com o mercado-alvo.
Quando existe uma identificação positiva e forte, a marca passa a valer mais do que o próprio produto oferecido.
7 Utilidades da Marca
O marketing usa o conceito da Marca como método para resolver vários “problemas de marketing” …
- IDENTIFICAR e DIFERENCIAR a sua empresa e OFERTAS no mercado.
- Ajudar a ESCOLHER você dentre outros.
- Chamar a ATENÇÃO, ATRAIR e FIDELIZAR os potenciais compradores.
- COMUNICAR uma PROMESSA de BENEFÍCIOS, ancorada em alguns ATRIBUTOS de VALOR importantes para o mercado alvo.
- Desenvolver CONSISTÊNCIA entre MISSÃO, elementos gráficos, texto, fotos, materiais de marketing, embalagem, site, etc.
- Dar CREDIBILIDADE e permitir cobrar maior VALOR dos seus produtos frente a concorrência
- Facilitar a INTRODUÇÃO de NOVOS PRODUTOS e SERVIÇOS.

Saiba mais. Conceitos de marketing, Oferta de marketing, Proposição de valor, Atributos de valor, Segmentos alvo, Produtos x Serviços x Soluções
Conceitos sobre a Marca
MARCA = NOME + TERMO + SÍMBOLO + DESENHO + PALAVRA
MARCA = IDENTIFICA > DIFERENCIA > CHAMA ATENÇÃO > ATRAI > PROMETE > DÁ CONSISTÊNCIA > DÁ CREDIBILIDADE > VALORIZA
O Marketing gerencia a MARCA para …
dar identidade
diferenciar
chamar a atenção
atrair
prometer benefícios
dar consistência
credibilidade e …
valorizar você, empresa e ofertas
Como Gerenciar a Marca?
Gerenciar a marca é planejar, promover, e influenciar a percepção da marca no mercado para chamar a atenção e criar uma conexão emocional entre a empresa, suas ofertas e o seu mercado alvo
- Os gerentes de marcas são responsáveis por garantir que os produtos, serviços e linhas de produtos que pertencem a seu domínio sejam compatíveis com os clientes atuais e potenciais; monitoram continuamente as tendências e produtos concorrentes no mercado.
- O gerenciamento adequado da marca envolve garantir que cada peça promocional, ponto de contato e todo uso de seu nome, logotipo e mensagem apoiem sua organização e objetivos e reforce a marca da maneira pretendida.
- Atividades típicas do gerenciamento da marca são: realizar pesquisas sobre tendências e concorrência; desenvolver campanhas de marketing para aumentar a garantir a credibilidade da marca; analisar o sucesso das campanhas e gerar relatórios/informações e supervisionar as atividades de marketing para manter a consistência na marca por toda a cadeia de valor.
Check List – Gerenciar o Valor da Marca
O marketing é composto por várias atividades para aumentar o reconhecimento da marca pelos consumidores durante todas as fases do processo de compra.
Veja boas práticas para gerenciar e aumentar a percepção da sua marca …
- Identificar claramente os potenciais compradores (avatares) e conhecer suas necessidades, problemas, desejos.
- Avaliar a percepção de valor da oferta frente as ofertas concorrentes.
- Pesquisar e avaliar elementos intangíveis, como experiências e satisfação dos consumidores com a marca.
- Fazer evoluções na proposição de valor da empresa e suas ofertas, continuamente.
- Fazer mudanças no mix de marketing das ofertas para alinhamento com as mudanças na proposição de valor.
- Decidir o melhor mix promocional, combinando marketing digital, venda pessoal, propaganda, publicidade, telemarketing.
- Ser um embaixador da marca e garantir que os clientes vejam constância e consistência no relacionamento e experiência de compra.
- Construir o valor da marca para fazer os clientes preferirem seu produto com preço mais alto do que os concorrentes.
- Avaliar o desempenho de campanhas de aquisição, monetização e relacionamento.
- Construir uma reputação no mercado, com opinião pública favorável e prestígio.
Fórmula da Reputação
REPUTAÇÃO = SUAS AÇÕES + OUTROS DIZEM SOBRE VOCÊ
Essa pequena fórmula é uma das alavancas mais poderosa que você tem nos negócios e na vida.
Quanto mais informações os consumidores têm sobre um produto, mais confortável ele estará para fazer a compra. No entanto, isso causa um problema: bombardeio de propaganda de muitos fornecedores; diante disso, para influenciar a percepção do consumidor, uma empresa não deve apenas expor seus produtos aos consumidores, mas também fazer com que seu produto se destaque na multidão.
O reconhecimento da marca ou ROI da Marca é difícil de medir. Frequentemente é conduzido mais pela intuição e menos pela análise de dados.

Palavras chaves da Marca – nome, termo, símbolo, desenho, palavra, conexão emocional, diferenciação, escolha, atenção, atrair, fidelizar, comunicar, promessa, benefícios, atributos de valor, consistência, credibilidade, valor.

Conclusão sobre Gerenciar a Marca
- Marca é a representação simbólica de uma empresa, que permite identificá-la de um modo imediato.
- MARCA = NOME + TERMO + SÍMBOLO + DESENHO + PALAVRA
- Gerenciar a Marca (branding) é um conjunto de boas práticas para construção e consolidação de uma marca no mercado.
- Gerenciar a Marca = IDENTIFICAR > DIFERENCIAR > CHAMAR ATENÇÃO > ATRAIR> CRIAR CONEXÃO EMOCIONAL + VALORIZAR
- A qualidade e reputação da sua marca pode ser racionalizada pela Fórmula da REPUTAÇÃO = Gerência da Marca + OUTROS DIZEM SOBRE VOCÊ
- Uma empresa não deve apenas expor produtos aos consumidores, mas também fazer com que os seus produto se destaquem na multidão.
- O reconhecimento da marca e o ROI da marca são difíceis de medir e frequentemente é conduzido mais pela intuição e menos pela análise de dados.
- Saber analisar os dados para avaliar a reputação e o valor da marca é uma vantagem competitiva que todos profissionais de marketing devem buscar.

Teste seu conhecimento sobre Gerenciamento da Marca
- O que é uma marca?
- Qual o principal objetivo da marca?
- Cite 5 utilidades da marca.
- Como a marca deve ser gerenciada?
- Quais são exemplos de elementos tangíveis e intangíveis da marca a serem gerenciados?