
Comportamento significa a mudança, o movimento ou a reação de qualquer pessoa, entidade ou sistema em relação a seu ambiente ou situação.
- É a capacidade humana para responder a estímulos internos (pensamentos e sentimentos) e externos (ambiente).
- É impulsionado por pensamentos e sentimentos e revela atitudes e valores.
- É moldado por padrões psicológicos … ações que sempre se repetem diante de situações semelhantes.
- Pode ser categorizado como comportamento comum / incomum, aceitável / inaceitável, etc.
- O comportamento humano é estudado por várias ciências como a psicologia, sociologia, economia, antropologia e marketing.
O marketing estuda o comportamento do consumidor para elaborar estratégias de marketing e composto de marketing, gerenciar a marca e desenvolver proposições de valor das ofertas.

Saiba mais. Comportamento do Consumidor
Fatores que influem no Comportamento
Vários fatores influenciam o comportamento … tanto fatores internos quanto externos … função empresarial, objetivos, valores, necessidades, criatividade, religião, atitudes, informação e clima
- Norma, papel social e função empresarial – moldam comportamentos e atitudes e criam padrões comportamentais.
- Objetivo, situação e desafio – a relação entre o objetivo a alcançar, situação corrente e desafios atrelados moldam comportamentos.
- Atributos de valor – as coisas que as pessoas julgam importantes direcionam as atitudes e comportamentos.
- Necessidades e problemas – a natureza e o estágio de conscientização geram comportamentos diferentes.
- Criatividade – gera ambientes de constantes mudanças, influencia valores, ideias e comportamentos.
- Religião e espiritualidade – mais de 50% das pessoas, acham importante a religião nas suas vidas.
- Atitudes – a pré disposição ou não para alguma coisa aproxima ou distancia pessoas e influi comportamentos.
- Informação – são dados tratados; está associada a conceitos; tem significado e suporta decisões; desenvolve atitudes e comportamentos.
- Tempo ou clima – fatores ambientais afetam tradições, movimentação, hábitos, humor e comportamentos.

Saiba mais. Funções empresariais, Objetivo, situação e desafio , Atributos de valor, Necessidades e problemas, Atitudes, Informação.
Atitudes
A partir da percepção do meio social e profissional, você desenvolve predisposição para agir (favorável ou desfavoravel) em relação às pessoas. Essa “carga emocional” que predispõe você para determinada ação e comportamento é a”Atitude”.
- Atitudes são baseadas em crenças, valores e experiências.
- É uma construção psicológica, mental e emocional, que caracteriza uma pessoa; adquirida por meio de experiências.
- É uma predisposição de uma pessoa em relação a um atributo de valor e influencia o pensamento e a ação do indivíduo.
- Atitudes podem ser formadas à partir do passado e do presente … mudam e são influenciadas para atender as demandas de um ambiente.
- Uma atitude pode ser uma avaliação positiva ou negativa de pessoas, objetos, eventos, atividades e ideias.
O estudo das atitudes foca em entender como as pessoas formam avaliações de pessoas, lugares ou coisas.

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Atitudes são Desenvolvidas Continuamente
Tal como o conhecimento, ATITUDES DEVEM SER DESENVOLVIDAS continuamente para tornar o indivíduo mais evoluído nas suas relações interpessoais e alcançar de forma mais efetiva, os seus objetivos pessoais e profissionais; nós não tomamos atitudes e sim desenvolvemos atitudes, que devem ser aprendidas e melhoradas continuamente.
Atitudes e Alinhamento com o Ambiente
As atitudes nos possibilitam melhor regularidade (alinhamento) na relação com o meio; quando temos atitudes positivas em relação a determinados objetos ou pessoas, isso nos predispõe a uma ação favorável em relação a eles. Isto porque, os componentes da atitude – informações, afeto e predisposição para a ação – tendem a ser convergentes.
Atitudes são Preditores de Comportamentos
Trabalhar as atitudes torna o indivíduo fonte de suas ações; no entanto, não é com tanta facilidade que conseguimos prever o comportamento de alguém a partir do conhecimento de suas atitudes, pois nosso comportamento é resultante também da situação e do conjunto de atitudes mobilizadas na situação.
Assertividade

Assertividade é habilidade de defender o seu espaço sem recuar e sem agredir; falar o que deve ser dito sem criar conflitos; sentir-se bem quando diz “sim” e quando diz “não”; saber que nada é definitivo e que não se acerta sempre, não dar satisfação a todos, por tudo; ser pacífico sem ser passivo.
Veja exemplos de atitudes e comportamentos assertivos:
- Confrontar sem constrangimento.
- Permanecer calmo e confiante diante de críticas de qualquer ordem.
- Procurar resolver os problemas diretamente, com foco nos resultados, sem julgar ou culpar os outros e a si mesmo.
- Sentir-se a vontade quando olhar nos olhos dos outros e vice-versa.
- Falar o que achar adequado, sem esperar que as pessoas adivinhem.
- Afirmar seu ponto de vista com respeito aos pontos de vistas dos outros.
- Ser paciente e saber que as pessoas são diferentes.
- Ser direto e não fazer observações cortantes ou manifestação de impaciência.

Saiba mais. Comportamento Assertivo.

Check List – 20 Atitudes Assertivas
Praticar atitudes positivas significa ser assertivo … ter disposição para experimentar, agir e fazer coisas, investir esforço e tempo para alcançar seus objetivos … é um estado de espírito qa ser adotado no seu dia a dia … é um processo gradual e agradável.
- Autoconsciência … refletir e identificar a razão dos sonhos.
- Autoconsciência … refletir sobre o motivo por trás de atitudes negativas e positivas.
- Autoconsciência … aprender a reconhecer as emoções para ajudar a mudar o que não está bom ou em desequilíbrio.
- Autoconsciência … avaliar o desafio, a distância atual para realizar o objetivo.
- Autoconsciência …Formular estratégias para atingir objetivos.
- Autoconsciência … Identificar obstáculos, dificuldades ou problemas a serem vencidos.
- Autocontrole … persistir para alcançar os objetivos.
- Autocontrole … evitar reclamar para não gerar emoções negativas para si e para os outros.
- Autocontrole … balancear coragem e planejamento.
- Autocontrole … escolher as palavras para direcionar os pensamentos, sentimentos e emoções.
- Autocontrole … sentir a respiração, que está conectada com as suas emoções … mudar a respiração para mudar sentimentos.
- Autocontrole … balancear o esforço entre identificar problemas e desenvolver soluções.
- Autocontrole … imaginar o alcance dos objetivos.
- Automotivação … alimentar sonhos – para sonhar devemos imaginar, desejar, pensar e prever.
- Automotivação … começar pelas coisas mais fáceis.
- Automotivação …transformar sonhos em objetivos e metas.
- Empatia … não ignorar problemas e buscar críticas positivas.
- Empatia … procurar fazer as pessoas sorrirem.
- Empatia … perceber o impacto das nossas atitudes têm sobre as pessoas ao nosso redor.
- Empatia … estar aberto ao feedback para ouvir (escutar) e refletir.
Proatividade

Proatividade é uma habilidade que pode ser desenvolvida e aperfeiçoada … ser proativo significa monitorar os processos mentais e materiais, identificar desvios e agir antes dos resultados.
- O profissional proativo é aquele que se antecipa às situações … é umas das melhores formas de garantir o futuro planejado.
- Ele tem conhecimentos sobre os processos de negócio, suas etapas, a sequência de atividades e resultados esperados.
- Tenta, em todas as situações, adquirir conhecimento e inteligência para antecipar-se aos fatos.
- Só é proativo quem gerencia os processo antes dos resultados.
- É necessário saber estabelecer objetivos, monitorar os indicadores de controle do processo, e elaborar planos para contrabalançar os desvios … “influir conscientemente” nos processos e pessoas, para que os resultados fiquem dentro do esperado.
- Pessoas proativas usam métodos de gestão de processos de negócio , tal como o PDCA para aumentar a eficácia e eficiência a cada ciclo de planejamento.
Quando somos proativos adquirimos mais conhecimento, focamos nos processos, analisamos as suas etapas, atividades, comportamentos das pessoas, antes dos resultados; isso significa avaliar um conjunto bem maior de informações e realizar mais interações com o ambiente, do que simplesmente avaliar resultados. No entanto, isso exige mais “preparo físico e mental”, inteligência emocional e inteligência competitiva.
Consultividade

Na abordagem consultiva é assumida uma postura ativa na relação comercial … não basta analisar as necessidades declaradas pelos clientes, já que muitas vezes, eles não sabem exatamente qual o problema e a melhor solução para seu problema … as empresas e profissionais que adotam a abordagem consultiva não vendem soluções que sejam simplesmente melhores que as ofertas dos concorrentes … vendem soluções dos problemas correntes e futuros do cliente.
O que se espera de um Consultor?
Existem vários tipos de expectativas quando se contrata serviços de um consultor; de uma forma geral, será a combinação de alguns dos itens abaixo:
- Desenvolver, avaliar ou gerenciar um investimento ou projeto específico.
- Fornecer parecer especializado em uma área específica.
- Encontrar soluções para questões específicas.
- Ajudar no processo de decisão.
- Preencher uma lacuna causada por falta de pessoal, habilidades e experiência.
- Desenvolver serviços personalizados e fora do padrão, por um período de tempo determinado.
- Permitir controlar despesas, contratando serviços específicos e temporários.
- Apresentar serviços e resultados nas formas mais adequadas e convenientes.

Check List – 15 Boas Práticas para Desenvolver a Consultividade
- Elaborar planos de contatos para garantir a uma execução eficiente e poder avaliar o sucesso do contato.
- Alinhar o escopo, expectativas e definir objetivos SMART com cliente.
- Aplicar métodos e ferramentas para se conscientizar das necessidades, problemas e soluções – um consultor se diferencia pelos métodos e ferramentas que usa.
- Investir em entender ao invés de prescrever, já que a prescrição só é válida após um diagnóstico.
- Empoderar o cliente, aumentar a sua percepção de controle da situação para ganhar confiança nas decisões.
- Perguntar e ouvir para a outra pessoa falar da sua situação, necessidades/problemas, efeitos dos problemas e imagens de solução.
- Identificar necessidades ativas que precisam ser solucionadas.
- Identificar dúvidas, receios, incertezas, riscos da alternativas de solução.
- Desenvolver a solução para o problema ou necessidade.
- Avaliar o valor da solução para o cliente.
- Comparar alternativas de solução concorrentes para ajudar o cliente na escolha da solução e tomada de decisão.
- Orientar o pós compra para garantir operacionalização rápida, desempenho e o retorno do investimento esperado.

Palavras chave – comportamento, comportamento do consumidor, comportamento assertivo, sentimentos , atitudes, valores, função empresarial, objetivo, situação, desafio, informação, proatividade, consultividade.

Conclusões sobre Comportamentos e Atitudes
- Comportamento designa a mudança ou reação de qualquer pessoa, entidade ou sistema em relação a seu ambiente ou situação.
- O marketing estuda o comportamento do consumidor para mapear o processo de compra, desenvolver estratégias de marketing e desenvolver proposição de valor das ofertas.
- São vários os fatores que influem no comportamento – normas, papel social e funções empresariais, informações, objetivos, situação e desafios, atributos de valor, necessidades e problemas, criatividade, religião e espiritualidade, atitudes, tempo ou clima, dentre outros.
- A atitude é a carga emocional que predispõe o indivíduo para determinada ação e antecede comportamentos.
- O estudo das atitudes foca em entender como as pessoas formam avaliações de pessoas, lugares ou coisas.
- Tal como o conhecimento, atitudes devem ser desenvolvidas continuamente para tornar o indivíduo mais evoluído nas suas relações interpessoais e alcançar, de forma mais efetiva, os seus objetivos pessoais e profissionais.
- Praticar atitudes positivas significa buscar a felicidade, gerar pensamentos e ações positivas que são percebidas pelas pessoas no seu entorno; é um estado de espírito que você deve aprender a adotar no seu dia a dia.
- Foram destacadas três habilidades muito demandadas no ambiente empresarial que podem ser desenvolvidas e aperfeiçoadas, como qualquer habilidade – assertividade, proatividade e consultividade.
- Assertividade é habilidade de defender o seu espaço sem recuar e sem agredir; falar o que deve ser dito sem criar conflitos; sentir-se bem quando diz “sim” e quando diz “não”; ser pacífico sem ser passivo.
- Proatividade significa monitorar os processos mentais e materiais, identificar desvios e agir antes dos resultados.
- Consultiva é ir além de analisar as necessidades declaradas pelos clientes; as empresas e profissionais que adotam a abordagem consultiva não vendem soluções que sejam simplesmente melhores que as ofertas dos concorrentes; vendem soluções dos problemas correntes e futuros do cliente.

Teste seu conhecimento sobre Comportamentos e Atitudes
- O que é comportamento?
- Qual a importância do estudo do comportamento para o marketing?
- Cite 5 fatores que influenciam o comportamento das pessoas.
- O que são atitudes?
- Qual o foco do estudo das atitudes?
- Por que as atitudes devem ser desenvolvidas continuamente?
- O que são atitudes positivas e qual os seus benefícios?
- Dê 5 exemplos de atitudes positivas e depois 10 exemplos.
- Atitudes são 100% preditoras de comportamentos? Explique a sua resposta.
- O que é assertividade?
- Qual o benefício de ser assertivo?
- Cite 5 exemplos de atitudes e comportamentos assertivos.
- O que é proatividade e como podemos desenvolvê-la?
- Qual o benefício de ser proativo?
- O que é ser consultivo?
- Cite 5 expectativas quando se contrata serviços de um consultor?
- Cite 5 boas práticas para desenvolver a consultividade.