
Inteligência Emocional é apontada como a causa mais frequente do sucesso das pessoas … É a forma que vivemos nossa vida diária; são qualidades comportamentais que demonstramos e são exigidas em tudo que fazemos; são mais difíceis de definir, avaliar e desenvolver do que as habilidades técnicas.
- A “inteligência emocional” é um conjunto de habilidades emocionais ou interpessoais que permite uma pessoa interagir com outras, comportar-se, administrar-se.
- A inteligência emocional, medida pelo Quociente Emocional (QE) provou ser duas vezes mais importante do que o QI e habilidades técnicas, nos resultados de pesquisas de Goleman, autor do livro Inteligência Emocional, que analisa a inteligência emocional centrada em 5 “habilidades fundamentais” – autoconsciência, autocontrole, motivação, empatia e sociabilidade.
- As habilidades emocionais são desenvolvidas pelas pessoas e frequentemente encontradas nos líderes e nos níveis mais altos das empresas, onde as diferenças nas habilidades técnicas são de importância insignificante.
- Adicionalmente, quanto maior a classificação de uma pessoa considerada “estrela”, essas habilidades emocionais, são mais evidentes como o motivo da sua eficácia.
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL = AUTOCONSCIÊNCIA + AUTOCONTROLE + AUTOMOTIVAÇÃO + EMPATIA + SOCIABILIDADE
Quando o assunto é a sobrevivência e o crescimento de um negócio próprio, os conhecimentos técnicos não são suficientes para um empreendedor – é necessário saber lidar com pessoas e com emoções.
Benefícios da Inteligência Emocional

Veja uma lista não exaustiva de benefícios da inteligência emocional …
- Saber o que quer e como alcançar.
- Remover barreiras mentais e abrir o pensamento para novas oportunidades e recompensas.
- Descobrir como realizar sonhos e proposta de vida.
- Se livrar de obstáculos e crenças auto sabotadoras que nos fazem falhar ou não perseverar para alcançar objetivos.
- Controlar o pensamento e eliminar preocupações inúteis, que desviam a atenção.
- Liberar atenções fixas no passado.
- Acessar regiões da consciência que dão forma a vida.
- Fixar os próprios padrões de sucesso e satisfação.
- Reduzir a tensão e se tornar mais vivo e atento à qualquer momento, de forma deliberada.
- Desfrutar todos os aspectos da vida.
- Mudar a percepção e relacionamento dos outros em relação à você.
- Acelerar o auto desenvolvimento.
- …
Os benefícios da inteligência emocional são verdades incontestáveis, mas para alcançá-los é necessário você fazer a sua própria lista e responder a pergunta: o que é mais interessante para mim agora? E começar por aí …

Saiba mais. Habilidades Emocionais e Técnicas, Habilidades Emocionais, Múltiplas Inteligências, Inteligência Competitiva, Inteligência Competitiva e Boas Práticas, IE
Autoconsciência

Autoconsciência é a capacidade de conhecer e perceber a si mesmo … é a consciência da nossa consciência.
- Autoconsciência pode ser descrita como o nosso sistema de crenças e valores.
- Funciona como um filtro para aprovar ou desaprovar atitudes ou comportamentos.
- É a autoconsciência que regula emoções e sentimentos.
- Permite diagnosticar uma situação, saber o que deve ser feito, avaliar se temos capacidades técnicas e emocionais para atender as expectativas.
- Autoconsciência está na base das várias outras habilidades emocionais e técnicas.
AUTOCONSCIÊNCIA = REFLEXÃO + EQUILÍBRIO + PERCEPÇÃO + VALORES + AUTOAVALIAÇÃO
Benefícios da autoconsciência
- Percepção – reconhecer onde os nossos pensamentos e emoções estão nos levando e ajudar a fazer mudanças.
- Liderança – desenvolver a capacidade de liderar e alcançar objetivos com propósito, confiança, autenticidade e abertura.
- Eficácia – priorizar as questões mais importantes para atingir o resultado esperado.
- Aprendizado – ajudar a criar ferramentas mentais para resolver necessidades e problemas de forma mais eficiente.
- Confiança – criar caminhos mentais alternativos e gerar resiliência e flexibilidade para atingir objetivos.
- Criatividade – enxergar a nós mesmos e o mundo por vários ângulos, perceber novos valores e propor novas soluções.
- Simplificação – contribuir para otimizar processos, reduzir desperdícios, custos e gerar economia.
Check list para Desenvolver a Autoconsciência
- Fazer auto diagnósticos periodicamente: o que você é bom? o que precisa melhorar? Quais as realizações que se orgulha? O que lhe fez feliz na sua infância? O que lhe faz feliz agora? O que mudou e o que não mudou? Quais os motivos da mudança? Incentive os outros a serem honestos com você; essas perguntas ajudam a encontrar novas perspectivas sobre você e sua vida.
- Escrever as suas emoções e sentimentos. Compor um diário de pensamentos, sem julgamentos; reservar um tempo diário, por exemplo 15 minutos, antes de dormir. Escrever é uma das melhores formas para educar a si mesmo.
- Praticar atenção plena. Auto regular a sua atenção para a experiência presente, numa atitude aberta, de curiosidade, dirigida a todos os fenômenos que se manifestam na sua mente consciente – pensamentos, recordações, sensações e emoções; como por exemplo, meditação, ioga, leitura, escrita, para gerar um comportamento deliberado (intencional).
- Gerar planos de ação SMART; planejar seus objetivos para que passem de ideias em um processo passo a passo; divida sua meta maior em mini-metas para que possa ser viabilizada e enfrente-as de frente.
- Pedir feedback a um amigo ou pessoa de confiança para esclarecer seus pontos fortes e fracos; ter uma perspectiva externa é útil para aumentar a autoconsciência; faça perguntas sobre a opinião deles, para entender claramente os seus pontos de vista.
- Assumir riscos saudáveis e se colocar em novas situações e fora da zona de conforto; avaliar continuamente a execução dos seus planos de ação e resultados.
- Fazer boas perguntas para si mesmo e não bloquear a sua resposta mental.
O desenvolvimento da autoconsciência não acontece da noite para o dia … frequentemente, operamos automaticamente e inconscientes de nossos pensamentos e sentimentos. No entanto, se recebermos feedback honesto, aumentarmos a nossa compreensão dos nossos pontos fortes e fracos e observarmos nossos pensamentos e emoções, poderemos nos tornarmos mais autoconscientes.

Palavras chave sobre autoconsciência: reflexão. percepção, equilíbrio, valores, crenças, compreensão de si mesmo

Saiba mais. Autoconsciência em vendas, IE e Boas práticas.
Autocontrole

O autocontrole é a capacidade mental para controlar a si mesmo, comportamentos e desejos, tendo como referência padrões definidos pelo indivíduo, empresa ou grupo social.
- É uma espécie de “conversa interior” que livra-nos de sermos prisioneiros dos nossos sentimentos.
- O autocontrole exige que sistematicamente avaliemos o planejado com o realizado.
- Pessoas que tem autocontrole têm os mesmos sentimentos que qualquer um, mas usam “processos mentais de autocontrole” para criar caminhos úteis e eficientes para atingir seus objetivos.
- Tal como acontece com a habilidade de autoconsciência, o autocontrole frequentemente não é visto como deveria ser visto; muitas vezes é considerado como “falta de paixão”.
- Muitas vezes pessoas temperamentais são vistas como líderes; entretanto, esse não é um traço real de liderança.
AUTOCONTROLE = DOMÍNIO + CORRETISMO + CONSISTÊNCIA + PREVISIBILIDADE + PRECISÃO
Benefícios do autocontrole
O autocontrole está altamente relacionado à várias outras habilidades e influi, ajuda, melhora coopera, com várias outras habilidades emocionais. Em destaque:
- Confiança e serenidade.Oautocontrole contribui para melhorar o ambiente e a interação com as pessoas. Quando temos controle, os conflitos e objeções são reduzidos e a produtividade aumenta.
- Competitividade.O ambiente moderno é caracterizado por “rápidas mudanças”. Pessoas habilidosas em controlar suas emoções, também o são para conviver com as mudanças e situações novas. As pessoas com autocontrole não entram em pânico, não ficam em posição de julgamento, buscam informações e escutam para entender as novas diretrizes.
- Produtividade.O autocontrole contribui para alinhar, aumentar eficiência, reduzir riscos e tempo das tarefas e contatos. Contribui para fazer mais contatos, identificar mais oportunidades, converter mais vendas e aumentar o ticket de venda. Conseguimos fazer mais com menos.
- Precisão. O autocontrolecontribui para regularidade da execução de uma tarefa e estabilidade nos resultados.
- Proatividade. O auto controle gera busca por mudanças e melhorias no ambiente de trabalho e cumprimento de metas

Check List para Autocontrole
- Estabelecer metas realistas que sejam alcançáveis.
- Listar os comportamentos que gostaríamos de controlar e as situações, para quando acontecerem estarmos mais preparados para refletir antes de agir.
- Tratar as mudanças de comportamentos de forma gradativa.
- Buscar conhecimento sobre as práticas de autocontrole.
- Controlar a respiração diante de situações, impulsos e desejos, para retardar ações ou comportamentos que queremos controlar ou separar desejos de necessidades.
- Encontrar distrações saudáveis para tratar desejos ou comportamentos prejudiciais.

Palavra chave – autocontrole, controle de si próprio, domínio, corretismo, consistência, estabilidade, previsibilidade, precisão

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Automotivação

A Automotivação é uma energia interna que “motiva a ação” e influencia a conduta e disposição de uma pessoa e empresa para atingir um objetivo.
- A motivação é muito estudada pela psicologia para entender o comportamento das pessoas, quando se motivam e o que ocorre quando elas não são motivadas.
- É uma habilidade responsável por iniciar, direcionar e manter comportamentos relacionados com o cumprimento de objetivos.
- É um conjunto de motivos que se manifestam e influenciam a conduta de um indivíduo
- Envolve fenômenos emocionais, biológicos e sociais.
- A desmotivação é fruto de uma inabilidade emocional.
A principal questão da psicologia da motivação é: 1) entender porque nos comportamos de determinada maneira e 2) o que deve ser feito para influenciar você e outras pessoas agir de uma determinada maneira.
- Desenvolver a liderança.
- Ajudar colaboradores e empresa darem o melhor de si.
- Influenciar a disposição para cumprir tarefas.
- Aumentar a produtividade
- Aumentar a probabilidade de sucesso.
AUTOMOTIVAÇÃO = OBJETIVO + ÂNIMO + ESTÍMULO + NECESSIDADE + VONTADE
Quais os Benefícios da Automotivação?
- Gerar a energia que suporta as nossas ações, emoções, sentimentos, atenção e vontade.
- Aumentar o compromisso com os objetivos e com isso ajudar o crescimento pessoal e profissional.
- Melhorar a qualidade de vida e de saúde, pela busca constante de satisfazer níveis mais altos de necessidades.
- Otimizar o tempo e aumentar a produtividade devido ao maior foco e maior organização das tarefas.
- Crescer a autoestima por se sentir melhor consigo mesmo, pelos avanços conscientes dos níveis de necessidades.
- Atrair e motivar outras pessoas pela “energia e brilho da motivação”.

Check List para desenvolver a Automotivação
- Definir objetivos e metas pessoais e profissionais.
- Alinhar metas pessoais e profissionais para evitar objetivos conflitantes, que geram conflitos e desmotivam.
- Compartilhar objetivos para criar um sistema de suporte e aumentar a responsabilidade para alcançá-los.
- Prospectar oportunidades para o crescimento pessoal e profissional – promoção, mobilidade profissional ascendente e liderança.
- Focar num plano de carreira seguro ao invés de focar em salário – segurança no trabalho é um motivador mais efetivo do que os benefícios financeiros.
- Investir em boas práticas para aprender novos conhecimentos, habilidades e comportamentos, que por conseguinte, irão gerar novas necessidades e objetivos.
- Buscar trabalhos desafiadores e gratificante para motivar a conclusão das tarefas.
- Buscar feedback para aumentar o moral, a motivação e o desempenho.
- Criar rotinas pessoais – reflexão, meditação, exercícios, lazer, que mexam com o pensamento difuso e gerem inspiração e vontade para avançar em direção ao objetivo.
- Aprender a aprender a ser otimista – reconhecer os momentos de pessimismo, refletir sobre as causas do pessimismo, sem bloquear os pensamentos; para livrar-se da negatividade e criar mais espaço para motivação e inspiração.

Palavras Chaves – motivação, automotivação, necessidades, comportamento, planejamento, objetivo, meta, desafio, monitoramento, ajuste, brilho interior, competição, persistência, objetivos, energia, empreender, paixão, otimismo, influência, ânimo, energia, encorajamento
Empatia

Empatia é a capacidade de entender os sentimentos da outra pessoa, imaginar-se na situação dela.
- Muitas vezes empatia é referida como a capacidade de ajudar.
- Desenvolver a empatia depende do desenvolvimento de várias outras habilidades, como escutar, sentir o que a outra pessoa sente, perguntar, buscar semelhanças e alinhar comportamentos.
- Empatia pode significar o oposto da antipatia.
- A palavra empatia tem origem da palavra grega “empatheia”, que significa paixão.
- Ou seja, para medir o nosso nível de empatia, uma boa prática é avaliar se o contato com outra pessoa foi prazeroso.
A empatia é informação sobre os sentimentos dos outros. Esta informação não resulta necessariamente na mesma reação entre os receptores, mas varia, dependendo da competência em lidar com a situação, e como isso se relaciona com experiências passadas e outros fatores.
EMPATIA = OLHAR + SENTIR + ESCUTAR + ALINHAR + AJUDAR
Benefícios da Empatia
A empatia é fundamental para o relacionamento interpessoal, trabalho em times, a necessidade de reter talentos próximos a nós, melhorar quem somos através da percepção dos feedbacks das pessoas. Veja importantes benefícios da empatia:
- Entender e sentir as outras pessoas e melhorar os relacionamentos.
- Atrair as pessoas pelo interesse verdadeiro em entender seus objetivos, necessidades, sentimentos, emoções e comportamentos.
- Aumentar a capacidade de ajudar os outros e a nós mesmos.
- Estabelecer relações interpessoais prazerosas.
- Gerar confiança pela atenção e vontade de ajudar.
- Melhorar a comunicação, conflitos e objeções, pelo fato de considerar o ponto de vista das outras pessoas.
- Valorizar as nossas opiniões e soluções pelo fato de demonstrar respeito e interesse pelo outro.

Check List para Desenvolver a Empatia
- Se conscientizar sobre o que é empatia e seus benefícios.
- Sorrir de forma sincera para sinalizar que está à disposição e com vontade de se conectar.
- Prestar atenção na outra pessoa.
- Olhar nos olhos para manter a conexão ativa.
- Perguntar para entender valores, preferências, sentimentos das pessoas.
- Escutar e não interromper o fluxo da fala e “derrubar a conexão”.
- Desenvolver Rapport, buscar semelhanças e respeitar divergências e pontos de vista da outra pessoa.
- Entender o porquê do comportamento das pessoas e ligação com o nosso comportamento.

Palavras chave – empatia, olhar, escutar, perguntar, sentir, conectar, rapport, atitude e comportamento.
Sociabilidade

Sociabilidade é a habilidade de ser amigável com um propósito: mover pessoas na direção que você deseja.
- Isso não é tão simples quanto parece – não significa apenas ser amigável.
- Pessoas com habilidades sociais tendem a ter grande círculo de relacionamento e serem efetivas na gestão de relacionamentos.
- Isso não significa socialização continua. É acreditar que nada importante é feito sozinho e precisamos de uma rede de relacionamento para usá-la quando chegar o momento da ação.
SOCIABILIDADE = COMUNICAÇÃO + RELACIONAMENTO + PERSUASÃO + FLUÊNCIA + NATURALIDADE
Benefícios da Sociabilidade
- Melhorar e ampliar a rede de relacionamento.
- Avançar na carreira e obter posições de liderança.
- Melhorar a persuasão e levar outra pessoa (ou a si mesmo) a acreditar ou fazer alguma coisa.
- Motivar pessoas a seguir as suas imagens de solução.
- Melhorar a comunicação para transmitir os pensamentos e idéias de forma sucinta e objetiva.
- Mais eficácia e eficiência (efetividade), pelo fato de saber selecionar e investir o tempo nas pessoas certas

Check List para Desenvolver a Sociabilidade
O desenvolvimento de habilidades sociais foca em como nos comunicamos com os outros, habilidade de explorar os métodos de comunicação, as mensagens que enviamos e como podem ser melhorados para tornar a nossa comunicação mais eficiente e efetiva.
- Estudar o comportamento humano. Buscar uma compreensão geral do porquê e da forma como as pessoas reagem a determinadas situações.
- Melhorar a aparência. Prestar atenção e olhar melhor para si mesmo nos faz sentir melhor e aumenta o nosso brilho interior. Essa energia positiva é irradiada para os outros.
- Sorrir. O sorriso faz você parecer mais amigável e simpático; pronto e com vontade de receber a outra pessoa.
- Buscar similaridades (rapport). Ao falar com alguém, tente encontrar algo em comum. As semelhanças atraem as pessoas.
- Saber escutar. Prestar atenção ao outro sem desviar a atenção. Não findar as sentenças ou interromper a comunicação da outra pessoa. Isso demonstra que você valoriza e respeita a outra pessoa e valorizará a sua comunicação pelo sentimento recíproco do outro.
- Não falar demais. Evite assumir a conversa falando demais; dê espaço suficiente para a outra pessoa agregar valor à conversa.
- Linguagem Corporal. Conscientizar-se da sua linguagem corporal e daqueles com quem você está interagindo, para saber realmente o que o outro pensa sobre você, e se você precisa ou não ajustar sua postura e seus métodos de comunicação.
- Perguntar. Se você realmente quer alguma coisa, não tenha medo de perguntar ou pedir isso. Muitas vezes, não recebemos o que queremos, porque temos medo ou não sabemos perguntar.
Em geral, é reconhecido que as habilidades sociais são mais difíceis de alcançar e mais difíceis de mudar quando as pessoas envelhecem, então quanto mais cedo começar, melhor.

Palavras chave – inteligência, habilidade, emoção, sentimento, consciência, autoconsciência, autocontrole, automotivação, empatia, sociabilidade

Conclusão sobre Inteligência Emocional
- Inteligência Emocional pode ser resumida como a combinação de 5 habilidades principais: autoconsciência, autocontrole, automotivação, empatia e sociabilidade.
- Auto consciência é a capacidade da pessoa entender a si mesma e equilibrar os componentes da IE: autoconsciência, auto controle, motivação, empatia e sociabilidade.
- Auto controle é a capacidade que uma pessoa tem para controlar a si mesma. Autogerir comportamentos e desejos.
- Auto motivação é a capacidade de gerar um “impulso interno que “motiva a ação” e influencia a sua conduta; uma espécie de energia psicológica.
- Empatia é a capacidade de entender os sentimentos da outra pessoa, imaginar-se na situação dela.
- Sociabilidade é ser amigável com um propósito: mover pessoas na direção que você deseja.
- A autoconsciência, autocontrole e motivação são habilidades de auto gerenciamento. Já empatia e sociabilidade são habilidades interpessoais.
- As pessoas tendem a ser eficazes no gerenciamento dos seus relacionamentos quando elas entendem (autoconsciência) a si mesmas, controlam suas emoções (autocontrole), buscam entender e sentir o sentimento dos outros (empatia), se automotivam e se preocupam com a sua forma de comunicar com as pessoas (sociabilidade).

- O que é inteligência emocional?
- Explique inteligência emocional via as seguintes habilidades: autoconsciência, autocontrole, automotivação, empatia e sociabilidade.
- Por que a inteligência emocional é tão importante?
- Quais os benefícios da inteligência emocional?
- Quais são as características das pessoas autoconscientes?
- Quais são as características das pessoas com autocontrole?
- Quais são as características das pessoas automotivadas?
- Quais são as características das pessoas empáticas?
- Quais são as características das pessoas sociáveis?
- Quais são as boas práticas para desenvolver a autoconsciência?
- Quais são as boas práticas para desenvolver o autocontrole?
- Quais são as boas práticas para desenvolver a automotivação?
- Quais são as boas práticas para desenvolver a empatia?
- Quais são as boas práticas para desenvolver a sociabilidade?
- Qual a diferença entre autoconsciência, autocontrole e automotivação para empatia e sociabilidade?
- Autoconsciência, autocontrole e automotivação, empatia e sociabilidade funcionam como “vasos comunicantes”. Explique essa frase.