
O nosso cérebro usa ganchos mentais para acessar blocos de informação e rodar processos cognitivos com maior eficiência … funcionam como atalhos que o nosso cérebro usa para não precisar refletir tanto para a tomada de decisão.
- A nossa mente, via os nossos sentidos, avalia muitas situações e pode ficar confusa em agir ou não.
- Quanto mais dinâmico, complexo ou competitivo for o ambiente, mais demandaremos inteligência e conhecimento para tomar decisões … escolher os melhores caminhos
- A escolha e frequência desses caminhos desenvolve redes neurais que suportam e afetam diretamente as tomadas de decisões.
- Uma boa prática é desenvolvermos ganchos mentais, para direcionar e suportar a atenção concentrada e criar automotivação suficientes para atingir objetivos, resolver problemas, aprender a aprender, criar, influenciar, fazer, etc.
- O ganchos mentais “ferramentas cognitivas” para aumentar a capacidade de processar e memorizar blocos de informação.
O marketing é uma ciência que estuda o comportamento do consumidor para criar ganchos mentais para influenciar o processo de compra dos potenciais compradores.
Gatilhos e Ganchos Mentais
Gatilho Mental équalquer estímulo que chega via os 5 sentidos e estimula nossos receptores sensoriais … Gancho Mental é aquilo iniciado por um gatilho … ganchos são criados e associados a gatilhos.
- Exemplos … tomar um “café com leite com açúcar” (gatilho) e lembrar da infância (gancho) … sentir um cheiro (gatilho) e lembra de alguém (gancho) … escutar uma música (gatilho) e lembrar de uma situação (gancho), receber uma mensagem ou informação e despertar o desejo de compra.
- Os ganchos podem ser conscientes e inconscientes e servem para que os nossos blocos de informação, emoções e sentimentos não fiquem à deriva no nosso cérebro.
- Devemos nos conscientizar, perceber e avaliar os nossos ganchos negativos ou positivos, já que quando eles são criados você está num estado emocional alterado .

Chek list – Criação de Ganchos e Gatilhos Mentais
Aprenda um método simples de criar gatilhos
1Estado Emocional – identificar o “estado emocional” (coragem, motivação, calma, determinação, outros), conceitos ou blocos de informação que você quer ancorar (criar o gancho).
2Experiência de Referência – associar uma recordação na qual o estado que você quer ancorar foi intenso, por exemplo uma situação, lembrança, imagem, etc.
3Instalar Gatilho – quando estiver no auge da sua experiência emotiva, usar uma combinação de palavras, gestos, imagens para conectar o gatilho ao gancho (âncora).
4Repetir para memorizar a “conexão gatilho – gancho” – fazer esse exercício repetidas vezes, por alguns dias, até sentir a força da conexão gatilho – gancho.
5Usar o gatilho e gancho, quantas vezes necessário, nas várias situações, para se sentir confiante e motivado.
6Avaliar a eficácia da criação de gatilhos e ganchos. Perceber você mesmo … estou acionando forças, identificando oportunidades e alimentando vontades, bons pensamentos, sentimentos e atitudes positivas? Consigo influenciar a mim e outras pessoas via ganchos e gatilhos?
Observações:
- Faça esse exercício repetidas vezes por alguns dias.
- Após ter memorizado e sentido a força do gancho, comece a usá-lo, via gatilhos emocionais, nos momentos e situações necessários para gerar estímulos para ativar atenção, curiosidade, interesse, desejo e ação em você e outras pessoas.
- Toda vez que algum pensamento negativo ou sabotador aparecer na sua mente, você ativa o gancho quantas vezes for necessário, até se sentir confiante, motivado e seguro para continuar a sua evolução.
- A ideia de saber criar ganchos positivos é fazer com que saibamos acionar forças, oportunidades, vontades … permitir exercitar o autoconsciência, autocontrole, automotivação e empatia.
Observar que esse processo se aplica tanto para criar ganchos mentais para você, bem como para outras pessoas e, especificamente, para potenciais compradores das suas ofertas.
Existem muitos tipos de ganchos e gatilhos que podem ser criados de forma deliberada por nós, para facilitar o cérebro escrever e ler informações na memória de longo prazo e fazer conexões neurais, tais como: palavras chaves, conceitos, fórmulas, perguntas, imagens, cheiro, cores, histórias, símbolos, gestos, procedimentos, “um barbante amarrado no dedo”, etc.
Os ganchos são abstrações que liberam a memória de curto prazo para processar outras informações, acessar, ler e escrever na memória de longo prazo e, com isso, trabalhar com blocos e aumentar a velocidade de processamento cognitivo.
Qualquer bloco mental, pequeno ou grande, simples ou complexo, pode ser representado por apenas uma posição na memória de curto prazo … isso gera economia, controle, visão do todo e organização …
Uma analogia com o computador … é como usar uma “função”, representada por apenas um item de memória para representar um procedimento de milhares de itens de memória.
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Os ganchos são formadores de hábitos … hábitos são coisas que fazemos no “automático” e estão na base do comportamento humano.
- O empresário e investidor Nir Eyal, destilou essa habilidade em uma metodologia que ele chama de “modelo de gancho”. Como as empresas podem mudar o comportamento dos seus clientes e criar hábitos diários em torno de seus produtos?
O que são Hábitos?
- Hábitos são “comportamentos automáticos acionados por pistas situacionais” … coisas que fazemos com pouco ou nenhum pensamento consciente
- As empresas podem mudar o comportamento guiando os usuários por uma série de experiências chamadas ‘Ganchos’.
- Quanto mais os usuários passarem por esses Ganchos, maior será a probabilidade de eles formarem hábitos.
- Os hábitos não são criados, são construídos