
Seja um Autodidata!
Use ferramentas cognitivas para construir e assumir a propriedade do seu conhecimento.
Ferramenta cognitiva é “quaisquer” artefato, instrumento, método ou modelo mental para aumentar a eficiência dos processos e habilidades cognitivas e de aprendizagem.
Cada ferramenta tem diferenciais (pontos fortes) e aplicações.
Todas ajudam a pensar, memorizar, controlar a atenção, perceber, expressar, transmitir informações, comunicar … construir e gerenciar o conhecimento.
São controladas pela pessoa (você é o sujeito!) e isso, ajuda a construir e assumir a propriedade dos seus conhecimentos.
Facilita executar atividades mais complexas e construir o conhecimento ao invés de memorizá-lo.
A tecnologia e o computador são ferramentas “parceiros” para aproveitar ao máximo o nosso potencial cognitivo.
Ferramentas cognitivas transformam as personas (indivíduos e empresas) em autodidatas … constróem ir e representar o conhecimento e transcender as limitações da mente, como a memória, por exemplo.

Check List – Kit de 20 Ferramentas Cognitivas Básicas
Veja várias ferramentas cognitivas para uso diário na empresa:
- 5W2H … explicar “qualquer coisa” e resolver problemas, via 7 perguntas circunstanciais: o que, quem, porque, quando, onde, como e quanto.
- Blocos de informação – construir, padronizar e compartilhar grupos de conceitos ou procedimentos chave para aumentar a eficiência do cérebro, aprendizagem e comunicação empresarial.
- Check List – formular listas de verificação com itens e pontos de atenção para serem lembrados e/ou seguidos para planejar, executar, controlar e ajustar conceitos e procedimentos.
- Conceitos e Definições … construir, descrever e explicar as coisas para aumentar a capacidade de compreensão e aprendizagem das pessoas, “blocos de informação”, ideias, sistemas, processos de negócios … de forma estruturada.
- Diagnóstico e Prescrição – de forma simples, correta e sistemática, para avaliar conhecimentos, habilidades e comportamentos.
- Escrita Ativa – construir blocos de informação, estruturar o conhecimento, instrumentalizar a comunicação empresarial via ferramentas, de forma consciente, controlada, inteligente, simples, explicativa, diferenciada, eficiente, para os vários propósitos empresariais … informar, engajar, criar imagens, atrair, promover, vender, encorajar, fidelizar.
- Contação de Histórias – comunicar de forma lúdica, situações, problemas, implicações ou soluções, … para gerar atenção, emoções, sentimentos e conscientização.
- Equações … descrever a relação entre conceitos ou variáveis de forma clara, específica, memorável e previsível.
- Fórmulas – usar expressões ou equações concisas, simples, com informações e símbolos, que sintetizem relações de compromissos entre variáveis de negócios e facilitar memorizar, processar, comunicar, compartilhar e pesquisar com alto desempenho.
- Gestão de Processo – gerir qualquer processo (ex. aprendizagem, tarefas, negócio …) em 4 passos, fazer melhorias constantes e construir uma base de dados e informações.
- Gerenciamento de Tempo – aplicar técnica Pomodoro para controlar o tempo e autocontrolar atenção, atividades e aprendizagem on the job.
- Imagens – criar imagens mentais e “substituir mais do que 1000 palavras”.
- Leitura Ativa – aumentar a velocidade de compreensão da leitura e aprendizagem via ferramentas mentais e repetição espaçada.
- Mapa Mental – representar graficamente e mnemonicamente, a relação entre conceitos em relação a um conceito principal e central.
- Mapa Conceitual – representar graficamente a relação entre conceitos de forma hierárquica, via proposições … modelar conceitualmente.
- Palavra chave – usar palavras indexadoras para conceituar, criar ganchos, gatilhos, mnemônicos e facilitar a pesquisa na Internet.
- Pergunta – formular frases interrogativas para obter informações, investigar, questionar, conscientizar, conversar, solucionar ou concluir.
- Prática Deliberada – usar repetições espaçadas para especializar o conhecimento e habilidades.
- Procedimento – descrever o passo a passo de tarefas para executar atividades, para transformar insumos em resultados, de forma repetitiva e padronizada.
- Relembrar – trazer informações da memória de longo prazo para a de curto prazo, para reduzir o esquecimento e aumentar a memorização e aprendizagem.
- Reflexão – pensar sobre si mesmo, identificar crenças, justificativas das crenças, valores, preferências, pontos fracos e fortes.
- Repetições Espaçadas – aprender de forma deliberada e ativa para aumentar a velocidade de aprendizagem e redução do esquecimento.
- Solução de Problemas – aprender os princípios para formular problemas, identificar causas e efeitos, desenvolver soluções e escolher solução.
- Pensamento Focado x Difuso … desenvolver o hábito de deliberar e controlar a comutação mental entre pensamentos focado e difuso.
Ferramentas cognitivas são usadas de forma combinada.

Saiba mais. Como usar Ferramentas
Ferramentas cognitivas básicas atuam diretamente para aumentar a eficiência das funções cognitivas e o uso combinado geram outros grupos de ferramentas mais complexas ou de pensamento superior, tais como ferramentas de análise, ferramentas de planejamento, ferramentas de análise, ferramentas de marketing, ferramentas de gestão de negócios,
Funções das Ferramentas Cognitivas

4 Funções principais:
De uma forma geral, as Ferramentas Cognitivas têm 4 funções:
- Organizar Informações
- Buscar Informações.
- Apresentar Informações.
- Integrar Informações.
Essas 4 funções estão na base da gestão do conhecimento.
Buscar Informações
Ferramentas para recuperar e identificar informações em situações de aprendizagem que exigem a busca de informações.
- Usar tecnologias para complementar a aprendizagem de conteúdos ricos em conceitos.
- Registrar a informações de forma inteligente e memorável.
- Recuperar informações em situações de aprendizagem.
- Usar palavras chave para pesquisar na Internet.
- Exemplos … Banco de Dados e Motores de Busca como Google, Yahoo, …
Apresentar Informações
- Apresentar informações num formato significativo, apropriado, conciso.
- Enfatizar o mais importante.
- Usar usar gráficos que facilitem o entendimento e entreguem a mensagem certa.
- Usar imagens que substituem mais que 1000 palavras.
- Usar mapa mentais e conceituais para descrever conceitos e resumir blocos de informação.
Organizar o Conhecimento
- Classificar, ordenar e agrupar o conhecimento em categorias ou blocos de informação para facilitar o registro da informação na memória de longo prazo, exigir o mínimo de esforço de recuperação e aumentar a velocidade do acesso à informação.
- Criar pontos de referência conhecidos (ganchos) para serem a base indexação, comparação, avaliação.
- A classificação do conhecimento em uma estrutura estabelecida é muito mais rápida do que ter que refletir e decidir sobre cada item, evento ou contato a cada vez que o que encontrarmos.
- Classificar conceitos novos em separado e depois integrá-lo em um grupo já existente ou criar uma categoria nova ou subcategorias, e assim por diante.
- Manter a estrutura de dados, informação e conhecimento clara é acessível para você e para a equipe e empresa.
- Seguir políticas de segurança da informação da empresa e classificar as informações e conhecimento segundo esse critério para controle de acesso, autorização.
Integrar Conhecimento.
- Conectar a informação nova ao conhecimento prévio e avaliar o aumento do conhecimento.
- Usar vários tipos de ferramentas de mapeamento, simuladores, discussões, conferências, videostreaming, podcasting.
Instrumentação Cognitiva

Check List – 3 Passos Fundamentais para a Instrumentalização de Ferramentas
Instrumentar é o processo de transformar uma ferramenta ou artefato em um instrumento da atividade do dia a dia.
3 passos fundamentais da Instrumentação:
1. Compreender a Ferramenta … saber explicar
- O que faz? qual a atividade de negócio
- Quem faz? função empresarial
- Porque faz?
- Quando faz?
- Onde faz?
- Como faz?
- Quanto faz?
2. Ajustar a Ferramenta de acordo com as necessidades e exigências locais da atividade.
- Ambiente de aprendizagem.
- Tecnologia.
- Participantes.
- Facilitadores.
- Estrutura e projetos de construção de conhecimento.
3. Desenvolver Práticas Deliberadas
- Inserir a ferramenta nos ciclos de PDCA de atividades.
- Explicar as práticas individuais e coletivas necessárias para usar produtivamente a ferramenta.
- Facilitar o uso da ferramenta.
- Avaliar a qualidade do bloco de informação gerado pelo uso da ferramenta.
- Supervisionar e dar feedback
O processo de instrumentalização é gradual, leva tempo e depende do nível de inteligência competitiva da empresa.

Resumo sobre Cognição e Aprendizagem
- A cognição é o processo de aquisição de conhecimento através do pensamento, experiência e sentidos, envolve linguagem, percepção, memória, o raciocínio, que fazem parte do desenvolvimento intelectual.
- Aprendizagem envolve a aquisição de conhecimento por meio da experiência, estudo ou ensino … o aprendizado depende de vários processos cognitivos que são influenciados por fatores internos e externos ao indivíduo para produzir aprendizado.
- Você pode aumentar substancialmente o desempenho dos seus processos cognitivos e de aprendizado via “aprendizagem cognitiva”, baseada em ferramentas mentais para incentivar e ajudar você a Aprender a Aprender.
- O primeiro passo é se conscientizar dos principais processos cognitivos que são: atenção, observação, percepção, interpretação, organização, categorização, memorização e qual o papel de cada um.
- O segundo passo é usar ferramentas cognitivas ou mentais, para aumentar o desempenho desses processos cognitivos; ajudar a pensar de forma mais “significativa”, ou seja construir o novo conhecimento conectado com o conhecimento corrente; perceber essas novas conexões e assumir a propriedade do seu conhecimento.
- As ferramentas cognitivas são artefatos, instrumentos ou métodos para aumentar a eficiência dos processos cognitivos e de aprendizagem.
- Existem muitas ferramentas mentais, tais como check list, palavras chave, conceitos, formulação de problemas com solução, perguntas, contar histórias, fórmulas, siglas, mapas, gráficos, imagens, e assim por diante; cada qual mais apropriada para determinadas situações de aprendizado.
- O uso de ferramentas apresenta vários benefícios: focar no processo de aprendizado, representar e registrar o seu conhecimento, suportar reflexões profundas, aprender ativamente, prover cenários guiados, facilitar o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem.
- Funcionalmente falando, as ferramentas cognitivas ajudam em 4 funções do aprendizado: buscar informações, apresentar informações, organizar as informações e conhecimento, integrar conhecimento;
- Qualquer ferramenta precisa ser instrumentaliza para se adaptar à pessoa e ao ambiente, em 2 passos: 1) adaptação de ferramenta ao ambiente de tarefa que irá ser utilizada e 2) cultivo de práticas pessoais deliberadas para usar a ferramenta de forma produtiva.

Palavras chaves sobre ferramentas cognitivas – cognição, aprendizado, processos cognitivos, atenção, observação, percepção, interpretação, organização, categorização, memorização; aprendizagem cognitiva, ferramentas cognitiva, ferramenta mental, buscar, apresentar, organizar, integrar informações e conhecimento.

Teste seu Conhecimento sobre Ferramentas Cognitivas
- Use as palavras chave acima e relembre o que você leu nesse bloco de aprendizado.
- O que é cognição?
- Qual a relação entre cognição e aprendizado?
- Quais são os principais processos cognitivos?
- O que significa atenção?
- O que significa observação?
- O que é percepção?
- O que é interpretação?
- O que significa organização?
- O que é memorizar?
- O que é aprendizagem cognitiva?
- Qual o objetivo da aprendizagem cognitiva?
- O que são ferramentas cognitivas?
- Quais os benefícios das ferramentas cognitivas?
- Quais as 4 principais funções das ferramentas cognitivas?
- O que é instrumentação cognitiva? Quais são as suas etapas?
–

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