O que é Conceito?

Um Conceito descreve o que entendemos sobre uma realidade

  • É um símbolo mental ou “unidade de conhecimento”.
  • Porta um significado.
  • É a forma mais básica de pensamento (em conjunto com o juízo e o raciocínio).
  • É a representação intelectual abstrata de um objeto numa linguagem ou simbologia. 
  • É universal … por exemplo  cão, gato, sol, amor …  podem ser expressos em qualquer linguagem. 
  • É traduzido por diferentes conceitos, palavras e linguagens.
  • É um componente importante no processo criativo, cognição, aprendizado, comunicação.

Conceito diz o que a coisa é ou como funciona

Qual a utilidade dos Conceitos?

Conceitos constroem ideias, que constroem atitudes, que constroem a compreensão, pensamentos cotidianos, crenças e valores, que regem nossos sentimentos, a nossa forma de comunicar e decidir

CONCEITO >

IDEIAS >

ATITUDES >

COMPREENSÃO >

PENSAMENTO >

CRENÇAS >

SENTIMENTOS >

COMUNICAÇÃO >

DECISÃO >

  • Conceito é um pilar do processo de aquisição de conhecimento.
  • Os nossos pensamentos são distinguidos pelos conceitos.
  • As nossas proposições expressam conceitos.
  • A compreensão e interação com o mundo envolve conceitos e a compreensão deles.
  • Usamos conceitos para categorizar, memorizar , tomar decisão , aprender e inferir.

Uma dificuldade frequente na prática da conceituação é escolher os melhores conceitos cuja compreensão sejam mais fácil daquele que se quer definir.

Quando mudamos conceitos, mudamos ideias, atitudes, percepção, pensamento e crenças.

Os conceitos são fundamentais no marketing e vendas, funcionam como referências, unidades de sentimentos e emoções  para despertar atenção, curiosidade, interesse, desejo e ação – ACIDA.

Em marketing, “um conceito criativo é uma grande ideia”, está embutido numa marca ou proposta de valor de uma oferta, para captar o interesse do público, influenciar resposta emocional e os inspirar a agir (ACIDA). É um tema unificador que pode ser usado em todas as mensagens de um campanha de marketing, apelos à ação, canais de comunicação e públicos-alvo.

O que é uma Definição?

DEFINIÇÃO é uma tentativa de descrever um CONCEITO.

DEFINIÇÃO >

CONCEITO >

IDEIAS >

ATITUDES >

COMPREENSÃO >

PENSAMENTO >

CRENÇAS >

SENTIMENTOS >

COMUNICAÇÃO >

DECISÃO >

  • Definição é uma explicação clara e concisa de alguma coisa, é o significado.
  • Estabelece palavras que descrevem as coisas (objetos e conceitos) e pode variar em precisão e popularidade.
  • Existem diferentes tipos de definição … intencional, extensional, descritiva, estipulativa, etc.
  • A definição estipulativa guia uma discussão específica e só é rejeitada se contiver uma contradição lógica explícita ou implícita.
  • A definição descritiva pode ser julgada como certa ou errada.
  • A definição precisa, estende a definição de dicionário (chamada de “definição lexical”) com um elemento adicional, para restringir a definição que faz referência.

Qual a utilidade das Definições?

As definições são usadas para refletir, exercitar a autoconsciência, conceituar, aprender, emocionar, descrever, comunicar, precisar e significar.

  • A definição é um exercício de reflexão (autoconsciência, valores, ideias, sentimentos)
  • É uma ferramenta usada para conceituar as coisas (ferramenta e habilidade)
  • O exercício da definição mexe com o nosso sistema cognitivo e emocional (aprendizado e inteligência emocional)
  • A definição facilita a compreensão e comunicação do conceito (aprendizado e comunicação).
  • A definição estabelecer precisão do conceito (precisão).
  • A definição estabelecer uma perspectiva para garantir a consistência dos conceitos.
  • A definição ajuda a memorizar o significado do conceito.

Definição x Conceito

Na Definição, tenta-se dizer o que algo é a partir da determinação da singularidade do objeto,busca-se descrever aquilo que o objeto investigado tem de específico e distinto em relação aos demais, descreve a qualidade, característica ou substância sem a qual o objeto deixa de ser o que “é”, em qualquer circunstância;

O Conceito também é uma tentativa de delimitação, mas há um esforço em estabelecer “o ponto de vista” por meio do qual o objeto é reconhecido; busca-se determinar um “contexto” para delinear o objeto; no Conceito, algo “é” a partir de um determinado meio físico, social ou teórico; ao estabelecer um Conceito, é descrito o objeto partir de um cenário dentre inúmeros cenários contextuais possíveis.  

-As

O que é uma Palavra Chave?

PALAVRAS CHAVES são palavras que resumem o conceito e servem de referência a pesquisas; um único conceito ou suas definições  pode conter várias palavras-chave.

Qual a utilidade do uso de palavras chaves?

  • São referências ou  “termos de indexação” para nomear ou grupar objetos dentro de uma mesma categoria.
  • Desempenham um papel importante no processo de otimização de mecanismo de pesquisa ( Search Engine Otimization) que afeta a visibilidade on-line de um site ou de uma página da Web nos resultados “não pagos” de pesquisas da Web.
  • São usadas por blogueiros, criadores de conteúdo on-line para classificar uma página da Web em um determinado tópico.
  • São usadas para publicidade de palavras-chave, uma forma de publicidade on-line, onde o comerciante paga (Google)
  • Clusterização de palavras-chave , uma prática de otimização de mecanismos de pesquisa.
  • Densidade de palavras-chave , com que frequência uma palavra-chave aparece na página da web

Conceitos, Definições e Palavras chaves são ferramentas mentais, que  ajudam a entender, compreender, aprender, comunicar e ensinar

  • Um CONCEITO descreve o que entendemos sobre uma realidade.
  • Um Conceito diz o que a coisa é ou como funciona.
  • Conceitos constroem ideias, que constroem atitudes, que constroem a compreensão, pensamentos cotidianos, crenças e valores, que regem nossos sentimentos, a nossa forma de comunicar e decidir.
  • Os conceitos são fundamentais no marketing e vendas, funcionam como referências, unidades de sentimentos e emoções  para despertar atenção, curiosidade, interesse, desejo e ação – ACIDA.
  • Em marketing, “um conceito criativo é uma grande ideia”, está embutido numa marca ou proposta de valor de uma oferta e pode ser usado em todas as mensagens de um campanha de marketing, apelos à ação, canais de comunicação e públicos-alvo.
  • DEFINIÇÃO é uma tentativa de descrever um CONCEITO.
  • As definições são usadas para refletir, exercitar a autoconsciência, conceituar, aprender, emocionar, descrever, comunicar, precisar e significar.
  • PALAVRAS CHAVES resumem o conceito e servem de referência a pesquisas.
  • Um único conceito ou suas definições  pode conter várias palavras-chave.
  • As palavras chave desempenham um papel importante no processo de otimização de mecanismo de pesquisa ( SEO -Search Engine Otimization) já que afetam a visibilidade on-line de um site nas pesquisas da Web.


Saiba mais. Aprender a AprenderComo se tornar mais inteligente?Ferramentas CognitivasConceitos, Definições e Palavras ChavesPerguntasMapa MentalMapa Conceitual.


Saiba mais. Conceitos de MarketingProposta de ValorPercepção do Consumidor, Atributos de Valor, Habilidades Emocionais.