
AIDA é uma sigla que significa Atenção, Interesse, Desejo e Ação.
- AIDA é uma ferramenta de marketing para ajudar a contar histórias, conquistar potenciais compradores e converter vendas.
- É um modelo hierárquico que assume que os potenciais compradores passam por estágios cognitivo (pensamento), afetivo (sentimento), e comportamental (fazer, comprar ou experimentar).
- Funciona como um roteiro bem estruturado, para validar ações de marketing e ajudar as etapas da jornada de compra do potencial comprador.
- O modelo ilustra como o número de clientes potenciais diminui ao longo do tempo, como um “funil de compra”.
- Foi desenvolvido em 1899, por Elmo Lewis, um pioneiro da publicidade e vendas nos Estados Unidos.

Saiba mais. Avatar, Funil do Marketing Digital.
Atenção

Chamar a atenção é o primeiro passo para quaisquer estratégias de marketing e venda; isso significa interromper o que o cliente está fazendo e direcionar a sua atenção para o seu estímulo.
Nenhum produto, serviço ou solução se vende sozinho! Não caia no erro de achar que o seu público-alvo já conhece seu produto e, por isso, não precisa de um reforço para comprar; os consumidores são bombardeados 24 horas por dia por mensagens publicitárias; seu concorrente está ali, tentando entrar na mente do cliente e convencê-lo de que é a melhor opção; você precisa se diferenciar!
Para chamar a atenção você deve responder as seguintes perguntas: Que tipos de pessoas quero alcançar? O que atrai a atenção delas? Quais são os seus problemas e necessidades? Quais os benefícios que estão procurando? Quais são os canais de comunicação para alcançá-las?
- Centrar no Consumidor. O primeiro passo fundamental para chamar a atenção é identificar as personas; à partir daí, fica mais fácil e efetivo escolher as mensagens e os canais de comunicação (internet, mídias sociais, e-mail, boca a boca, e assim por diante) para alcançá-los. Quanto mais específica for a definição das personas, mais provável será a probabilidade de chamar a atenção, despertar a curiosidade o interesse do seu público e obter sucesso nas suas campanhas de marketing e contatos de venda.
- Criatividade e Inovação. Explorar a criatividade (criar e inventar) e inovar (reinventar ou tornar melhor o que existe) é outro componente fundamental; buscar a originalidade, surpreender, estimular a interatividade entre as pessoas, combinar layouts criativos, cores chamativas, frases persuasivas, personalização, que combinadas gravem a sua marca na mente do potencial comprador.
- Explorar Tendências. Aproveitar assuntos do momento, usar ferramentas tais como Google Trends para saber o que o mundo está pesquisando, as palavras chave mais utilizadas e refinar por localização, tempo (dias, horas, meses e anos), categoria (finanças, esportes, artes, etc.) e tipo de busca (notícias, compras, imagens, pesquisa no YouTube, etc.).
- Conteúdo Digitais. Você deve usar conteúdos digitais para aumentar o conhecimento, gerar interessados, potenciais compradores e clientes, segmentar a sua audiência, mover a sua audiência através do seu funil de marketing, gerar vendas e aprender métodos para gerar ideias e manchetes que atraiam a atenção.
- Tráfego Pago. É obtido de várias formas no marketing digital, como em plataformas do tipo Google AdWords, publicidade via Facebook e Twitter, e assim por diante; é uma ferramenta poderosa já que ajuda a desenvolver a sua marca, faz as pessoas a tomarem consciência dos seus produtos e serviços, e gera potenciais compradores e vendas; uma grande vantagem dessa opção é que os seus anúncios podem ser extremamente segmentados de acordo com a idade, idioma, geografia e gênero.
- Desenvolver Emoções. Provocar emoções controladas, ideias descontraídas, leves, engraçadas, chamam a atenção e ajudam o seu público alvo a se identificar e comprar seus produtos; emoções são os principais motores por trás das decisões e escolhas de consumo; para desenvolver emoções, você precisa compreender o comportamento de compra dos seus potenciais compradores e a proposição de valor da sua marca para escolher a estratégia correta.
- Fazer Parcerias. Buscar empresas com propostas e produtos que tenham sinergia com as suas ofertas, que possam trabalhar em conteúdos, promovê-los e capturar informações de contato, fazer eventos em conjunto, dividir os custos, postar blogs nos sites, e assim por diante.

Saiba mais sobre fatores que despertam a atenção, Blogs de Sucesso, O Poder dos Títulos
Interesse

Interesse é algo que traz vantagem, que se pode considerar útil ou relevante; é sustentado por um fluxo contínuo de atenção; uma vez que ganhamos atenção devemos oferecer informações de fácil compreensão, fascinantes e valiosas; escolher as palavras e suas ordens. O interesse está numa relação direta com a facilidade do potencial comprador responder a pergunta: “Por que eu quero saber sobre isso?
- Na fase de Interesse, o consumidor já entrou no seu funil de vendas e, provavelmente, está interessado em saber mais sobre a marca e as vantagens da sua solução; começa a cogitar a ideia de compra, mas ainda precisa amadurecer isso melhor.
- A regra geral nesta etapa é focar nas necessidades ou problemas do potencial comprador, ou seja, se concentrar no que é realmente relevante para ele …
- Além disso, focar nos pontos fortes da oferta que resolvem os seus problemas potenciais… mostrar que existe solução para o problema …facilitar o entendimento, a leitura, a sustentação da atenção …
- Você deve manter o potencial comprador informado e preferencialmente engajado com suas ações de marketing, de forma que você possa conduzi-lo, de modo sutil, em direção à tomada de decisão, mostrar que existe solução para os seus problemas e necessidades…
- Produzir conteúdo útil e relevante, (vídeos, podcasts, posts de blog, webinários, etc), de fácil leitura e entendimento, para sustentar a atenção.
Interesse e Atenção
- Atenção e Interesse são lados de uma mesma moeda; prestar atenção é se interessar e se interessar é dar atenção.
- É o interesse que determina a atenção de alguém.
- Interesse são estímulos para chamar nossa atenção para uma coisa, pessoa ou atividade em particular.
- O propósito do interesse é entender como uma coisa funciona e suas relações de causa e efeito.
- São exemplos de interesse: resolver um problema, criar uma solução, atingir um objetivo, despertar a atenção de alguém.
- Interesse é a atenção latente (adormecida ou engatilhada) e a atenção é o interesse em ação.
Desejo

Desejo é obtido pelo alinhamento dos benefícios da sua oferta com a promessa de atender uma necessidade ativa.
- Desejo é um sentimento; é uma tensão em direção a um fim que é considerado, pela pessoa que deseja, uma fonte de satisfação; o desejo é alcançado quando o potencial comprador declara: Isto é justamente o que eu preciso!
- A diferença e evolução da fase de interesse para desejo é levar o consumidor do “eu gosto” para “eu quero” … o desafio é despertar e estimular o desejo do consumidor pela solução, instigar o potencial comprador a gostar da solução e perceber que precisa dela.
- O estágio de desejo está no meio do funil de vendas, ou seja significa que o potencial comprador tomou conhecimento da marca, identificou um problema ou necessidade e sabe que a sua empresa tem a solução e provavelmente irá comparar a sua solução com os outras concorrentes.
- Nesta etapa, o seu trabalho tem como foco destacar o que o consumidor ganha ao escolher você e não outra marca ou empresa, deixar bem claro que ele não encontra tais benefícios em outros produtos, que sua solução é exatamente aquilo que ele precisa.
- Uma boa estratégia para gerar desejos é criar imagens de solução dos problemas e necessidades e fazer o potencial comprador sentir de forma antecipada a volta ao equilíbrio; criar uma conexão emocional ao invés de ressaltar características e benefícios dos seus produtos e serviços e criar formas do potencial comprador avaliar o valor da sua oferta e como ela é ideal para ele.
Ação

Para fazer o potencial comprador tomar uma ação você deve criar uma ponte entre o desejo e a ação.
- Quanto mais fácil for para o potencial comprador interagir e responder ao que você oferece, mais fácil será a tomada de ação.
- No estágio de tomada de ação o objetivo é transformar desejo em resultados, que pode ser qualquer coisa, desde uma assinatura de newsletter até uma venda propriamente dita, vai depender dos seus objetivos; o que importa é garantir a ação.
- Nesta fase algumas estratégias normalmente funcionam, tais como, oferecer uma garantia de devolução, criar um senso de urgência, como informar que o estoque do produto está acabando e com isso perder a oferta,
- A tomada de ação, como proposto pelo método AIDA, é um processo acumulativo – se você conseguiu despertar a atenção, interesse e desejo, fica mais fácil fazer o potencial comprador tomar uma ação e você fechar uma venda.
- O que você deve fazer é incentivar o potencial comprador a dar o próximo passo, por exemplo, um frete grátis, e assim por diante.

Saiba mais sobre gatilhos mentais para influenciar a compra.

Palavras chave. AIDA, Atenção, Interesse, Desejo, Ação.

Conclusões sobre o Método AIDA
- AIDA é uma sigla que significa Atenção, Interesse, Desejo e Ação.
- Chamar a Atenção é o primeiro passo – isso significa interromper o que o cliente está fazendo e direcionar a sua atenção para o seu estímulo; você deve saber responder as seguintes perguntas: Que tipos de pessoas quero alcançar? O que atrai a atenção delas? Quais são os seus problemas e necessidades? Quais os benefícios que estão procurando? Quais são os canais de comunicação para alcançá-las?
- Após ganhar atenção você precisa despertar o interesse – via informações de fácil compreensão, fascinantes e valiosas; escolher as palavras e suas ordens; a regra geral nesta etapa é focar nas necessidades ou problemas do potencial comprador, ou seja, se concentrar no que é realmente relevante para ele, mostrar que existe solução para os problemas, facilitar o entendimento, a leitura e a sustentação da atenção.
- Para aumentar o desejo de compra você deve destacar o que o consumidor ganha ao escolher você – deixar claro que ele não encontrará tais benefícios em outros produtos e que a sua solução é exatamente aquilo que ele precisa.
- Para fazer o potencial comprador tomar uma ação você deve criar uma ponte entre o desejo e a ação; se você conseguiu despertar a atenção, interesse e desejo, fica mais fácil fazer o potencial comprador tomar uma ação e você fechar a venda; uma boa estratégia é criar gatilhos mentais para influenciar a compra.

- O que é o método AIDA?
- Como chamar a ATENÇÃO?
- Como desenvolver INTERESSE?
- Como gerar DESEJO?
- Como motivar uma AÇÃO?