
EDUCAR é o processo de receber ou dar instrução para facilitar o aprendizado e aquisição de conhecimento … é o processo mais importantes para o desenvolvimento da sociedade … Concorda?
- Envolve vários métodos e ferramentas para EXPERIENCIAR, PENSAR, SENTIR, COMPORTAR-SE, ATUAR, MUDAR.
- É um processo de vários estágios ou subprocessos … ENTENDER > COMPREENDER > APRENDER > COMUNICAR > ENSINAR > ESPECIALIZAR.
- Tem vários vários componentes ou recursos … DADOS + INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO + HABILIDADES + COMPORTAMENTOS + INTELIGÊNCIA.
- É influenciada pelo ambiente, crenças, valores, emoções, sentimentos, processos cognitivos.
A educação pode ser descrita como o ‘cultivo sábio, esperançoso e respeitoso da aprendizagem, realizado na crença de que todos devem ter a chance de compartilhar a vida’.

Saiba mais. Conceitos, Aprender a aprender, Como estudar e ficar mais inteligente, Ferramentas cognitivas, Kit de ferramentas cognitivas, Inteligências Múltiplas, Inteligência Competitiva,

Check List – 6 Boas Práticas para Educar Adultos
Combinar 6 boas práticas: Facilitação, Construtivismo, Autogestão, Motivação, Foco e Aplicação.
1 FACILITAÇÃO – incentivar o conhecimento do PROCESSO … disseminar, discutir, compartilhar conceitos, práticas, ferramentas para aprender a aprender com foco nos processos de negócios… com autonomia … ajudar a jornada de aprendizagem … conscientizar o caráter construtivista da aprendizagem … a relevância da autogestão para identificar padrões de comportamento, melhorias contínuas, checar e fazer ajustes.

Saiba mais. Facilitador, Funil de Aprendizagem, Conceitos de Aprendizagem, Principais Processos de Negócios, Inteligência Emocional, Atenção, Conhecimento.
2 CONSTRUTIVISMO – usar o CONHECIMENTO e EXPERIÊNCIA para aprender coisas novas … criar ou adaptar conceitos, métodos e ferramentas para aprender a aprender, construir conhecimentos, habilidades e comportamentos.

Saiba mais. Construtivismo, Andragogia, Aprender a Aprender, Ferramentas Cognitivas, Componentes da Aprendizagem, Conhecimento, Conhecimento Tácito, Habilidades Técnicas e Emocionais.
3 AUTOGESTÃO – GERENCIAR PROCESSO e RESULTADOS … o adulto é senhor do seu destino … objetivos e metas, tempo, métodos, avaliação de desempenho … o pressuposto é que o adulto quer aprender … é capaz e deseja assumir a responsabilidade pela aprendizagem … mas precisa de facilitação e feedback … Os frutos do seu aprendizado, os “resultados” SEMPRE devem estar associados as metas de processos ou atividades de negócios … são exemplos – taxa de prospecção de negócios, taxa de conversão, ticket de venda, precisão nas previsões, receita, custos … os principais e corriqueiros KPIs empresariais … o mais importantes é escolher aquilo que você ou a sua empresa possam digerir e refletir para tornar o processo mais prazeroso

Saiba mais. PDCA, Autocontrole, Empatia, Técnica Pomodoro, Objetivos, Desafios e Metas, Metas SMART, Equação de Desempenho, Análise, Análise de Dados, Gestão, Liderança e Pessoas.
4 Motivação – saber a razão de aprender algo, relevância, ganho profissional e empresarial é fundamental … entender que a sua prontidão para aprender é de origem predominantemente interna e não externa … é fundamentalmente dependente da maturidade e desenvolvimento da sua inteligência emocional.

Saiba mais. Automotivação, Inteligência Emocional, Metas SMART, Conscientização de Necessidades, Hierarquia de Necessidades.
5 Foco – direcionar a atenção para processos e habilidades de aprendizagem específicas, do dia a dia, identificar necessidades, causas de problemas em processos / atividades, efeitos e como criar e desenvolver soluções … ao invés de focar no assunto.

Saiba mais. PDCA, Processos e Atividades de Negócios.
6 Aplicação – inserir o novo conhecimento como uma nova ferramenta para uso imediato, cujo aprendizado se dará pelo uso, de maneira prática e repetitiva, conectada com atividades diárias, com a expectativa de que o conhecimento a ser adquirido, pelo uso da ferramenta, irá gerar ganho de desempenho na execução do processo de negócio e contribuirá para alcançar seus objetivos.

Saiba mais. Ferramentas Cognitivas.

Saiba mais. Conceitos, Tomada de Decisão, Processos de Negócios, Resolução de Problemas, Liderança, Mudança, Atitude, Comportamento Assertivo.
Funil de Aprendizagem

CONCEITO de EDUCAR = DESCONHECER + DESCOBRIR + ENTENDER + COMPREENDER + APRENDER + COMUNICAR + ENSINA R + ESPECIALIZAR
PROCESSO de EDUCAR = DESCONHECER > ENTENDER > COMPREENDER > APRENDER > COMUNICAR > ENSINAR > ESPECIALIZAR
- O funil de aprendizagem é uma ferramenta pictórica e memorável para aprender sobre o processo educacional.
- O processo de aprendizagem é acumulativo, cada estágio depende e demanda mais tempo, esforço, custo e maturidade, que o estágio anterior.
- Portanto é fundamental conhecer esses estágios, seus objetivos, estratégias, para aprender na medida certa, na hora certa, de forma eficaz, eficiente e sem desperdícios.
- O funil de aprendizagem ilustra o processo de tomada de decisão envolvido na aprendizagem … avaliar se o nível de conhecimento corrente é necessário e suficiente para atingir um objetivo específico e se justifica o tempo e esforço para aprender mais.
- O ponto chave para avaliar a necessidade e suficiência da aprendizagem é saber claramente o objetivo SMART de aprendizagem.
Desconhecer


Desconhecer significa não conhecer, não saber, ignorar … mas pode significar também ….
- Desconsiderar, desprezar, menosprezar, desvalorizar uma informação.
- Estranhar, evitar, ignorar, censurar, desconfiar, desconhecer, duvidar.
- Rejeitar, recusar, renunciar, negar, desaprovar
- Desperdiçar, perder, privar-se.
- Esquecer, abandonar, negligenciar.
Desconhecer um conceito para o adulto significa que ou ele nunca ouviu falar, ou ouviu e nunca atentou para entender, ou se atentou não conseguiu entendê-lo por algum motivo e então esse conceito virou latente (adormecidos) na sua mente.
Descobrir

Descobrir é perceber algo … identificar novos caminhos.
- Encontrar o que era desconhecido, que estava escondido.
- Divulgar algo nunca divulgado.
- Passar a conhecer a solução de um problema ou de uma pergunta.
- Perceber as características de algo ou intenções.
- Deixar de esconder; passar a aparecer, mostrar-se.
Conhecer

Conhecer é perceber e incorporar à memória … ficar sabendo … tomar ou ter consciência de alguma coisa.
- Para que a informação ou conceito desconhecido possa ser percebido e entendido é necessário que ele seja conectado com conceitos já existentes na nossa mente … e quanto mais conexões neurais entre o conceito novo e o antigo mais efetivo será processo de aprendizado.
- Esse processo de conexão do conhecimento novo com o antigo é conhecido como associação ou significação, ou seja a capacidade de você descrever, entender ou associar o significado de um conceito o novo, à partir de outros conceitos conhecidos.
- Adicionalmente quanto maior for a emoção envolvida, mais profunda ou forte será as conexões neurais e mais memoráveis serão as informações, conceitos e experiência (um conjunto de informação, conhecimento, comportamento, emoções, sentimentos, conscientização)…
- É por isso que todas as técnicas de memorização são baseadas em acrescentar mais informações (técnicas e emocionais) à informação original, para registrar e acessar a nova informação na nossa memória de longo prazo com mais eficiência.
- O estabelecimento de novas conexões neurais é diretamente dependente do ambiente externo e da vontade que é alimentada por crenças e valores
- Um ponto importante é que valores e crenças são classes especiais de conceitos, que estão na raiz da hierarquia de conceitos de uma pessoa, moldam e ditam a forma de pensar das pessoas … é podem ser modificados e influenciados.

Saiba mais. Importância dos Conceitos.
O que é Entender?

ENTENDER ocorre no nível intelectual ou no plano mental.
- Entender é um processo mental e emocional de compreensão, assimilação de conhecimento.
- Você “entende” o conceito, mecanismo, a lógica, as razões de alguma coisa.
- O entendimento pode vir apenas de escutar o que é dito, sem ter que pensar muito.
- Não gasta muitas energias em conexões neurais
- O professor ajuda o aluno a entender mais rápido.
- Entender está correlacionado com a capacidade de fazer inferências e tirar conclusões.
- O um estágio anterior à compreensão
- Entender permite avaliar se vale o custo de investir mais tempo para compreender ou se o entendimento já é o bastante.
O entendimento é uma relação entre o conhecedor e um objeto (pessoa, situação ou mensagem), em que o conhecedor é capaz de pensar sobre o objeto e usar conceitos para lidar adequadamente com esse objeto.

Saiba mais. Conceitos, mapas mentais, mapas conceituais
O que é Compreender?

Compreender é mais profundo que entender … mas ainda no plano mental … envolve emoções, fazer conexão com experiências próprias ou se colocar no lugar do outro (empatia) … quando você compreende algo, também o entende.
- Compreender é entender de forma completa os atributos, caracteres, marcas, propriedades ou qualidades que uma “coisa” possui.
- Significa também, entender a totalidade de intenções pertinentes ao contexto de uma discussão.
- Compreeder requer atenção concentrada, questionamento e principalmente tempo para pensar e analisar..
- Compreendemos quando sabemos descrever, resumir, interpretar, recomendar, prever, alguma coisa … sem necessariamente experienciar
Compreender é fundamental para avaliar o esforço e valor para APRENDER … é mais “caro” que entender …. demanda deliberação e vontade.
O que é Aprender?

Aprender. É mais profundo que compreender; causa mudanças em suas atitudes e comportamentos.
- Aprender incorpora o entendimento e compreensão.
- Advém de um processo repetitivo educacional e a capacidade de repetir processos e resultados.
- Gera mudança de comportamento; sem mudanças não haverá aprendizado.
- Aprender é fazer diferente.
- Exige repetição e mudança de comportamento.

Saiba mais. Componentes do Aprendizado, Aprender a Aprender, Check List para Aprender a Aprender, Memorização, Repetição espaçada,
O que é Comunicar?

Comunicar. É a troca de informações, compartilhamento de ideias, sentimentos; influi no que somos e no que pensamos.
- Comunicar depende do emissor, receptor, meio e linguagem.
- Comunicar e Educar são processos inseparáveis.
- A educação faz-se através da comunicação falada, escrita, gesticulada ou multimídia.
- A boa comunicação melhora o entendimento, a compreensão, o aprendizado, o ensino e a educação como um todo.
Comunicar é uma ferramenta de integração, instrução, troca mútua, aprendizado e desenvolvimento das pessoas. –
O que é Ensinar?


Ensinar é uma forma sistemática de transmissão de conhecimento … envolve 3 elementos chave: Foco, Conhecimento e Envolvimento.
Foco significa saber definir objetivos SMART de aprendizado para ajudar os aprendizes a mirar os objetivos e entender as intervenções, manter o processo no caminho certo
Conhecimento do assunto é descrever experiências, conteúdo, ferramentas, práticas e ensinamentos … capacidade de identificar pontos críticos, de atenção, erros frequentes e conceitos fundamentais.
- Ensinar é fazer alguém aprender algo e fazê-la assumir o que é ensinado.
- Educar e ensinar são dois conceitos interdependentes, mas diferentes.
- Educar é o processo de aprender , já ensinar é o método para implementar o processo de aprender.
- Uma pessoa bem educada pode não ser um bom educador.
- Saber é um processo, não um produto.
- As intervenções geradas pelo ensino geralmente assumem a forma de questionar, ouvir, dar informações, explicar algum fenômeno.
Instruir alguém NÃO é uma questão de fazê-lo lembrar os resultados … é ensiná-lo a participar “ativamente” do processo de aprendizagem e ganho de conhecimento.
Fazer o “aluno” pensar em si mesmo e na perspectiva do autor, demonstrar habilidades, testar a compreensão e capacidade … facilitar as atividades de aprendizagem … aprender a fazer anotações, discutir, listar tarefas, simular e práticar.
Uma História de Processo Educacional
O que aconteceu com Wilhelm Conrad Röntgen, descobridor dos raios-X.
- Ele estava fazendo experiências com eletricidade no vácuo quando reparou em uma sombra próximo de um objeto que estava na mesa.
- Ele ENTENDEU que aquela sombra não era algo normal, mas não COMPREENDEU as causas.
- Ele precisou repetir o experimento muitas vezes para APRENDER que a causa da sombra era a eletricidade no vácuo que transmitia ondas de alta frequência que podiam atravessar objetos e deixar marcas em papeis foto-sensíveis.
- Mesmo assim ele demorou meses para se SENTIR SEGURO sobre sua descoberta e COMUNICAR e e ensinar ENSINAR para os outros físicos como reproduzir o raio-X.
O que é Especializar?

Especialista é um indivíduo que possui habilidades ou conhecimentos especiais ou excepcionais em determinada prática, atividade ou profissão.
estima-se 10 mil horas de trabalho para se tornar um especialista em habilidades complexas, como tocar um violino magnificamente, ser um mestre de xadrez e assim por diante … mas, nem todas habilidades precisam de tantas horas e Epodem ser adquiridas bem mais rapidamente com métodos e ferramentas.
Quando você é uma especialista, devido aos exercícios de repetição espaçada e práticas deliberadas continuadas, existem muitas informações e conexões neurais na sua memória de longo prazo.
Para se tornar um Especialista é necessário adquirir horas de Prática Deliberada.

Palavras chaves – educar, processo, estágios, métodos, ferramentas, experiências, mudanças, pensamentos, sentimentos, emoções, atitudes, comportamentos, ações, entender, compreender, aprender, comunicar, ensinar, especializar, dados, informação, conhecimento, inteligência.

Conclusão sobre Processo Educacional
- EDUCAR é o processo de receber ou dar instrução para facilitar o aprendizado e aquisição de conhecimento … pode ser descrito como o cultivo sábio, esperançoso e respeitoso da aprendizagem.
- Andragogia é o conceito de “educação voltada para o adulto”, em contraposição à pedagogia, que se refere à educação de crianças.
- Para educar adultos devemos combinar 6 princípios: facilitação, construtivismo, autogestão, motivação, foco e aplicação.
- Adultos aprendem compartilhando conceitos e participando de processos de decisão e resolução de problemas, que exigem liderança e mudanças de atitudes.
- O funil de aprendizagem é uma ferramenta para identificar oportunidades, gerenciar o processo de aprendizagem.
- Desconhecer significa não conhecer e pode significar também, não perceber, não necessitar, estranhar, desprezar, subestimar, desperdiçar, de acordo com o contexto.
- Entender está correlacionado com a capacidade de dedicar atenção, fazer inferências, tirar conclusões.
- Compreender é mais profundo que entender; envolve emoções, permite fazer conexão com experiências próprias ou se colocar no lugar do outro … quando você compreende algo, também o entende.
- Aprender é mais profundo que compreender; causa mudanças em suas atitudes e comportamentos.
- Comunicar é trocar informações, compartilhar ideias, sentimentos … influi no que somos e no que pensamos.
- Ensinar é uma forma sistemática de transmissão de conhecimento … envolve 3 elementos chave: Foco, Conhecimento e Envolvimento.
- Especializar é desenvolver habilidades ou conhecimentos especiais; demanda muito mais tempo, esforço e conexões neurais.

Teste seu Conhecimento sobre Processo Educacional
- O que é educar?
- Qual a importância da educação na sua vida?
- Você concorda com a frase: “educar é o processo mais importante da nossa vida”. Explique.
- Quais são os estágios do processo educacional?
- O que nos faz desconhecer as coisas?
- O que nos motiva a conhecer?
- Qual a relação entre os conceitos conhecer e entender?
- Qual a principal diferença entre entender e compreender?
- Ir além do entender pode ser um desperdício de tempo?
- Qual a diferença fundamental entre compreender e aprender?
- Qual o principal fator para você aprender?
- Qual a importância da comunicação no aprendizado?
- O que é ensinar?
- Qual a diferença entre ensinar e educar?
- O que esses conceitos podem ajudar você no seu dia a dia?
–

Saiba mais. Aprender a Aprender, Check List para Aprender a Aprender, Pensamento Focado x Difuso, Construção de Blocos de Informação, Ferramentas Cognitivas, Memórias de Trabalho e de Longo Prazo, Gerenciamento do Tempo de Aprendizado, Sono – o grande aliado do aprendizado, Como se tornar um especialista, Aprendizado Construtivista, Como se tornar mais inteligente, Conceitos, Definições e Palavras Chaves, Perguntas, Check list (CL), Check list – 5W2H, Mapa Mental, Mapa Conceitual, Mapas Conceituais e Ferramentas