
Todas as ações e pensamentos são coloridos pela emoção.
- O sistema educacional da empresa e o processo de aprendizagem individual d cada um devem se preocupar com a emoção.
- Existem muitas relações entre a emoção e a cognição e quando ambas são incorporadas na aprendizagem empresarial provocam alto desempenho.
- As pessoas procuram atividades e ocupações que se sintam bem, e evitam àquelas em que se sintam mal.
- A habilidade de investigar necessidades, interesses e motivações das pessoas aumenta a inteligência emociona para engendrar planos, ações e aumentar o poder de persuasão para si mesmo e seu entorno.
- O marketing é ciência e arte, ciência para fazer hipóteses e testar teorias sobre o comportamento do consumidor e arte para emocionar, gerar atenção, interesse desejo e arte.
O que é Emoção?

Emoção é um estado mental causado por alterações químicas associadas a pensamentos, sentimentos, respostas comportamentais, grau de prazer ou desprazer.
- É um forte “sentimento” derivado das circunstâncias, humor ou relacionamento com os outros.
- É uma resposta a eventos internos e externos significativos.
- É uma reação inconsciente, positiva ou negativa, para nos ajudar a movimentar nossa vida, mudar o que não está bom ou em desequilíbrio.
- Se não movemos energias negativas para fora, elas geram doenças dentro de nós.
- Emoções como medo, raiva, tristeza e alegria contribuem para a sobrevivência e se bem direcionadas impulsionam e protegem das diversidades.
A aprendizagem na empresa deve se preocupar e tratar as emoções e sentimentos para processar e memorizar informações com alto desempenho.
Porque estudar e aprender sobre as emoções?

As emoções revelam aspectos comportamentais positivos e negativos, conscientes e inconscientes, e podem significar afetividade, inteligência emocional, motivação, temperamento e a personalidade do indivíduo, cuja importância na aprendizagem e nas interações sociais e de negócios é de crucial importância e relevância.
- Emoções e sentimentos explicam atitudes e comportamentos.
- Descobrir, entender, compreender emoções e sentimentos demonstra habilidade cognitiva e emocional de alto nível.
- Envolve autoconsciência, autocontrole e automotivação (habilidade intrapessoal) e empatia e sociabilidade (interpessoal).
- Orienta o comportamento empresarial para criar situações e experiências positivas ou evita e trata as situações negativas possíveis.
- Todo o processo de negócio e tomada de decisão está atrelado e dependente de processos emocionais, comportamentos, atitudes, emoções e sentimentos.
- As emoções e sentimentos fornecem informações sobre estímulos exteriores e interiores, sobre as situações e problema das pessoas envolvidas num determinado contexto … porque essa emoção e sentimento?
- As emoções e comportamentos devem ser trabalhados mapeados cada indivíduo de forma crítica e investigativa.

Saiba mais. Emoção e Cognição
Sentimento … um estágio da emoção.
O sentimento é uma resposta à emoção … diz respeito como a pessoa se sente diante de uma emoção.
- Enquanto a emoção é uma reação inconsciente, o sentimento é uma “espécie de juízo” sobre essas emoções.
- No sentimento existe a ação da autoconsciência, entendimento e compreensão.
- Imagine a situação de um animal feroz correr atrás de você; antes mesmo da consciência, surge o medo (que é emoção), logo em seguida, você tem a consciência de seus sentimentos … e é aí que você percebe que está assustado e com medo.

Como você se sente afeta sua capacidade de realizar atividades cotidianas, seus relacionamentos e sua saúde e inteligência geral (cognitiva + emocional).
Você precisa no ambiente empresarial reagir às suas experiências e sentimentos de forma deliberada e consciente e obter melhorias continuadas e perceptíveis.
A inteligência emocional está na base
Autoconsciência
A autoconsciência tem vários significados … pode significar vigília simples , senso de individualidade, um estado mental ou processo mental do cérebro.
- É a consciência da consciência.
- É a percepção do que se passa na mente, perceber como reagimos e nos sentimos diante de cada emoção e sentimento.
- É fundamental para tratar uma emoção ou sentimento negativo e manter o equilíbrio emocional.
Reflita sobre essas 2 fórmulas:
- Emoção <–> Consciência <–> Sentimento.
- Autoconsciência = Ponderar (Emoção, Sentimento).
Como Compreender e Gerenciar Emoções e Sentimentos?
A inteligência emocional é o conjunto de habilidades para compreender e gerenciar emoções e sentimentos.
- Autoconsciência … conhecimento de si … crenças, justificativas das crenças.
- Autocontrole … controle a si mesmo … emoções e sentimentos, atitudes, comportamentos e desejos.
- Automotivação … buscar em si mesmo motivos ou estímulos para alcançar seus objetivos.
- Empatia … entender sentimentos da outra pessoa e imaginar-se na situação dela.
- Sociabilidade … ser amigável com um propósito e influenciar pessoas.

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Palavras chaves – emoção, sentimento, consciência, autoconsciência.

Todos nós podemos melhorar nossas emoções e sentimentos desenvolvendo a inteligência emocional, por meio da construção de novos hábitos, novas formas de pensar e de se comportar.
O estudo das emoções vem desde muito tempo …
Aristóteles ( 384 a 322 a.C), filósofo grego, aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande, identificou emoções irredutíveis:
- Medo
- Confiança
- Raiva
- Amizade
- Calma
- Inimizade
- Vergonha
- Falta de vergonha.
- Compaixão.
- Bondade.
- inveja
- Raiva
- Competição
- Desprezo
Pesquisadores modernos sugerem apenas quatro “emoções irredutíveis”:
- Alegria
- Tristeza
- Raiva
- Medo
As demais variações mais complexas das emoções foram evoluídas a partir dessas 4 emoções irredutíveis ao longo de milênios.
Essa visão sintetizada da emoção nos ajuda a refletir, perceber e compreendê-la melhor.

Teste seu Conhecimento
- Qual a importância da consciência para melhorar a qualidade das nosas emoções e sentimentos?
- O que é emoção?
- O que é sentimento?
- Qual a relação entre emoção e sentimento?
- Qual a diferença entre consciência e autoconsciência?

Saiba mais. Habilidades Emocionais, Autoconciência, Autocontrole, Motivação, Empatia, Sociabilidade.
- As emoções e as expressões faciais e gestuais fornecem informações relevantes para o relacionamento e aprendizagem.
- As emoções fazem parte da evolução da espécie humana.
- Sem dispor de funções de auto-regulação emocional nas empresas, forma impulsiva, excitável, eufórica, episódica e desplanificada.
- As relações das emoções com o humor e com o estresse são destacáveis.
TRÊS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM EMOCIONAL PARA OS PROFESSORES
As empresas têm de proporcionar boas condições de aprendizagem emocional e se preocuparem mais com os seus níveis satisfação cognitiva.
Destaco 3 três tipos de estratégias de crescimento emocional que podem contribuir:
Fomentar conexões emocionais com os conceitos a serem aprendidos.
- Simular experiências e conexões relevantes com os conteúdos e ferramentas cognitivas a serem aprendidas e aplicados em campo, com exercícios, práticas deliberadas, calendários e planificação, execução e avaliações devidamente acordados.
- Realizar um relatório a ser apresentado integrando conceitos, ferramentas cognitivas e conclusões sobre o desenvolvimento cognitivo e profissional.
- A aprendizagem planificada deve focar em aprendizagens significativas, centradas nos interesses, nas paixões e nas experiências vividas pelos profissionais, para ajudar a aprofundar e a visualizar a relevância e a utilidade dos conceitos e habilidades a serem aprendidas, confrontando-as com as situações concretas das suas vidas diárias.
- Aprender com engajamento e compromisso emocional e ensinar a resolução de problemas, discutir a definição das tarefas a a serem realizadas, para implementar um processo de aprendizagem ativo, criativo e motivante.
- Acumular memórias mais profundas para desenvolver uma aprendizagem mais versátil emocionalmente e cognitivamente.
A ideia de sugerir um ensino mais compatível com a natureza do funcionamento do nosso cérebro é aquela que mais oferece mais garantias para o futuro das suas vidas.
- Encorajar os estudantes a desenvolver intuições escolares inteligentes: esta estratégia prende-se com a promoção e enriquecimento do pensamento intuitivo e estratégico dos estudantes, na medida em que se torna hoje, numa sociedade global em mudança acelerada, cada vez mais necessário potenciar a sua criatividade e o seu raciocínio crítico.
- Aprender a colocar perguntas relevantes, saber questionar e dispor de instrumentos mentais analíticos, são condições críticas para desenvolver, aprofundar e criar conhecimento.
- Utilizar e treinar o pensamento intuitivo é uma plataforma cognitiva excelente para estabelecer generalizações e para transferir conceitos e estratégias da vida acadêmica para novas situações e novos problemas da vida real e concreta. A aprendizagem pode ser concebida como uma maratona longa, e para percorrer com sucesso os currículos devem ser construídos no sentido de criarem mais oportunidades para as funções intuitivas e conativas e para as funções cognitivas e executivas dos estudantes. Os estudantes precisam passar pelo sentimento de que estudam para sentirem em si próprio, que “Eu crio, logo existo”.
- As escolas não existem para amorfanhar a intuição ou para ridicularizar a criatividade das crianças e dos jovens, pelo contrário, como organizações de aprendizagem que são, devem apostar mais na intuição e na emoção, pois só com elas as aprendizagens significativas e relevantes se fixam e incorporam no cérebro. A nossa memória de longo prazo, que consubstancia neurofuncionalmente as nossas aprendizagens mais importantes e engrandecedoras da nossa personalidade, permite-nos recuperá-las, rechamá-las e aplicá-las a novas situações, exatamente porque elas estão entranhadas corporeamente e emocionalmente, só com tais ingredientes afetivos e conativos o auto-aperfeiçoamento é treinado e expandido.
- A escola ou sala de aula que não desenvolva a intuição e a emoção dos estudantes está condenada, esvaziada de entusiasmo, ela empobrece o cérebro dos seus ocupantes, quer no seu presente, quer no seu futuro.
3º gerir intencionalmente e ativamente o clima emocional do processo educacional, com a possibilidade de cometer erros e aprender com eles, algo só possível de ocorrer numa atmosfera pedagógica de confiança e de respeito.
- O clima e o envolvimento empresarial onde decorrem as interrelações entre profissionais experientes e inexperientes contribui de forma crucial para a aprendizagem.
- Aprender também envolve o cérebro social e emocional, as emoções não são irrelevantes, excessos de ansiedade ou de excitação trazem sempre problemas de aprendizagem.
- Um ambiente social, equilibrado, orquestrado, seguro e agradável é indispensável para que as empresas e as emoções de quem ensina e de quem aprende se possam expressar, criando toda uma atmosfera pedagógica de confiança e de conforto que contribua para que os alunos construam competências sociais e emocionais que permitam a acumulação significativa de melhores experiências educacionais.
- A empresa precisa saber que ganha mais com profissionais emocionalmente mais competentes.
- A emoção não pode continuar a ser concebida, em comparação com a cognição, ou pior ainda, a ser entendida como um obstáculo que interfere com ela.
A importância da emoção na aprendizagem é crítica, só com emoção a aprendizagem pode ser relevante, significativa e útil para a vida de todos os estudantes.
A criança ou o jovem como aluno, estudante e ser aprendente, não pode, consequentemente, ser compreendido apenas como um sistema cognitivo de reprodução de informações e conhecimentos factuais, mas pelo contrário, deve ser reconhecido como ser relacional e emocional, como sujeito histórico-social constituído por atitudes, condutas, conhecimentos e competências transmitidas por outros.