
Um aprendizado ativo com repetições espaçadas reduz o esquecimento e aumenta a velocidade da aprendizagem!
Curva do Esquecimento
Como o aprendizado é afetado pelo conhecimento e compreensão anteriores?
Em 1885 o filósofo Hermann Ebbinghaus buscava responder essa pergunta …
- A resposta a essa pergunta resultou na famosa Curva do Esquecimento que mostra como as informações são perdidas ao longo do tempo quando não há tentativa de retê-las na memória de longo prazo.
- A maior parte do esquecimento se produz nos primeiros momentos logo após o processo de aprendizagem … a decadência é significativa durante a primeira hora … após 20 minutos retemos 58% das informações (o declínio mais acentuado!) … em 1 hora a retenção cai para 44% … em 24 hs para 33% … após 24 hs a curva fica nivelada … caso não haja uma revisão, após 1 mês, restará apenas 20% de informação retida.
- A velocidade do esquecimento depende de vários fatores, tais como, dificuldade, significância do assunto, forma de representação, fatores fisiológicos, como estresse e sono … esse esquecimento não é por falta de qualidade da leitura … ele é normal! … se não reutilizamos as informações, o nosso cérebro “deleta” ou “perde o acesso”.
- A repetição no aprendizado aumenta o intervalo ideal antes da próxima repetição ser necessária … retenções quase perfeitas podem exigir repetições iniciais diárias, mas depois podem ser feitas depois de anos.
- O aprendizado mais ativo e inteligente reduz o esquecimento … leitura ativa, anotações, resumos, mnemônicos, mapas mentais, mapas conceituais e prática deliberada.
Qual a vantagem do Esquecimento?

O esquecimento fisiológico da memória a faz mais adaptativa, eficiente, econômica, gerenciável, organizada e segura.
- Pesquisas revelam que apagar informações irrelevantes ajuda o cérebro a se concentrar em aspectos mais importantes e que possam ajudar na tomada de decisões do dia a dia.
- Lembrar e Esquecer são os dois lados de uma mesma moeda … lembrar é como avisamos para o nosso cérebro o que é importante e esquecer é a maneira como nosso cérebro seleciona as memórias mais importantes.
- Se lembrássemos de tudo o que já ouvimos ou vimos, nossa memória seria um grande emaranhado de informações inúteis e dispensáveis, atrapalhando a atividade cognitiva.
- O fato de esquecermos determinados eventos, em especial aqueles de menor relevância, proporciona uma grande economia cognitiva.
- O esquecimento denota que o nosso sistema de memória é adaptativo … retém apenas as informações mais relevantes para agir sobre o meio.
A memória diz respeito a retenção e recordação, a retenção é como escrever e a recordação é como reler o que foi escrito.
Repetições Espaçadas para reduzir o Esquecimento

De uma forma geral existem 2 categorias de métodos para aumentar a memorização: 1) melhor representação na memória (mnemônicos ) e 2) repetição espaçada.
–
- Distribuir a aprendizagem ao longo de vários dias, de forma espaçada.
- A revisão e repetição do aprendizado é fundamental já que reduz o esquecimento das informações
- Não se pode deixar passar muito tempo para recordar, caso contrário a informação será apagada da memória de longo prazo e você terá que recomeçar do zero.
- A releitura é um método adequado para fazer exercícios de “ repetição espaçada” quando se passou um tempo significativo após a leitura de um bloco de informação.
- Continuar o estudo quando você já entendeu bem o material é chamado de sobreaprendizagem … você precisa cuidar para não exagerar na repetição da sobreaprendizagem para não desperdiçar o seu tempo.
–
Repetição Espaçada

Para transferirmos informações da memória de curto prazo para a memória de longo prazo e recuperá-las quando necessário, é necessário tempo e prática … uma forma de fazer isso é usar a técnica de “repetição espaçada” … repetir o que você deseja reter (palavra, problema, conceito, etc) de forma espaçada, por alguns dias.
- Entender e compreender não são suficientes para criar blocos na memória de longo prazo, é necessário praticar.
- Quando você se dedica a entender um determinado assunto, são criadas conexões entre traços de memória, ainda fracas.
- Quando você pratica e vê o bloco de informação em mais contextos ele fica mais forte na sua mente.
- Quanto mais você pratica você “enraíza” o bloco, torna-lo sólido e inserido na memória de longo prazo.
- Diante disso é importante na fase inicial do aprendizado, reforçar o padrão de aprendizado para que ele não desapareça da sua memória de longo prazo.
- A repetição espaçada é um método recomendado para fazer isso.
–
O desafio de repetir e praticar é que isso pode ser enfadonho. No entanto não é possível aprender sem repetição.
–
Porque a repetição grava o aprendizado na memória de longo prazo?
A “Repetição Espaçada” constrói estruturas neurais mais fortes ao repeti-las ao longo de vários dias. Prolongar a prática de repetir o que você deseja reter por alguns dias faz a diferença.
- Experiências demonstram que a prática de repetição espaçada por alguns dias é muito mais efetiva do que se você repetir várias vezes durante um único dia – você pode constatar isso quando deixa para estudar apenas na véspera das provas e poucos dias depois já esquecemos tudo.
Repetição Espaçada.
A Repetição Espaçada é a técnica de repetir o que você deseja reter (palavra, problema, conceito, etc) de forma espaçada, por alguns dias … trabalhar o “objeto do aprendizado” diversas vezes em diferentes perspectivas, para que possa ser tratado de forma mais profunda em diferentes momentos … isso exige saber reconhecer e aplicar a melhor técnica cognitiva para as diferentes situações.
- O nosso cérebro esquece rápido e uma de suas características fundamentais é a plasticidade, que é a capacidade de se renovar e gerar novos neurônios … jogar fora o que não está em uso e criar novas conexões.
- Diante disso, para não esquecermos uma informação, precisamos repeti-la até que ela seja gravada na nossa memória de longo prazo.
- Um aprendizado ativo que passa por um processo de repetições espaçadas reduz o esquecimento e aumenta a velocidade e qualidade da aprendizagem.
- A repetições espaçadas constroem estruturas neurais mais fortes ao repeti-las ao longo de vários ciclos e dias.
- O desafio de repetir e praticar é que isso pode ser enfadonho … no entanto não é possível aprender sem repetição.
- Uma boa prática é saber configurar repetições espaçadas usando diferentes ferramentas de aprendizagem, apropriadas para as diferentes situações da jornada de aprendizagem.
Boas Práticas para Repetição Espaçada
Sequência | Atividades Chave | Descrição | Observações |
---|---|---|---|
1o Passo | Planejar PDCA Metas SMART Blocos de 30 min. Ferramentas Foco no Processo | 1. Identificar o objetivo – descobrir, entender, compreender, aprender, comunicar, ensinar ou especializar? 2. Usar o método PDCA e elaborar um plano simples segmentado em “n blocos de 30 minutos”. 3. Dividir blocos de 30 minutos em 2 partes – 25m de trabalhado focado e 5m de pensamento difuso ou recompensa. 4. No final de cada bloco checar o desempenho … atingi o objetivo em 30 minutos? … segui o plano? evitei distrações e interrupções? Quais os ajuste no plano ou execução? | A melhor forma de melhorar a execução é PDCA |
2o Passo | Preparar Leitura de Helicóptero Escopo Estrutura Relevâncias Pontos de Atenção | 1. Fazer leitura rápida ou “exploratória” ou “escopo” do aprendizado. 2. Observar estrutura, capítulos, títulos, subtítulos, tópicos, imagens, palavras chave, perguntas, conclusões e testes. 3.Anotar passagens relevantes para atingir os objetivos SMART. 4. Identificar passagens dispensáveis ou que possam ser mais rapidamente entendidas. 5. Sinalizar para o cérebro conceitos e relações importantes e de interesse que devem ser exploradas e memorizadas. | |
3o Passo | Leitura detalhada. Seletividade Relevância Compreensão Tempo Custo | 1. Selecionar o bloco de informação (objeto de aprendizagem) que será alvo de leitura detalhada, baseado nos passos 1 e 2. 2. Focar tendo como referência informações do planejamento (metas) e preparo (estrutura do conteudo) . 3. Descartar informações não relevantes 4. Fazer uma leitura de compreensão, com atenção e foco, para as passagens relevantes. 5. Identificar os novos conceitos e seus significados e fazer anotações via “associações” com conceitos conhecidos | |
4o Passo | Anotações Marcar Associar Resumir Observar Memorizar | 1. As anotações são usadas para comentar, esclarecer, elucidar, explicar e fazer associações. 2. Anotar exige concentrar atenção, escrever, relembrar, fazer associações, conexões neurais e memorizar. 3. As anotações podem ser marcações, símbolos, desenhos, imagens, frases e palavras chave. 4. São úteis para facilitar próximas sessões de repetições espaçadas e a jornada de aprendizagem como um todo. 5. Dentre as vantagens da anotação estão melhor memorização e compreensão de texto. | |
5o Passo | Reflexão Checar Autoconsciência Pensar Meditar Autoconscientizar Perceber | 1. Pensar e analisar o que está fazendo, fez, experimentou, aprendeu e como aprendeu. 2. Ampliar a visão e compreender causas e consequências do aprendizado. 2. Pensar e analisar o que está fazendo, fez, experimentou, aprendeu e como aprendeu. 3. Entrar em contato consigo mesmo. 4. Assumir o controle e fazer mudanças pensamento reflexivo significa ter uma visão mais ampla e compreender todas as suas consequências. | |
6o Passo | Imaginação e Visualização | 1. Se conscientizar que imagens valem mais do que mil palavras. 2. Usar imagens para facilitar entender, compreender, aprender, memorizar comunicar e ensinar. 3. Avaliar o nível de entendimento, compreensão, aprendizagem e comunicação pela facilidade de associar imagens. | |
7o Passo | Questionamento | 1. Esclarecimento… qual o entendimento, intenção, essencialidade, conceitos, exemplos? 2. Suposições … eu posso supor isso? 3. Evidências ou linhas de raciocínio … quais são as evidências? 4. Pontos de vista ou perspectiva … existem alternativas? 5. Implicações e consequência … qual a gravidade e urgência? | |
8o Passo | Sumarização e Resumo | Sumarizar 1.Focar na essência do objeto do aprendizado. 2. Informar o necessário e suficiente. 2. Gerar uma versão encurtada do bloco de informação para permitir velocidade de compreensão e comunicação. 3. Usar frases e palavras chave para serem lembradas. 4. Focar na essência do objeto do aprendizado. 5. Aplicar uma estrutura claramente organizada em termos espacial, lógico, sequencial e cronológico. Resumir = Sumarizar + Interpretar + Opinar … | |
9o Passo | Relembrar | 1. Fechar os olhos e tentar lembrar “rapidamente” dos conceitos recém aprendidos. 2. Avaliar se as informações e conceitos foram compreendidos e memorizados. 3. Avaliar a necessidade de uma nova repetição espaçada. 4. Sempre relembrar a sessão anterior no início de uma nova repetição espaçada. 5. Sempre relembrar a sessão corrente no final de uma repetição espaçada. | |
10o Passo | Mapas Metacognitivos | 1. Usar mapas mentais e mapas conceituais permite registrar o aprendizado com metalinguagens combinando conceitos, palavras chave, imagens, cores, desenhos, hierarquia. | |
Repetição Espaçada

- A formação de blocos tem como princípio selecionar as ideias principais, exige seleção (tomada de decisão) e conscientização, que são processos cognitivos de enraizamento de blocos de conhecimento.
- No processo de formação de blocos de informação a recordação deve ser espaçada;
- Não se pode deixar passar muito tempo para recordar, caso contrário a informação será apagada da memória de longo prazo e você terá que recomeçar do zero.
Releitura x Relembrar

A releitura é um método adequado para fazer exercícios de “ repetição espaçada” quando se passou um tempo significativo após a leitura de um bloco de informação.
- Recordar é uma das ferramentas mais eficientes para o aprendizado; é muito mais eficaz do que reler; demanda muito mais concentração da atenção.
- A simples leitura pode dar a ilusão de competência.
- O melhor tipo de autoteste é recordar, “fechar o livro” e tentar se lembrar do que leu; quando recordamos exigimos concentração do cérebro
- Praticar problemas e conceitos em uma variedade de situações ajuda a construir blocos enraizados e com riqueza conceitual;