
Memória é a faculdade do cérebro pela qual os dados ou informações são codificados, armazenados e recuperados quando necessário. É a retenção de informações ao longo do tempo com o objetivo de influenciar ações futuras.
A Memória é um dos componentes principais do sistema cognitivo … participa de todas as operações mentais … tem benefícios surpreendentes, melhora a compreensão, plasticidade neural, leitura, pensamento criativo, capacidade de concentrar atenção … incorporar técnicas de memorização em qualquer empreendimento educacional melhora os seus resultados!
- A nossa memória é composta por uma rede de conexões neuronais que é mais densa no indivíduo que utiliza o cérebro mais intensamente e menos densa naquele que, em qualquer fase da vida, deixe de estimulá-lo.
- A memória é como um músculo … se parar de usar atrofia.
- A aquisição de informações, tais como sons, palavras, números, conceitos são armazenados na memória.
- É importante distinguir a memória de curto e longo prazos.
- Para gravar um número de telefone para uma ligação imediata, o cérebro precisa da memória de curto prazo e para gravar o mesmo número para fazer ligações futuras, ele dependerá da memória de curto e longo prazos.
- Tanto a aquisição da informação quanto sua disponibilização dependem de todos os processos cerebrais.

Saiba mais. Processos Cognitivos, Informações, Conceitos, Conceitos de Neurociência e Aprendizagem.
Funcionamento da Memória Humana
Podemos “simplificadamente” explicar o funcionamento do nosso sistema de memória como composto de três subsistemas: 1) memória de curtíssimo prazo (ex, lembrar um número apenas o tempo suficiente para escrevê-lo ou discá-lo), (2) memória de trabalho ou de curto prazo (ex, manter informações “arquivadas” na mente durante a execução de uma tarefa e (3) memória de longo prazo (ex, guardar informações importantes a serem recuperadas oportunamente).
Para simplificar dividiremos a memória em curto e longo prazos.
- A memória de longo prazo é como um grande armazém, com uma enorme capacidade de armazenamento para registrar tudo que nos acontece, experiências, equações, aprendizado, emoções, solução de problemas … tudo!
- As memórias de curto e longo prazos são conectadas e sempre trabalham de forma articulada.
- Os processos cognitivos e de aprendizado transferem informações da memória de longo prazo para a memória de curto prazo e vice versa, o tempo todo.
- Considerando que a memória de trabalho é muito pequena e a de longo prazo é muito grande, o cérebro cria “ganchos mentais” para aumentar a eficiência para ler e escrever blocos de informação, conceitos, resolver problemas e criar soluções.
- Para criar e fixar informação nas suas várias formas e aprender alguma coisa, é preciso concentrar a sua atenção, ler e escrever na sua memória de longo prazo, repetidas vezes, gerar várias e diferentes conexões neurais.

Saiba mais. Componentes da Cognição e Aprendizado, Ganchos Mentais, Blocos de Informação, Solução de Problemas, Repetição Espaçada, Leitura Ativa, Escrita Ativa.
Plasticidade da Memória.

A Plasticidade Neural é uma característica fundamental e diferencial da memória humana … é a habilidade de mudar redes neurais (população de neurônios interconectados por sinapses) …
- Esquecer faz parte do processo de memorização … a memória seletivamente descarta o que é menos importante de acordo com o uso … esse caráter seletivo da memória é fundamental para não acumular uma grande quantidade de dados desnecessários, já que mudam com o tempo.
- A plasticidade dependente de atividade cerebral … que surge do uso de funções cognitivas e experiência pessoal … é a base biológica para o aprendizado e a formação de novas memórias .
- A capacidade do cérebro de se remodelar permite reter memórias, melhorar a função motora e aprimorar a compreensão e a fala, entre outras coisas.
- Exemplos de neuroplasticidade incluem mudanças nas conexões neurais que resultam do uso das funções cognitivos para aprendizagem de uma nova habilidade, práticas, estresse, mudança de crenças e valores …
- A consciência e bom uso da plasticidade neural facilita o controle mental das mudanças que você deseja na sua vida!

Saiba mais. Neuroplasticidade (wiki)
Repetição Espaçada

Pesquisas demonstram que precisamos revisitar várias vezes as informações transferidas da memória de trabalho para a memória de longo prazo para que possamos recuperá-las depois.
- Você já teve um “branco”? Quando você mais precisa de uma informação ela simplesmente desaparece em sua mente? Esse problema é muito comum e também fácil de resolver. Tudo está ligado a seus hábitos e a maneira como você utiliza sua memória.
- Por exemplo, nas primeiras 48 horas (2 dias), uma pessoa normal esquece cerca de 70% do conteúdo estudado e armazenado na memória de longo prazo; a curva de esquecimento ocorre de forma mais lenta e gradativa ao longo do tempo, chegando a 80% ou mais em um período de 30 dias.
- Se revisitarmos o conteúdo estudado, por exemplo via leitura ativa, na forma de teste ou via anotações não lineares (mapas mentais e mapas conceituais), em períodos específicos e cada vez mais espaçados de tempo, é possível interromper a curva de esquecimento.
- Para transferirmos informações da memória de curto prazo para a memória de longo prazo e recuperá-las quando necessário, é necessário tempo e prática; uma forma de fazer isso é usar a técnica de “repetição espaçada” – repetir o que você deseja reter (palavra, problema, conceito, etc) de forma espaçada, por alguns dias.
- A “Repetição Espaçada” constrói estruturas neurais mais fortes ao repeti-las ao longo de vários dias … prolongar a prática de repetir o que você deseja reter por alguns dias faz a diferença.

Saiba mais. Repetição espaçada
Experiências demonstram que a prática de repetições espaçadas de um bloco de informações distribuídas por alguns dias é muito mais efetiva do que repetir várias vezes o bloco de informações durante um único dia – você constata isso quando deixa para estudar apenas na véspera das provas e em poucos dias depois já esqueceu tudo.

Saiba mais. Blocos de Informação,
Memória e Atenção

A atenção para registro e recuperação da informação é fundamental para que a memória se torne plena … para que o fato ou dado de que precisamos num dado momento seja relembrado da maneira correta e no tempo correto.
- A atenção é condição indispensável para a aquisição de informação e memorização … em outras palavras, a memorização está relacionada com a importância que atribuímos à uma informação … e isso pode ser chamado de atenção.
- Lembraremos de informações adquiridas num determinado momento, quanto mais detalhes tivermos observado …
- Por exemplo, podemos não lembrar de uma dada informação inicialmente, mas se lembrarmos de outras informações associadas no momento em que foi captada, como cheiro, cor, som, emoção, isso pode remeter para a informação desejada … esse é um princípio das técnicas de memorização … associar outras informações àquela que temos interesse de lembrar.
- Quando a necessidade de atenção aumenta é uma boa prática usar mecanismos mnemônicos para acessar informações com maior eficiência.
- A qualidade da memória, quando devidamente utilizada, não perde em nada do adulto normal para o idoso normal; daí a ocorrência de produções artísticas e consagradas num octogenário ou nonagenário.

Saiba mais. Atenção
Atenção x Falhas de Memória
- Muitas vezes os problemas de memorização são associados à falta de concentração e não de memória.
- Provavelmente o foco de atenção não esta voltado para o item a ser memorizado e sim para qualquer outra coisa no momento; portanto, não é um problema de memória, mas de intenção subjetiva e involuntária de guardar ou não determinada informação.
Fazer Associações

Associação é pegar um elemento novo que você está aprendendo e associar com alguma coisa que você já conhece.
Essa é a base do funcionamento da Memória!
- Não existe memorização, e por conseguinte, aprendizagdo, sem associação … a associação é a base dos principais métodos de memorização … são criadas via ganchos e gatilhos.
- Ganchos são artefatos mentais para memorizar blocos de informação … para criar ganchos você deve aumentar a quantidade de informações que entram na memória para conectar a informação nova com as informações antigas.
- Embora a criação de ganchos demanda mais memória e processos cognitivos para fixarmos na memória, eles geram grande economia de tempo quando da recuperação das informação na memória de longo prazo.
- Os ganchos mentais facilitam as revisões e as tornam bem mais rápidas, já que será mais rápido lembrar pelas associações criadas … é uma espécie de atalho para acessar as informações …
- O tempo gasto pensando nas associações (ganchos) inicialmente é disparadamente compensado ao longo dos ciclos de aprendizado e aplicação … o tempo para tomar decisões e processar o bloco de informação diminui significativamente.
Mnemônicos x Qualidade da Memória

A memória é falível em qualquer fase da vida e o uso de um instrumental mnemônico e recomendável.
- Mnemônicos são técnicas usadas conscientemente para melhorar a memória via associações … ajudam a usar as informações já armazenadas na memória para tornar a memorização de novas informações uma tarefa mais fácil.
- Exemplos gerais de mnemônicos … abreviações de palavras, acrônimos, frases memoráveis, imagens, objetos, palavras chaves … que ajudam a tornar a memória acessível a qualquer momento.
- Exemplos específicos de mnemônicos via acrônimos:
- Exemplos específicos de mnemônicos via fórmulas:
- Fórmula de valor … Valor = Benefício / Custo … Valor = Benefício / (Custo x Risco)
- Fórmula do Risco … Risco = Probabilidade de Ocorrência x Impacto da Ocorrência
- Fórmula da Inteligência Emocional = Autoconsciência + Autocontrole + Automotivacao + Empatia + Sociabilidade.
- Fórmula do Fechamento da Venda = Necessidade Ativa + Imagem de Solução + Valor + Controle da Venda + Acesso a Decisão.
- Palácio da Memória – associar o que você precisa memorizar com objetos ou lugares que você conhece.

Saiba mais sobre Ganchos Mentais
Uso Contínuo da Memória

A rede de ligações neuronais, ou seja a memória, será mais densa no indivíduo que utiliza o cérebro mais intensamente e menos densa naquele que, em qualquer fase da vida, deixe de estimulá-lo.
- A memória é como um músculo, se não usar atrofia e este fato se estende a toda a atividade cerebral.
- Um aposentado, pode perceber perda de capacidade de raciocínio e de memorização, mesmo seis meses depois do último dia de trabalho; no entanto, a capacidade intelectual desenvolvida pode ser recuperada ou aumentada, frente a novas demandas; esse mesmo tipo de situação pode ocorrer com crianças e adolescentes, se forem privados de informações.
- O número de neurônios é estável ao longo da vida, mas as comunicações que eles estabelecem são estimuladas ou desestimuladas conforme o grau de atividade cerebral.
Volume de Informações e Envelhecimento
O modelo pedagógico indicado para o indivíduo numa fase mais avançada da vida precisa ser diferente do mais jovem.
- As pessoas mais velhas não só têm patrimônio de conhecimento infinitamente maior, como sua atenção está dispersa e dividida entre inúmeras demandas.
- Quando somos mais novos, o nosso banco de informações é menor (analogia com o computador) a busca de informação é sempre rápida e facilitada, mas ficará mais demorada ao longo do tempo e reclamaremos da lentidão, se o volume de dados superar a capacidade de trânsito das informações requisitadas.
- Com sobrecarga de atenção voltada para cinco fenômenos diferentes ao mesmo tempo, o indivíduo mais maduro que busca por informação, pode achar que a memória está mais lenta e deficitária, entretanto, se avaliar todo o contexto, certamente verá que a resposta está adequada ao ciclo de vida e momento específico que atravessa.
Memória e Medicamentos
Medicamentos que induzem o sono, calmantes, analgésicos, antidepressivos, alguns anti-hipertensivos e os que controlam as crises de epilepsia obrigatoriamente atuam no cérebro e interferem no funcionamento da memória.
- Quem se queixa da memória pode ter que fazer com o médico uma revisão crítica dos medicamentos que utiliza.

Palavras chave – memória, memória de curtíssimo prazo, memória de curto prazo, memória de longo prazo, plasticidade, repetição espaçada, atenção, mnemônico

Resumo sobre Memória
- A memória humana é capaz de realizar uma grande variedade de operações, identificar e classificar sons, sinais, cheiros, gostos e sensações; permite reter e manipular informações que adquirimos durante toda a nossa vida.
- Podemos “simplificadamente” explicar o funcionamento do nosso sistema de memória segmentado em três subsistemas; 1) memória de curtíssimo prazo (ex, lembrar um número apenas o tempo suficiente para escrevê-lo ou discá-lo), (2) memória de trabalho ou de curto prazo (ex, manter informações “arquivadas” na mente durante a execução de uma tarefa e (3) memória de longo prazo (ex, guardar informações importantes a serem recuperadas oportunamente).
- A plasticidade (esquecimento) é uma das características da memória, para que ela seja modificada a cada instante para que não sejam guardadas informações desnecessárias.
- Pesquisas demonstram que precisamos revisitar várias vezes as informações transferidas da memória de trabalho para a memória de longo prazo para que possamos recuperá-las depois.
- A prática de “repetição espaçada” por alguns dias é muito mais efetiva do que repetir várias vezes um bloco de informação durante um único dia – você constata isso quando deixa para estudar apenas na véspera das provas e em poucos dias depois já esqueceu tudo.
- A nossa atenção para aquisição, condicionamento e recuperação da informação são fundamentais para que a memória se torne plena, ou seja, para que o fato ou dado de que precisamos num momento seja relembrado da maneira correta e no tempo correto.
- Não existe remédio para melhorar ou aumentar a capacidade da memória.
- A memória é falível em qualquer fase da vida e o uso de um instrumental mnemônico e recomendável.
- A rede de ligações neuronais, ou seja a memória, será mais densa no indivíduo que utiliza o cérebro mais intensamente e menos densa naquele que, em qualquer fase da vida, deixe de estimulá-lo.
- O modelo pedagógico indicado para o indivíduo numa fase mais avançada da vida precisa ser diferente do mais jovem.
- Medicamentos que induzem o sono, calmantes, analgésicos, antidepressivos, alguns anti-hipertensivos e os que controlam as crises de epilepsia obrigatoriamente atuam no cérebro e interferem no funcionamento da memória.
Conclusão

- O que é a memória humana?
- Dê 5 exemplos de diferentes tipos de informações tratadas pela memória humana.
- Dê um exemplo de uso da memória de curtíssimo prazo, de curto prazo e de longo prazo.
- O esquecimento é uma característica da memória. Por que o nosso cérebro esquece?
- Por que a repetição espaçada é um excelente método para aprender e memorizar?
- Qual a relação entre aprendizado e memorização?
- Nas primeiras 48 horas o nosso cérebro esquece no entorno de __% do conteúdo estudado e 30 dias depois esquece __%.
- Por que a repetição ajuda a gravar informações na memória de longo prazo?
- Qual a razão da repetição espaçada de um bloco de informação distribuída por alguns dias e muito mais efetiva do que repetir várias vezes num único dia?
- Por que quando estudamos um assunto de última hora a qualidade do aprendizado é reduzida e a curva do esquecimento é mais agressiva?
- Qual a relação entre memorização e atenção?
- O que são ganchos mentais?
- O que é mnemônico e para que é utilizado? Dê 3 exemplos de mnemônicos?
- Como aumentar a capacidade da memória?
- Qual a diferença em termos de conexões neurais entre um indivíduo especialista numa determinada área e outro que não especialista?
- Por que o modelo pedagógico indicado para o indivíduo numa fase mais avançada da vida precisa ser diferente do mais jovem?