Andragogia é a ciência que estuda a educação para adultos com a finalidade de buscar uma aprendizagem efetiva para o desenvolvimento de habilidades e conhecimento.
O método construtivista de aprendizagem para adultos pode ser explicado via 6 dimensões: AQUISIÇÃO, FAZER, SOCIALIZAR, SER, ESFORÇO e DESEMPENHO
- Propões uma aprendizagem autodirigida.
- Centrada no aluno e não no professor.
- O sistema de aprendizagem deve ser cooperativo.
Saiba mais.
Os 4 Pilares da Andragogia.
A Educação para adultos é fundamentada em 4 pilares: ADQUIRIR, FAZER, SOCIALIZAR e SER.
1o Pilar: ADQUIRIR CONHECIMENTO e COMPREENDER.
- Tomar iniciativa, com ou sem a ajuda de outros.
- Diagnosticar necessidades de aprendizagem.
- Formular metas de aprendizagem.
- Identificar recursos humanos e materiais para a aprendizagem.
- Escolher e implementar estratégias de aprendizagem adequadas.
- Avaliar os resultados da aprendizagem.
- Focar nos processos cognitivos.
- Dominar ferramentas cognitivas para aquisição e compreensão do conhecimento.
- Aprender a raciocinar … pensar de forma lógica.
- Aprender a memorizar … reter e manipular informações adquiridas durante a vida.
- Despertar o desejo e a vontade de aprender.
- Construir as suas próprias opiniões e pensamento crítico.
- Incentivar o pensamento lógico, dedutivo e indutivo para entender o método científico.
- Lidar com a sua intuição para chegar às suas próprias conclusões e ganhar autonomia para aprender e se tornar um autodidata.
Saiba mais.
- Avaliar resultados.
- Compreensão.
- Aprendizagem.
- Conhecimento.
- Construtivismo
- Diagnosticar.
- Processos Cognitivos.
- Ferramentas Cognitivas.
- Memorização.
- Necessidade.
- Objetivos e Metas.
- Funções Cognitivas.
- Ferramentas Cognitivas.
2o Pilar – FAZER – PERCEBER e AGIR .
- Aumentar a experiência.
- Aprender a fazer no ambiente.
- Capacidade de comunicar.
- Trabalhar em equipe.
- Gerenciar.
- Resolver conflitos, tornam-se cada vez mais importantes.
- Desenvolver a inteligência emocional (intrapessoal e interpessoal) e estabelecer relações estáveis e eficazes entre as pessoas e gerar pensamento crítico.
- A aplicar, na prática, os seus conhecimentos teóricos.
- Interpretar e selecionar Informações muitas vezes contraditórias.
- Aprender a aprender para beneficiar-se da educação ao longo da vida.
A tendência de desmaterialização das atividades torna-se cada vez mais forte devido ao desenvolvimento do setor de serviços que não produz bens materiais
3o Pilar – SOCIALIZAR – COMUNICAR e COOPERAR.
À medida que um adulto assume vários papéis sociais (empregado, pai, mãe, cônjuge, cidadão, etc.), sua prontidão para aprender torna-se orientada para esses papéis.
- Aprender a viver e cooperar com os outros.
- Este domínio de aprendizagem é um dos maiores desafios para os educadores … atua no campo das atitudes e valores.
- Transmitir conhecimentos sobre a diversidade da espécie humana.
- Conscientizar sobre as semelhanças e interdependências que existem entre as pessoas.
- Valorizar a coletividade em detrimento à individualidade.
- Novas funções requerem novos conhecimentos.
4o Pilar – SER – INTEGRAR = ADQUIRIR + FAZER + SOCIALIZAR .
- Aprender a ser.
- Integrar todos os outros conceitos, valores e atitudes, mas já não direcionados para a vida em sociedade em particular, mas concretamente para o desenvolvimento individual.
- Em educação, o termo “autonomia” está ligado à condição do aprendente de organizar seus próprios estudos, buscando fontes de informação e conhecimento, e construindo um saber ligado aos seus próprios objetivos. Em educação a distância, o termo “autonomia” é usado para evidenciar a independência do aluno em relação aos professores. Há uma liberdade na escolha dos caminhos e alvos da educação, o que significa, também, uma responsabilidade maior por parte do aprendiz.
Como os adultos Aprendem
- Muitos problemas na educação de adultos vêm do fato de NÃO considerar a idade e experiência dos estudantes e serem aplicadas técnicas Pedagógicas.
- Adultos aprendem quando compartilham conceitos, participam de tomada de decisão, resolução de problemas, desenvolvem planos empresariais e processos de negócios, que exigem liderança e mudança de comportamentos e atitudes.
- Os adultos são motivados a aprender conforme vivenciam necessidades e interesses que a aprendizagem irá ajudar a conseguir em suas vidas.
Experiência é um ponto chave … é a fonte mais rica para a aprendizagem de adultos … significa conhecimento explícito e tácito … transferir conceitos entre áreas … aprender mais rápido, facilitar a comunicação, ensino e especialização com exemplos e práticas.
Saiba mais. Conceito, Educação, Tomada de decisão, Resolução de problemas, Processo Educacional, Processos de Negócios, Planos Empresariais, Liderança, Mudança, Comportamentos e Atitudes, Motivação, Aprender a Aprender, Necessidades,
Pedagogia x Andragogia
Princípios da Aprendizagem | Pedagogia – Crianças | Andragogia – Adultos |
---|---|---|
Necessidade de saber | Não questionamento e não sabem o que é ensinado | Sabem das suas necessidades e pragmaticamente ganham conhecimento em função delas. |
Comportamento | O comportamento do aluno depende do professor. | Comportamento independente, com autonomia e capaz de aprender sem a ajuda do professor. |
Papel do Aprendiz | A experiência do aluno não é valorizada como é a do professor. Os alunos devem ler, ouvir, fazer atividades e exercícios. | A experiência do aluno é fundamental e a do facilitador é uma referência que pode ou não ser valorizada. |
Prontidão para Aprender | As crianças estão sempre prontas para aprender o que o professor quer, para que passem nos exames. | Prontidão para aprender o que eles querem aprender para resolver suas necessidades. |
Orientação da Aprendizagem | Aprender assuntos considerados pelo professor necessários no futuro e organização da aprendizagem segue o conteúdo do programa. | Aprender assuntos significativos para uso imediato … conteúdo organizado com a lógica dos processos de negócios. |
Motivação | Os alunos são motivados a aprender por incentivos como notas, aprovação em um exame, reprovação nos exames, as demandas dos pais e outras. | A motivação está em atualizar conhecimentos, por motivação interna, desejo de crescer auto-estima e desempenho. |
Saiba mais. Funil de Aprendizagem, 4 Funções das Ferramentas Cognitivas,
Métodos de Educação Convencional x Construtivista
Uma forma de entender e comparar o método convencional e o método construtivista de aprendizagem para adultos é utilizar 6 parâmetros: AQUISIÇÃO, FAZER, SOCIALIZAR, SER, ESFORÇO e DESEMPENHO
Método de Educação Convencional
O método convencional é caracterizado por alto esforço para AQUISIÇÃO de conhecimento e baixo DESEMPENHO, quando comparado com o método construtivista.
- ADQUIRIR (descobrir, entender e compreender) … tem sido disparadamente o objetivo principal da educação convencional
- FAZER (aprender, perceber e agir) … vem em segundo lugar em bem menor escala.
- SOCIALIZAR (comunicar, colaborar) … é raro.
- SER (integrar, equilibrar, refletir) praticamente inexiste.
A ausência dos pilares educacionais SOCIALIZAR e SER causam vários problemas que requerem novas metodologias
Método de Educação Construtivista
O método construtivista equilibra esforços entre todas as variáveis ADQUIRIR, FAZER, SOCIALIZAR e SER, gera menos esforço como um todo, tanto para o facilitador, quanto para o aluno e para a empresa.
O método construtivista se baseia em 4 fundamentos em relação ao perfil de comportamento do adulto:
- O adulto muda o seu autoconceito conforme adquire experiência e se torna independente e autoguiado.
- Adquire, través da aprendizagem, mais conhecimento e consequentemente mais recursos para uma autoaprendizagem.
- Fica mais motivado aprendendo ao mesmo tempo que desempenha os seus papéis profissionais e sociais.
- Se tornam mais pragmáticos quanto ao uso de seus conhecimento, estando mais interessado em seu imediato prática centrada na resolução de problemas.
Boas Práticas para a Educação de Adultos
Check List – 6 Boas Práticas para Educar Adultos
Combinar 6 boas práticas: Facilitação, Construtivismo, Autogestão, Motivação, Foco e Aplicação.
1FACILITAÇÃO – incentivar o conhecimento do PROCESSO … disseminar, discutir, compartilhar conceitos, práticas, ferramentas para aprender a aprender com foco nos processos de negócios… com autonomia … ajudar a jornada de aprendizagem … conscientizar o caráter construtivista da aprendizagem … a relevância da autogestão para identificar padrões de comportamento, melhorias contínuas, checar e fazer ajustes.
Saiba mais. Facilitador, Funil de Aprendizagem, Conceitos de Aprendizagem, Principais Processos de Negócios, Inteligência Emocional, Atenção, Conhecimento.
2CONSTRUTIVISMO – usar o CONHECIMENTO e EXPERIÊNCIA para aprender coisas novas … criar ou adaptar conceitos, métodos e ferramentas para aprender a aprender, construir conhecimentos, habilidades e comportamentos.
Saiba mais. Construtivismo, Aprender a Aprender, Ferramentas Cognitivas, Componentes da Aprendizagem, Conhecimento, Conhecimento Tácito, Habilidades Técnicas e Emocionais.
3AUTOGESTÃO – GERENCIAR PROCESSO e RESULTADOS … o adulto é senhor do seu destino … objetivos e metas, tempo, métodos, avaliação de desempenho … o pressuposto é que o adulto quer aprender … é capaz e deseja assumir a responsabilidade pela aprendizagem … mas precisa de facilitação e feedback … Os frutos do seu aprendizado, os “resultados” SEMPRE devem estar associados as metas de processos ou atividades de negócios … são exemplos – taxa de prospecção de negócios, taxa de conversão, ticket de venda, precisão nas previsões, receita, custos … os principais e corriqueiros KPIs empresariais … o mais importantes é escolher aquilo que você ou a sua empresa possam digerir e refletir para tornar o processo mais prazeroso
Saiba mais. PDCA, Autocontrole, Empatia, Técnica Pomodoro, Objetivos, Desafios e Metas, Metas SMART, Equação de Desempenho, Análise, Análise de Dados, Gestão, Liderança e Pessoas.
4Motivação – saber a razão de aprender algo, relevância, ganho profissional e empresarial é fundamental … entender que a sua prontidão para aprender é de origem predominantemente interna e não externa … é fundamentalmente dependente da maturidade e desenvolvimento da sua inteligência emocional.
Saiba mais. Automotivação, Inteligência Emocional, Metas SMART, Conscientização de Necessidades, Hierarquia de Necessidades.
5Foco – direcionar a atenção para processos e habilidades de aprendizagem específicas, do dia a dia, identificar necessidades, causas de problemas em processos / atividades, efeitos e como criar e desenvolver soluções … ao invés de focar no assunto.
Saiba mais. PDCA, Processos e Atividades de Negócios.
6Aplicação – inserir o novo conhecimento como uma nova ferramenta para uso imediato, cujo aprendizado se dará pelo uso, de maneira prática e repetitiva, conectada com atividades diárias, com a expectativa de que o conhecimento a ser adquirido, pelo uso da ferramenta, irá gerar ganho de desempenho na execução do processo de negócio e contribuirá para alcançar seus objetivos.
Saiba mais. Conceitos, Tomada de Decisão, Processos de Negócios, Resolução de Problemas, Liderança, Mudança, Atitude, Comportamento Assertivo.
Educação e Cooperação
Educação Cooperativa é um modelo de ensino que desenvolve a aprendizagem sistemática por meio de aulas e aprendizado baseado no trabalho … no ambiente de tarefa … nas atividades críticas do processo de negócio.
De acordo com Associação Canadense para Educação Cooperativa – www.cafce.ca
- O modelo de cooperação precisa integrar aprendizagem, ferramentas, instrumentalização, monitoramento e ajustes rápidos.
- O programa ou a solução de aprendizagem consiste em jornadas de aprendizagem com foco em atividades de negócios
- O participante da aprendizagem cooperativa deve se comprometer e aplicar conceitos e ferramentas … em vez de ser um mero observador.
- A empresa e participante da aprendizagem deve se conscientizar que o custo da aprendizagem será pago pelo ganho de produtividade nos negócios adquirido nos próximos ciclos de aprendizagem.
- Os ciclos de aprendizagem devem ser ajustados em função da velocidade ou tempo esperados para a empresa e o indivíduo perceberem os ganhos nos principais indicadores de negócio … receitas, custos, capacidade de carga de trabalho, taxa de conversão, taxa de efetividade, ticket de venda.
- O progresso dos participantes é supervisionado e avaliado pela empresa e principalmente pelo participante continuamente.
Competências
O desenvolvimento de competências envolve mudança na estrutura e no significado das práticas de trabalho …
“O que faz” um bom professor da ponto de vista dos alunos são:
- Didática … qualidades andragógicas
- Grande importância a liderança.
- Participação, interação, engajamento.
- Interesse nos alunos
- Conhecimento da matéria a ser ensinada.
A maioria dos alunos adultos precisava ou desejava trabalhar durante os estudos, mas o tipo de trabalho tem que ter forte relação .com o programa de estudo.