Gestão
- A gestão ou gerenciamento é composta por todas as atividades responsáveis por tudo o que afeta o desempenho e os resultados da empresa.
- Ainda que o estudo da gestão tenha se baseado, inicialmente, na hipótese de que existia um único modelo correto de organização, hoje é evidente que não há uma empresa correta, mas várias, cada qual com suas forças e fraquezas.
- A gestão deve se orientar pelos resultados, não pelos processos.
- Os resultados estão fora da empresa, já que são provenientes do aproveitamento de oportunidades, e não da solução de problemas.
- As árvores não crescessem ininterruptamente até o céu; da mesma forma, não há nenhuma empresa que vá crescer e sair-se bem para sempre; o período médio de sucesso da maioria das empresas é de 30 anos; mesmo as excepcionalmente bem administradas passam os 20 ou 30 anos seguintes equilibrando-se.
- Os gestores não devem apenas perguntar-se como tornar uma área do negócio mais eficiente, e sim se tal área precisa mesmo existir.
- As empresas que verdadeiramente tem sucesso em reduzir custos não esperam até precisar fazê-lo; elas o fazem permanentemente.
- Os clientes só pagam por aquilo que lhes é útil e proporciona algum valor.
- O propósito da organização é criar cliente.
- Dado que a transferência de poder do fornecedor para o cliente é fato consumado, os executivos devem conhecer o cliente em profundidade.
Liderança
Líder é quem possui seguidores.
Liderança não significa cargo, privilégios, títulos ou dinheiro: é responsabilidade.
Uma responsabilidade do líder é ser um modelo a seguir tanto do ponto de vista moral quanto ético.
Os gestores devem ter uma autoridade considerável, mas seu trabalho não é mandar e sim direcionar.
O CEO, ou seja, um diretor executivo, ou a pessoa de mais alto escalão de uma empresa ou o responsável em última instância por tomar decisões gerenciais é, na verdade, o elo entre o lado de dentro, onde estão os custos, e o de fora, onde ficam os resultados.
Assim como na diferença entre eficiência e eficácia, gestão significa fazer certo as coisas; liderança significa fazer as coisas certas.
O gerente deve ser capaz de discernir quando dirigir e quando preferir a parceria.
O gerente deve compreender quando é o momento de avançar em qualquer coisa, retroceder em outra e abandonar uma terceira.
Os líderes não devem temer a força dos que estão ao seu lado, mas se orgulhar disso.
A primeira prática do gestor eficaz é perguntar “o que falta fazer”, em vez de “o que quero fazer”.
É tentador gerenciar somente para o curto prazo; mas gestores eficazes aprendem a equilibrar o curto e o longo prazos.
É fundamental que os líderes ouçam as pessoas, saibam se comunicar e se fazer entender, deleguem as tarefas e não aceitem desculpas quando algo estiver malfeito.
Os gestores precisam aprender a gerenciar as organizações horizontais.
Os gestores devem assumir as responsabilidades da informação – para si mesmos e para a empresa – e de seu próprio aprendizado contínuo.
Pessoas
As empresas devem oferecer a todos as mesmas oportunidades de progredir.
As organizações não devem se apoiar em super-homens, e sim em pessoas competentes.
Em sua origem, uma empresa pode ser a sombra de uma única pessoa, mas essa sombra não crescerá nem sobreviverá a menos que essa pessoa se transforme em uma equipe.
O trabalho é algo impessoal e objetivo, mas é realizado por um ser humano.
Uma empresa saudável deve se apoiar na transparência e em uma autoridade que seja proporcional à responsabilidade.
As empresas devem ver os funcionários como um ativo – o maior deles – nunca como um custo.
Os profissionais devem se auto gerenciar. Isso deve basear-se no discernimento do que é ser eficiente (fazer certo as coisas) do que é ser eficaz (fazer as coisas certas).
Não se faz a gestão desejada sem pessoas dignas, responsáveis e éticas.
Gerenciar é essencialmente lidar com pessoas e, portanto, lidar com os valores das pessoas.
A gerência não é uma ciência ou uma arte, mas uma profissão que, como a medicina ou o direito, deve procurar extrair o melhor das pessoas.
A gestão é necessária em todo tipo de organização, não apenas na empresarial.
No centro da sociedade e da economia modernas não estão a tecnologia nem a produtividade, mas as instituições (com ou sem fins lucrativos).
O único modo de proteger a liberdade – e evitar a tirania – é com instituições cujos gestores garantam um desempenho responsável e autônomo.
A empresa deve ser entendida como uma comunidade humana; é construída com base na confiança mútua e no respeito ao trabalhador.
A empresa existe o benefício das pessoas e não apenas para o lucro.
A empresa não é, nem pode ser, um conceito absoluto; é um meio para que as pessoas sejam mais produtivas no trabalho em conjunto.
Outras citações de Peter Drucker
- Os planos são apenas boas intenções, a menos que degenerem imediatamente em trabalho duro.
- A única coisa que sabemos sobre o futuro é que será diferente.
- A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo.
- A eficiência é fazer as coisas direito; a eficácia é fazer as coisas certas.
- A gerência é fazer as coisas direito; liderança é fazer as as coisas certas.
- A maior parte do que chamamos de gerenciamento consiste em dificultar o trabalho das pessoas.
- O objetivo do marketing é conhecer e entender o cliente tão bem que o produto ou serviço se encaixa nele e se vende.
- Rank não confere privilégio ou dá poder. Isso impõe responsabilidade.
- O empreendedor sempre procura por mudanças, responde a elas e explora isso como uma oportunidade.
- O mais importante na comunicação é ouvir o que não é dito.
- Não há nada tão inútil quanto fazer eficientemente aquilo que não deveria ser feito de forma alguma.
- Siga a ação efetiva com reflexão silenciosa. Da reflexão silenciosa virá uma ação ainda mais efetiva.
- Tomar boas decisões é uma habilidade crucial em todos os níveis.
- Minha maior força como consultor é ser ignorante e fazer algumas perguntas.
- Nenhuma instituição pode sobreviver se precisar de gênios ou super-homens para gerenciá-lo. Deve ser organizado de tal maneira que possa se dar bem sob uma liderança composta de seres humanos comuns.
- Um gerente é responsável pela aplicação e desempenho do conhecimento.
- A inovação é o instrumento específico do empreendedorismo. O ato que dota recursos com uma nova capacidade de criar riqueza.
- O conhecimento tem que ser melhorado, desafiado e aumentado constantemente, ou desaparece.
- O aprendizado é um processo vitalício de acompanhar a mudança. E a tarefa mais urgente é ensinar as pessoas a aprender.
Peter Ferdinand Drucker (19 nov 1909 – 11 novembro de 2005) era um consultor, educador e autor; nascido na Áustria; é conhecido como “o fundador da administração moderna”.
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