- Conhecimento é um “recurso meio” que alicersa, facilita, potencializa a compreensão e se alimenta dela.
- A compreensão envolve uma relação entre sujeito e objeto.
- Neste contexto, o conhecimento tem menos valor quando comparado com a compreensão.
- É ter habilidade de conhecer algo através do contexto e fazer inferências ou previsões com apenas o conhecimento desse contexto.
- A compreensão é um processo psicológico que afeta o comportamento, memória, pensamento e percepção.
- Compreender não é apenas saber uma coisa, mas também sua causa ou explicação.
- É saber no sentido profundo “o que é e como veio a ser”.
- O “estado de compreensão” exige pensamento crítico e sistêmico, ver o todo e suas partes.
- Compreender é um processo cognitivo que possibilita usar conceitos para modelar objetos e fazer inferências.
Quem compreende explica com suas próprias palavras e ganha autonomia para resolver problemas e multiplicar o conhecimento.
Epistemologia … Estudo da Compreensão
Episteme é uma palavra grega que está na raiz da palavra contemporânea “epistemologia”, que é traduzida por muitos como “estudo do conhecimento”, mas na realidade o seu significado é mais afeto ao conceito de compreensão.
- Dessa forma, epistemologia pode ser reconceituada como “estudo da compreensão”.
- Platão … “pessoa episteme” tem uma compreensão sistemática das coisas, não uma mero conhecimento e constrói crenças verdadeiras justificadas.
- Aristóteles … “pessoa episteme”, não busca apenas saber uma coisa, mas também compreender sua causa ou explicação, saber em um sentido profundo o que é e como veio a ser.
Conhecimento e Compreensão
Conhecimento, tal como popularmente concebido hoje em dia parece alguma coisa fácil de obter e isso engana, você acha que sabe, mas não sabe ou sabe superficialmente.
- Conhecimento não é compreensão; compreensão é um estágio evoluído de conheimento.
- De acordo com a “Teoria Geral o Conhecimento de Platão”: “Conhecimento é crença verdadeira justificada“.
- Ou seja, compreender é um processo de busca da verdade, via a justificação das nossas crenças (as coisas que acreditamos).
- É entender como alguma coisa é realmente, porque é uma verdade, qual a sua origem, evidências, teorias comprovadas.
- Compreender desenvolve o pensamento crítico – o conhecimento dos princípios, conceitos, razão, lógica, ética, estética, política, tudo que é cognitivo.
- A “compreensão sistemática” é o resultado do processo de gestão da empresa e indivíduos; exige tempo e estrutura cognitiva
Psicologia da Compreensão
Uma forma de pensar para aumentar a compreensão deve:
- Focar na Compreensão … estudar como aprendemos e integramos conhecimento.
- Entender os Tipos de Conhecimento … conhecimento por familiaridade (conviver) , proposicional (descrever) e fazer (habilidade).
- Ir além das Crenças … não só acreditar que algo é verdadeiro, argumentar, justificar, evidenciar, apresentar fatos e dados.
- Fazer” coisas que outros não podem fazer … induzir, inovar, criar.
Benefícios da Compreensão
A compreensão gera vários benefícios e permite:
Transferir conhecimento … explicar a realidade para as pessoas de forma clara e que possa ser reproduzida.
Construir conhecimento … criar métodos e ferramentas para aprender e produzir o conhecimento.
Expandir Conhecimento … quebrar paradigmas.
Einstein” compreendeu que a formula de Newton era limitada para corpos na “velocidades da luz” e expandiu o conceito para a teoria da relatividade, que a engloba e corrige.
Os mecânicos de automóveis que “compreendem” como os motores funcionam são capazes de consertar motores desconhecidos semelhantes.
Um construtor de estruturas, compreende como as partes funcionam e se relacionam e quais são as relações de compromisso existentes.
Quando compreendemos os processos de negócios, conseguimos gerenciá-los, identificar e evitar gargalos, criar condições de aumentar capacidade, qualidade e precisão.
Como desenvolver a Compreensão Sistemática
O método científico usa a ompreensão sistemática, De uma forma geral um processo produtivo pode ser resumido nos seguinte estágios …
- formular propósitos e objetivos.
- analisar a situação envolvida para atingir o objetivo.
- fazer autodiagnóstico e identificar pontos fortes e fracos, frente oportunidades e ameaças.
- desdobrar objetivos em metas específicas, mensuráveis, acessíveis, relevante e temporal.
- definir para cada meta a estratégia para atingi-la.
- gerar um plano para descrever e implantar a estratégia, alocar recursos, identificar pontos de atenção para colocá-la em prática.
- executar o plano, tal como planejado, coletar informações sobre situação, problemas, implicações e imagens de solução, em tempo real.
- controlar a execução e resultados da execução, identificar padrões, desvios, gravidade de desvios, fazer previsões e reavaliar metas.
- fazer ajustes e aumentar a precisão de cada fase, planejar, desempenhar, controlar e ajustar.
Compreensão e Previsões
- Fazer previsões é uma das melhores formas de compreender e testar a compreensão.
- Compreender passa por fazer previsões, de curto, médio e longo prazo.
- Boas previsões dependem da compreensão das mudanças.
- São revistas e articuladas nos vários ciclos de gestão PDCA – diários, semanais e mensais.
- Compreensão e previsão são lados de uma mesma moeda e dependem de histórico, análise estatística de dados, tendências e sazonalidades.
Transmissão de Conhecimento x Compreensão
Compreensão pode ser transmitida via testemunho, como no caso do conhecimento proposicional comum?
Uma questão-chave sobre a compreensão … como no caso do conhecimento proposicional comum, pode ser transmitida via testemunho?
- Eu posso “transmitir o meu conhecimento de alguma coisa para você … ex. “avisar que teremos uma reunião com o cliente”.
- No entanto, no caso da compreensão não é tão fácil transmitir e nem sempre possível … conseguimos compartilhar a nossa compreensão?
- Supondo que a compreensão não possa ser transmitida por testemunho, existem algumas explicações para o porquê disso ser o caso.
- Uma explicação é que compreender e como “ver” ou “agarrar” uma ideia e isso só a pessoa pode fazer, não dá para pedir para outra fazer.
- A compreensão não pode ser herdado de outra pessoa.
- Exemplo … para aprender a andar de bicicleta, dirigir ou “qualquer habilidade” não adianta investir em explicações.
Transmitir Compreensão é possível?
- Se concordarmos que a compreensão é uma habilidade, tal como “andar de bicicleta”, que pode ser aprendida com repetição, e não por explicação, então a compreensão será difícil ou impossível de transmitir porque as habilidades e habilidades em geral são difíceis ou impossíveis de transmitir.
- Nesta perspectiva, é portanto, um caso específico de um fenômeno mais geral … habilidades não são transmitidas.
- Em comprapartida, no contrapolo, podemos argumentar que a compreensão não é, de fato, tão difícil de transmitir.
- Suponha que eu pergunte por que você está atrasado para nossa reunião e você me diga “trânsito” … parece então que você transmitiu sua compreensão de forma bastante direta, tal como o conhecimento de horários de um ônibus – aparentemente tão diretamente quanto quando você comunica que o próximo trem chegará às 9:10.
Conclusão … o que parece necessário para uma transmissão bem-sucedida de compreensão é, portanto, que o andaime conceitual correto (fundamentação teórica) esteja instalado, no destinatário e supondo que o andaime esteja instalado, o entendimento pode ser transmitido de maneira plausível da mesma forma que o conhecimento