
Conceito de Plano Empresarial
Tipos de planos empresariais
Benefícios dos planos empresariais
Gerenciamento dos planos empresariais
Gerenciar Planos
Hierarquia dos Planos Empresariais
Características dos planos
Para elaborar um bom plano empresarial você precisa ter a visão do processo de planejamento como um todo e seguir os seguintes estágios … formular objetivos, analisar SWOT, definir as metas, formular estratégias e elaborar planos, que deverão ser desempenhados e avaliados e ajustados a cada ciclo do PDCA
Isso vale para planos de longo, médio, curto, curtíssimo prazo … para ser mais eficaz e eficiente não pule etapas … para não criar lacunas de conhecimento ou deixar de tomar decisões importantes.
- O planejamento empresarial gera planos de forma interativa e colaborativa.
- Um plano empresarial é um caminho proposto para a empresa atingir um objetivo no futuro.
- Pode ser uma “lista de ações” com detalhes de tempo, recursos e responsáveis para atingir objetivos e metas.
- Precisa ser um documento “vivo” “revisado continuamente”.
- Pode ser formal criado por empresas ou informal, criado por indivíduos para um propósito específico.
O que é um bom plano?
Um bom plano empresarial gera informações, confiança, reduz riscos e incertezas e suporta decisões.

Saiba mais. Formular objetivos, Analisar SWOT, Definir metas, Formular estratégias.
Tipos de Planos Empresariais

No ambiente empresarial existem vários tipos de PLANOS para diferentes propósitos: criar a empresa, projetar o futuro, planejar o dia a dia, atrair o mercado alvo, suportar as operações da empresa, planejar contatos e assim por diante.
Os planos podem ser estratégicos (longo prazo), táticos (médio prazo) e operacionais (curto prazo)
- PLANOS DE NEGÓCIO para avaliar a viabilidade de negócios e obter financiamento de bancos e investidores.
- PLANOS ESTRATÉGICOS desenvolvidos pelos líderes da empresa; envolvem missão, visão, valores, objetivos e estratégias de longo prazo; são referências para os demais planos empresariais.
- PLANOS OPERACIONAIS são de curto prazo, tipicamente de até 1 ano, são alinhados e desdobrados dos planos estratégicos; estão relacionados aos departamentos ou áreas da empresa.
- PLANOS DE MARKETING descrevem as estratégias do mix de marketing 7Ps – produto, preço, promoção, praça, processos, pessoas e evidências – para atingir as metas de negócio no mercado alvo.
- PLANOS DE VENDA são desdobramentos do plano de marketing e focam em transformar cliente potenciais em clientes.
- PLANO de CONTATO para aumentar o desempenho da execução de contatos.
- PLANOS FINANCEIROS, PLANOS de TI, são outros exemplos.
Benefícios dos Planos Empresariais
PLANOS permitem responder perguntas do tipo …
- Essa empresa, negócio, produto … é viável?
- Quando e como poderei atingir esse objetivo?
- Como entregar esse projeto em junho?
- O que deve ser feito para atender os SLAs exigidos em contrato?
- Quais os KPIs usamos para suportar os SLAs?
- Quais são as etapas mais críticas que podem dar errado?
- O que posso fazer para reduzir os riscos?
- Que variáveis ou situações podem ter maior impacto nos resultados?
Um PLANO prepara você e a empresa para o futuro, cria foco, une as pessoas em direção aos objetivos comuns, facilita o trabalho cooperado, administração e economia de tempo e recursos.
Método PDCA melhorar os refinar Planos Empresariais

O PDCA é a ferramenta da gestão de negócio para gerenciar qualquer processo de negócio em 4 passos – Planejamento, Execução, Controle e Ajustes.

Saiba mais. PDCA.
Hierarquia dos Planos Empresariais

Planos Estratégicos. No topo da empresas são formulados os objetivos, estratégias e planos de longo prazo (3 a 5 anos), que definem como a empresa se posicionará no mercado em termos de missão, visão e valores.
Planos Táticos. Na média gestão os planos táticos focam no horizonte de curto prazo para períodos menores que 1 ano; detalham os objetivos estratégicos em objetivos menores e acionáveis; contêm qualquer coisa necessária para atingir os objetivos estratégicos da organização, como orçamento, recursos, estratégias imediatas de terceirização, financiamento, marketing, produção, varejo, etc.
Planos Operacionais. O plano operacional alinha o plano tático com o dia a dia da empresa e traça políticas, regras e procedimentos para atender as metas táticas: fazer contatos, abordar problemas, tomar decisões em campo, contratar funcionários, rescindir contratos; regulamentos específicos do funcionamento da organização, regras de etiqueta para relacionamento com clientes, procedimentos descrevendo o passo a passo para realizar um objetivo específico.
Administrar uma empresa exige dedicação e habilidades para alinhar os planos estratégico, tático e operacional, que rodam em ciclos diferentes, mas de forma harmônica e articulada.
Características de um bom Plano

- Claro – declaração inequívoca de “exatamente” o que deve ser feito.
- Quantificado – o resultado previsto de cada atividade deve ser quantificado, para que seu desempenho possa ser monitorado.
- Focado – seleciona as questões principais – vide regra 80:20 (Pareto) – “20% do esforço gera 80% dos resultados”.
- Realista – o desafio é percebido como alcançável.
- Acordado – ou ecológico; o objetivo interessa à todos.
Um bom plano é CLARO, QUANTIFICADO, FOCADO, REALISTA e ACORDADO.