

Planejamento de Negócios
8 componentes do Planejamento de Negócios
- Modelagem … representar o sistema de negócio componentes, conceitos
- Propósito … definir a razão de existir do negócio.
- Objetivo … informar o que se quer alcançar com o negócio.
- SWOT … a análise da “situação atual” do negócio e sua capacidade competitiva de alcançar o objetivo.
- Metas … os objetivos desdobramentos e quantificados, para avaliar os desafios e suportar as estratégias.
- Estratégia – ações para atingir as metas e os objetivos, com os recursos e desafios correntes.
- Plano – é um resumo para implementar a estratégia com ações, recursos, responsáveis e prazos.
- Execução – é a preparação, simulação, treinamento, execução das ações corretamente e coleta informações para avaliação de desempenho.
- Avaliação de Desempenho – define indicadores de desempenho, monitora e analisa resultados, desvios, padrões, faz previsões e planos para atingir as metas.
Conceber o planejamento como um processo de negócio significa entender os seus componentes, etapas, atividades e resultados esperados … usar métodos e ferramentas para planejar, desempenhar, controlar e ajustar … coletar dados, analisar, gerar informação, conhecimento e inteligência, para facilitar a tomada de decisão, mitigar riscos e atingir os objetivos empresariais.

Saiba mais. Planejamento Empresarial, Comportamento e Atitudes, Comportamento Assertivo, Tomada de Decisão,
Declaração de Propósito
O que? … declarar quem você é, a razão de existir, padrões éticos, comportamentos e vontades … e como espera ser percebido e tratado. Por que? … explicar ou justificar a razão de existir para que os seus objetivos da marca, serviços, soluções, contatos, sejam compreendidos, atraiam atenção e sejam atingidos … que facilite o alinhamento entre as pessoas, o rapport e conexões emocionais prazerosas. Quem? … todas as personas envolvidas na área de domínio e circunstâncias do contexto e objetivo de negócio. Quando?… na formulação e comunicação de objetivos, na interação com as pessoas, para explicar Onde? … em todos os ambientes de negócios Como faz? … sistematizar … usar as múltiplas formas de pensar para unificar objetivos em objetivos maiores que aumentem a sinergia entre eles. Quanto custa? … |
Declaração de Propósito nas Empresas e Negócios
Declaração de Propósito no planejamento, marketing e vendas é uma ferramenta para comunicar a essência daquilo que se acredita, valoriza e deseja alcançar.
- Comunica princípios de relacionamento, crenças, valores e conceitos.
- É o “objetivo superior” ou “objetivo raiz” da empresa, negócio ou pessoa.
- Explica o porque você faz e vende alguma coisa.
- Serve como “gatilho emocional e comportamental” para atrair e conectar pessoas e empresas.
- Ajuda a desenvolver rapport e conexões emocionais prazerosas.
- Dá direção estratégica para orientar e sincronizar o comportamento da empresa, pessoas, negócios, relacionamentos e oportunidades.
- Gera emoção positiva (mas pode ser negativa …) para quem declara e para quem escuta e aumenta a confiança na relação de negócio.
- De uma forma geral pode ser representada pela sentença: “Eu existo
Declaração típica de Propósito … Eu existo para
Propósitos podem ser bons ou ruins e precisam ser checados e conectados com o dia a dia, sonhos e aspirações mais profundas de uma empresa ou negócio.
PROPÓSITO > OBJETIVO > ANÁLISE > METAS > ESTRATÉGIAS > PLANO > EXECUÇÃO > AVALIAÇÃO
Análise de Propósito é o primeiro passo do planejamento … é um passo anterior à definição de objetivos.
Importância do Conceito de Propósito nos Processos de Negócios
Análise de Propósito é fundamental no planejamento empresarial e de negócios de qualquer porte para: orientar, motivar, mobilizar, atrair, alinhar, comunicar e diferenciar.
- Orientar o Planejamento … servir como referência para objetivos, metas e estratégias que precisam estar consistentes entre si.
- Motivar e Mobilizar … fazer as pessoas acreditarem, sentirem-se engajadas, conectadas e confiantes no processo de decisão.
- Atrair, Alinhar e Comunicar … o propósito deve estar em tudo que fazemos ela faz e promove, ser percebido nas ações e decisões, compartilhar os valores da empresa, deixar claro o que se busca e atrair aqueles que estejam em sintonia com essa busca.
- Formular e Legitimar Objetivos … o propósito é um objetivo de ordem superior e está na raiz dos objetivos.
- Se diferenciar … um propósito consistente se destaca na multidão, cria e fortalece a reputação da empresa.
- Liderança e Crescimento … pesquisas demonstram que liderança orientada por propósito traz benefícios financeiros no longo prazo.

Saiba mais. Proposição de Valor
Propósito … Frases que explicam
“Todas as graças da mente e do coração se escapam quando o propósito não é firme”.
William Shakespeare.
“O segredo do sucesso é a constância do propósito”.
Benjamin Disraeli.
“A firmeza de propósito é um dos mais necessários elementos do caráter e um dos melhores instrumentos do sucesso. Sem ele, o gênio desperdiça os seus esforços num labirinto de inconsistências”.
Philip Chesterfield.
“Um homem sem propósito é como um navio sem leme”.
Thomas Carlyle.
O propósito do aprendizado é crescer, e nossas mentes, diferentes de nossos corpos, podem continuar crescendo enquanto continuamos a viver.
Mortimer Adler
O que é Objetivo?

Objetivo é algo ou fim que desejamos atingir; o motivo das nossas ações!
- Formular objetivos é o segundo passo do planejamento empresarial, influi em todos os outros estágios, tanto do ponto de vista técnico quanto emocional.
- Existem objetivos que necessitam de planejamento e outros não, mas o planejamento sempre visa o alcance de objetivos.
- Formular objetivos empresariais sempre demanda planejamento, porque são mais complexos, estão inseridos numa hierarquia de objetivos, envolvem recursos e custos significantes e precisam ser compartilhados entre as pessoas.
- Um objetivo empresarial deve estar consistente com o propósito e hierarquia de objetivos empresariais.
- Para definir um objetivo, desencadeamos uma série de ações e comportamentos para alcança-lo.
- Automaticamente somos levados a avaliar a situação atual e o desafio para alcançar ao objetivo desejado.
PLANEJAMENTO > PROPÓSITO > OBJETIVO > SITUAÇÃO > METAS > ESTRATÉGIA > EXECUÇÃO > AVALIAÇÃO

Saiba mais. Objetivos empresariais.
Perguntas para Formular Objetivos
Perguntas frequentes no processo de formulação e validação de objetivos empresariais são …
- O objetivo é SMART? eEspecífico, Mensurável, Relevante, Acessível e Temporal?
- O objetivo empresarial está claro para todos?
- O objetivo está alinhado com os outros objetivos empresariais?
- O objetivo é relevante, agrega valor?
- A situação corrente viabiliza o alcance do objetivo?
- Quais são os recursos e habilidades envolvidos para alcançar o objetivo formulado?
- Quais são os principais desafios?
- Os desafios são motivantes?
- Quais são os indicadores que devo usar para medir desempenho e resultados?
- Em quanto tempo alcanço o objetivo?
- Quais as estratégias para garantir os objetivos e metas?
- Como devo monitorar e comunicar?
- O que devo fazer nas situações de desvios?
- Como avalio os resultados?

Saiba mais. Como fazer perguntas, Perguntas socráticas, Perguntas SPIS, Perguntas SMART.
Importância da Formulação de Objetivos
A habilidade de formular objetivos permite …
- Ser eficaz … definir o que deve ser feito, de forma específica e clara.
- Criar desafios … instigar, provocar, olhar para o presente, antever e direcionar o futuro.
- Identificar necessidades … identificar necessidades e problemas que as pessoas têm nas suas mentes.
- Atrair pessoas … pessoas motivadas geram movimentos, mudanças e atraem a atenção.
- Motivar a ação … de si e de outras pessoas.
- Servir de referência … para se auto guiar, guiar grupos, empresas e multidões.
- Avaliar o sucesso … de si, das pessoas e empresas.
Exemplos do Uso de Propósito, Objetivo e Meta
A melhor forma de formular propósito, objetivo e metas é analisar a “tripla” em conjunto … veja exemplos
Formulação do Objetivo | Componentes |
---|---|
“Quero emagrecer 8kg em 2021 para melhorar a minha saúde.” | O objetivo é “emagrecer”, a meta é “8 kg” e o propósito é “melhorar a saúde”. |
“Fecharemos esse negócio de R$ 500 mil até o final do ano, para atingir a meta”. | O objetivo é fechar esse negócio meta é “500 mil” e o propósito é “atingir meta”. |
“Fecharei esse negócio de R$ 10 milhões até o final do ano, para viajar pelo mundo …”. | O objetivo é fechar esse negócio meta é “ R$ 10 milhões” e o propósito é “viajar” |

Saiba mais. Objetivos SMART
Saiba mais
O que é Desafio?
Desafio é a diferença entre o custo e habilidades de estar na situação atual versus o custo e habilidades para alcançar a situação futura.
Desafios são importantes para …
- Desenvolver ou refinar habilidades técnicas e emocionais para resolver problemas mais complexos.
- Competir entre pessoas, equipes, empresas para atingir objetivos de forma mais efetiva, com maior qualidade, rapidez, segurança, transparência.
- Ultrapassar obstáculos que se interponham aos objetivos, aumentar a criatividade e quebrar paradigmas.
- Criar motivações para uma pessoa ou empresa sair da situação atual e atingir um objetivo.
DESAFIO = OBJETIVO – SITUAÇÃO CORRENTE
Saiba mais. Perguntas para avaliar situações, análise SWOT,
Importância dos Desafios
- Desafios e problemas proporcionam experiências e fazem você aprender.
- O maior problema está em esperar uma vida sem problemas; a solução está como lidar com os problemas e desafios.
- As lições mais importantes estão quando você enfrenta e lida com um desafio ou problema, independentemente do resultado.
- O sucesso para superar um desafio aumenta a sua confiança e habilidade para superar futuros desafios.
- Quando aceitamos os desafios e os enfrentamos, sofremos menos, já que não são os problemas que criam sofrimento, mas a sua resistência aos desafios; O que você resiste, persiste (Carl Jung).
- Quanto mais pudermos testar nossos limites e capacidades, mais aprenderemos sobre nós mesmos.
- Novos desafios são oportunidades para nós e ao evitá-los, não temos a oportunidade de aprender sobre nós mesmos, nos sentimos presos, como se estivéssemos levando uma vida que não é verdadeira, somos atormentados pelo desconforto, ansiedade e a sensação de que as coisas não estão bem.
- A questão não é como levar uma vida em que nunca sentimos medo do fracasso, mas como podemos seguir em frente, apesar do medo.
O que é Meta?
Meta é um objetivo desdobrado e quantificado.
- O estabelecimento de metas empresariais vem imediatamente após à análise de SWOT.
- Uma vez definidas as metas são definidas estratégias para alcançar cada meta.
- A soma das metas deve alcançar a meta total que é o objetivo.
PLANEJAMENTO = OBJETIVOS > SWOT > METAS > ESTRATÉGIAS > PLANOS > IMPLANTAÇÃO > CONTROLE e AJUSTES
Importância das Metas
Metas são o resultado que você pretende alcançar, enquanto objetivos são as ações que ajudam a atingir uma meta.
- Os objetivos são intenções amplas e difíceis de serem medidos em unidades quantificáveis.
- As metas são mais específicas que os objetivos e são descritas em termos de tarefas específicas, facilitam a formulação das estratégias e prazos.
- Os objetivos são definidos no longo prazo, as metas são definidas no curto prazo.
- A linguagem dos objetivos é focada no pensamento estratégico, conceitual, ao passo que as metas exploram a criatividade.
As estratégias devem ser formuladas baseadas em metas, não em objetivos; em outras palavras … “o desdobramento de objetivos em metas é o primeiro passo para elaborar estratégias”
Objetivos x Metas
Objetivos
Escopo amplo
Definir direção ou visão
Difícil de medir
Ideias abstratas
Longo prazo
Resultado Final
Metas
Escopo estrito
Definir etapas específicas
Fácil de medir
Atividades concretas
Curto e médio prazos
Meios para o resultado final
Objetivos e Metas SMART

O check list SMART é um método de análise ajuda você a estabelecer objetivos e metas conscientes e motivadoras, de maneira rápida, organizada e eficaz.
- O conceito objetivo / metas SMART foi criado em 1981 por George T. Doran e referenciado por Peter Druker.
- Ao criar um roteiro claro para alcançar a meta pretendida, fica mais fácil analisar, aplicar o seu tempo e recursos para progredir.
- Cada letra das metas SMART destaca um aspecto a ser analisado e anotado.
- Escrever metas garante não perder nenhum detalhe crítico da definição de metas.
- Facilita a comunicação e sinergia quando trabalhado em equipe.

Check List Objetivos e Metas SMART

Observações sobre o Método SMART
- ESPECÍFICO é o primeiro passo para estabelecer objetivos; ser simples, conciso, focado, sem ambiguidades; é condição fundamental para a meta ser mensurável, atingível, relevante e temporal.
- MENSURÁVEL é especialmente importante para acompanhar o progresso, identificar desvios, fazer previsões, agir proativamente, manter o foco para cumprir prazos, permanecer motivado e sentir a empolgação com a aproximação da meta.
- ATINGÍVEL exige que a meta seja controlada por você e não dependa de outras pessoas.
- RELEVÂNCIA, significa agregar valor aos objetivos vigentes.
- TEMPORAL significa estabelecer prazos, gerenciar o tempo e evitar que tarefas diárias tenham prioridade sobre suas metas de longo prazo; evitar a procrastinação.

Saiba mais. 5W2H para descrever objetivos, ser específico e SMART.
Exemplo de Formulação de Metas SMART
Objetivo: Aumentar 10% a Receita em 12 meses é SMART?
Análise SMART
- Específica: NÃO é “suficientemente específica” em relação a “quem, onde e como” a meta de receita pode ser alcançada; carece de sinergia de outras metas. Não ser específica afeta negativamente ser mensurável, ancansável,
- Mensurável: SIM.
- Alcançável: TALVEZ … por ser pouco específica gera alto grau de incerteza, aumento de riscodepende de ser específica e mensurável … depende de informações, histórico de desempenho, análise de SWOT e sinergia com outros objetivos da empresa; para ser alcançável é necessário avaliar incertezas e risco.
- Relevante: TALVEZ … a avaliação de relevância depende da consistência e sinergia entre metas SMART definidas pela empresa.
- Temporal: SIM, mas o desempenho do conjunto de metas, tradeoffs, previsões e planos devem ser avaliados mensalmente.
Observações sobre a Análise SMART…
- Este exemplo ilustra como o método de análise SMART funciona para formular objetivos e metas empresariais de forma clara e estruturada.
- A análise SMART do exemplo aponta que a meta NÃO é “suficientemente” específica … falta “o que, quem, onde e como” o aumento de 10% da receita anual será atingida.
- A falta de especificidade desta meta afeta negativamente a avaliação dos 4 outros aspectos, principalmente a avaliação alcançável e relevante; falta informações que permitam avaliar incertezas e riscos.
- Para tornar está meta financeira específica é necessário agregar outras metas empresariais … para criar ancoragem entre metas, sinergias e tradeoffs.
Desdobramento de Metas SMART
- De uma forma geral para que uma meta seja SMART é necessário que ela pertença a um grupo de metas SMART.
- Não existem metas SMART isoladas, sempre haverá mais de uma meta SMART para atender um objetivo.
- É necessário criar um conjunto hierárquico de metas SMART conectadas para formar um objetivo SMART.
- Esse conjunto de metas SMART compõe um sistema de tradeoff para atingir a meta principal.
- Cada nova meta gerará uma nova análise SMART ; este processo finda quando a meta desdobrada SMART é “necessária e suficiente” para elaborar uma estratégia / ação específica SMART
Árvore de Metas SMART
Aplicando a análise SMART podemos compor um conjunto hierárquico de metas SMART numa estrutura de árvore e compondo um sistema de tradeoffs … tendo a receita anual como meta principal (meta raiz) e metas de marketing atreladas.
Receita Anual – Aumentar a receita em 10% em 12 meses … é a meta principal e …
a ela estarão atrelados outras metas específicas … nas dimensões cliente, processo e aprendizado …
Novos clientes – Ganhar 5 novos clientes por mês (ou 5 x 12 = 60 / ano) e cooperar com 15 % da receita anual planejada.
Cliente atuais – manter 95% das contas atuais e cooperar com 85% da receita anual planejada.
ARPU (Average Revenue Per User), ou “receita líquida média por usuário” – aumentar em 10% no período de 1 ano.
Produto – Lançar a “Oferta X” em janeiro com 10% do aumento da receita anual e retirar o produto Y.
Praça – entrar em novas regiões / praças especificados para cooperar com 10 % da receita anual.
Promoção – Fazer 3 campanhas de marketing digital (aquisição, monetização e fidelização) para cooperar com os demais objetivos.
Preço – Manter os preços vigentes durante o período de 12 meses.
Pessoas – Capacitar 100% da força de vendas para cooperar com as outras metas, com aumento de 20 % na produtividade de venda (receita / quantidade de pessoas).

Saiba mais. Balanced Scored Card, Mix de Marketing.
Observações …
São apresentadas 8 novas metas potencialmente SMART; para que sejam realmente SMART precisam sofrer uma análise SMART, não demonstrada no exemplo.
Uma regra básica do método SMART é que uma nova meta exige uma nova análise SMART específica.
Este processo de desdobramento de metas primárias, secundárias e terciárias, etc, finda quando a meta desdobrada SMART fica “palatável”, ou seja “necessária e suficiente” para elaborar uma estratégia / ação específica SMART … isso é coerente com o o princípio fundamental da análise …. dividir o todo em partes menores mais fáceis de serem resolvidas e depois grupadas.
Existe um tradeoff de gestão a ser considerado, já que existe limites para o desdobramento de metas, que deve estar consistente com a capacidade de gestão e execução da sua empresa, caso contrário não é efetivo, gera custos e desperdício.
Observar que neste exemplo simplificado, rapidamente chegamos a 9 metas, que pode ser grande para uma pessoa e talvez para uma pequena empresa, mas não será para uma empresa de porte médio ou grande.

Saiba mais. Análise, Análise de tradeoff, Equação de desempenho,
Exemplo 2 – Objetivo SMART para Novos clientes
“Ganhar 5 novos clientes por mês e cooperar com 15 % da receita”.
Análise SMART
Ganhar 5 novos clientes por mês em média e cooperar com 15% da receita é relevante?
- Específico. SIM
- – o pode ser resultado do aumento de dois indicadores (metas): quantidade de propostas emitidas (de 20 para 25) e aumento da taxa de conversão (de 1/5 para 1/4 ), para garantir 5 novos cliente / mês, ceteris paribus.
- Mensurável. SIM – usar 3 indicadores: quantidade de propostas emitidas, valor das propostas e taxa de conversão.
- Atingível. SIM.
- Exige aumentar a taxa de novos clientes em 5/4 (fator de crescimento = 1,25).
- Isso pode ser alcançado aumentando e balanceando a “quantidade de propostas x taxa de conversão” … por exemplo um aumento de um fator de 1,125 (ou 12,5%) para cada indicador seria suficiente.
- ambos indicadores podem ser melhorados pelo investimento em marketing digital e inteligência competitiva da equipe de vendas; esta meta concorre com a meta de manutenção de clientes, já que deverá ser cumprida pela mesma equipe de vendas.
- Relevante. SIM. Bastante relevante! um aumento de 25% na taxa de 5 novos cliente / mês corresponde a 60 novos clientes por ano e coopera com 15% da receita; isso é significativo quando comparado com a situação corrente de 48 novos clientes por ano, ou seja 25% de aumento na taxa de aquisição de novos clientes.
- Temporal. As ações e resultados estão projetados para um horizonte de 12 meses, os resultados e ações serão acompanhados mensalmente, via emissão de relatório e reunião de controle.
Análise SMART
Saiba mais. Mix de Marketing, Objetivos empresariais, Indicadores de controle, campanhas do marketing digital, indicadores operacionais, equação de desempenho, velocidade da venda, taxa de conversão, ticket de venda,
Exemplo 2 – Aumentar a quantidade de novos clientes
Objetivo NÃO SMART
Treinar a equipe de vendas para aumentar a receita de vendas.
Análise SMART
Específico: 100% da equipe será treinada em vendas B2B, com vários objetivos SMART … veja ao lado >
Mensurável: Todos os funcionários devem concluir o treinamento básico em 3 meses, com 90% de taxa de conclusão e satisfação.
Alcançável: Treinamento baseado na Web facilita o acesso de todos a qualquer hora de qualquer lugar e permite suporte para a aplicação do aprendizado em campo.
Relevante: esse treinamento tem dois objetivos: 1) aumento de receita em 10% nos primeiros 12 meses e reter talentos.
Temporal: atingir metas, mensal, trimestral e anual.
Objetivo SMART
Treinar 100% da força de vendas para … aumentar em 20% a taxa de efetividade de vendas, em até 12 meses.
… aumentar em 5 % o ticket de vendas em até 3 meses.
… aumentar a taxa de fechamento de propostas para 10%, após 3 meses.
… aumentar a taxa de sucesso nos contatos para x %, à partir do segundo trimestre.
… aumentar em 20% a taxa de prospecção de novas oportunidades de negócio.
… aumentar a taxa de precisão (valor e prazo) de vendas para 90 %.
… aumentar em 10% a taxa de contatos de venda, sem afetar os demais indicadores, num prazo de 3 meses.
Treinar 20 % da força de vendas para lançar o produto “X”, em outras praças, num prazo de 30 dias.
Exemplo 3
Objetivo não SMART
“Quero escrever um livro sobre marketing digital”.
Análise SMART
Específico: vou escrever um livro sobre marketing digital com 200 páginas.
Mensurável: vou escrever um capítulo por mês ou cinco páginas por semana.
Atingível: vou trabalhar no manuscrito e uma vez concluído, vou começar a procurar um editor ou explorar a auto-publicação.
Relevante: Escrever um livro sobre marketing digital me ajudará a me estabelecer como especialista e atrair mais clientes.
Temporal: Meu manuscrito estará completo e pronto para ser publicado em 10 meses.
Objetivo SMART
“Vou escrever um livro com 200 páginas sobre marketing digital em 10 meses e farei uma auto publicação”.
Exemplo 4
Objetivo não SMART
“Quero me tornar um especialista em ferramentas de aprendizado acelerado e continuado”
Análise SMART
Específico: vou me tornar um especialista conhecido em ferramentas de aprendizado para ajudar as pessoas a “aprender a aprender”
Mensurável: falarei publicamente sobre o assunto e escreverei um artigo, uma vez por mês.
Atingível: Eu conseguirei isso via marketing/conteúdo digital, site, malas diretas, propaganda no Google e SEO (Search Engine Otimization).
Relevante: Prover ferramentas, com foco em habilidades, para gerar autonomia no aprendizado gera vantagem competitiva, economia e desempenho para minha empresa e empresas clientes.
Prazo: Eu quero me diferenciar e ser conhecido como especialista em “ferramentas para aprender a aprender” em 1 ano.
Objetivo SMART
Vou me tornar um especialista em aprendizado acelerado e continuado, com foco em ferramentas, em 1 ano”

Palavras Chave – objetivo, meta, desafio, SMART, específico, mensurável, acessível, relevante, temporal.

O objetivo é importante para: ser eficaz, olhar para o presente, criar desafios, instigar e direcionar o futuro, identificar necessidades ou problemas, atrair pessoas, servir de referência e avaliar o sucesso.
- Formular objetivos é o “feijão com arroz” do dia a dia empresarial.
- Objetivos diários, semanais, mensais, anuais devem trabalhar de forma articulada.
- É comum as pessoas terem dificuldades em estabelecer objetivos e essa inabilidade impacta negativamente no nível profissional e pessoal.
- Ser altamente eficiente e não atrelado à um objetivo bem definido previamente não é eficaz. É como agir sem pensar!
- Formular objetivos e metas é a base para todo o processo de planejamento empresarial e influi em “todos” os outros estágios.
- A boa prática é desdobrar os objetivos em metas para: 1) quantificar os objetivos, 2) definir indicadores, 3) atrelar estratégias , 4) monitorar e 5) criar planos de ação e reação a desvios.
- A ferramenta SMART é uma “prática inteligente”, permite esclarecer suas ideias, concentrar esforços, usar o tempo e recursos de forma produtiva e aumentar a probabilidade de alcançar o que você deseja na vida.
- Uma razão provável quando você não atinge objetivos é porque seus planos foram vagos ou irrealistas.
Quando você estabelece objetivos e metas em várias perspectivas, como sugerido pela ferramenta SMART, ou seja, de forma ESPECÍFICA, MENSURÁVEL, ATINGÍVEL, RELEVANTE e TEMPORAL – você concentra sua atenção e esforços e isso faz você efetivo, consciente e e realmente motivado para alcançá-los.

Teste seu conhecimento sobre Objetivos e Metas
- Faça um resumo deste bloco de aprendizado utilizando as palavras chaves sobre objetivos, metas, desafio e método SMART.
- O que é um objetivo? Qual o benefício de formular objetivos?
- Quais as principais características dos objetivos de negócios?
- Os objetivos de negócios precisam ser planejados? Explique.
- O que é um desafio? Qual o benefício avaliar o desafio para atingir um objetivo?
- Qual a relação entre objetivo, situação atual e desafio?
- O que é uma meta? Qual o benefício da formulação de metas?
- Qual a relação entre meta e objetivo?
- Qual a relação entre meta e estratégia?
- Quais são as características de uma boa meta?
- Porque as metas são importantes na execução do plano?
- Qual a importãncia da habilidade de formular objetivo e metas?
- Qual a utilidade da ferramenta SMART?
- Cite algumas razões das pessoas não atingirem os seus objetivos?
- Qual o benefício de definir metas específicas?
- Qual o benefício de definir metas mensuráveis?
- Quais são os cuidados que você deve tomar para tornar as suas metas acessíveis?
- O que significa uma meta relevante?
- Qual o aspecto analisado na ferramenta SMART para evitar que atividades diárias prejudiquem as suas metas de longo prazo?
- Dê um exemplo de objetivo de negócios SMART.
- Dê um exemplo de um objetivo de marketing SMART.
- Dê um exemplo de objetivo de vendas SMART.
- Dê um exemplo de objetivo de contato ou visita de venda SMART.