Equação de Desempenho
R = N x $ x %
R = V x T
Onde:
- R = Resultado – indicador de controle principal ($).
- V = Velocidade média da venda ($/t).
- T = Tempo médio de conversão de serviços ou venda (tempo).
- N = Quantidade de Contatos no período T.
- N x T = Carga de Trabalho (Tempo)
- $ = Tamanho médio da venda ou valor do serviço ($)
- % =Taxa de conversão (%)
O que é ?
Velocidade de Venda ou de Negócio (R$/ tempo) significa dinheiro ($) por unidade de tempo (T).
A velocidade V pode ser calculada via equação de desempenho ... V = R / T = (N x % x $) / T.
Tal como explicitado na fórmula V = R / T … velocidade V é o resultado do processo de negócio R, no tempo médio de produção T.
É a média da velocidade dos “serviços convertidos”, onde contatos ou serviços sem sucesso, não entram no cômputo, embora gerem custos, desperdícios, energias, tempo e risco.
A equação explicita que …
- Para um mesmo R existem várias combinações de V x T que geram o mesmo valor R, ou seja, desvios podem ser contrabalanceados e prevenidos ao longo do tempo, para que o resultados fiquem estáveis e dentro das metas.
- Para um mesmo V, existem várias combinações de T, N, % S.
para uma mesma velocidade V existem diferentes combinações de R e T … e também de N x % x $.
Velocidade V é um”indicador acumulativo”, de alto nível, cujas mudanças são mais lentas, demoram mais para serem alcançadas e dependem de N x % x $.
Para avaliarmos os desvios no indicador de controle V, a equação explicita que devemos avaliar o produto N x % x $.
Lembrando que todas os indicadores da fórmula são variáveis aleatórias essa equação dupla nos mostra
“que são gerados ao longo do tempojá que depende da “combinação situacional” V = R / T = (N x % x $) / T.
Em outras palavras se houver um monitoramento e ação em no “produto” Nx%x$, a velocidade V poderá ser mantida constante e dentro da faixa de tolerância, mesmo que N ou % ou $, saiam eventualmente de suas faixas de tolerância.
O refino do controle estará diretamente relacionado com a taxa de monitoramento do seu processo.
Um desvio identificado no indicador V na equação significa que ocorreu um desvio em pelo menos uma das outras variáveis, que já deveriam ter siso percebidas por serem indicadores mais rápidos.
É um indicador usado para medir o impacto total de mudanças e comparar sistemas de produção e modelos de negócios.
A velocidade de negócio não deve ser confundida com o tempo médio de serviço ou do contato já que por definição, fazer 1 , 10 ou 1000 contatos por hora, sem conversão, significa velocidade igual a zero.
Saiba mais.
Quando usar o Indicador Velocidade de Negócio?
O monitoramento e análise do indicador Velocidade de Negócio é utilizado durante todo ciclo do processo de negócio … continuamente …
- Avaliar o desempenho do ciclo de produção e fazer previsões envolvendo V = R / T = N x $ x %.
- Avaliar o ROI (= retorno do investimento) de um sistema de produção (empresa, equipe, você).
- Comparar modelos de negócios, empresas, canais de venda, distribuição … V1 ~ V2 ~V3 …
- Comparar diferentes mercados e segmentos de clientes (geografia, indústria, produto ou tamanho dos negócios).
- Comparar opções de parceiros para provimento de serviços ou produtos complementares.
- Identificar oportunidades para re-segmentar equipes de vendas ou unidades de produção.
- Adicionar representantes ou recursos para abordar regiões, produtos ou indústrias mais promissores, que apresentem maior velocidade.
- Avaliar o desempenho da sua solução nos indicadores de negócios do cliente … R, V, T, N, $, %.
- Avaliar o seu desempenho, comparativamente com o mercado, empresa e equipe.
Exemplos de perguntas de desempenho” sobre velocidade de negocio.
- Qual a velocidade negócio do meu modelo de negócio?
- Qual a melhor estratégia para aumentar a velocidade de negócio na situação atual em x % – aumentar a carga de trabalho, reduzir o tempo de serviço, aumentar o preço do serviço ou aumentar a taxa de conversão de serviços?
- Quanto conseguimos aumentar a velocidade média de negócios atual se reduzirmos o tempo de serviço em 10%?
- Qual o ganho percentual na velocidade de negócios se aumentarmos N (carga de trabalho) em 10%?
- Se aumentarmos a taxa de conversão em 5%, qual será o efeito no resultado?
- Qual o ganho de velocidade com a introdução de um novo canal de vendas?
- Qual o ganho de velocidade de negócio se aumentarmos o preço? ou reduzirmos o preço?
A equação de desempenho permite modelar e simular vários cenários e criar planos de referência específicos para melhorar indicadores de desempenho específicos, sem afetar negativamente outros indicadores.
Como Aumentar a Velocidade de Negócio?
Check List – Como controlar e Aumentar Velocidade
Uma boa prática é usar a equação de desempenho diz que R = V x T = N x % x $.
1. Gestão de Processo PDCA
Gestão de Processo é a base para a melhoria contínua da qualidade de processos, habilidades e resultados.
O método de 4 passos PDCA é uma boa prática, usada para a gestão de processos em ciclos.
A equação de desempenho R = V x T = N x $ x % pode ser usada como referência em todos os estágios do processo.
- Planejamento … prever cargas de trabalho (N x T), dimensionar processos e recursos e garantir níveis de qualidade de serviços para o mercado.
- Desempenho … servir referência para planos de ação para as principais situações estratégicas, treinamento de pessoas, corretismo na execução e coleta de informações.
- Controle … servir de referência para monitorar, identificar padrões, desvios e fazer previsões.
- Ajustes … fazer correções, adequações, melhorias específicas para aumentar a precisão das previsões.
Saiba mais.
- PDCA
- Processos de Negócios.
- Atividades Chave de Negócios.
- Planejamento Empresarial.
2. Focar nos “Cliente Ideais“.
- Identificar ao longo dos ciclos de PDCA os clientes que “maximizam” a equação R = V x T = N x $ X % … os avatares.
- Fazer campanhas específicas para os clientes ideais.
- Monitorar o desempenho de cada campanha à luz da equação de desempenho.
- Fazer previsões de demanda para cada avatar.
- Avaliar a percepção da marca … qualidade percebida, conveniência, alternativas disponíveis, renda e gostos.
Saiba mais.
- Avatar “o cliente ideal”.
- PDCA.
- Atributos de Valor.
- Mapa de Valor.
- Matriz de Valor.
- Segmentação de Mercado.
- Funil de Marketing.
3. Previsões (forecasting) de Carga de Trabalho
Carga de Trabalho
Carga de trabalho é definida como N x T = número de contatos de serviço x tempo médio de serviço.
Todo e qualquer sistema produtivo é projetado para uma determinada faixa (ou curva) de carga de trabalho.
Exemplo… se a taxa máxima de entrada de serviços for de 10 minutos, a taxa de amostragem para monitorar a carga de trabalho deve ser igual ou maior duas vezes, pelo teorema de Niquest, aplicado na teoria de processamento de sinal.
… se for a cada1 hora, recomenda-se monitorar a cada 30 minutos, e assim por diante … desta forma consegue-se representar fielmente a carga de trabalho real.
Monitoramento da carga de trabalho
A boa prática é monitorar e prever a taxa de chegada de serviços em períodos de tempo fixos (30 minutos, 1 hora, dia, semana, mes), de acordo com o modelo de negócio.
Podemos usar o teorema de Nyquest como referência … se a frequência máxima de chegada de serviços for igual a B (por exemplo, a cada 10 minutos), a taxa de amostragem a ser usada para retratar com fidelidade a realidade é Fn > 2B (no nosso exemplo a cada 5 minutos).
Previsão
Previsão (forecasting ) de carga de trabalho (N x T) é um “pilar da gestão de negóios.
A equação de desempenho – V x T = N x $ x % – para dimensionar sistemas produtivos.
Observe como a carga de trabalho é explicitada na equação de desempenho.
Prever é estimar a carga de trabalho futura baseada no histórico de fatos e dados passados.
Depende de inteligência adquirida via os ciclos de PDCA.
Previsão é uma atividade contínua no Planejamento (P) e Controle (C), do PDCA.
Enquanto prever é olhar para trás e estimar o que vai acontecer no futuro, planejar é projetar o futuro.
Precisão
Precisão é uma medida de todo o processo comparando o que foi planejado com o realizado.
Precisão = Rplanejado / Rrealizado, onde R = VxT = N x $ x %
Previsões precisas significam que os indicadores R, V xT e N x $ x % estão sob controle.
Ser preciso significa planejar, desempenhar, controlar e ajustar continuamente pessoas, processos, métodos, ferramentas, habilidade e atingir metas.
Fazer previsões precisas é sinônimo de inteligência, conhecimento, economia, alinhamento da oferta com a demanda, ganho de confiança no mercado
4. Canais de Relacionamento e Funil de Marketing
- Avaliar os principais canais de relacionamento do modelo de negócio e suas equações R = V x T = N x $ x %, correspondentes.
- Configurar o funil de marketing para cada tipo de canal.
- Segmentar estágios do funil de marketing em não clientes, clientes potenciais, clientes ocasionais, clientes regulares. clientes preferenciais e ex-clientes.
- Associar para cada tipo de canal e estágio, campanhas e ofertas de marketing para influenciar a jornada de compra do cliente.
- Combinar estratégias de marketing de transação e marketing de relacionamento para calibrar a melhor “fórmula de relacionamento”.
Tempo Médio de Conversão ou Ciclo da Venda é o tempo médio gasto para converter uma oportunidade de venda num pedido … também é um indicador de primeira grandeza … sendo que, oportunidades de venda não convertidas não entram no cômputo.
- É medido como: Tempo Médio de Conversão = Tempo Total Convertido em Venda / Quantidade de Oportunidades de Vendas Convertidas.
- Expressa o tempo médio T para converter uma venda de tamanho médio $, considerando uma taxa de conversão média % e uma carga de trabalho N.
- Monitorar o ciclo da venda ou o ciclo do serviço e fundamental nas previsão de vendas e capacidades, já que dado um número de clientes, permite calcular o resultado de vendas em dias, semanas ou meses.
Reduzir o ciclo da venda, mantendo as demais variáveis constantes (ceteris paribus), permite:
- Aumentar a capacidade de produção (ou quantidade de contatos e prospecções) utilizando a mesma infraestrutura.
- Fazer mais com os mesmos ou menos recursos.
- Aumentar a velocidade do negócio = V = Resultado / Tempo
- Reduzir o custo unitário = custo total / quantidade de serviços.
- Aumentar a lucratividade do negócio = R – C (custo)
- O ciclo de venda é menor para PME e varejo.
- Um serviço personalizado terá um ciclo de venda maior do que um “serviço de prateleira”.
- De uma forma geral, quanto maior o tamanho da venda ou valor do negócio, maior será o ciclo da venda.
Check List – Reduzir o Tempo Médio de Conversão
Existem várias estratégias para reduzir o Tempo de Conversão …
Automatizar o Processo de Compra.
- Usar tecnologias … aumentar a autonomia do potencial comprador para acessar comprar e interagir com a sua empresa … site, e-mail, propaganda, campanhas, marketing digital.
- Incorporar inteligência para solucionar problemas … inserir ferramentas no site da empresa, em aplicativos móveis em nuvem, de fácil acesso e uso.
- Prover canais de Informações digitais sistemáticas … educar, conscientizar, despertar atenção, interesse, desejo e ação de compra.
- Prover ferramentas digitais … para comparar produtos, justificar valor da compra, fazer pedidos recorrentes, avaliar o desempenho das soluções, usar serviços de forma eficaz, calcular o ROI das soluções.
- Criar um canal de Comunicação ... alem de informar, criar um canal interativo de comunicação com o mercado.
Focar no Comprador Ideal.
- Definir os compradores ideais … que “maximizam” a equação de desempenho (R = V x T = N x % x $”) do seu modelo de negócio e associá-los à campanhas … cada campanha deve ter associada um avatar.
- Identificar atributos de valor principais para cada avatar … necessidades (coisas imprescindíveis) , problemas (obstáculos para atingir objetivos) e desejos (preferências de solução).
- Monitorar o comportamento do comprador …. a evolução de estágios de compra, conscientização, avaliação de alternativas, decisão de compra, uso eficaz e frequência de compra.
- Levantar a demanda … pesquisar quantidade de produtos, serviços e soluções, que desejam e podem comprar.
- Avaliar a percepção das marcas … qualidade percebida, conveniência, alternativas disponíveis, renda e gostos dos compradores.
Relacionamento com o Mercado
- Segmentar a venda em estágios de relacionamento … ex. informação, engajamento, conversão, expansão e fidelização.
- Informar sobre marca e problemas que resolve … para atrair os clientes ideais.
- Engajar potenciais compradores em campanhas … para manter uma relação continuada e memorizar a marca.
- Fazer campanhas … de aquisição, monetização e fidelização … para
- “ofertas de entrada” de baixo valor e risco …. ofertas gratuitas, vinculadas ou alto desconto, antes de ofertas de maior valor e complexas.
- Monitorar os estágios de relacionamento e serviços predefinidos e automáticos para cada estágio.
Aumentar a Percepção de Valor (valor = benefícios / (custos x riscos).
- Explicar para valorizar os atributos de maior valor das suas ofertas para chamar a atenção dos “clientes ideais”.
- Concentrar a estratégia de solução em poucos atributos de valor perceptíveis que os seus clientes ideais valorizam.
- Ajudar o potencial comprador a “racionalizar o valor” segundo a “fórmula de valor” … valor = benefícios / (custos x riscos).
- Valorizar benefícios frente aos custos e riscos da solução.
Desenvolver a fluência situacional.
- … simular as conexão entre necessidades específicas a ofertas específicas, mais frequentes e emergentes.
Usar ferramentas de venda.
- Planos de referência … definir principais situações e ações estratégicas para não cliente, cliente eventual, cliente regular, cliente preferencial e cliente insatisfeito.
- Objetivos SMART … para formular objetivos específicos. mensuráveis, acessíveis,relevantes e temporais.
- Perguntas investigativas SPIS … para conscientizar sobre Situação, Problema, Implicações e Solução.
- Perguntas conversacionais … para ajudar o potencial comprador falar abertamente, controladamente e conclusivamente.
- Imagem de solução … construir uma imagem de solução forte na mente do potencial comprador que aponte para a sua oferta.
- Rapport … aplicar técnicas para estabelecer conexão emocional nos contatos.
- Scripts … usar argumentos e abordagens para desenvolver fluência nas abertura, investigação e fechamento da venda.
- Histórias de sucesso … contar histórias de sucesso que aumentem a percepção de valor das suas ofertas.
- Matriz de valor … identificar e comunicar o foco, singularidade e proposta de valor de ofertas e estratégias.
- Mapa de valor … mapear os atributos de valor do mercado – “necessidades, problemas, desejos” que a sua oferta resolve.
- respostas às principais objeções.
- Marketing e Conteúdos digitais … informar ao mercado via internet, site e redes sociais sobre a sua marca e problemas que ela resolve.
- fórmula de valor = valor = benefício / (custo x risco)
- equação de desempenho = R = V x T = N x $ x %
- Reduzir o preço … ou aumentar descontos da solução.
- Investir na alta qualidade técnica do produto principal … para que “praticamente se venda sozinho”.
- Desenvolver campanhas de aquisição … tendo o tempo de conversão como um dos objetivos específicos de campanha.
- Oferecer recompensas … como descontos, reembolsos, compre dois e pague um.
- Facilitar o pagamento via múltiplas formas.
- Explorar a sazonalidade do segmento de negócio e “surfar em picos de demanda”.
- Desenvolver “conteúdos transacionais” com foco na compra do produto principal ou pacote completo.
- Simplificar o produto e / ou processo de negócio.
Usar automação, ferramentas, procedimentos, roteiros, scripts para vender ou comprar com maior eficiência.
Taxa de Conversão de Serviço ou Venda
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O indicador de controle “Taxa de Conversão” mede a eficiência para fechar a venda ou qualquer outra ação que avance o processo de compra do potencial comprador … pode se referir também a taxa de serviços completados com sucesso que geram receita.
- Exemplo 1: se uma loja é visitada 100 vezes e 5 dessas visitas são convertidas em vendas, então a taxa de conversão é de 5%;
- Exemplo 2: Se para 10 ligações por dia com o objetivo de marcar visitas 1 visita é agendada, então a taxa de conversão é de 10%.
Principais Tradeoffs da Taxa de Conversão
- Taxa de Conversão x Modelo de Negócio … o modelo de negócio define os indicadores de controle chave de uma empresa, em particular a taxa de conversão … por exemplo, 5% de taxa de conversão é boa ou ruim? A resposta depende da indústria ou tipo de negócio para que foi projetado … para vendas on-line, que tem 3% como a média da taxa de conversão de vendas, 5% seria muito bom, mas para um modelo de venda pessoal isso fatalmente não seria bom … ou seja, para definir ou comparar taxas, precisamos analisar a equação de desempenho do negócio como um todo.
- Taxa de Conversão x Ticket Médio … de uma forma geral, pequenos itens de compra têm uma taxa de conversão maior do que grandes itens de compra … quando o preço e custos emocionais e financeiros de uma solução aumentam somos mais cuidadosos, refletimos mais, envolvemos outras pessoas e naturalmente o tempo de conversão e a taxa de conversão de venda caem.
- Taxa de Conversão x Lucros. Não importa o quão boa seja a taxa de conversão, ela sempre pode melhorar os lucros … por exemplo, se você investir R$ 1.000 em publicidade e isso atrair 1.000 potenciais clientes, se a taxa de conversão de vendas é de 5%, serão asseguradas 50 novas vendas e se a taxa de conversão melhorar para 6%, serão 60 vendas. Neste último cenário, você ganha 1 venda adicional em 10 para nenhum custo de publicidade adicional, aumentando significativamente os lucros.
- Taxa de Conversão x Inteligência Competitiva. A taxa de conversão é uma medida de inteligência competitiva, depende da habilidades para “vender valor” – criar relacionamentos, identificar situações e do problemas que a sua oferta resolve, criar ou recriar imagens de solução desenvolver o “efeito” solução sob medida e justificar o valor para o potencial comprador e influenciadores da compra.
- Taxa de Conversão x Percepção de Valor. Quando a percepção de valor do problema e da solução aumenta, a taxa de conversão aumenta. … quando o cliente não compreende ou não consegue … justificar o valor, ou perceber que você vendedor também não compreende, o comportamento resultante é solicitar redução de preço ou escolher outra alternativa … devido a isso, justificar valor é uma excelente estratégia de persuasão.
Check List – Como aumentar a Taxa de Conversão
Existem várias estratégias para aumentar a taxa de conversão
- Se conscientizar que a taxa de conversão é um componente da equação de desempenho … pensar sistêmico.
- Selecionar “cuidadosamente” os “melhores” potenciais compradores … para desperdiçar esforço de marketing e vendas.
- Investir em conhecimento e habilidades de venda – processo de compra, estratégias de venda, abordagens, scripts, perguntas, planos de referência, técnicas de conexão emocional.
- Investir em marketing de relacionamento e segmentar os clientes em “estágios de relacionamento” … facilitar a conversão em estágios … dividir para conquistar.
- Entender que a taxa de conversão é um tradeoff, que depende do perfil do potencial comprador, tempo de serviço (ou venda), carga de trabalho, tamanho da venda e habilidades de venda … é um composto … R = V x T = N x % x $
- Informar continuamente para ajudar o potencial comprador (cliente ou não) a compreender e perceber necessidades, problemas, o quão valioso é resolver o problema (perguntas de implicação).
- Ajudar o cliente a desenvolver imagens de solução para o problema na sua perspectiva e sob seu controle, considerando seus atributos de valor, preferências e capacidades que julgue importantes.
- Explicar como a solução sob medida proposta, atende a imagem de solução.
- Ajudar o cliente a justificar o valor para si e para outras pessoas.
Se você ou sua empresa seguem uma jornada de compra sequencial, lógica, entendendo as necessidades, suas causas, implicações e possíveis soluções, o próprio potencial comprador ajuda a fechar a venda e solicitar os seus serviços … esse método e comportamento não só torna mais provável a compra, mas também aumenta o “share of mind” (influência da sua marca na mente do consumidor), o que o faz mais receptivo para repetir a experiência e aumentar o tamanho da venda.
Tamanho ou Valor
O indicador de controle “Tamanho da Venda” é o valor médio monetário gasto pelo potencial comprador na aquisição da sua oferta … podemos calculá-lo com base no valor do contrato geral, valor anual, valor mensal, valor semanal ou valor diário, dependendo do modelo de negócio e duração do contrato médio.
A análise do tamanho da venda ajuda a desenvolver estratégias para atingir metas, de várias formas:
- Ajustar o ticket médio dos pedidos de um canal de vendas.
- Avaliar se as prospecções de venda estão adequadas, estão escolhendo os clientes ideais, geram maior ou menor valor nos resultados de vendas.
- Compreender se as atividades de vendas e marketing geram clientes de maior ou menor valor para a base de clientes.
- Avaliar se a competição está corroendo o tamanho da venda ou ticket de serviço.
- Facilitar o cálculo do volume de negócio que pode ser gerado, à partir do conhecimento da quantidade de potenciais compradores e taxa de conversão média corrente.
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Check List para aumentar o Tamanho da Venda ou Valor do Serviço
Veja exemplo de e estratégias para aumentar o tamanho da venda:
- Definir o cliente ideal … definir claramente o perfil do cliente ideal … quanto mais específico, melhor.
- Vender a Oferta Ampliada (cross selling) … explorar a interdependência e combinação de produtos e serviços para gerar soluções sob medida.
- Vender Combos … reunir vários serviços num único pacote, com vantagem financeira para o cliente e contrato único, ao invés da venda e contratos isolados.
- Trabalhar Oportunidades de Up-Sell … desenvolver soluções de maior porte e valor financeiro e percepção de valor (valor = benefício / (custo x riscos)) para o potencial comprador.
- Calcular o ROI da solução … racionalizar o valor (valor = benefício / (custo x riscos) via o indicador financeiro ROI.
- Propor contrato plurianual. Aumentar o tempo de contrato de serviços para ganhar em termos de compromisso de pagamento (fidelização), mesmo com alguma perda financeira da não atualização de preços.
- Criar canais de venda específicos … criar uma estrutura de venda específica para clientes de maior porte.
Precisão nas Previsões de Venda
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Precisão é uma medida da qualidade do processo de negócio e envolve planejamento e execução … medida depende de gestão, indicadores de controle, histórico de dados, qualidade dos dados, método de previsão, premissas, e padrões.
- medida depende de gestão, indicadores de controle, histórico de dados, qualidade dos dados, método de previsão, premissas, e padrões.
- Definir metas e indicadores de controle.
- Monitorar indicadores continuamente.
- Coletar dados e garantir a qualidade desses dados.
- Identificar desvios e padrões.
- Fazer previsões considerando os desvios.
- Fazer planos de reação para proativamente atingir as metas.
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Check List para Aumentar o Desempenho da Venda
- Estabelecer metas – adotar uma atitude “livre de erros”.
- Avaliar desvios nos indicadores de controle – aprender ativamente por que os desvio acontecem e fazer mudanças para balancear a venda para não acontecer novamente.
- Autocontrole – muitos erros acontecem quando o trabalho é apressado ou falta habilidades para executar; da mesma forma que as crianças aprendem a andar antes de correr, é importante aprender a fazer a atividade de forma correta e depois fazer mais rápido.
- Planejar contatos – definir objetivos SMART, simular contatos, usar clientes referência e avaliar o sucesso do contato.
- Check list – usar listas de verificação para auto gestão; desenvolver pequenos “cheques” durante a execução dos contatos.
- Ajustar – identificar gargalos, o que deve ser evitado, enfatizado, melhorado.
- Boas práticas – descobrir como outras pessoas fazem o trabalho e aprender com elas; criar um banco de boas práticas; gerenciar o seu conhecimento.
Palavras chave – desempenho, velocidade da venda, ciclo da venda, quantidade de contatos, tamanho da venda, taxa de conversão, precisão, previsão, PDCA, metas, indicadores de controle,
Resumo sobre Equação de Desempenho
- O desempenho de vendas pode ser avaliado pela Equação de Desempenho:
- Resultado = Velocidade da Venda x Ciclo da Venda
- Resultado = Quantidade de Contatos x Tamanho médio da venda x Taxa de Conversão.
- A equação de desempenho é uma excelente ferramenta para analisar, diagnosticar o desempenho individual e de equipes de venda, de forma simples e rápida.
- Provê referências para balancear a venda e atingir consistentemente os resultados planejados.
- Os indicadores de controle da venda são interdependentes, ou seja mantêm relações de compromissos ou tradeoffs; quando alguns indicadores da venda melhoram outras podem piorar.
- Para definir e atingir as metas devemos desenvolver a nossa inteligência sobre o processo, conhecer o histórico de desempenho dos vários ciclos do PDCA e os tradeoffs envolvidos.
- Cada modelo de negócio apresenta diferentes KPIs (indicadores de controle), desafios e gargalos, que mudam o tempo todo e devem ser monitorados em tempo real.
- A segmentação de clientes combinando tamanho do ciclo da venda, tamanho da venda, conversão, tipos de serviços e canais é um método muito utilizado para desenvolver estratégias para aumentar o desempenho de vendas.
- O indicador de controle “Velocidade da Venda” mede o quão rápido é o processo de venda para um tipo de negócio; significa Resultado monetário ao longo do Tempo (R$/Tempo); permite comparar modelos de negócio, medir a produtividade de vendas em diferentes segmentos de clientes, geografia, indústria, produto ou tamanho do negócios.
- O indicador de controle “Ciclo da Venda” ou tempo médio de conversão é o tempo médio gasto para converter uma oportunidade de venda num pedido. Ajuda nas previsão de vendas – dado um número de clientes, tamanho da venda e taxa de conversão, podemos calcular o resultado de vendas em dias, semanas ou meses.
- O indicador de controle “Taxa de Conversão” mede a eficiência de fechar a venda ou qualquer outra ação que avança o processo de compra e venda.
- O indicador de controle “Tamanho da Venda” é o valor médio monetário gasto na aquisição da sua oferta; podemos calculá-lo com base no valor do contrato geral, valor anual, valor mensal, valor semanal ou valor diário, dependendo do modelo de negócio e duração do contrato médio.
- O indicador de controle “Precisão de Vendas” mede a exatidão das previsões de venda , ou seja Precisão = Realizado / Planejado; mede a qualidade de gestão da venda, histórico de dados, qualidade dos dados, método de previsão, premissas, e padrões.
- Para aumentar o desempenho de vendas é necessário usar métodos de gestão continuados, tal como o PDCA.
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Conclusão
- Qual a importância da avaliação de desempenho em vendas?
- Descreva a equação de desempenho de vendas e suas variáveis?
- A equação de desempenho explicita relações de compromisso ou tradeoffs entre variáveis – o que isso significa?
- Qual a utilidade do método “Ceteris Paribus”?
- O que é um indicador de controle de venda?
- Como você pode avaliar se um indicador de controle ou KPI está bom ou ruim?
- O que mede o indicador de controle “velocidade da venda”?
- Qual a diferença entre “velocidade da venda” e “velocidade de contato”?
- Qual o benefício do indicador de controle velocidade da venda?
- O que significa ciclo da venda e como é medido?
- Como você pode aumentar a velocidade da venda?
- Qual o benefício de redução do ciclo da veda?
- Como você pode reduzir o ciclo da venda?
- Cite 3 boas práticas para aumentar a taxa de conversão da venda?
- Cite 3 boas práticas para aumentar o tamanho da venda ou ticket médio?
- Cite 3 boas práticas para aumentar a precisão das previsões de venda?
- Cite 5 boas práticas para aumentar o desempenho de vendas.
- Qual a importância da prospecção de clientes potenciais para o desempenho de venda?
- Dê exemplos de tradeoffs envolvendo velocidade, ciclo, tamanho, taxa de conversão e quantidade de contatos de venda.
- Por que o método PDCA ajuda a melhorar o desempenho de vendas?