O autocontrole é a capacidade mental de uma pessoa para controlar a si mesma, comportamentos e desejos.
- É uma espécie de “conversa interior” que livra-nos de sermos prisioneiros dos nossos sentimentos.
Características das pessoas com Autocontrole
As pessoas com Autocontrole demonstram Confiança, Consistência, Serenidade, Racionalidade, Equilíbrio …. e às vezes “falta de paixão”.
- Confiantes – demonstram força interior, esperança, otimismo, intimidade, boa reputação,
- Analíticas – são críticos, elaboram planos simples e claros com objetivos, estratégias, ações, previsões e indicadores de resultados.
- Equilibradas – são coerentes, precisas, estáveis e perseverantes; fazem previsões e avaliam os resultados com calma, equilíbrio, ponderação, prudência, reflexão e tranquilidade.
- Proativas – estudam a situação e contexto; têm iniciativa, presteza, prontidão; buscam eficiência, eficácia, agilidade e dinamismo para atingir metas.
- Racionais – exploram a razão, a lógica e a intuição para tomar as decisões.
Pessoas que tem autocontrole têm os mesmos sentimentos que qualquer um, mas usam “processos mentais de autocontrole” para sistematicamente avaliar o planejado com o realizado e criar caminhos úteis e eficientes para atingir seus objetivos.
Tal como acontece com a habilidade autoconsciência, o autocontrole frequentemente é percebido como “falta de paixão”.
Fórmula do Autocontrole
AUTOCONTROLE = DOMÍNIO + CORRETISMO + CONSISTÊNCIA + PREVISIBILIDADE + PRECISÃO
Autocontrole e liderança
Autocontrole é uma das características fundamentais de um líder, junto com autoconsciência, automotivação, empatia e sociabilidade.
- Muitas vezes pessoas temperamentais são vistas como líderes. Entretanto, esse não é um traço real.
- As pessoas com auto controle apresentam em geral as seguinte características
Benefícios do Autocontrole
O autocontrole, por estar na base da inteligência emocional, junto com autoconsciência, motivação, empatia e sociabilidade, está na base de todas as outras habilidades emocionais.
- Confiança – o autocontrole contribui para melhorar o ambiente e a interação com as pessoas; quando temos controle, os conflitos e objeções são reduzidos e a produtividade aumenta.
- Competitividade – o ambiente moderno é caracterizado por “rápidas mudanças”; pessoas habilidosas em controlar suas emoções, também o são para conviver com as mudanças e situações novas. As pessoas com autocontrole não entram em pânico, não ficam em posição de julgamento, buscam informações e escutam para entender as novas diretrizes.
- Produtividade. O autocontrole contribui para alinhar, aumentar eficiência, reduzir riscos e tempo das tarefas e contatos; contribui para fazer mais contatos, identificar mais oportunidades, converter mais vendas e aumentar o ticket de venda. Conseguimos fazer mais com menos.
- Precisão. O autocontrole contribui para regularidade da execução de uma tarefa e estabilidade nos resultados.
- Proatividade. O auto controle gera busca por mudanças e melhorias no ambiente de trabalho e cumprimento de metas.
Boas práticas para desenvolver o autocontrole
- Listar os comportamentos que gostaríamos de controlar e as situações, para quando acontecerem estarmos mais preparados para refletir antes de agir.
- Tratar as mudanças de comportamentos de forma gradativa.
- Estabelecer metas realistas que sejam alcançáveis. Mudar hábitos leva tempo, e construir autocontrole requer esforço.
- Buscar conhecimento sobre as práticas de autocontrole.
- Controlar a respiração diante de situações, impulsos e desejos, para retardar ações ou comportamentos que queremos controlar ou separar desejos de necessidades.
- Encontrar distrações saudáveis para tratar desejos ou comportamentos prejudiciais.
Processos têm a capacidade de armazenar conhecimentos, habilidades e comportamentos, de forma acumulativa e orientar os próximos passos.
Saiba mais. Inteligência emocional, PDCA, Plano de Contato, Precisão.