Saiba mais. Informações, Conhecimento, Inteligência, Processo Educacional.
Mapa Mental da Leitura
Este Mapa Mental da Leitura descreve:
- Benefícios da leitura … como ferramenta de obtenção de informações, desenvolvimento do conhecimento e inteligência.
- Quatro componentes fundamentais da leitura … decodificação, vocabulário, fluência e compreensão.
- Leitura Ativa … um método de aprendizagem em camadas para aumentar a eficácia e eficiência da leitura.
Saiba mais. Mapa Mental, Mapa Conceitual.
Check List – 10 Benefícios da Leitura.
- Cerebral … aumenta a rede de conexões neurais e previne o declínio cognitivo relacionado à idade.
- Aumento da Compreensão … pelo caráter descritivo, justificativo e construtivo da leitura.
- Conhecimento – expandir e aprofundar o conhecimento ou atingir sucesso cognitivo.
- Inteligência – desenvolver todas as inteligências para tomar melhores decisões e escolhas na vida.
- Inteligência Emocional – a leitura desenvolve várias habilidades emocionais:
- Autoconsciência– descobrir a si mesmo e perceber situações e sentimentos, refletir e mudar suas crenças, valores e vontades.
- Autocontrole – controlar a si mesmo, iniciar e parar quando quiser, controlar o tempo de reflexão, velocidade de leitura, saber parar, refletir, reler, voltar mais tarde, fazer revisões espaçadas.
- Automotivação – identificar várias fontes de automotivação e semelhanças de situações … extrair inspirações, ajudar a tomar decisões, resolver problemas, descobrir novas necessidades, criar novas soluções e transformar a sua vida positivamente.
- Empatia – aumentar a capacidade de entender os sentimentos, alegrias e dores do autor, personagens, e do mundo; aprender a “ouvir o que o livro tem a dizer” e tornar você um bom ouvinte.
- Ganho de Experiências – obter resumos de experiências que demandaram esforço e tempo de especialistas, de forma rápida.
- Memorização – ampliar a capacidade de reter informações na sua memória, pelo fato de ampliar a quantidade de conexões neurais.
- Imaginação e Criatividade – fazer você imaginar coisas que não viriam à mente normalmente e criar cenários e perspectivas próprias.
- Estresse e Sono – relaxar a sua mente; segundo pesquisas, 5 minutos de leitura podem reduzir os níveis de estresse no entorno de 50%; leitura tem um impacto bastante positivo em outro aspecto importante da nossa vida: o sono, já que acalma a mente, ajuda a dormir melhor e aprender.
- Humildade – perceber o quanto ainda não sabe … o que não significa que você não seja culto ou inteligente.
“ Alguns livros devem ser provados, outros devorados, mas apenas alguns devem ser mastigados e digeridos completamente ”.
Francis Bacon (filósofo inglês)
Check List. Avaliar Compreensão de Leitura
Quais os indicadores para avaliar a compreensão da leitura?
- Ideia principal … identificar o conceito principal do texto.
- Contexto … descrever a situação que envolve o bloco de informação.
- Vocabulário … conhecer os significados e sinônimos das palavras e conceitos.
- Fluência … ler com velocidade e precisão.
- Conclusões … fazer deduções sobre os efeitos da leitura sobre você e seu entorno.
- Resumo ou Síntese … abreviar, topicalizar ou interpretar o conteúdo da leitura.
- Visualização … criar e gravar imagens mentais associadas com o texto.
- Perguntas. formular as perguntas principais que explicam o contexto.
- Intenções. Identificar propósito e pontos de vista do escritor.
- Memorização. Fixar na memória os componentes do bloco de informação lido.
Diferenças entre Resumo e Síntese
Um conhecimento oportuno e que gera sucesso cognitivo é saber a diferença entre resumo e síntese.
Resumo | Síntese |
---|---|
Técnica de leitura básica. | Técnica de leitura avançada. |
Posiciona as coisas mais importantes ou essenciais. | Vai além do resumo e dá a sua própria conclusão. |
Repete a informação. | Combina e contrasta informação de diferentes fontes. |
Mostra o que originalmente o autor escreveu. | Vai além do resumo e cria coisas ou perspectivas novas. |
Endereça um um bloco de informação por vez e mantem cada fonte distinta. | Combina vários blocos de informação de diferentes fontes e gera uma única fonte unificada. |
Apresentar uma visão rápida | Apresentar a ideia principal e detalhes. |
Demonstrar entendimento do contexto | Alcançar uma nova e profunda compreensão do contexto. |
Leitura e Memorização
Ler mais só agrega valor se você “lembrar com qualidade” o que leu, caso contrário é um desperdício de tempo …
- Leitura ativa:
- Sistematizar
- Atenção
- Objetivo
- Escopo
- Selecionar
- Anotar
- Relembrar
- Repetir
- Resumir
- Sintetizar
- Imaginar
- Perguntar
- Conceituar
- energia necessária e suficiente para ser retido no seu cérebro, porque cria conexões neurais com o objeto e suas circunstâncias.
- É necessário que haja repetições espaçadas em camadas de leitura e escrita para criar, fixar e aumentar conexões neurais no seu cérebro, que representam mais informações neurais, para o seu cérebro … por exemplo, se você está lendo algo e faz uma anotação s repetições sinalizam ao seu cérebro que a informação é importante e não deve ser esquecida.
- Para você lembrar é necessário que a leitura seja importante … tenha significado … esteja conectada com o seu conhecimento corrente … e quanto mais emoção envolvida, mais memorável será a experiência.
Saiba mais. Memória, Repetições Espaçadas, Plasticidade.
Leitura Seletiva
A seletividade é uma importante habilidade emocional intimamente ligada à objetividade e pensamento prático, voltado para fazer.
Saber selecionar o que será lido influi tecnicamente e emocionalmente em todo o processo de leitura e aprendizagem.
- Seletividade é uma importante habilidade emocional intimamente ligada à objetividade, pensamento prático, pensamento crítico, tomada de decisão, planejamento.
- Ser seletivo é tomar decisão baseada em objetivos e critérios de escolha SMART.
- Ser seletivo exige autoconsciência, autocontrole, motivação, empatia e sociabilidade.
Seletividade.
Pergunta 5W2H | Descrição Circunstancial da Seletividade |
O que é | Saber escolher baseado em objetivos e critérios bem determinados. |
Por que | Atingir objetivo. Fazer mais rápido. Ganhar tempo. Economizar. desempenhar. |
Quem usa (Personas) | Práticos – objetivos e sucesso. Críticos – necessidade e suficiência. Sistêmicos – sistemas e processos. Criativo – inovação e valor. |
Onde usar | |
Quando usar | |
Como | |
Quanto Custa |
O que é … é saber escolher tendo em conta objetivos e critérios bem determinados … está conectado aos conceitos de objetividade, pensamento prático, tomada de decisão, processo e planejamento.
Quando … antes de tomar decisão de pensar e fazer alguma coisa.
Quem … tomador de decisão, pensador prático, pensador crítico, pensador analítico, pensador sistêmico.
Porquê … alcançar “objetivos e sucessos cognitivos e práticos“, ganhar tempo, economizar, desempenhar.
Como … planejar (propósito, objetivo, análise, meta, estratégia, plano, execução, controle e ajuste)
- Para você memorizar é preciso ser seletivo, não desperdiçar o seu tempo, ser objetivo, usar critérios de seleção da leitura e planejar a leitura com inteligência e habilidade.
- Uma boa prática para ser seletivo é procurar livros recomendados por especialistas que você esteja interessado, por motivos pessoais ou profissionais.
- Folhear e fazer uma ‘pré-leitura’ (leitura de helicóptero) é uma ótima maneira de selecionar a sua leitura.
- Ler para lembrar dá mais trabalho, exige mais esforço e inteligência para criar uma maior número de conexões neurais … seja seletivo para ler com mais eficácia e eficiência.
- A maioria dos livros são muito longos e contêm muitas informações que não são do seu interesse.
Leitura Ativa
LEITURA ATIVA significa aplicar métodos e ferramentas para você ativamente, continuamente e em camadas melhorar a compreensão da leitura.
- Simplesmente fazer uma LEITURA PASSIVA, ler e reler o material, NÃO é uma maneira efetiva para aprender.
- É necessária a LEITURA ATIVA – se envolver ativamente na leitura – PLANEJAR, INTERAGIR , CONSTRUIR, CRITICAR o texto.
- Usar técnicas para CONCENTRAR a ATENÇÃO e aumentar a VELOCIDADE, PROFUNDIDADE da COMPREENSÃO da LEITURA em REPETIÇÕES ESPAÇADAS.
- Usa FERRAMENTAS COGNITIVAS para acrescentar metadados (dados sobre outro dados) e MNEMÔNICOS (informações para facilitar a memorização e releituras futuras).
Pesquisas mostram que LEITORES COMPETENTES utilizam várias estratégias de LEITURA ATIVA que também podem ser usadas por leitores menos proficientes para melhorar a compreensão.
Boas Práticas para a Leitura Ativa
Check list – Boas Práticas para a Leitura Ativa
A leitura ativa é um conjunto de técnicas para aumentar FIXAÇÃO DO APRENDIZADO na sua memória de longo prazo e reduzir a curva de esquecimento, isso pode ser obtido combinando várias técnicas, que você pode usar imediatamente!
1. PLANO de LEITURA. É o primeiro passo … identificar o objetivo (onde você quer chegar) e o propósito (a razão, os valores, o que vai nortear a sua leitura) … ler como lazer, fazer um estudo, ler notícias, buscar informações, preencher uma lacuna de conhecimento, estudar para uma prova, buscar especialização … o propósito e objetivo irão determinar a estratégia de leitura, velocidades a serem adotadas nas passagens do texto, nível de compreensão necessário e tipos de técnicas a serem adotadas. O que eu quero?
Saiba mais. Objetivos e Metas SMART
2. LEITURA SELETIVA. Assumir o controle da leitura … saber escolher, ler com propósito, ler para atingir o seu objetivo … investigar informações úteis … selecionar e ler apenas partes do texto e pular outras partes, aumentar a velocidade da leitura. Qual o meu foco?
Saiba mais. Autocontrole.
3. INDICADORES de COMPREENSÃO. Ter como referência os seguintes indicadores: IDEIA PRINCIPAL, CONTEXTO, VOCABULÁRIO, FLUÊNCIA, CONCLUSÃO, RESUMO, PERGUNTAS, IMAGENS, INTENSÕES e MEMORIZAÇÃO. Como medir o sucesso?
Saiba mais. Check List Compreensão de Leitura
4. LEITURA de HELICÓPTERO. Também chamada de skimming ou leitura dinâmica … prepara o cérebro para o aprendizado, “rapidamente” entender o objetivo e contexto do texto que você terá pela frente … identificar os pontos principais e pular os detalhes … isso fará o seu cérebro fazer conexões neurais iniciais do conhecimento novo com o que você já sabe … para fazer a leitura de helicóptero seguir os seguintes passos: olhar estratégico (panorâmico, difuso, “o todo”), observar título, estrutura do texto, introdução, subtítulos, palavras chaves, perguntas, imagens, conclusão e, com isso, identificar os desafios ou obstáculos que você terá pela frente e saber quando acelerar ou desacelerar a leitura. Onde estão as coisas mais importantes?
Saiba mais. Pensamento focado e difuso, Memoria.
5. DESTAQUES e PALAVRAS CHAVE – Marcar ou sublinhar passagens, palavras e frases chaves e desconhecidas, para facilitar a busca e tratamento de informações de ciclos de leitura ativa futura, é uma boa prática para interagir e “ativar a sua leitura”. Quais os principais conceitos?
Saiba mais. Conceitos
6. REPETIÇÃO ESPAÇADA. Para reduzir a curva de esquecimento … distribuir carga de estudo ao longo dos dias, relembrar e recuperar a informação a cada retorno, preferencialmente usando ferramentas cognitivas diferentes e complementares. O que eu quero memorizar?
Saiba mais. Repetição Espaçada
7. LEITURA DETALHADA. Ler todas as palavras para entender a passagem do texto para extrair informações com precisão. Qual o nível de detalhamento e precisão?
8. ANOTAÇÕES – Fazer notas, comentários, lembretes, símbolos, desenhos, exemplos, usar cores e atentar para não poluir o texto … para aumentar sua capacidade de concentração e exigir mais esforço dos seus processos cognitivos e memória. Como participar mais ativamente da leitura?
9. RELEMBRAR. Fechar os olhos e procurar relembrar a passagem do texto ou o bloco de informação recém lido é uma técnica simples e poderosa para criar e fortalecer conexões na memória de longo prazo, avaliar o seu nível de aprendizado, esquecimento e necessidade de fazer uma repetição espaçada. Qual o meu nível de retenção da leitura?
Saiba mais. Curva de Esquecimento da Memória.
10. RESUMOS. Sintetizar o bloco de informações, descrever a essência, selecionar o mais importante, compactar, abreviar, facilitar a memorização e releituras; é um exercício mais sofisticado por envolver a escrita; que exige mais do seu cérebro, dos processos cognitivos e memória. Qual a essência do aprendizado da leitura?
11. PERGUNTAS. Formular perguntas sobre o texto exige esforço de compreensão: Qual a ideia principal? Qual o contexto? Entendi o vocabulário? Li com fluência? Qual o resumo ou essência? Quais são as imagens mentais? Qual a conclusão ? Qual a intenção? Quais as perguntas principais?
Saiba mais. Perguntas.
12. TESTES, SIMULADOS e PROVAS. Testes de conhecimento sobre o assunto foco, mesmo não respondidos, simulados e provas são excelentes ferramentas para o aprendizado … fazer prova é uma forma engenhosa de concentrar a atenção e criar conexões neurais. Qual o nível de aprendizagem?
13. PODCAST. Conveniente e efetivo para aumentar a compreensão da leitura … gravar leituras e resumos, ouvir ao viajar ou esperar algo, fazendo tarefas domésticas ou rotineiras. Qual a melhor forma de comunicar verbalmente o conteúdo lido?
14. MAPA MENTAL. Resumo gráfico radial, com o conceito principal no centro do mapa conectado com outros conceitos, através de ramos, palavras chaves, cores e imagens; estrutura de árvore. Qual o conceito central e adjacentes?
Saiba mais. Mapa Mental
15. MAPA CONCEITUAL. Descrever graficamente conceitos através das relações entre eles utilizado grafos, onde os conceitos são os nós e os relacionamentos são as conexões (significados) entre nós. Quais os conceitos que traduzem o escopo?
Saiba mais. Mapa Conceitual.
Observações
- A leitura ativa trata a leitura e sua memorização como um processo em camadas.
- O plano de leitura, anotações, resumos e mapas gerados num ciclo são insumos e ferramentas para os próximos ciclos da leitura.
- O uso da leitura ativa cria novos padrões e hábitos de leitura, gera fluência, é flexível, permite dosar o aprendizado de acordo com a situação e ajuda a você se tornar um autodidata.
Palavras chaves: leitura e escrita, mapa mental da leitura, compreensão de leitura, velocidade de leitura, mapa mental da leitura ativa.
Resumo sobre Leitura Ativa
- Leitura é um testemunho oral da palavra escrita … é parte fundamental do processo de aprendizagem … é o segredo do sucesso de muitas pessoas.
- Ler mais só agrega valor se você “lembrar com qualidade” o que leu, caso contrário é um desperdício de tempo.
- Saber selecionar a leitura influi tecnicamente e emocionalmente em todo o processo de leitura e aprendizagem.
- Como dizia Francis Bacon … “ Alguns livros devem ser provados, outros devorados, mas apenas alguns devem ser mastigados e digeridos completamente ”.
- Ler livros traz benefícios para a saúde física e mental, tais como … fortalecimento do cérebro, aumento da velocidade, vocabulário, compreensão, conhecimento, inteligências, experiências, memorização, criatividade, relaxamento, humildade.
- Tal como descrito no mapa mental componentes da leitura, o domínio da leitura requer desenvolver habilidades fundamentais e altamente interrelacionadas: decodificação, vocabulário, fluência e compreensão.
- Usar indicadores para avaliar compreensão é um passo estratégico para melhorar a leitura … os principais indicadores são: 1) ideia principal, 2) contexto, 3) vocabulário, 4) fluência, 5) conclusões, 6) resumo, 7) visualização, 8) perguntas, 9) intensões e 10) memorização.
- Para você ter referências, avaliar e melhorar a sua velocidade e compreensão da leitura, veja a tabela Tipos e Velocidades de Leitura.
- LEITURA ATIVA significa aplicar métodos e ferramentas para você ativamente, continuamente e em camadas melhorar a compreensão da leitura … as “leituras antigas” ou “versões de leitura” viram insumos e ferramentas cognitivas que tornam a leitura mais prática e eficiente nos próximos ciclo de leitura.
- Pesquisas mostram que leitores competentes utilizam várias estratégias de leitura ativa que também podem ser usadas por todos os leitores para melhorar a compreensão.
- O Check list – Boas Práticas para a Leitura Ativa inclui: 1) plano, 2) seleção, 3) indicadores de compreensão, 4) leitura rápida, 5) palavras chave, 6) repetição espaçada, 7) leitura detalhada, 8) anotações, 9) relembrar, 10) resumos, 11) perguntas, 12) testes, 13) podcasts, 14) mapas mentais, 15) mapas conceituais.
Conclusão
As técnicas de leitura ativa aumentam o seu desempenho do processo de leitura, compreensão, memorização e aprendizagem de novos conhecimentos, habilidades e comportamentos … combina várias técnicas de leitura em camadas que devem ser usadas no seu dia a dia.
Teste o seu conhecimento sobre leitura ativa
- Descreva textualmente, o mapa mental que que resume o conceito de leitura.
- O que é leitura?
- Qual a relação entre leitura e escrita?
- O que significa dizer que leitura e escrita são lados de uma mesma moeda?
- Qual a relação entre linguagem, leitura e escrita?
- Qual a relação entre linguagem e múltiplas inteligências?
- Cite 5 principais benefícios da leitura.
- Cite 10 principais benefícios da leitura.
- Por que a leitura aumenta o seu conhecimento?
- Como a leitura aumenta a sua inteligência?
- Quais são as 4 etapas do processo de leitura?
- Qual a importância do vocabulário para aumentar a compreensão da leitura?
- Qual a importância da fluência (velocidade e precisão) para a compreensão da leitura?
- Qual a diferença entre velocidade de leitura e velocidade de compreensão de leitura?
- Como avaliar o seu nível de compreensão de leitura?
- O que é leitura passiva? Qual a desvantagem?
- O que é leitura ativa? Qual a vantagem?
- Que tipos de objetivos de leitura que a leitura ativa é recomendada?
- Cite 5 ferramentas de leitura ativa para aumentar a “velocidade de compreensão” da leitura?
- O que significa aplicar leitura ativa em camadas?
- Quais são as ferramentas de leitura mais adequadas para aprendizado rápido?
- Quais são as ferramentas de leitura mais adequadas para aprendizado especializado?
- Cite exemplos do uso de diferentes tipos de inteligência na prática de leitura ativa?
- Quais os benefícios da leitura ativa para você agora?
- O que você deve fazer para melhorar as suas habilidades de leitura ativa?