
- Abstração – é uma operação intelectual que consiste em isolar, por exemplo num conceito, um elemento à exclusão de outros, dos quais então se faz abstração.
- Aprender / Aprendizagem é o processo de adquirir novos conhecimentos ou modificar conhecimentos , comportamentos , habilidades , valores ou preferências existentes
- Aprender a Aprender – ou aprendizagem cognitiva … é a capacidade do autodidata aprender, gerenciar o tempo de aprendizagem, identificar oportunidades de aprendizagem, desenvolver capacidades para superar obstáculos, usar estratégias e ferramentas cognitivas para diferentes situações.
- Aprendizagem – é um conjunto de processos cognitivos em que novas informações são adicionadas ao conhecimento do indivíduo.
- Aprendizagem Ativa significa aplicar métodos e ferramentas para você ativamente, continuamente e em camadas aumentar eficiência do seu aprendizado.
- Aprendizagem Cognitiva – aprendizagem com uso de Ferramentas cognitivas.
- Aprendizagem Construtivista – é uma teoria que estabelece que a construção e novos conhecimentos depende do que já sabemos, experiências prévias e como foram registradas na memória de longo prazo, modelos mentais empregados, crenças, métodos e ferramentas cognitivas para “aprender a aprender“.
- Arte – capacidade de criar “coisas”, conceitos, estética, emoções e expressar o conhecimento, imaginação, habilidade técnica, beleza ou poder emocional, para atrair as pessoas.
- Associação – é uma “conexão mental” entre conceitos, eventos ou estados mentais fruto de experiências específicas; são estudadas para aumentar a capacidade de memorização e aprendizado; o aprendizado associativo foca em conectar o novo conhecimento ao conhecimento corrente para gerar entendimento e compreensão; cria ganchos e gatilhos metais; na aprendizagem associativa uma pessoa ou animal aprende pela associação entre dois estímulos ou eventos criando significado.
- Atenção –
- Atitude –
- Autoconsciência – Descobrir a si mesmo e perceber como reagiria e se sentiria nas situações descritas e (não descritas); refletir sobre crenças, valores e gostos.
- Autocontrole – Controlar a si mesmo, a sua atenção, o processo de aprendizado de forma flexível, deliberada e sob medida – iniciar e parar quando quiser, controlar o tempo de reflexão, velocidade de leitura em determinadas passagens do texto; saber parar, refletir, reler, voltar mais tarde, fazer uma nova revisão espaçada, etc.
- Autodidatismo – É a educação do futuro, sem ou pouca orientação de mestres ou instituições; isso principalmente falando de adultos e empresas; está diretamente conectado ao “aprendizado on the job”; inserir e instrumentalizar ferramentas de trabalho e aprendizado para serem usadas no dia a dia; para que o próprio ciclo de negócio impulsione o aprendizado e o aprendizado impulsione o processo de negócio; criando sinergia; essa estratégia permite atingir um nível de maestria controlada e ao longo do em menor tempo, já que gera muita repetição, teoria e prática; o indivíduo e a empresa escolhem o assunto que estudará, o material de estudo, o ritmo e o tempo de estudo; isso pode ser feito de forma on the job, via ferramentas cognitivas inseridas nas rotinas de trabalho; ou seja aprender trabalhando e trabalhar aprendendo; não exige educação formal e pode ser um complemento ou uma alternativa à educação formal;
- Automotivação – Identificar várias fontes de automotivação e semelhanças de situações; inspirar, ajudar a tomar decisões, resolver problemas, descobrir novas necessidades, criar novas soluções e transformar a vida das pessoas positivamente.
- Cérebro – é o órgão localizado na cavidade craniana que apresenta uma grande quantidade de neurônios; usa “processamento paralelo”; várias partes do cérebro conseguem trabalhar ao mesmo tempo (por exemplo, dirigir, mascar chiclete, escutar um som e conversar ao mesmo tempo); tem dois hemisférios cerebrais e vários módulos cognitivos, especializadas em atividades específicas; todos os nossos conhecimentos, pensamentos, emoções são processadas por ele, que de forma central, conduz todos os nossos comportamentos, ações e reações.
- Ciência – constrói e organiza o conhecimento tendo como base o método científico.
- Ciência Cognitiva é o estudo da mente, processos, natureza, funções da cognição (inteligência e comportamento), com foco em como os sistemas nervosos representam, processam e transformam informações; percepção , memória , atenção , raciocínio e emoção ; envolve várias áreas como a lingüística, psicologia , inteligência artificial , filosofia , neurociência e antropologia .
- Cognição – é “a ação mental ou processo de aquisição de conhecimento e entendimento através do pensamento, experiência e sentidos”.
- Comportamento – são as reações de uma pessoa ao interagir com o ambiente no seu entorno … quanto mais compreendemos nosso cérebro e seu funcionamento, mais compreendemos nossos comportamentos, potencializamos nossos resultados.
- Comunicação. Desenvolver habilidades de comunicação, como ouvir, escrever, falar, conversar, fazer apresentações, e assim por diante.
- Conhecimento – é informação tratada e interpretada.
- Conexões Neurais – os neurônios se ligam, um ao outro, por meio de tentáculos, os axônios … essas ligações, dá-se o nome de sinapses ou conexões neurais.
- Conhecimento Explícito –
- Conhecimento Tácito –
- Dados – são símbolos, podem existir de várias formas e não têm nenhum significado por si só.
- Descoberta é o ato de identificar algo novo, ou algo anteriormente não reconhecido como significativo; é a observação de novos fenômenos, novas ações ou novos eventos e fornece um novo raciocínio para explicar o conhecimento coletado por essas observações com conhecimentos previamente adquiridos do pensamento abstrato e das experiências cotidianas.
- Empatia. Capacidade para ouvir, entender e sentir os sentimentos e emoções, alegrias e dores das pessoas.
- Especialista.
- Feedback é uma das estratégias mais eficazes na melhoria do desempenho da aprendizagem, junto com questionamento orientado para os indicadores de desempenho, a auto avaliação e devem serem feitos para facilitar para o aluno e vice versa.
- Feedforward são informações sobre a diferença entre o nível real e o nível desejado de desempenho, que levam à ação corretiva e eliminar a diferença; funciona como um elo entre o ensino e a aprendizagem; é através dele que os facilitadores e alunos comunicam as informações da avaliação; o feedback deve ser uma informação “just-in-time” (no tempo certo), “just-for-me” (só para mim), fornecido quando e onde for mais adequado.
- Ferramentas Cognitivas – são conceitos, artefatos, blocos de informação e toda a sorte de ferramentas para aumentar a eficiência dos processos cognitivos e de aprendizagem; têm 4 funções básicas: buscar, apresentar, organizar e integrar informações.
- Funil de Aprendizagem – ferramenta para
- Imaginação – sinônimo de criatividade, criar a partir da combinação de ideias; Imaginar coisas que não viriam à mente normalmente; criar cenários e perspectivas próprias.
- Informação. São dados tratados, tem significado e suporta decisões
- Instrumentação – adaptar a ferramenta para o ambiente de tarefa; é composta de 2 passos: 1) moldar ou adaptar a ferramenta ao ambiente de trabalho e 2) desenvolvimento e cultivo de práticas pessoais e coletivas necessárias para usar produtivamente a ferramenta.
- Inteligência – é a capacidade de resolver novos problemas ou conflitos, usar o conhecimento corrente; criar e se adaptar a novas situações … as pessoas têm vários tipos de inteligências ou inteligências múltiplas.
- Inteligência Corporal / Cinestésica – usar o corpo com o fim de resolver problemas ou fabricar produtos.
- Inteligência Emocional são habilidade Interpessoais e Intrapessoais, como autoconsciência, autocontrole, automotivação, empatia e sociabilidade.
- Inteligência Visual ou Espacial – para se orientar no espaço, ler uma planta, um mapa.
- Inteligência Interpessoal – entender as intenções e os desejos dos outros e de se relacionar bem em sociedade.
- Inteligência Intrapessoal – conhecer e usar o entendimento de si mesmo para alcançar objetivos.
- Inteligência Linguística – habilidade para transmitir e receber informação, ler, escrever, falar, comunicar, gestualizar,
- Inteligência Lógico-matemático – resolver problemas; realizar operações numéricas e fazer deduções; resolver problemas.
- Inteligência Musical para fazer música, tocar, cantar e escutar.
- Inteligências Múltiplas. Teoria que sustenta que temos vários tipos de inteligências … que podem e devem ser desenvolvidos para gerar maior capacidade e desempenho cognitivo e tomar melhores decisões e escolhas na vida.
- Leitura Ativa –
- Mapa conceitual – é um diagrama que ilustra relações sugeridas entre conceitos; é uma ferramenta gráfica usada para organizar e estruturar o conhecimento , ou uma maneira de desenvolver o pensamento lógico e habilidades, revelar conexões e ajudar a ver como as ideias e conceitos individuais formam um todo maior.
- Mapa Mental – é um diagrama que simula a estrutura lógica do nosso modo de pensar; assemelha-se a um neurônio ou uma árvore vista de cima.
- Memorização. É a capacidade de ampliar a capacidade de construir e reter informações na sua memória, pelo fato de ampliar a quantidade de informações e conexões neurais.
- Mente – conjunto de processos e capacidades cognitivos alojados no cérebro … responsável por processar sentimentos, emoções, atitudes e ações.
- Meta Cognição –
- Método – uma forma inteligente e eficiente de fazer um processo.
- Método Científico – é empírico tendo como princípios a observação cuidadosa, ceticismo rigoroso, formulação de hipóteses, indução, medição, teste de hipóteses, refinamento (ou eliminação) de hipóteses e formulação de teorias.
- Módulos Cognitivos. O cérebro tem diferentes módulos cognitivos ou inteligências, tais como: linguístico, lógico-matemático, musical, espacial para se orientar no espaço, psicocinética, intrapessoal e interpessoal para se relacionar com outras pessoas.
- Módulos Cognitivos. O cérebro tem diferentes módulos cognitivos ou inteligências, tais como:
- Neurociência – é o estudo científico do sistema nervoso … é um ramo da biologia para entender as propriedades dos neurônios, como eles se transformam, recebem, memorizam, selecionam, elaboram, arquivam e processam todas as sensações captadas pelos diversos elementos sensoriais.
- Neurociência Cognitiva – estuda a biologia da cognição, com foco nas conexões neurais do cérebro envolvidas nos processos mentais; como as atividades cognitivas são afetadas ou controladas por circuitos neurais no cérebro.
- Neurociência x Psicologia – relação estreita e complementar; neurociência estuda o funcionamento do cérebro sob a ótica do sistema nervoso e suas estruturas, a psicologia análise a mente, como processamos as informações e nos comportamos.
- Neurônios – são as células no cérebro responsáveis por reter conhecimento via conexões (sinapses) com outros neurônios para formar redes neurais; podem se esgotar depois de 30 a 40 minutos de uso intenso; precisam de tempo para serem recompostos; o esgotamento pode ser percebido pela dificuldade de concentrar a atenção e redução do desempenho de muitos outros processos cognitivos.
- Observação -é a aquisição ativa de informações de uma fonte primária; envolve sentidos; pode envolver a percepção e o registro de dados via instrumentos científicos . O termo também pode se referir a quaisquer dados coletados durante a atividade científica. As observações podem ser qualitativas , ou seja, apenas a ausência ou presença de uma propriedade é observada ou quantitativa se um valor numérico for anexado ao fenômeno observado por contagem ou medição .
- Pensamento – abrange um “fluxo de idéias e associações orientadas a objetivos que podem levar a uma conclusão da realidade” … suporta muitos processos cognitivos … permite que os humanos entendam, interpretem, representem ou modelem o mundo que experimentam e façam previsões
- Pensamento difuso –
- Pensamento focado –
- Percepção – é a organização, identificação e interpretação das informações sensoriais , a fim de representar e entender as informações apresentadas, ou o ambiente.
- Pergunta
- Perguntas Socrátiva
- Plasticidade cerebral
- Prática Deliberada
- Processos Cognitivos
- Processos Cognitivos – são conjunto de funções cognitivas para gerar cognição; exemplos: atenção, observação, percepção, interpretação, organização, categorização, memorização, generalização, linguagem, pensamento.
- Processos Cognitivos Básicos
- Processos Cognitivos Executivos
- Processos Cognitivos de ordem superior
- Psicologia – analisa o comportamento e a mente ao mesmo tempo … visa compreender indivíduos e grupos, estabelecer princípios gerais e pesquisar casos específicos.
- Psicologia Cognitiva estuda a ligação entre cognição e comportamento.
- Psicologia analisa o comportamento e a mente ao mesmo tempo … visa compreender indivíduos e grupos, estabelecer princípios gerais e pesquisar casos específicos.
- Questionar
- Raciocício – pensar lógico.
- Reflexão – pensamento.
- Relembrar
- Repetição Espaçada –
- Significação – tem o mesmo significado de associação..
- Sistema nervoso – coordena as ações e informações sensoriais dos animais; tem duas partes principais, o sistema nervoso central (SNC) e o sistema nervoso periférico(PNS); o SNC é constituído pelo cérebro e medula espinhal; o SNP consiste principalmente de nervos , que são feixes fechados de fibras ou axônios longos, que conectam o SNC a todas as outras partes do corpo.
- Sistema nervoso coordena as ações e informações sensoriais dos animais; tem duas partes principais, o sistema nervoso central (SNC) e o sistema nervoso periférico(PNS); o SNC é constituído pelo cérebro e medula espinhal; o SNP consiste principalmente de nervos , que são feixes fechados de fibras ou axônios longos, que conectam o SNC a todas as outras partes do corpo.
- Sono –
- Sociabilidade.
- Vocabulário. Melhorar o vocabulário, dominar idiomas, formar sentenças mais rápido e com maior qualidade, não ficar preso por falta de palavra, aumentar a fluência e compreensão da leitura, escrita e comunicação.
Aprendizadoado baseado no funcionamento do cérebro
O aprendizado baseado no funcionamento do cérebro busca usar técnicas e ferramentas cognitivas para usar da melhor forma possível a fisiologia do cérebro, (funções mecânicas, físicas, bioquímicas) e como se renova em todas as etapas da vida humana.
- Saber escolher e combinar as melhores técnicas e os momentos adequados para aprender.
- Usar a inteligência emocional (autoconsciência, autocontrole, motivação, empatia e sociabilidade) para contribuir positivamente para a aprendizagem e aumentar o volume de conexões neurais.
- Aprender via diferentes mídias sensoriais, como figuras, textos, sons; ou seja, usar sempre que possível ou conveniente estímulos multissensoriais congruentes para melhorar a aprendizagem.
- Criar mais estímulos, incentivos, desafios e recompensas, para gerar redes sinápticas maiores e mais densas no seu cérebro.
- Se conscientizar que a capacidade de aprender não cessa; a plasticidade neuronal do cérebro (capacidade de se renovar e gerar novos neurônios), aumenta quanto mais complexos forem os nossos problemas, processos cognitivos e quanto mais forem demandas a concentração e memória.
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10 Princípios da Neurociência a serem usados no Aprendizado
A fisiologia cerebral funciona naturalmente para perceber, detectar e gerar padrões. Isso faz parte da evolução biológica do ser humano: Checar e testar hipóteses.
- O cérebro usa multiprocessamento, mas não pode realizar muitas atividades ao mesmo tempo; entre 3 a 4 atividades.
- O cérebro percebe o todo e as partes do todo simultaneamente.
- As informações são estocada em múltiplas áreas do cérebro; há múltiplas memórias e vias neuronais.
- A busca por significados é inata (nasce com a pessoa) e ocorre por meio de padronização.
- As emoções são críticas para a padronização e dirige nossa atenção e memória.
- O significado é mais importante que uma informação isolada.
- Aprender envolve atenção focada e percepção periférica (difusa).
- O cérebro é social, desenvolve-se melhor em contato com outros cérebros.
- O aprendizado complexo é ativado pelo desafio e inibido pelo estresse agudo.
- Aprender é um processo de desenvolvimento.
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10 Técnicas “Neurocientíficas” para melhorar o Aprendizado
Veja habilidades que devem ser desenvolvidas para melhorar o aprendizado, baseados em estudos de neurociência mais recentes:
Repetição Espaçada.
Trabalhar os tópicos diversas vezes por diferentes perspectivas, para que possam ser tratados de forma mais profunda em diferentes momentos; isso exige saber reconhecer e aplicar a melhor técnica cognitiva para as diferentes situações.
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Recompensa e Reforço
Recompensar é fator chave da aprendizagem em todos os estágios da vida, para todas as espécies, incluindo humanos; é um processo biológico de “detecção de associações”, principalmente se o estímulo e a recompensa ocorrerem concomitantemente.
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Visualização Criativa
Em 1894, o premio Nobel Cajal, propôs que o cérebro é maleável e pode aprender e aperfeiçoar habilidades através da imaginação; em 1904 argumentou que os pensamentos repetitivos nos exercícios mentais fortalecem as conexões neurais existentes e criam outras; o cérebro é capaz de criar vários tipos de imagens mentais para todos os cinco sentidos; uma “imagem mental visual” pode simular ou recriar a percepção visual (capacidade de interpretar o ambiente circundante) e precipitar ou associar emoções ou sentimentos fortes e criar experiências realmente físicas; quando criamos quadros mentais dos resultados que queremos obter, de maneira consciente e livre de sentimentos negativos, podemos mobilizar nosso potencial interior para alcançar os objetivos desejados.
Engajamento ativo
Na aprendizagem, engajamento emocional é fundamental e a emoção mais importante para isso é a confiança; ela está na base das relações e há uma forte associação entre confiança e progresso; o estudante que confia no professor, ou no facilitador e no sistema de ensino estabelece um vínculo e se abre para o aprendizado; devemos estimular o esforço e o engajamento, porque quando as pessoas estão confiantes, elas produzem melhor.
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Estresse moderado
Apesar do estresse ser geralmente considerado prejudicial, há evidências que ele pode, ao contrário, se controlado, facilitar a potenciação de sinapses (conexões neurais) na formação de memória e no reforço da “aprendizagem comportamental”; ou seja, práticas para identificar o evento estressor e modificar o comportamento diante dele podem diminuir não só as consequências da exposição ao estresse sobre a cognição, evitar problemas de memória e gerar melhoria do desempenho do aprendizado.
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Sono e descanso
O sono têm papel fundamental na consolidação das memórias, está relacionado à recapitulação dos eventos ocorridos durante o dia e a uma “faxina cerebral”; você pode usar o sono de uma forma mais inteligente para ajudar a resolver problemas; por exemplo, antes de dormir formular uma pergunta para o seu subconsciente tratar durante o sono, e ao acordar, dedicar alguns poucos minutos para anotar o “feedback” de fragmentos de memória do modo difuso de pensar do cérebro durante o sono; esses fragmentos poderão ser incorporados e contribuir para consolidar a resolução de um problema ou um determinado aprendizado no seu próximo ciclo de pensamento focado; por exemplo, inserir a meditação antes e depois de acordar é um bom mecanismo para ajudar a comunicação consciente do modo focado com o modo difuso de pensar e gerar ganhos cognitivos nas nossas várias inteligências.
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Focar e evitar distrações
Muitas atividades ao mesmo tempo diminui a eficiência de qualquer coisa, divide a atenção, impede uma compreensão profunda e completa; no entanto, as técnicas de concentração da atenção devem ser “multimodal, integrar diferentes formas de apresentação das informações para encorajar o uso de diferentes sentidos e mecanismos para concentrar a atenção, diminuir a dispersão (local, temperatura, som, cores, cheiro, movimentações, etc.
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Estilos individuais de aprendizagem
Existem diferentes estilos de aprendizagem e vários tipos de inteligências; cada pessoa deve encontrar sua própria “estratégia cognitiva”, mas de uma forma geral, devemos desenvolver todas as inteligências e se diferenciar naquelas que você tem mais “talento” (seja natural ou adquirido);
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Professor como um facilitador
Para propiciar aprendizado sob medida, focar principalmente no processo de aprendizagem, incentivar e entregar métodos e ferramentas para ajudar o aprendiz a gerenciar o seu aprendizado e desenvolver os vários tipos de inteligência; identificar oportunidades de aprendizado, adaptação das ferramentas cognitivas , reduzir o custo do sistema de aprendizado (tanto para quem ensina, quanto para quem aprende); aumentar o desempenho do ensino e aprendizado.-
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Processamento multissensorial:
usar todos os sentidos para potencializar o processo de aprendizagem, para envolver maior quantidade de neurônios em diferentes áreas cerebrais e aumentar a eficiência do armazenamento da memória; o desempenho da memória mostrou-se melhor quando os estímulos visuais e auditivos concomitantes são semanticamente congruentes; levar para as sessões de aprendizado desafios de resolução de casos reais; as simulações trabalham muito a criatividade e a inovação e estimulam o pensar em saídas e soluções; são neurométodos eficazes de retenção do conhecimento.