
Pergunta 5W2H | Descrição Circunstancial da Aprendizagem “On the Job” |
O que é | Método de ensino baseado em ferramentas mentais para aprender a aprender, aprender trabalhar e trabalhar aprendendo. |
Por que usar | Formar autodidatas alinhados com modelo de negócio … integrar educação e treinamento … focar no modelo de negócio … facilitar e conectar educação e treinamento … avaliação visual e KPI de negócio. |
Quem usa | Personas da empresa – funcionários, parceiros, compradores, clientes, usuários, influenciadores, tomadores de decisão, especialistas. |
Onde usar | No ambiente de trabalho, home office, em deslocamento, em qualquer lugar onde a sua mente possa se concentrar numa atividade de aprendizagem. |
Quando usar | Durante o PDCA das atividades de negócio. |
Como | Selecionar as atividades chave, via modelo CANVAS. Explicar as atividades e qualquer coisa via 5W2H. Formular objetivos SMART Gerenciar atividades via PDCA Avaliar e Propor Valor via Matriz de Valor Analise de Competitividade SWOT Formulação de Estratégia Investigação SPIS – Situação Planejar o uso das ferramentas nas 4 etapas – planejamento, desempenho, controle e ajustes. Usar mnemônicos para ajudar a fazer gatilhos e ganchos para e com o uso das ferramentas. usar sempre o método PDCAnão executar atividades chave sem método e ferramenta, caso contrário não é uma atividade chave. “atividades chave” para todas as etapas do PDCA, de tal forma que trabalhar é aprender é aprender e é trabalhar … ambos usam as mesmas ferramentas. |
Quanto Custa | Mapear as atividades chave, métodos e ferramentas e gerenciar o planejamento, desempenho, controle e ajustes para as etapas do PDCA e manter as pessoas educadas e treinadas para atingir os níveis de maturidade exigidos, como conhecimento, compreensão, aplicação, conceituação, análise, avaliação e juízo … Bloom |
Características do Autodidata
Existem várias formas de caracterizar o mundo ou um contexto específico … via conceitos, proposições e definições.
A aprendizagem on the job vai além
Ferramentas On the Job – 5W2H
Etapas 5W2H | Descrição |
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O que é Aprendizagem On the Job? WHAT | É um método de educação empresarial fundamentado no uso de ferramentas de gestão empresarial para execução de atividades chave do modelo de negócio, em todas as suas etapas – planejamento, desempenho, controle e ajustes. Tem como meta de aprendizagem os mesmo KPIs e Equação de Desempenho do Negócio. Está associada aos conceitos de construtivismo, pensamento crítico e inteligência competitiva. |
Porque a Aprendizagem On the Job? WHY | Aplicar métodos de ensino … para educar adultos de forma eficaz. Construir a pirâmide cognitiva da empresa. Usar e desenvolver vários tipos de “ferramentas para construir e orientar o pensamento e ação (teoria e prática)”. Modelar a inteligência competitiva do seu modelo de negócio ou ambiente de tarefa. Usar teorias práticas do pensamentos e habilidades, construtivamente de acordo com necessidades e suficiências do ambiente de negócios para Filosófico … compreender o ser humano e sua forma de pensar, perceber e sentir. Lógico … avaliar e desenvolver argumentos e fazer inferências. Ético … seguir regras de comportamento moral (conduta). Criativo … criar, inventar e imaginar coisas ou soluções novas. Crítico … pensar ativo, ajuizado, com clareza, neutro, causal antes de tomar decisões. Analítico … usar métodos e ferramentas para analisar, sintetizar, resolver problemas. Científico … avaliar hipóteses e teorias de forma objetiva, via experiências bem controladas. Prático … planejar e fazer planos para decidir o que deve ser feito. Sistêmico … visão holística das causas e efeitos para entender o contexto, o indivíduo e a complexidade. Aprendizagem … construir competências (conhecimento, habilidades e comportamentos) de forma sistemática. Reduzir o tempo para transferir conhecimento … ensinar ferramentas para conectar teoria e prática. Aumentar o tempo para construir conhecimento … usar as ferramentas continuamente para executar as atividades diárias. Padronizar blocos de informação empresariais … gerados pelo uso das ferramentas. Facilitar a supervisão e treinamento … focar em treinar, instrumentar e supervisionar o uso de ferramentas. Facilitar a avaliação de desempenho … medir o desempenho da aprendizagem via os mesmos indicadores de desempenho do negócio. |
Onde A aprendizagem on the job é feita? WHERE | Em todos os ambientes de tarefa em que as atividades de negócios são executadas. |
Quando Aprendizagem on the job é feita? WHEN | Nas etapas da gestão empresarial dos processos de negócios. Planejamento … propósito, objetivo, situação, metas, estratégias, planos, execução, controle a avaliação e ajustes. Execução … treinar, simular, executar atividades, coletar informações. Controle … analisar metas, resultados, desvios, causas, efeitos Ajustes … fazer correções nos vários estágios. |
Quem faz a aprendizagem on the job é feita? WHO | Aprendiz. Responsável pela ação ou atividade. Supervisor . Especialista Facilitador. Tomador de decisão. Usuário. Empresário. Profissionais de Marketing. Gerente de RH. Gerente de Vendas. Vendedor. Gerente de Produto. Gerente de Canal. Profissional de Marketing Digital. Gerente TIC. |
Como a aprendizagem on the job é feita? HOW | Selecionar as atividades chave. Modelar conceitualmente a atividade. Selecionar ferramentas. Instrumentalizar ferramentas. Usar ferramentas de forma correta. Usar ferramentas para transferir conhecimento Construir o conhecimento. Instrumentalizar toda e qualquer ferramenta e fazer ajustes no uso Usar o método de PDCA, para atingir as metas de negócio. Selecionar as atividades chave. Mapear todas as atividades chave. Usar métodos e ferramentas para executar a atividade chave Instrumentalizar a ferramenta – adaptar a ferramenta ao ambiente … usar como referência o 5W2H. Processo de gestão PDCA Usar ferramentas cientificamente testadas ao longo dos últimos 2500 anos. Planejar o uso das ferramentas nas 4 etapas – planejamento, desempenho, controle e ajustes. Usar mnemônicos para ajudar a fazer gatilhos e ganchos para e com o uso das ferramentas. usar sempre o método PDCAnão executar atividades chave sem método e ferramenta, caso contrário não é uma atividade chave. “atividades chave” para todas as etapas do PDCA, de tal forma que trabalhar é aprender é aprender e é trabalhar … ambos usam as mesmas ferramentas. |
Quanto custa a aprendizagem on the job? HOW MUCH | custo financeiro, custo emocional, despesas, tempo … |
- Instrumentalização da ferramenta para o ambiente de trabalho.
- Uso correto das ferramentas do processo de negócio.
- Ganho de Fluência no uso da ferramenta.
- Avaliação de Desempenho – monitoramento de KPIs de produção.
- Avaliação do QE – Autoconsciência, autocontrole, automotivação, empatia e sociabilidades.
Na aprendizagem on the job, os objetivos de aprendizagem são medidos pelos KPIs de negócio.
Cada habilidade conta na equação de desempenho do negócio.
Exemplos de objetivos de aprendizagem on the job
- Aumentar os resultados em 10% e reduzir o tempo de serviço em 15%.
- Aumentar o tamanho da venda em 10% sem afetar tempo de venda e taxa de conversão.
- Vender um novo serviço
O uso de ferramentas empresariais funciona de forma análoga às ferramentas físicas como alicate, tesoura, chave de fenda, abridor de latas, chaves, … precisam ser práticas
Com a rápida mudança para o digital, as empresas tiveram que repensar e refinar a maneira como oferecem educação … as estratégias mais eficazes são aquelas que colocam o aluno – não o conteúdo – em primeiro lugar.
- Falando sobre os verdadeiros objetivos.
- É impossível ser necessário e suficiente sem ter um objetivo … o pensamento prático é ganhar o hábito de sempre ter o objetivo em mente e ele ser o fiel da balança para a tomada de decisão, ou que pelo menos seja um critério fundamental para a tomada de decisão.
Saiba mais. Construtivismo, Objetivismo e Construtivismo, A Empresa Autodidata,
Propósito
5W2H da Análise de Propósito O que? … declarar a razão de existir, padrões éticos, comportamentos e vontades … dizer quem você é como espera ser percebido e tratado … é a razão da sua marca, da sua solução, do seu contato. Por que? … explicar ou justificar a razão de existir para que seus objetivos sejam não só compreendidos, mas sentidos e atingíveis. Quem? … todas as pessoas envolvidas na área de domínio e circunstâncias envolvidos com um objetivo de negócio. Quando … na presença dos objetivos, que sustentam as situações, estratégias, planos … Onde … em todos os ambientes Como faz? … sistematizar … usar as múltiplas formas de pensar para unificar objetivos em objetivos maiores que aumentem a sinergia entre eles. Quanto custa? … |
Á partir do 5W2H do propósito podemos usar frases e definições para expandir o conceito de propósito e nos ajudar a entender melhor.
Pensar no propósito das coisas ou formular propósito é …
- Pensar filosófico … pensar sobre a existência, a origem das coisas, dos nossos pensamento e objetivos, ações, necessidades, ideias, semelhanças e comportamentos … entender os princípios e propósitos para resolver problemas, de uma forma geral em todos os domínios do conhecimento. no processo de pensar. Qual o meu propósito? Qual o propósito do outro? Qual a semelhança e diferença entre propósitos? Qual a utilidade do propósito?
- Pensar crítico … pensar reflexivo, cuidado, para fazer juízo e resolver problemas … alinhar proposição, objetivos e situações, causas e efeitos, pensamentos e ações, que usamos
- Pensar de forma autodeterminada … pensar sobre o propósito é um gatilho para pensar de forma deliberada e autocontrolada … por exemplo … pensar além do objetivo, na situação futura e nos seus elementos circunstanciais.
- Pensar analítico … Quais são os métodos que posso usar para descrever, explicar propósito, objetivo e contexto.
- Pensar na modelagem de negócio … serviços, produtos, parceiros, atividades, estrutura de receitas, custos, público alvo, canais e relacionamentos.
- Pensar estratégico … é olhar na perspectiva de longo prazo … além dos objetivos imediatos … como no xadrez, onde a sua jogada está atrelada à várias outras que serão jogadas na sequência … olhar global para agir local.
- Pensar sistêmico … pensar holístico, no processo, nas relações de causas e efeitos … por exemplo, conectar pessoas e empresas pela conexão de propósitos …
- Persuadir alguém … focar nos propósitos semelhantes para unir os seus objetivos com os dela.
- O proposito é a chama que cozinha os objetivos.
- O propósito é o objetivo maior que une os objetivos das pessoas.
- O propósito dá o devido valor as coisas, já que mira no objetivo maior e de longo prazo.
- O propósito olha o longo prazo e mostra direção aos objetivos
- O ´propósito gera a reflexão e leva aos objetivos a ação.
- O propósito é ditado pela emoção e o objetivo pelo prático.
- O propósito está para a teoria assim como o objetivo está para a prática.
- O propósito permite fazer analogias entre objetivos e identificar “argumentos analógicos” ou “semelhanças que atraem”
- Existência é a habilidade de alguma coisa interagir com a realidade física e em filosofia , refere-se à propriedade ontológica [1] de ser
Veja como diferentes tipos de pensamentos geram diferentes definições sobre a mesmo conceito
- Materialismo … existir é ter matéria e energia e tudo, incluindo pensamentos, são resultados dessa interação … materialismo dialético.
- Idealismo … focar em pensamentos e ideias e pensar no material de forma secundária … ir além da existência, valorizar a epistemologia (origens das coisas) , transcendência (ir além), racionalismo (foco na razão)
- Escolástica … a existência não é derivada da sua essência e sim pela vontade divina … tese admitida pelos empirisitas.
- Empiristas … o conhecimento vem principalmente da experiência sensorial, percepção e experiência.
A definição exata da existência é um dos tópicos mais importantes e fundamentais da ontologia , o estudo filosófico da natureza do ser , da existência ou da realidade em geral, bem como das categorias básicas do ser e suas relações.
- Cada forma de pensar é uma ferramenta que trata a mesma coisa e provê determinados tipo de solução e percepção de valor, mais adequadas para determinados tipos de situação
Saiba mais. Pensamento filosófico, Tipos de pensamento,
Existem várias forma de pensar sobre o propósito e isso orientou muitas correntes filosóficas …
Objetivo
Objetivo O que faz … declara aquilo que se quer alcançar após uma ação e considerando um propósito. Quem faz … empresas e profissionais que têm um propósito Como faz … via processo, métodos e ferramentas. Quando … diante de necessidades, problemas e desejos e após o propósito e antes da análise de situação. Onde … após a formulação de propósito e antes da análise de situação. |
- A etapa de formulação de objetivo é o passo do planejamento imediatamente após a fase de formulação de propósito … a mudança de propósito invariavelmente altera objetivos, mas a recíproca não é sempre verdadeira.
- O propósito, objetivo, análise de situação estão na base do planejamento, são simbióticos e estabelecem um tradeoff … cada um depende do outro para sobreviver e desempenhar melhor o seu papel, e, em decorrência, devem ser analisados e formulados em conjunto … já que quando uma dessas variáveis é alterada as outros invariavelmente também serão.
- De uma forma geral, o propósito tem um ciclo de mudança mais lento que o ciclo de objetivos, e este, tem um ciclo mais lento que o ciclo de situações, que é mais lento que os ciclos de metas, e assim por diante para estratégias, planos, execuções, controles e ajustes … ou seja, a gestão de processos e negócios é composta de vários ciclos de PDCA alinhados, hierárquicos e articulados … isso quer dizer que pode existir e serem articulados em vários componentes e ciclos de forma variada, estruturada e criativa ou para assumir um modelo multipropósito (por exemplo, vender produto, serviço ou solução) ou não e ganhar vantagem competitiva com essa “mistura” …
- Praticamente falando isso significa que para tomar uma boa decisão e influenciar as outras pessoas para colaborar com objetivo, NÃO é necessário coletar todos os fatos ou elementos circunstanciais naquele momento, porque muito deles já foram coletados antes de forma sistemática … e ainda mais porque isso não é adequado e possível no mundo real, onde temos limitação de recursos e atenção … precisamos ser especificamente cirúrgicos … a melhor estratégia é estabelecer objetivos para alimentar e rodar o processo de planejamento … pensar de forma crítica, analítica e prática, e partir para coletar fatos e dados, criar rotinas e hábito dentro do ciclo de negócio, usar métodos e ferramentas para construir o conhecimento, de tal forma que no “momento chave” uma pergunta chave pode ser articulada, articulada com um histórico de perguntas já respondidas e permitam que todo o conjunto construído em âmbito diário, contribuam para pensar criativo e resolver problemas consultando a sua biblioteca de informações e soluções, num piscar de olhos.
- O objetivo depende do propósito para convencer e motivar, ou seja o propósito é uma “ferramenta de persuasão” para explicar, conectar objetivos, e criar uma conexão emocional maior que os une … a pergunta fundamental aqui é: qual o propósito deste objetivo que o conecta esse outro objetivo? Qual o propósito que cria uma conexão emocional prazeroza com o meu interlocutor (cliente, parceiro, interessado, ) e valoriza os objetivos das partes e as fortalece?
- objetivo é função do propósito, situação atual e futura … objetivo = f (propósito, situação atual, situação futura)
- [desafio = situação futura – situação atual] … desafio é a diferença entre os elementos circunstanciais do presente e do futuro (5W2H = o que, quem, quando, onde, porque, como e quanto).
- desafio = 5W2Hfuturo – 5W2Hatual …
- objetivo = f (propósito, desafio)
- A declaração de um objetivo serve como uma explicação do propósito e da situação atual … por exemplo:
- “Dado essa razão de existir (propósito) e essa situação, então os objetivos são esses!”.
- O objetivo funciona como um gatilho mental … não só dispara, mas também direciona e “calibra” a atenção para o processo de tomada de decisão ou de planejamento … por exemplo:
- correr abaixo dos 10 segundos … como atingir?
- persuadir alguém a comprar de você … como atingir?
- investigar se existe (necessidade, problema ou desejo) que gere oportunidade de venda … como fazer isso?
- bater as metas de venda.
- Formular objetivos claros (e não confusos ou ambíguos) é insumo ou matéria prima básica para qualquer processo de tomada de decisão e planejamento.
- Formular objetivo funciona como um gatilho e/ou atalho mental … pensar analiticamente … associar um conjunto de conceitos, procedimentos, métodos e ferramentas para atingi-lo … “se tenho esse objetivo, então qual o propósito, situação, meta, estratégia, plano, execução, para alcançá-lo?
- Funciona como um gatilho mental para pensar prático … voltado para a ação.
- Formular objetivos incentiva o pensamento criativo … descobrir inovações ou novas formas de fazer as coisas.
- Quem “quem tem objetivos” têm maiores chances de desenvolver múltiplas inteligências ou formas variadas de pensar para atingi-lo.
- Objetivos, inteligências e pensamentos estão intimamente conectados e são formadores do caráter … um sistema de atitudes manifestadas por um indivíduo que se relaciona e reage a vários tipos de estímulos do meio ambiente.
- O objetivo é referência para avaliar a condição de “necessidade e suficiência” … ou conveniência … entre duas afirmações ou “alternativas viáveis” … funciona como “fiel da balança, por exemplo, entre escolher uma alternativa que seja precisa, enxuta e econômica ao invés de segura, confortável e durável.
- O objetivo leva a persistência … que é a busca do atingimento do objetivo de forma continuada e construtiva … e a falta de objetivo leva a teimosia, ou fazer coisas no automático sem refletir adequadamente.
- Objetivo de ser é hierárquico .. necessariamente precisa estar conectado com outros objetivos, que podem ser hierarquicamente falando, como pais, filhos, irmãos … objetivos pertencem à uma famílias de objetivos.
- Qualquer objetivo deve ter um proposito … responsável pela sua legitimação, criação e desenvolvimento … “objetivos sem propósito são barcos sem leme“.
- Objetivos são formulados para serem dinâmicos … flexíveis e mutáveis ao longo do tempo, se adaptarem a intempéries, em função das várias situações ou mudanças de propósito.
- Objetivos são desdobrados em metas … que são (objetivos menores desdobrados) e SMART – eSpecífico, Mensurável, Acessível, Relevante, Temporal.
- O objetivo tem caráter qualitativo enquanto a meta tem caráter quantitativo … ou seja, complementares.
- Metas adequam os objetivos … para serem desdobrados em estratégias, planos, execuções, controles e ajustes ou seja … metas dividem para conquistar.
- Objetivos e seus relacionamentos formam uma árvore ou rede hierárquica de objetivos interrelacionados que traduzam e explique os tradeoffs (compromissos) envolvidos no contexto e escopo do negócio ou empresa.
- Objetivo deve funciona como um gatilho mental para olhar o agora, o passado e futuro, sentir e avaliar a situação atual, as vezes num “piscar de olhos” (inconsciente, intuitivo), outras vezes de forma cuidadosa, crítica e racional.
- O objetivo necessita ser usado para ser útil e não ser esquecido … funciona como um “facho de luz que ilumina o caminho” e motiva a seguir em frente … não pode ser fraco, sem energia … precisa além de SMART, estar presente na nossa mente, para calibrar e gerar espirais de pensamentos positivos, adequados para as várias situações que iremos passar.
- O objetivo não só constrói o futuro mas descortina um caminho a ser estudados e analisado pelo pensamento analítico, que o segmenta em objetivos menores … mas com o cuidado de aplicar método e ferramentas comprovados pelo pensamento científico.
- Todos esses tipos de pensamentos disparados e alimentados pela formulação sistemática de objetivos têm como base o pensamento crítico.
Pensamento
- Podemos definir inteligência como a habilidade de pensar certo na hora certa, com a pessoa certa.
- Um outro obstáculo ao atingimento dos objetivos ou problemas que aparecem, que aparecem devido às circunstâncias.
- Na jornada para atingir o objetivo podem acontecer muitas coisas previsíveis, sob seu controle ou não.
- Se você for uma pessoa crítica olhar no seu entorno de forma 5H2H terá uma visão 360
- Necessário é algo imprescindível, que precisamos ter para viver, existir e está altamente associado a objetivos.
AUTOGESTÃO – GERENCIAR PROCESSO e RESULTADOS
Quando você usa o conceito de “aprendizagem on the job”, o seu nível de aprendizagem e excelência é medido de forma objetiva e em estágios:
A avaliação do desempenho de negócio e aprendizagem é feita forma simultânea …
- Velocidade de negócio.
- Taxa de prospecção de negócios.
- Ciclo da venda / produção
- Taxa de conversão.
- Tamanho da venda.
- Custo total e unitário.
- Precisão das previsões.
- ROI – Retorno do Investimento.