Modelos e simulações são usados na ciência aplicada, nos domínios de negócios, marketing, operações, finanças, jogos, inteligência artificial, etc.
Conceitos importantes:
Modelo … é a representação das características essenciais e comportamento de um sistema, processo ou realidade, é uma “abstração” ou “simplificação do mundo real”.
Simulação … é a representação da evolução de um modelo que imita o mundo real, ao longo do tempo.
Modelagem e Simulação … são lados de uma mesma moeda e usados para imaginar cenários, analisar situações, problemas e relações de causa e efeito.
Modelagem e Cognição … modelagem e simulação são habilidades cognitivas de alto nível usadas em muitos contextos e ciências … ex. otimização de tecnologias e processos, resolução de problemas, engenharia de segurança, testes, treinamento, educação, etc.
Modelagem valiação de Alternativas … podem ser criadas e testadas na modelagem e simulação e mostrar os eventuais efeitos reais de condições alternativas e cursos de ação.
Risco … avaliar incertezas, probabilidade de ocorrências ou situações prováveis, perigosas, inconvenientes ou hipotéticas, associadas aos ativos da empresa.
Informação … aquisição de fontes válidas de informação para a redução da incerteza e redução de riscos.atributos chave para construir o modelo.
Simplificações de aproximações e suposições (hipóteses).
dentro do modelo e fidelidade e validade dos resultados da simulação. Procedimentos e protocolos para verificação e validação de modelos são um campo contínuo de estudo acadêmico, refinamento, pesquisa e desenvolvimento em tecnologia ou prática de simulações, particularmente no trabalho de simulação computacional.
Processos e Atividades
Processo é um conjunto de atividades e recursos realizados de forma específica, repetitiva e controlada para transformar insumos em resultados.
O padrão ISO 9001 define o conceito de processo de negócio como “um conjunto de atividades relacionadas ou interativas que transformam insumos em produtos ”.
Os processos de negócios podem ser processos operacionais, de controle ou suporte.
O principal desafio do gestor é avaliar a efetividade dos processos e atividades de negócio e suas interfaces com os demais processos de negócio da empresa, padronizar, medir, monitorar, analisar e tomar decisões.
Processos de negócios acumulam informações, conhecimento, habilidade ao longo do tempo e agregam ferramentas para gerir o conhecimento.
O processo orienta a maneira típica de realizar o trabalho, define a “forma básica de organização” das pessoas e demais recursos da empresa.
O conceito de processo deve ser aplicado em todas as áreas e tipos de empresas … com foco em atividades chave ou grupo de tarefas.
Saiba mais. Ferramenta Cadeia de Valor
Simulação de Processos e Atividades
Uma aplicação importante do conceito de modelos e processo é a simulação.
Simulação é uma imitação aproximada da realidade, operação de um processo ou sistema ao longo do tempo.
É usada em muitos contextos, para ajuste ou otimização de desempenho de processos e atividades, treinamento e , educação.
Ter um processo permite atrelar modelos, métodos, ferramentas, imaginar e visualizar o funcionamento de soluções e novas formas de obtenção de resultados.
Permite simular produtos, campanhas, situações, contatos de venda, entregas de produtos e serviços, garantir desempenho e outras conquistas empresariais.
A simulação é importante no redesenho ou melhoria de processos, por exemplo, para teste do protótipo do processo que está sendo redesenhado.
Outra aplicação importante da simulação ocorre para elaborar estratégias, roteiros e scripts de marketing e venda.
O sucesso da simulação depende fundamentalmente do “mapa essencial do processo” ou modelagem do processo.
Simulação e Conhecimento Tácito
Aprendizagem baseada em tarefa
- Modelo de Negócio … proposta de valor x atividades x parcerias x recursos x segmentos x relacionamentos x canais x receitas x custos.
- Percepção de Valor
- Proposta de Valor …
- Gestão PDCA … planejar, desempenhar, controlar e ajustar.
- Gestão de Processo Negócio … ciclo, modelo, proposta de valor, objetivo, SWOT, metas, estratégias, planos, execução, controle e ajustes.
- Comprar … conscientizar, buscar informação, avaliar alternativas, decidir comprar e avaliar decisão.
- Solução de problema … coletar fatos e dados, formular problema, investigar causa raiz e propor solução.
- Tomada de decisão … conscientizar, buscar informação, avaliar alternativas, decidir comprar e avaliar decisão.
- Contatos de Venda … simular a abertura de contatos, desenvolvimento e fechamento.
- Fluência Situacional … simular situações estratégicas e associar ofertas (produto, serviço ou solução).
- Investigação de Vendas … fazer perguntas e / ou coletar evidências sobre situação, problema, implicação e imagem de solução de potenciais compradores..
- Imagem de Solução … criar ou recriação de imagens de solução, para aumentar o desejo de compra e percepção de valor das ofertas.
- Conexão emocional … simular contatos e conexões emocionais prazerosas, para facilitar a comunicação, aproximação, persuasão, argumentação, justificativas, vendas.
- Contação de Histórias … simular situações para estimular a imaginação, a oralidade, escrita, identificações com situações, sentimentos e emoções.
Matriz de Valor … simular percepção de valor e estratégias de valor de empresas e ofertas, de forma gráfica.
Justificar Valor de Soluções ==> valor = receita / custos x riscos ==> produtividade = receita / custos.
Tradeoffs de Desempenho ==> receita = velocidade x ciclo de produção = quantidade x preço x eficácia.
Tradeoffs Financeiros … simular causas e efeitos de soluções nos indicadores de desempenho financeiros … receita, custo, margem, ROI.
Conceito é uma ferramenta mental para criar gatilhos mentais e aumentar a capacidade dos processos de cognição, aprendizagem, solução de problemas, criação e comunicação.
Saiba mais. Mapa Conceitual, Informações, Blocos de Informação, Cognição.
Simulação de Estratégia ou Proposição de Valor
Simulação da Gestão de Processos de Negócios
Simulação do Planejamento Empresarial
Simular o Comportamento de Compra do Consumidor
Simulação de Contatos de Venda
Simulação de Situações & Estratégicas
Simulação de Imagem de Solução
Simulação de Perguntas SPIS
Simulação do Comportamento do Consumidor
Simulação do Processo de Produção
Simulação financeira
Saiba mais. Processo de Compra. Simulação de Contatos, Abordagens de venda, Equação de Desempenho, Modelagem financeira, Planejamento Empresarial.
Processo, Atividade e Tarefa
O método mais eficaz de gestão de processos é “dividir” em partes menores, mais específicas e mais gerenciáveis, para facilitar o processo de decisão, desempenho de tarefa, uso de métodos e ferramentas, mais adequados.
Processo é segmentado em subprocessos ou componentes menores, que possam ser melhor organizados em equipes gerenciáveis, associados a metas e objetivos e entregas (saídas) necessárias.
Subprocesso é um conjunto bem determinado e coeso de atividades e recursos dentro de um processo.
A Atividade é o trabalho que efetivamente é realizado em detalhes, explicita interação da pessoa com ambiente de trabalho, gestão, organização, ferramentas, está associada a um conjunto de tarefas ou etapas para alcançar o objetivo.
Tarefa é uma atividade, prescrita, documentada numa ordem de serviço, com prazo, objetivos a serem alcançados, é dependente de outras tarefas, pode ser bloqueadas por outras ou gerar gargalos … é uma “unidade essencial” de trabalho com gerência de tempo.
A conclusão de uma tarefas está relacionada com a conclusão de outras tarefas para criar dependências, articular, facilitar a coordenação de tempo, energia e esforço.
O Gerenciamento de tarefas foca na tarefa ao longo de seu ciclo de vida. para atingir metas indivíduais e coletivas.
O gerenciamento eficaz de tarefas requer o gerenciamento de todos os aspectos de uma tarefa, incluindo seu status, prioridade, tempo, atribuições de recursos humanos e financeiros, recorrência, dependência , notificações e assim por diante. Estes podem ser agrupados amplamente nas atividades básicas de gerenciamento de tarefas.
O gerenciamento de vários indivíduos ou tarefas de equipe pode ser auxiliado por software especializado, por exemplo, software de fluxo de trabalho ou de gerenciamento de projetos .
O gerenciamento de tarefas pode fazer parte do gerenciamento de projetos e do gerenciamento de processos e pode servir como base para um fluxo de trabalho eficiente em uma organização. Os gerentes de projeto que adotam o gerenciamento orientado a tarefas têm um cronograma de projeto detalhado e atualizado e geralmente são bons em direcionar os membros da equipe e levar o projeto adiante.
Dois trabalhadores ´podem ter a mesma tarefa e ter atividades diferentes.
Procedimento é uma forma especifica de descrever e realizar uma tarefa.
- É uma ferramenta utilizada para definir com maior precisão a execução de atividades.
- Detalha atividades para atender questões legais, conformidade regulamentar ou políticas da empresa.
- É obrigatório em Sistemas de Gestão da Qualidade.
- É tradicionalmente usado para atividades padrão.
- Nem todos os processos precisam ter um procedimento.
- O mesmo processo pode ter um ou vários procedimentos.
- Exemplos: apresentação de despesas, procedimento de compras, avaliação de fornecedores, etc.
Um procedimento é uma ótima ferramenta para reter e registrar informações importantes sobre o processo.
Saiba mais. Check list, 5W2H, Mapas mentais.
Processos e Atividades de Negócios
- Quais são os processos e atividades principais da minha empresa?
- Quais são as atividades principais da empresa cliente?
- Quais são os principais pontos de atenção do potencial comprador?
Processo Planejar o Negócio
Atividades Chave:
- Modelar o negócio.
- Formular objetivos empresariais.
- Analisar competitividade (SWOT).
- Definir metas (SMART).
- Elaborar estratégias.
- Elaborar plano empresarial.
- Avaliar desempenho.
Processo Gerenciar Negócios
Atividades Chave:
- Planejar … objetivo, situação, meta, estratégia e plano.
- Desempenhar … executar o plano e atingir objetivo.
- Controlar … identificar desvios, avaliar gravidade.
- Ajustar … balancear plano, desempenho e controle.
Processo Comprar
Atividades Chave:
- Entender e avaliar necessidades, problemas, desejos e imagens de solução.
- Coletar informações para fazer as compras.
- Avaliar alternativas de solução para a problemática.
- Decidir a compra.
- Avaliar a decisão de compra.
Processo: Vender
Atividades Chave:
- Prospectar oportunidades.
- Investigar necessidades, problemas e desejos.
- Avaliar alternativas de solução.
- Justificar valor.
- Fechar a venda.
- Avaliar satisfação e uso.
Processo Suportar a venda
Atividades Chave:
- Avaliar solução ou projeto específico.
- Fornecer parecer especializado em uma área específica.
- Fazer análise de viabilidade técnica financeira de projeto.
- Justificar valor de soluções fora do padrão ou mais complexas.
- Fazer apresentações de soluções com alta percepção de valor.
Processo Implantar e Entregar
Atividades Chave:
- Projetar e configurar produtos e serviços.
- Garantir recursos.
- Treinar e instruir o uso.
- Testar e Entregar.
- Informar e dar feedback.
Processo Operar
Atividades Chave:
- Garantir SLAs
- Solucionar problemas
- Fazer manutenção preventiva
- Fazer manutenção corretiva
- Emitir relatórios de desempenho
Processo Faturar
Atividades Chave:
- Registrar consumo
- Emitir faturas
- Cobrar
- Resolver problemas de faturamento
Processo Atender Cliente
Atividades Chave:
- Desenvolver e aplicar roteiros e scripts
- Registrar informações
- Triar solicitações
- Atender reclamações
- Identificar oportunidades de venda
Processo Gerenciar TIC
Atividades Chave:
- Decidir o modelo TIC e papel no negócio.
- Definir arquitetura, processos e atividades chave.
- Desenvolver infraestrutura de serviços, KPIs e fornecedores.
- Selecionar as aplicações e garantias
- Avaliar investimentos em processos e mudanças.
Processo Gerenciar Recursos Humanos
Atividades Chave:
- Educar a empresa sobre missão, valores e visão.
- Treinar para gerar mudanças imediatas por meio de instrução organizada.
- Usar métodos efetivos para recrutar, atrair talentos e treinar novos colaboradores.
- Aumentar a autonomia e economia do aprendizado e ajudar a empresa aprender a aprender.
- Reduzir a rotatividade de profissionais.
- Aumentar a produtividade e o engajamento dos colaboradores.
- Equilibrar orçamento, custos, qualidade do sistema de aprendizagem.
- Avaliar o desempenho de programas de treinamentos e educação corporativa.
Processo Gerenciar Produto
- Desenvolver produtos diferenciados.
- Liderar e inspirar pessoas a acreditarem na sua visão.
- Comunicar de forma verbal e escrita o posicionamento valor do produto.
- Desenvolver relacionamentos com toda a empresa no entorno do produto.
- Fazer pesquisa para o produto via benchmarking de melhores práticas de mercado.
- Priorizar mudanças mais importantes para o produto.
- Capacitar o time do produto para encontrar e criar as melhores soluções para os problemas priorizados.
- Educar a empresa e os os clientes sobre experiências, sucesso e adoção do produto.
- Aprender a Aprender sobre o negócio em que está envolvido.
Saiba mais. Avatar, Tipos de Avatares, Modelo de Negócio, Planejamento empresarial, Planos empresariais, Plano estratégico, Plano de negócio, Plano de Marketing, Plano de Venda, Plano de Contato.
Processos, Método e Ferramenta
Processo visa um objetivo, transforma insumo, resulta em produto, depende de pessoas, via atividades e tarefas
Método é uma forma inteligente de realizar um Processo via uma o mais Ferramentas.
Processo … tem objetivo, transforma inumo em produto, depende de pessoas, é dividido em atividades e tarefas, aplica um método, que usa ferramentas físicas e mentais.
Processo é um conjunto de atividades e recursos realizados de forma específica, repetitiva e controlada para transformar insumos em resultados.
O padrão ISO 9001 define o conceito de Processo de Negócio como “um conjunto de atividades relacionadas ou interativas que transformam insumos em produtos ”.
Os processo de negócio pode ser e três tipos: operacional, controle ou suporte.
Processos de negócios acumulam informações, conhecimento, habilidades, comportamentos ao longo do tempo.
Orienta a maneira típica de realizar o trabalho.
O conceito de processo deve ser aplicado em todas as áreas e tipos de empresas.
São importantes tanto para empresas de produto e mais ainda para empresas de serviço.
Uma das mais importantes aplicações do conceito de processo é poder simular e visualizar o funcionamento de soluções.
O método mais eficaz de gestão de processos é “dividir” em partes menores, mais específicas e mais gerenciáveis, para facilitar o processo de decisão … processos > subprocesso > atividade > tarefa > procedimentos
Os processos e atividades geralmente mais importantes
Planejar Negócio | Modelar negócio Formular objetivo Análise de SWOT Definir Metas |
Gerenciar Negócio | Planejar Desempenhar Controlar Ajustar |
Comprar | Conscientizar necessidades. Coletar informações Avaliar alternativas. Decidir a compra. Avaliar a decisão. |
Vender | Prospectar oportunidades. Investigar necessidades. Avaliar alternativas de solução. Justificar valor. Fechar a venda. Avaliar satisfação e uso. |
Suportar Venda | Fornecer parecer especializado. Analisar viabilidade técnica. Analisar viabilidade financeira. Justificar valor de soluções. Propor e apresentar soluções. |
Implantar Entregar | Projetar ou configurar produtos e serviços. Garantir recursos. Treinar e instruir o uso. Testar e Entregar. Informar e dar feedback. |
Operar | Garantir SLAs Solucionar problemas Fazer manutenção preventiva Fazer manutenção corretiva Emitir relatórios de desempenho |
Faturar | Registrar consumo Emitir faturas Cobrar Resolver problemas de faturamento |
Atender cliente | Desenvolver e aplicar roteiros e scripts. Registrar informações. Triar solicitações. Atender reclamações. Identificar oportunidades de venda. |
Gerenciar TIC | Modelar o sistema TIC e papel no negócio. Definir arquitetura, processos e atividades chave. Desenvolver infraestrutura de serviços, KPIs e fornecedores. Selecionar as aplicações e garantias. Avaliar investimentos em processos e mudanças. |
Gerenciar Recursos Humanos | Educar a empresa sobre missão, valores e visão. Treinar para gerar mudanças imediatas. Recrutar, atrair talentos e reduzir rotatividade. Ajudar a empresa aprender a aprender, com mais autonomia. Aumentar a produtividade e o engajamento dos colaboradores. Equilibrar orçamento e qualidade do sistema de aprendizagem. Avaliar o desempenho de programas de capacitação. |
Desenvolver produtos diferenciados. Liderar e inspirar pessoas a acreditarem na sua visão. Comunicar de forma verbal e escrita o posicionamento valor do produto. Desenvolver relacionamentos com toda a empresa no entorno do produto. Fazer pesquisa para o produto via benchmarking de melhores práticas de mercado. Priorizar mudanças mais importantes para o produto. Capacitar o time do produto para encontrar e criar as melhores soluções para os problemas priorizados. Educar a empresa e os os clientes sobre experiências, sucesso e adoção do produto. Aprender a Aprender sobre o negócio em que está envolvido. | |
Método é uma forma inteligente de realizar um Processo via uma o mais Ferramentas.
Dividir projetos ou processos em partes menores, mais específicas e mais gerenciáveis, é um princípio de gestão, facilita o processo de decisão, o desempenho de tarefas, uso de métodos e ferramentas mais adequados.
O processo de gestão de processo visa implementar um meio de formular as estimativas de produção e financeiras, mais precisas possível.
Procedimento é uma forma especifica de descrever e realizar uma tarefa.
Um procedimento é uma ótima ferramenta para reter e registrar informações importantes sobre o processo.
A ferramenta 5W2H é uma excelente ferramenta para descrever processos, atividades, tarefas, procedimentos … explica qualquer processo em 7 componentes ou variáveis circunstanciais.
Os processos são projetados para melhorar continuamente.
Executar processos de negócios com sucesso nem sempre é uma tarefa fácil. Existem inúmeros desafios que surgem.
Gerência de processos é o conjunto de atividades de planejamento, monitoramento, avaliação e ajustes de processos necessárias para qualquer processo de negócio para atingir seus objetivos.
1º Princípio. Separar o Processo do Produto
2º princípio. Estabelecer diferentes planos e ciclos de gestão.
3º princípio. 3C: Corretismo, Consistência e Capacidade: