O Processo de Planejamento de Negócios como um todo pode ser descrito e analisado via “mapa mental” em seus componentes: Processo, Tipos, Informação, Recursos, Planejamento e Inteligência Emocional.
- Processo de Planejamento – Propósito, Objetivo, Análise da Situação, Metas, Estratégia, Plano, Execução, Avaliação de Desempenho.
- Tipos de Planejamento – Estratégico, Negócio, Financeiro, Operacional, Marketing, Vendas, Contato.
- Informação – Experiências, Histórico de Dados, Relatórios, Publicidade, Pesquisa, Conteúdos, Mídias digitais.
- Recursos – Pessoas, Ativos, Materiais, Serviços, Dinheiro.
- Previsões – Pesquisa, Cenários, Tendências, Riscos e Incertezas.
- Inteligência Emocional – Autoconhecimento, Autocontrole, Automotivação, Empatia, eSociabilidade.
O Planejamento Empresarial é um conjunto de processos de gestão para atingir objetivos empresariais com controle, economia, desempenho e segurança.
Embora de extrema importância no mundo dos negócios, é frequente encontrar desconhecimento e dúvidas sobre o que é o planejamento, importância, o seu caráter dinâmico e interativo, atividades, habilidades e ferramentas envolvidas … a falta de planejamento é umas das principais causas de problemas nas empresas … e, por outro lado, de vantagem competitiva!
Planejar significa buscar constante alinhamento entre as expectativas dos clientes e da empresa.
Mapa Mental e Planejamento
A representação do conceito do planejamento no mapa mental permite uma “leitura ativa em formato de árvore”.
Permite uma “compreensão holística”, “olhar o todo e suas partes”, com qualidade de compreensão, conhecida como visão “Top Down”, ou visão de “cima para baixo”.
Em adição, possibilita “mobilidade de perspectivas”, de forma controlada, sequencial e espacial.
Por exemplo, em oposição à visão top down, permite olhar um conceito específico de “baixo para cima” (button up), mas permite também “olhar com lateral” e de familiaridade”, entre conceitos e ganhar visão 360o sobre algo … neste caso, o processo de planejamento.
O mapa facilita conectar um conceito específico com outros conceitos “próximos ou distantes”, no mesmo “ramo” ou “ramos diferentes”, respectivamente.
É uma “ferramenta mental e gráfica”, que aciona gatilhos mentais, facilita a imaginação, visualização de objetos, alvos de estudo e projeto.
Permite criar “caminhos lógicos entre conceitos e fazer analogias, “acionar raciocínios” dedutivos ou indutivos … criar argumentos.
Facilita a aprendizagem, ensino e compartilhamento de informações que podem ser coletadas de várias fontes distintas.
É uma excelente ferramenta de leitura ativa, que permite fazer repertições espaçadas de leitura e estudo, tanto para aprendizagem “acelerada e conetinuada”, como especialização, via práticas deliberadas.
O mapa mental hierárquico, ajuda o raciocícnio estruturado, em camadas (ramos, galhos, folhas) e contribui para a comunicação integrada (escrita, fala, visão).
A “estrutura de árvore” (tronco, ramos, galhos, folhas) é uma forma de modelar pensamentos e processos cognitivamente muito efetiva, para guardar caminhos, raciocícios para a tomada de decisão.
Este mapa em particular apresenta no entorno de 42 conceitos sobre planejamento – 1 conceito principal central, 6 conceitos chave secundários e 35 conceitos terciários, construídos numa “estrutura de árvore”.
Outros conceitos secundários, terciários e quartenários (não “visibilizados”) podem ser inseridos, ou retirados.
Trata-se de um mapa de “referência” para imaginar e visualizar contextos, caminhos e componentes importantes a serem acionados e lembrados nas atividades e processos de negócio.
O mapa pode e deve servir, como um guia, um check list estruturado, um blooco de informação que usa uma “linguagem não linear” e muito mais sintética e compreeensível que a linguagem textual … é muito mais eficiente para ser processado pelo nosso cérebro.
Facilita desempenhar funções cognitivas com maior desempenho e termos de atenção, percepçao, linguagem, memória, pensamento e aprendizagem.
Para finalizar aqui, o mapa mental é uma ferramenta cognitiva muito poderosa para desenvolver o pensamento crítico e inteligência competitiva.
Saiba mais. Mapa Mental Planejamento, Método de Gestão PDCA, Inteligência Competitiva.
Benefícios do Processo de Planejamento
Um bom processo de planejamento apresenta os seguintes benefícios: reduzir riscos e incertezas, suportar melhores decisões, estabelecer confiança, prover informações.
Planejamento Empresarial e Gestão de Negócios
O planejamento é um dos componentes principais da gestão de negócios.
- Um método simples e bastante aplicado para a “gestão de negócio”s é o método de 4 passos PDCA – Planejar, Desempenhar, Controlar e Ajustar.
- O planejamento é o primeiro estágio do ciclo de gestão, seguido de desempenho, controle e ajustes.
- Erros ou inabilidades no planejamento afetam todo o ciclo de gestão do negócio e são mais difíceis de tratar, já que estão no início do ciclo.
- A cada ciclo de gestão, o planejamento é refinado e gera novas versões de planos.
- Planos são gerados interativamente e de forma participativa, comunicativa, conversacional.
- O planejamento é um método de projetar o futuro e aprender … na realidade é um método de aprendizagem.
A Gestão de negócio, via ciclos de PDCA desenvolve o pensamento estratégico e inteligência competitiva, ao longo do tempo.
Saiba mais.
Check List – Planejamento Empresarial
Para você se tornar um planejador eficaz você precisa desenvolver as seguintes habilidades:–
Check List – Planejamento de Negócios
8 componentes do Planejamento de Negócios
- Propósito … definir a razão de existir do negócio.
- Objetivo … informar o que se quer alcançar com o negócio.
- SWOT … a análise da “situação atual” do negócio e sua capacidade competitiva de alcançar o objetivo.
- Metas … os objetivos desdobramentos e quantificados, para avaliar os desafios e suportar as estratégias.
- Estratégia – ações para atingir as metas e os objetivos, com os recursos e desafios correntes.
- Plano – é um resumo para implementar a estratégia com ações, recursos, responsáveis e prazos.
- Execução – é a preparação, simulação, treinamento, execução das ações corretamente e coleta informações para avaliação de desempenho.
- Avaliação de Desempenho – define indicadores de desempenho, monitora e analisa resultados, desvios, padrões, faz previsões e planos para atingir as metas.
Conceber o planejamento como um processo de negócio significa entender os seus componentes, etapas, atividades e resultados esperados … usar métodos e ferramentas para planejar, desempenhar, controlar e ajustar … coletar dados, analisar, gerar informação, conhecimento e inteligência, para facilitar a tomada de decisão, mitigar riscos e atingir os objetivos empresariais.
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- FORMULAR OBJETIVOS – saber definir objetivos de forma específica, mensurável, acessível, relevante e temporal – SMART
- COLETAR INFORMAÇÕES – tratar a qualidade da informação, eliminar dados contraditórios, não confiáveis e usar várias fontes.
- ANALISAR SITUAÇÕES – separar a situação em partes e examinar as partes para entender melhor o que está ocorrendo; fazer análise de SWOT.
- INTERPRETAR – explicar e fornecer sua própria visão da situação.
- DIAGNOSTICAR – identificar os problemas e fatores causais relevantes; separar sintomas e causas.
- PREVER – usar modelos ou ferramentas para determinar o futuro cientificamente, com histórico de dados, situação corrente, tendências.
- AVALIAR RISCOS e INCERTEZAS – Avaliar a probabilidade de acontecer um evento e o impacto desse evento no ambiente.
- ESTABELECER METAS – quantificar os objetivos em termos de magnitude e prazo para facilitar a formulação de estratégia, implementação e controle.
- FORMULAR ESTRATÉGIAS – identificar os caminhos para atingir as metas e objetivos.
- AVALIAR E COMPARAR ESTRATÉGIAS – selecionar atributos de valor e comparar focos, singularidade e valor das estratégias.
- GERAR PLANOS sem consumir RECURSOS excessivos, violar restrições e prioridades.
- COMUNICAR – saber gerar planos e relatórios que sejam necessários, para as pessoas certas, no formato e momento adequado.
- IMPLEMENTAR – treinar, coordenar as ações e atores em campo; preparar planos de ação para possíveis contingências; gerenciar a quantidade e uso dos recursos;
- CONTROLAR e AJUSTAR – monitorar, identificar desvios e gravidade dos desvios; fazer previsões de curto e longo prazos.
Propósito do Planejamento
O planejamento é uma jornada bem estruturada para aumentar a probabilidade de sucesso para atingir objetivos.
- Gerar e Analisar DADOS, RELATÓRIOS, INFORMAÇÕES.
- Desenvolver CONHECIMENTO e INTELIGÊNCIA
- Desenvolver INTELIGÊNCIA EMOCIONAL e habilidades chave para o modelo de negócio.
- Gerenciar RISCOS e INCERTEZAS e aumentar a probabilidade de sucesso.
- Suportar a TOMADA de DECISÃO
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“Processo” de Planejamento Empresarial
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Habilidades de Planejamento
Conclusão sobre Planejamento Empresarial
- O planejamento empresarial é o primeiro estágios do processo de gestão.
- A gestão de negócio trabalha em ciclos continuados de PDCA para refinar processos, gerenciar informação, conhecimento e inteligência.
- É frequente encontrar dúvidas sobre o planejamento, o seu caráter dinâmico, principais atividades e habilidades envolvidas.
- O planejamento é fundamental e é uma área de habilidades potencial para obter vantagem competitiva.
Palavras chave – planejamento empresarial, processo, processo de negócio, gestão de negócios, PDCA, objetivo, meta, indicadores de controle, KPI, situação, estratégia, habilidade, risco, ameaça, vulnerabilidade, incerteza, informação, conhecimento, confiança, decisão.
Teste seu Conhecimento sobre Planejamento
- O que é planejamento?
- Qual a utilidade da ferramenta PDCA?
- Cite 3 atividades de cada etapa do PDCA.
- O que significa conceber o planejamento como um processo?
- Como o planejamento reduz o risco?
- Quais são os principais passos para reduzir riscos?
- Qual a relação entre risco, ameaça e vulnerabilidade?
- Quais são as estratégias mais frequentes para reduzir os riscos?
- Por que o planejamento reduz incertezas?
- Qual a diferença entre risco e incerteza?
- Qual a importância das informações no planejamento?
- Quais os cuidados que devemos tomar na emissão de relatórios para informar todos os envolvidos no planejamento e execução de processos de negócios?
- Por que o planejamento ajuda a estabelecer confiança?
- Quais as atitudes de confiança desenvolvidas pelo planejamento?
- Como o planejamento ajuda na tomada de decisão?
- Por que o planejamento aumenta a eficiência para atingir objetivos?
- Qual o efeito do planejamento no risco, incerteza, confiança, informação e tomada de decisão?
- O que é planejar no ambiente empresarial?
- Qual a relação entre planejamento e gerenciamento das empresas?
- Quais as habilidades técnicas e emocionais que são desenvolvidas quando planejamos?
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