Ferramenta cognitiva é “qualquer” artefato, instrumento, método ou modelo mental para aumentar a eficiência das funções cognitivas – atenção, percepção, linguagem, pensamentoe aprendizagem.
Qualquer ferramenta, física ou mental, é são controlada pela pessoa e isso, ajuda a construir e assumir a propriedade dos seus conhecimentos.
Facilita executar atividades mais complexas e construir o conhecimento ao invés de memorizá-las.
A tecnologia e o computador são ferramentas “parceiros” para aproveitar e expnadir o potencial cognitivo.
Conhecemos um bom profissional pelas ferramentas que usa e cria para planejar, desempenhar, controlar e ajustar atividades físicas e mentais.
Uso de ferramentas cognitivas transforma a pessoa em autodidatas, que transcedem as limitações da mente.
Check List – Kit de 20 Ferramentas Cognitivas Básicas
- 5W2H … comunicar, resolver problemas, persuadir, via 7 perguntas circunstanciais – o que, quem, porque, quando, onde, como e quanto.
- Check List … listar pontos de atenção ou observação, fazer resumos rapidos para facilitar a compreensão e, memorização de procedimentos, e atividades.
- Conceito … representar uma ideia ou representação geral e abstracta de uma realidade, para criar produtos específicos para um determinado propósito, cliente ou mercado.
- Autodiagnóstico … avaliar conhecimentos, habilidades e comportamentos.
- Escrita Ativa – técnica para aumentar a qualidade da escrita para atingir objetivos específicos, atrair, interessar, causar desejho e ação de compra.
- Contação de Histórias – comunicar de forma lúdica, situações, problemas, implicações ou soluções, … para gerar atenção, emoções, sentimentos, conscientização e declarações de necessidades e desejos.
- Equações e Fórmulas … descrever a relação entre conceitos ou variáveis de forma, clara, específica, memorável e previsível.
- PDCA – gestão de processos e atividades (ex. aprendizagem, tarefas, negócio.) em 4 passos: planejar, desempenhar, controlar e ajustar.
- Gestão do tempo – técnica para controlar e otimizar o tempo de atividades e evitar a procrastinação.
- Imagens – usar imagens para aumentar o desempenho da comunicação e “substituir mais do que 1000 palavras”,
- Leitura Ativa – aumentar a velocidade de compreensão da leitura e aprendizagem via ferramentas mentais e repetição espaçada.
- Mapa Mental – representar graficamente e mnemonicamente, a relação entre conceitos em relação a um conceito principal e central.
- Mapa Conceitual – representar graficamente a relação entre conceitos de forma hierárquica, via proposições … modelar conceitualmente.
- Palavra chave – usar palavras indexadoras para conceituar, criar ganchos, gatilhos, mnemônicos e facilitar a pesquisa na Internet.
- Pergunta – formular frases interrogativas para obter informações, investigar, questionar, conscientizar, conversar, solucionar ou concluir.
- Prática Deliberada – usar repetições espaçadas para especializar o conhecimento e habilidades.
- Procedimento – descrever o passo a passo de tarefas para executar atividades, para transformar insumos em resultados, de forma repetitiva e padronizada.
- Relembrar – trazer informações da memória de longo prazo para a de curto prazo, para reduzir o esquecimento e aumentar a memorização e aprendizagem.
- Reflexão – pensar sobre si mesmo, identificar crenças, justificativas das crenças, valores, preferências, pontos fracos e fortes.
- Repetições Espaçadas – aprender de forma deliberada e ativa para aumentar a velocidade de aprendizagem e redução do esquecimento.
- Solução de Problemas – formular / descrever o problema, identificar causas raiz, avaliar alternativas de solução, decidir e avaliar a solução.
- Pensamento Focado x Difuso …deliberar e controlar a comutação mental entre pensamentos focado e difuso, para resolver problemas, aprender a aprender, aumentar o desempenho cognitivo.
Ferramentas cognitivas são usadas de forma combinada.
Saiba mais.
Ferramentas cognitivas básicas atuam diretamente para aumentar a eficiência das funções cognitivas e o uso combinado geram outros grupos de ferramentas mais complexas ou de pensamento superior, tais como ferramentas de análise, ferramentas de planejamento, ferramentas de marketing, ferramentas de gestão de negócios,
Funções das Ferramentas Cognitivas
4 Funções principais:
De uma forma geral, as Ferramentas Cognitivas têm 4 funções:
- Organizar Informações
- Buscar Informações.
- Apresentar Informações.
- Integrar Informações.
Essas 4 funções estão na base da gestão do conhecimento.
Buscar Informações
Ferramentas para recuperar e identificar informações em situações de aprendizagem que exigem a busca de informações.
- Usar tecnologias para complementar a aprendizagem de conteúdos ricos em conceitos.
- Registrar a informações de forma inteligente e memorável.
- Recuperar informações em situações de aprendizagem.
- Usar palavras chave para pesquisar na Internet.
- Exemplos … Banco de Dados e Motores de Busca como Google, Yahoo, …
Apresentar Informações
- Apresentar informações num formato significativo, apropriado, conciso.
- Enfatizar o mais importante.
- Usar usar gráficos que facilitem o entendimento e entreguem a mensagem certa.
- Usar imagens que substituem mais que 1000 palavras.
- Usar mapa mentais e conceituais para descrever conceitos e resumir blocos de informação.
Organizar o Conhecimento
- Classificar, ordenar e agrupar o conhecimento em categorias ou blocos de informação para facilitar o registro da informação na memória de longo prazo, exigir o mínimo de esforço de recuperação e aumentar a velocidade do acesso à informação.
- Criar pontos de referência conhecidos (ganchos) para serem a base indexação, comparação, avaliação.
- A classificação do conhecimento em uma estrutura estabelecida é muito mais rápida do que ter que refletir e decidir sobre cada item, evento ou contato a cada vez que o que encontrarmos.
- Classificar conceitos novos em separado e depois integrá-lo em um grupo já existente ou criar uma categoria nova ou subcategorias, e assim por diante.
- Manter a estrutura de dados, informação e conhecimento clara é acessível para você e para a equipe e empresa.
- Seguir políticas de segurança da informação da empresa e classificar as informações e conhecimento segundo esse critério para controle de acesso, autorização.
Integrar Conhecimento.
- Conectar a informação nova ao conhecimento prévio e avaliar o aumento do conhecimento.
- Usar vários tipos de ferramentas de mapeamento, simuladores, discussões, conferências, videostreaming, podcasting.
Instrumentação Cognitiva
Check List – 3 Passos Fundamentais para a Instrumentalização de Ferramentas
Instrumentar é o processo de transformar uma ferramenta ou artefato em um instrumento da atividade do dia a dia.
3 passos fundamentais da Instrumentação:
1. Compreender a Ferramenta … saber explicar
- O que faz? qual a atividade de negócio
- Quem faz? função empresarial
- Porque faz?
- Quando faz?
- Onde faz?
- Como faz?
- Quanto faz?
2. Ajustar a Ferramenta de acordo com as necessidades e exigências locais da atividade.
- Ambiente de aprendizagem.
- Tecnologia.
- Participantes.
- Facilitadores.
- Estrutura e projetos de construção de conhecimento.
3. Desenvolver Práticas Deliberadas
- Inserir a ferramenta nos ciclos de PDCA de atividades.
- Explicar as práticas individuais e coletivas necessárias para usar produtivamente a ferramenta.
- Facilitar o uso da ferramenta.
- Avaliar a qualidade do bloco de informação gerado pelo uso da ferramenta.
- Supervisionar e dar feedback
O processo de instrumentalização é gradual, leva tempo e depende do nível de inteligência competitiva da empresa.
Resumo sobre Cognição e Aprendizagem
- A cognição é o processo de aquisição de conhecimento através do pensamento, experiência e sentidos, envolve linguagem, percepção, memória, o raciocínio, que fazem parte do desenvolvimento intelectual.
- Aprendizagem envolve a aquisição de conhecimento por meio da experiência, estudo ou ensino … o aprendizado depende de vários processos cognitivos que são influenciados por fatores internos e externos ao indivíduo para produzir aprendizado.
- Você pode aumentar substancialmente o desempenho dos seus processos cognitivos e de aprendizado via “aprendizagem cognitiva”, baseada em ferramentas mentais para incentivar e ajudar você a Aprender a Aprender.
- O primeiro passo é se conscientizar dos principais processos cognitivos que são: atenção, observação, percepção, interpretação, organização, categorização, memorização e qual o papel de cada um.
- O segundo passo é usar ferramentas cognitivas ou mentais, para aumentar o desempenho desses processos cognitivos; ajudar a pensar de forma mais “significativa”, ou seja construir o novo conhecimento conectado com o conhecimento corrente; perceber essas novas conexões e assumir a propriedade do seu conhecimento.
- As ferramentas cognitivas são artefatos, instrumentos ou métodos para aumentar a eficiência dos processos cognitivos e de aprendizagem.
- Existem muitas ferramentas mentais, tais como check list, palavras chave, conceitos, formulação de problemas com solução, perguntas, contar histórias, fórmulas, siglas, mapas, gráficos, imagens, e assim por diante; cada qual mais apropriada para determinadas situações de aprendizado.
- O uso de ferramentas apresenta vários benefícios: focar no processo de aprendizado, representar e registrar o seu conhecimento, suportar reflexões profundas, aprender ativamente, prover cenários guiados, facilitar o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem.
- Funcionalmente falando, as ferramentas cognitivas ajudam em 4 funções do aprendizado: buscar informações, apresentar informações, organizar as informações e conhecimento, integrar conhecimento;
- Qualquer ferramenta precisa ser instrumentaliza para se adaptar à pessoa e ao ambiente, em 2 passos: 1) adaptação de ferramenta ao ambiente de tarefa que irá ser utilizada e 2) cultivo de práticas pessoais deliberadas para usar a ferramenta de forma produtiva.
Palavras chaves sobre ferramentas cognitivas – cognição, aprendizado, processos cognitivos, atenção, observação, percepção, interpretação, organização, categorização, memorização; aprendizagem cognitiva, ferramentas cognitiva, ferramenta mental, buscar, apresentar, organizar, integrar informações e conhecimento.
Teste seu Conhecimento sobre Ferramentas Cognitivas
- Use as palavras chave acima e relembre o que você leu nesse bloco de aprendizado.
- O que é cognição?
- Qual a relação entre cognição e aprendizado?
- Quais são os principais processos cognitivos?
- O que significa atenção?
- O que significa observação?
- O que é percepção?
- O que é interpretação?
- O que significa organização?
- O que é memorizar?
- O que é aprendizagem cognitiva?
- Qual o objetivo da aprendizagem cognitiva?
- O que são ferramentas cognitivas?
- Quais os benefícios das ferramentas cognitivas?
- Quais as 4 principais funções das ferramentas cognitivas?
- O que é instrumentação cognitiva? Quais são as suas etapas?
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Ao longo dos últimos anos observei que um dos maiores problemas no aprendizado empresarial é fazer com que ele seja aplicado de forma imediata e controlada, para garantir o retorno do investimento.
A causa do insucesso não está em não entender, está nas etapas seguintes compreensão e aprendizado.
Nas abordagens tradicionais o profissional para o que está fazendo, submete-se a um treinamento, que pode ser diário, via internet, volta ao ambiente de tarefas e não consegue encaixar o aprendizado nas atividades do seu dia a adia; não tem tempo para compreender em maiores detalhes os ensinamentos
O gerente desse profissional, em contrapartida, carece de ferramentas para avaliar a mudanças de comportamento da equipe em função do aprendizado.
O profissional recebe um banho de boas informações, as entende mas para por aí; ele não consegue, por vários motivos, ir em frente, compreender, repetir,
O aprendizado baseado em ferramentas cognitivas resolve esse problema, já que o objetivo é saber usar ferramentas e aprimorar o seu uso para alcançar resultados, num tempo determina, no ambiente de tarefa.
Ou seja, você transforma o seu aprendizado num continum, focado no ambiente de tarefas e no resultado que você quer alcançar.
As atividades são executadas de forma mais rápida e correta e os resultados serão continuamente mais consistentes e alcançáveis.
A aplicação do aprendizado pode ser feita imediatamente.
Um colega de trabalho mais experiente ou com maior habilidade com a ferramenta pode ajudar outro que tenha alguma dificuldade ou inexperiência com a ferramenta.
O uso de ferramenta centra na habilidade instiga o saber (buscar mais conhecimentos) e muda comportamento.
Permite identificar facilmente se houve mudança de comportamento, se a ferramenta está sendo usada, se o seu uso está correto e está gerando resultados consistentes.
Quais as melhorias e ajustes devem ser feitos ao longo do uso.
Cada profissional torna-se responsável pelo seu processo educacional, de forma autônoma, transformando-o num altodidata.
Facilita o desenvolvimento e retenção de talentos pelo exercício e suporte contínuo do desenvolvimento do conhecimento e inteligências do profissional.
•O aprendizado baseado em ferramentas cognitivas resolve esse problema, já que o objetivo é saber usar ferramentas e aprimorar o seu uso para alcançar resultados, num tempo determina, no ambiente de tarefa. •Ou seja, você transforma o seu aprendizado num continum, focado no ambiente de tarefas e no resultado que você quer alcançar. •As atividades são executadas de forma mais rápida e correta e os resultados serão continuamente mais consistentes e alcançáveis. •A aplicação do aprendizado pode ser feita imediatamente. •Um colega de trabalho mais experiente ou com maior habilidade com a ferramenta pode ajudar outro que tenha alguma dificuldade ou inexperiência com a ferramenta. •O uso de ferramenta centra na habilidade instiga o saber (buscar mais conhecimentos) e muda comportamento. •Permite identificar facilmente se houve mudança de comportamento, se a ferramenta está sendo usada, se o seu uso está correto e está gerando resultados consistentes; e quais as melhorias e ajustes devem ser feitos ao longo do uso. •Cada profissional torna-se responsável pelo seu processo educacional, de forma autônoma, transformando-o num alto didata. •Facilita o desenvolvimento e retenção de talentos pelo exercício e suporte contínuo do desenvolvimento do conhecimento e inteligências do profissional •O mapa mental aprender relaciona (ou desdobra) o “conceito aprender” posicionado no centro do mapa com outros 7 conceitos – objetivos, educação, processos cognitivos, ferramentas cognitivas, funções das ferramentas, inteligências e aprender a aprender.
Ferramentas mentais ou cognitivas são ferramentas que aumentam o desempenho do cérebro para executar as funções cognitivas cerebrais: atenção, percepção, linguagem, memória, pensamento e aprendizado.
Essas 6 “funções hipotéticas” nos ajudam a modelar a cognição.
São essenciais e estão presentes em tudo que é “cognitivo”, sempre trabalham combinadas, são acionadas de várias formas, automaticamente pela força do hábito, e por ferramentas mentais, nas suas várias formas. essas 6 funções, estão no núcleo de uma infinidade de outras funções cognitivas, que usamos todo o dia sem nos conscientizarmos … são exemplos os processos cognitivos como como observar, categorizar, organizar, hierarquizar, sequenciar, fazer analogias, argumentar, dedizir, induzir, ção
AudaR a modelar negócios, pensar, resolver problemas e tomar decisões.
Atualmente, as empresas na sua grande maioria adotam uma combinação de empirismo, pragmatismo e construtivismo, como correntes filosóficas, advindas dos movimentos sociais, culturais, educacionais e escolas de negócios contemprâneas.
As escolas de negócio que preparam e especializam as empresas e pessoas não incluem essas disciplinas no currículo.