
Cognição é um conjunto de funções cognitivas para aquisição e compreensão do conhecimento.
- Funções cognitivas são funções mentais que podem ser grupadas em atenção, pensar, memorizar, perceber, comunicar e aprender.
- A figura é apresenta um conjunto de funções cognitivas muito estudadas pela filosofia, psicolologia, epistemologia, filosofia da mente, inteligência artificial, educação. marketing e vendas.
- As funções cognitivas primárias estão representadas no centro da figura atenção, pensamento, linguagem, percepção, memória e aprendizagem,
- As funções cognitivas secundárias e terciárias estão ancoradas nas funções cognitivas primárias.
- Podemos pensar como um sistema de camadas formado por bilhonésimos de conexões neurais.
- Sustentam todos os processos para aquisição e desenvolvimento de conhecimento, inteligência, habilidade, comportamento e criatividade desenvolvidas durante toda a vida.
Veja na sequência descrições sumárias sobre as principais funções cognitivas para ajudar a entender perfis de cognição, tipos de pensamento e estdos mentais que podem ser desenvolvidos deliberadamente.Compreender
interdependências o papel de cada função cognitiva e suas relações com todas as outras mais relevantes para uma dada situação.
Ccom isso ganhar habilidades para contruir ferramentas mentais para desenvolver abstrações cada vez mais elaboradas que usem com maior eficácia e eficiência as nossas funções mentais.
Atenção.
Atenção – é uma função cognitiva para “controlar” e suportar todas as outras funções cognitivas .
- É a função cognitiva que permite: 1) filtrar e selecionar um aspecto discreto de informações dentre um grande número de informações perceptíveis e irrelevantes que chegam aos nossos 5 sentidos e 2) controlar a energia, que é “limitada”, para operar as outras funções cognitivas.
- A atenção é uma função cognitiva de tomada de decisão, que nós (seres humanos) usamos o tempo todo, para selecionar um dentre muitos estímulos e pensamentos e lidar de forma eficaz.
- É o primeiro passo no processo de aprendizagem e execução de outras funções cognitivas.
- É a atenção concentrada que permite perceber, entender, compreender, aprender ou lembrar.
- É um recurso limitado … pesquisas mostram que conseguimos dar atenção a 3 coisas simultaneamente e apenas 1 tarefa complexa por vez.
- Pode ser segmentada e analisada em “estados de atenção” que precisam ser conhecidos, compreendidos e controlados.
- O controle da atenção, ou “autocontrole“, é um pilar da inteligência emocional … permite , criar e mudar crenças e valores, pensamentos e comportamentos de forma deliberada.
- Existem vários tipos de atenção, como prontidão (disposição), atenção seletiva, atenção alternada e atenção dividida (multitarefa).
- O estudo sobre o controle da atenção e percepção dos consumidores é de interesse da psicologia, educação e aprendizagem, marketing e gestão empresarial.
O método mais efetivo (eficaz + eficiente) para desenvolver e controlar a atenção é ferramentas físicas e mentais para o desenvolvimento das outras funções cognitivas, já que a atenção é um a atividade meio e está presente em tudo.
- Informações.
- Perceptíveis
- Tomada de decisão,.
- Pensamentos e lidar de forma eficaz.
- Processo de aprendizagem .
- Perceber,
- entender,
- compreender,
- aprender
- lembrar.
- analisada
- estados de atenção”
- “autocontrole“,
- inteligência emocional
- crenças
- valores,
- pensamentos
- comportamentos
- deliberada.
- tipos de atenção,
- prontidão (disposição),
- atenção seletiva,
- atenção alternada
- atenção dividida (multitarefa).
- percepção dos consumidores
- educação e aprendizagem,
- marketing
- gestão empresarial.
Pensamento.
O pensamento é uma função cognitiva que é conceituada como “fluxo de ideias e associações sobre si, outras pessoas ou ambientes”
- Permite racionalizar, obter conclusões lógicas verdadeiras, desenvolver argumentos, resolver problemas.
- É fundamental para todos os processos cognitivos e existem várias formas de pensar para tratar diferentes situações e objetivos.
- Pensar é existir, entender, interpretar, representar, modelar o mundo, fazer previsões.
- O pensamento trabalha de forma combinada ou “formatada”, “amarrada”, com outras funções cognitivas.
- Pensar depende da linguagem para a sua simbolização e acionamento, atenção, controle e recursos cognitivos, percepção, interagir e interpretar o ambiente via múltiplos sentidos, memória para que o pensamento possa ser guardado e relembrado.
- Observar que existem vários tipos de pensamentos que interessam ser desenvolvidos e aprimorados pelo sujeito e empresa.
- O pensar tem características individuais e para mudar o pensamento é necessário mudar crenças e valores.
- Crenças, valores, pensamento e hábitos estão conectados.
- O conceito de pensar e a forma de fazê- lo na perspectiva da empresa, passa necessáriamente por gestão, ou melhor, entender o que é gestão e prticá-la.
Aprender sistematicamente, como gerenciar de recursos e processos.
Existem várias formas de pensar ou modelar a gestão na empresa.
Veja um modelo de gestão configurado em 10 componentes – propósito, objetivo, análise, metas, estratégias, plano, execução, controle de desempenho e ajustes e no centro o espaço para configurar os indicadores de desempenho, cognitivos e emocionais chave e prioritários, do modelo de negócio da empresa.

Saiba mais. Pensamento Focado e Difuso.
Percepção – organizar e interpretar estímulos recebidos pelos cinco sentidos e identificar objetos e acontecimentos… é moldada pelo aprendizado , memória , expectativa e atenção do receptor … a percepção tem efeito direto no comportamento
Linguagem
Usamos a linguagem expressiva ou receptiva, quando falamos e escrevemos ou quando lemos e ouvimos, respectivamente.
- A linguagem afeta a capacidade de comunicação, armazenamento de informações verbais e escritas, compreensão e manutenção de relacionamentos com os outros.
- Todas as pessoas e empresas se beneficiarão em virtude do ensino sistemático, cumulativo e explícito da leitura e escrita.
- A melhoria da linguagem receptiva, ler e ouvir, podem ser alcançadas com: 1) palestras curtas e altamente estruturadas, 2) discussão em grupo curta, com pausas frequentes e 3) repetição de instruções orais ou escritas.
- A leitura ativa é uma ferramenta que aumenta a capacidade e compreensão da leitura e usa várias ferramentas de leitura e escrita.
- Ampliar as formas de falar, escrever, ouvir, ler, aumenta a nossa capacidade de conexão e comunicação com o mundo, com negócios, família e com as pessoas que circundam a sua vida.
- O uso de comunicação visual, como fotos, vídeos, mapas mentais, mapas conceituais, … para reforçar a comunicação é útil para todos e, especialmente, para pessoas com desafios de linguagem expressiva ou receptiva.
Todas as pessoas se beneficiam do ensino sistemático, cumulativo e explícito de leitura e escrita … desafie você mesmo a inventar maneiras de comunicar imagens, recursos visuais, histórias, ganchos e gatilhos mentais, música, dança, movimentos … dessa forma, a memória de conceitos-chave irá aumentar e você cada vez mais atrairá a atenção das pessoas …
Memória
Memória é a função cognitiva para o cérebro receber, usar, armazenar e recuperar os vários tipos de informações.
- A memória de curto prazo usamos para lembrar um número apenas o tempo suficiente para escrevê-lo ou discá-lo.
- A memória de trabalho usamos para manter informações durante a execução de uma tarefa.
- A memória de longo prazo guarda informações importantes a serem recuperadas oportunamente.
- Quando entendemos algo, isso não garante que tenhamos memorizado ou aprendido.
- O aprendizado é a melhor forma de memorização e vem com a repetição.
- Entender é diferentes de memorizar ou aprender. Por exemplo, você pode entender a resolução de um problema, mas isso não garante que você conseguirá resolver um problema similar depois, já que não deu tempo de fixar as conexões neurais …
- Significação. Para aumentar a capacidade de memorização devemos associar um conhecimento novo ao conhecimento antigo; isso é chamado de significação.
- Estratégias de Memorização. Adicionalmente à significação, estratégias efetivas para aumentar a memorização combinam repetição, emoção, leitura ativa, escrita e imagens, que usam os vários sentidos humanos de forma sinérgica.
Observar – é a aquisição ativa de informações de uma fonte primária … direcionar a atenção para algo específico, com o intuito de posteriormente julgar, analisar ou investigar … perceber, ver e não interpretar.
Interpretar – atribuir valor, significação; determinar o sentido de um texto ou evento; explicar o que é obscuro.
Organização é a função cognitiva para grupar, estruturar, classificar, ordenar informações em categorias ou blocos de informação na memoria de longo prazo e aumentar o desempenho das outras funções cognitivas como atenção, memória, pensamento, aprendizagem , comunicação.
- Criar pontos de referência conhecidos para serem a base indexação, comparação, avaliação.
- A classificação da informação em uma estrutura pré-estabelecida torna mais fácil e rápido acessar, refletir e decidir sobre cada evento a cada vez que o que encontrarmos.
- Classificar conceitos novos em separado e depois integrá-lo em um grupo já existente ou criar uma categoria nova ou subcategorias, e assim por diante.
- Manter a estrutura de dados, informação e conhecimento clara é acessível para você e para a equipe e empresa.
- Seguir políticas de segurança da informação da empresa e classificar as informações e conhecimento segundo esse critério para controle de acesso, autorização.
Categorizar – reconhecer, diferenciar, classificar e compreender as coisas.
Generalizar – rotular um conceito a partir de suas características fundamentais e reconhecidas … reunir numa classe geral um conjunto de coisas similares.
Uma interrupção ou mal funcionamento dos processos cognitivos causa problemas comportamentais nos indivíduos e a chave para tratar esses problemas está na alteração do processo interrompido.
Aprendizagem envolve o processo de aquisição de conhecimento por meio da experiência, estudo ou ensino … depende das funções cognitivas que são influenciados por fatores internos e externos ao indivíduo para produzir aprendizado.

Conclusão sobre Cognição e Aprendizagem
- A cognição é um conjunto de funções mentais, individual e coletiva, de aquisição de conhecimento, através do pensamento, experiência e sentidos, linguagem, percepção, memória, que fazem parte do desenvolvimento intelectual.
- Aprendizagem envolve a aquisição de conhecimento por meio da experiência, estudo ou ensino.
- Aprendizagem depende de vários processos cognitivos que são influenciados por fatores internos e externos ao indivíduo para produzir aprendizado.
- Você pode aumentar substancialmente o desempenho dos seus processos cognitivos e de aprendizado via “aprendizagem cognitiva”, baseada em ferramentas mentais para incentivar e ajudar você a Aprender a Aprender.
- O primeiro passo é se conscientizar dos principais processos cognitivos que são: atenção, observação, percepção, interpretação, organização, categorização, memorização e qual o papel de cada um.
- O segundo passo é usar ferramentas cognitivas ou mentais, para aumentar o desempenho desses processos cognitivos; ajudar a pensar de forma mais “significativa”, ou seja construir o novo conhecimento conectado com o conhecimento corrente; perceber essas novas conexões e assumir a propriedade do seu conhecimento.
- As ferramentas cognitivas são artefatos, instrumentos ou métodos para aumentar a eficiência dos processos cognitivos e de aprendizagem.
- Existem muitas ferramentas mentais, tais como check list, palavras chave, conceitos, formulação de problemas com solução, perguntas, contar histórias, fórmulas, siglas, mapas, gráficos, imagens, e assim por diante; cada qual mais apropriada para determinadas situações de aprendizado.
- O uso de ferramentas apresenta vários benefícios: focar no processo de aprendizado, representar e registrar o seu conhecimento, suportar reflexões profundas, aprender ativamente, prover cenários guiados, facilitar o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem.
- Funcionalmente falando, as ferramentas cognitivas ajudam em 4 funções do aprendizado: buscar informações, apresentar informações, organizar as informações e conhecimento, integrar conhecimento;
- Qualquer ferramenta precisa ser instrumentaliza para se adaptar à pessoa e ao ambiente, em 2 passos: 1) adaptação de ferramenta ao ambiente de tarefa que irá ser utilizada e 2) cultivo de práticas pessoais deliberadas para usar a ferramenta de forma produtiva.

Palavras chaves sobre ferramentas cognitivas – cognição, aprendizado, processos cognitivos, atenção, observação, percepção, interpretação, organização, categorização, memorização; aprendizagem cognitiva, ferramentas cognitiva, ferramenta mental, buscar, apresentar, organizar, integrar informações e conhecimento.

Teste seu Conhecimento sobre Ferramentas Cognitivas
- Use as palavras chave acima e relembre o que você leu nesse bloco de aprendizado.
- O que é cognição?
- Qual a relação entre cognição e aprendizado?
- Quais são os principais processos cognitivos?
- O que significa atenção?
- O que significa observação?
- O que é percepção?
- O que é interpretação?
- O que significa organização?
- O que é memorizar?
- O que é aprendizagem cognitiva?
- Qual o objetivo da aprendizagem cognitiva?
- O que são ferramentas cognitivas?
- Quais os benefícios das ferramentas cognitivas?
- Quais as 4 principais funções das ferramentas cognitivas?
- O que é instrumentação cognitiva? Quais são as suas etapas?
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