Cognição ´é um conjunto de funções cerebrais para aquisição e compreensão do conhecimento … como atenção, pensamento, linguagem, percepção, memória, que fazem parte do desenvolvimento intelectual.
- As funções cognitivas são habilidades fundamentais que sustentam todos os processos para aquisição e desenvolvimento de conhecimento, inteligência, habilidade, comportamento e criatividade e são desenvolvidas durante toda a vida.
- A educação tradicional ensina pouco sobre cognição, como aprender a aprender e como podemos nos tornar autodidata.
- O objetivo deste bloco de informação é trabalhar nessa lacuna e servir como uma ferramenta para explicar, construir, entender, compreender e aprender a usar seu sistema cognitivo com mais eficiência.
Processos Cognitivos
Processos Cognitivos são grupamentos de funções mentais – atenção, pensar, memorizar, perceber, comunicar, aprender interpretar, organizar, categorizar, generalizar, aprender, etc, que compõem o sistema cognitivo ou simplesmente cognição … trabalham de forma combinada e sinérgica, num sistema de tradeoffs (compromissos e compensações) de recursos.
Veja na sequência descrições sumárias sobre as principais finções cognitivas.
Atenção
Atenção – é uma função cognitiva para “controlar” e suportar todas as outras funções cognitivas … permite filtrar e selecionar um aspecto discreto de informações dentre um grande número de informações perceptíveis e irrelevantes que chegam aos nossos 5 sentidos e controlar a energia, que é “limitada”, para operar as outras funções cognitivas.
- A atenção é uma função cognitiva de tomada de decisão, que você usa o tempo todo para selecionar um dentre muitos estímulos e pensamentos e lidar de forma eficaz.
- É o primeiro passo no processo de aprendizagem e execução de outras funções cognitivas.
- É a atenção concentrada que permite perceber, entender, compreender, aprender ou lembrar.
- É um recurso limitado … pesquisas mostram que conseguimos dar atenção a 3 coisas simultaneamente e apenas 1 tarefa complexa por vez.
- Pode ser segmentada e analisada em “estados de atenção” que precisam ser conhecidos, compreendidos e controlados.
- O controle da atenção, ou “autocontrole“, é um pilar da inteligência emocional … permite , criar e mudar crenças e valores, pensamentos e comportamentos de forma deliberada.
- Existem vários tipos de atenção, como prontidão (disposição), atenção seletiva, atenção alternada e atenção dividida (multitarefa).
- O estudo sobre o controle da atenção e percepção dos consumidores é de interesse da psicologia, educação e aprendizagem, marketing e gestão empresarial.
O método mais efetivo (eficaz + eficiente) para desenvolver e controlar a atenção é usar “quaisquer” ferramentas físicas e mentais para o desenvolvimento das outras funções cognitivas, já que a atenção está presente em tudo.
Saiba mais. Atenção, Tipos de Atenção, Educação e Aprendizagem.
Pensamento
O pensamento é uma função cognitiva que é conceituada como “fluxo de ideias e associações sobre si, outras pessoas ou ambientes”, permite racionalizar ou seja, obter conclusões lógicas verdadeiras, desenvolver argumentos, resolver problemas … é fundamental para todos os processos cognitivos e existem várias formas de pensar para tratar diferentes situações e objetivos.
- Pensar é existir … permite entender, interpretar, representar, modelar o mundo, fazer previsões.
- O pensamento trabalha de forma combinada ou “formatada”, “amarrada”, com outras funções cognitivas.
- Pensar depende da linguagem para a sua simbolização e acionamento, para atenção para o controle e recursos cognitivos (capacidade e desempenho), percepção para interagir e interpretar o ambiente via múltiplos sentidos, memória para o pensamento possa ser guardado e relembrado e também do método de aprender
- Observar que s vários tipos de pensamento têm um padrão geral cuja a especificidade, controle e ajustes devem ser desenvolvidos pela pessoa com a empresa de forma dual, sob análise do melhor mix para as várias situações, ao longo do tempo.
- O pensar tem características individuais e para mudar o pensamento é necessário mudar crenças e valores.
Pensamento Empresarial
O conceito de pensar e a forma de fazê- lo na perspectiva da empresa, passa necessáriamente por gestão, ou melhor, entender o que é gestão e prticá-la.
Aprender sistematicamente, como gerenciar de recursos e processos.
Existem várias formas de pensar ou modelar a gestão na empresa.
Veja um modelo de gestão configurado em 10 componentes – propósito, objetivo, análise, metas, estratégias, plano, execução, controle de desempenho e ajustes e no centro o espaço para configurar os indicadores de desempenho, cognitivos e emocionais chave e prioritários, do modelo de negócio da empresa.
Separar o processo (atividades e tarefas) do produto (alvo da gestão), olhar ou observar em várias perspectivas e características duais e registrar, para depois scolher àquelas mais adequadas para a visão corrente e futura percebida, analisada, enumerada e prevista.
- Desenvolver o pensamento empresarial e inteligência competitiva depende dao desenvolvimento da máquina humana em conjunção com a tecnologia, ferramentas cognitivas e empresariais, atreladas.
- Pensar em gestão é transformar conhecimento comum em conhecimento científico.
Saiba mais. Pensamento Focado e Difuso.
Percepção – organizar e interpretar estímulos recebidos pelos cinco sentidos e identificar objetos e acontecimentos… é moldada pelo aprendizado , memória , expectativa e atenção do receptor … a percepção tem efeito direto no comportamento
Linguagem
Usamos a linguagem expressiva ou receptiva, quando falamos e escrevemos ou quando lemos e ouvimos, respectivamente.
- A linguagem afeta a capacidade de comunicação, armazenamento de informações verbais e escritas, compreensão e manutenção de relacionamentos com os outros.
- Todas as pessoas e empresas se beneficiarão em virtude do ensino sistemático, cumulativo e explícito da leitura e escrita.
- A melhoria da linguagem receptiva, ler e ouvir, podem ser alcançadas com: 1) palestras curtas e altamente estruturadas, 2) discussão em grupo curta, com pausas frequentes e 3) repetição de instruções orais ou escritas.
- A leitura ativa é uma ferramenta que aumenta a capacidade e compreensão da leitura e usa várias ferramentas de leitura e escrita.
- Ampliar as formas de falar, escrever, ouvir, ler, aumenta a nossa capacidade de conexão e comunicação com o mundo, com negócios, família e com as pessoas que circundam a sua vida.
- O uso de comunicação visual, como fotos, vídeos, mapas mentais, mapas conceituais, … para reforçar a comunicação é útil para todos e, especialmente, para pessoas com desafios de linguagem expressiva ou receptiva.
Todas as pessoas se beneficiam do ensino sistemático, cumulativo e explícito de leitura e escrita … desafie você mesmo a inventar maneiras de comunicar imagens, recursos visuais, histórias, ganchos e gatilhos mentais, música, dança, movimentos … dessa forma, a memória de conceitos-chave irá aumentar e você cada vez mais atrairá a atenção das pessoas …
Memória
Memória é a função cognitiva para o cérebro receber, usar, armazenar e recuperar os vários tipos de informações.
- A memória de curto prazo usamos para lembrar um número apenas o tempo suficiente para escrevê-lo ou discá-lo.
- A memória de trabalho usamos para manter informações durante a execução de uma tarefa.
- A memória de longo prazo guarda informações importantes a serem recuperadas oportunamente.
- Quando entendemos algo, isso não garante que tenhamos memorizado ou aprendido.
- O aprendizado é a melhor forma de memorização e vem com a repetição.
- Entender é diferentes de memorizar ou aprender. Por exemplo, você pode entender a resolução de um problema, mas isso não garante que você conseguirá resolver um problema similar depois, já que não deu tempo de fixar as conexões neurais …
- Significação. Para aumentar a capacidade de memorização devemos associar um conhecimento novo ao conhecimento antigo; isso é chamado de significação.
- Estratégias de Memorização. Adicionalmente à significação, estratégias efetivas para aumentar a memorização combinam repetição, emoção, leitura ativa, escrita e imagens, que usam os vários sentidos humanos de forma sinérgica.
Observar – é a aquisição ativa de informações de uma fonte primária … direcionar a atenção para algo específico, com o intuito de posteriormente julgar, analisar ou investigar … perceber, ver e não interpretar.
Interpretar – atribuir valor, significação; determinar o sentido de um texto ou evento; explicar o que é obscuro.
Organização é a função cognitiva para grupar, estruturar, classificar, ordenar informações em categorias ou blocos de informação na memoria de longo prazo e aumentar o desempenho das outras funções cognitivas como atenção, memória, pensamento, aprendizagem , comunicação.
- Criar pontos de referência conhecidos para serem a base indexação, comparação, avaliação.
- A classificação da informação em uma estrutura pré-estabelecida torna mais fácil e rápido acessar, refletir e decidir sobre cada evento a cada vez que o que encontrarmos.
- Classificar conceitos novos em separado e depois integrá-lo em um grupo já existente ou criar uma categoria nova ou subcategorias, e assim por diante.
- Manter a estrutura de dados, informação e conhecimento clara é acessível para você e para a equipe e empresa.
- Seguir políticas de segurança da informação da empresa e classificar as informações e conhecimento segundo esse critério para controle de acesso, autorização.
Categorizar – reconhecer, diferenciar, classificar e compreender as coisas.
Generalizar – rotular um conceito a partir de suas características fundamentais e reconhecidas … reunir numa classe geral um conjunto de coisas similares.
Uma interrupção ou mal funcionamento dos processos cognitivos causa problemas comportamentais nos indivíduos e a chave para tratar esses problemas está na alteração do processo interrompido.
Aprendizagem envolve o processo de aquisição de conhecimento por meio da experiência, estudo ou ensino … depende das funções cognitivas que são influenciados por fatores internos e externos ao indivíduo para produzir aprendizado.
Conclusão sobre Cognição e Aprendizagem
- A cognição é o processo de aquisição de conhecimento através do pensamento, experiência e sentidos, envolve linguagem, percepção, memória, o raciocínio, que fazem parte do desenvolvimento intelectual.
- Aprendizagem envolve a aquisição de conhecimento por meio da experiência, estudo ou ensino … o aprendizado depende de vários processos cognitivos que são influenciados por fatores internos e externos ao indivíduo para produzir aprendizado.
- Você pode aumentar substancialmente o desempenho dos seus processos cognitivos e de aprendizado via “aprendizagem cognitiva”, baseada em ferramentas mentais para incentivar e ajudar você a Aprender a Aprender.
- O primeiro passo é se conscientizar dos principais processos cognitivos que são: atenção, observação, percepção, interpretação, organização, categorização, memorização e qual o papel de cada um.
- O segundo passo é usar ferramentas cognitivas ou mentais, para aumentar o desempenho desses processos cognitivos; ajudar a pensar de forma mais “significativa”, ou seja construir o novo conhecimento conectado com o conhecimento corrente; perceber essas novas conexões e assumir a propriedade do seu conhecimento.
- As ferramentas cognitivas são artefatos, instrumentos ou métodos para aumentar a eficiência dos processos cognitivos e de aprendizagem.
- Existem muitas ferramentas mentais, tais como check list, palavras chave, conceitos, formulação de problemas com solução, perguntas, contar histórias, fórmulas, siglas, mapas, gráficos, imagens, e assim por diante; cada qual mais apropriada para determinadas situações de aprendizado.
- O uso de ferramentas apresenta vários benefícios: focar no processo de aprendizado, representar e registrar o seu conhecimento, suportar reflexões profundas, aprender ativamente, prover cenários guiados, facilitar o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem.
- Funcionalmente falando, as ferramentas cognitivas ajudam em 4 funções do aprendizado: buscar informações, apresentar informações, organizar as informações e conhecimento, integrar conhecimento;
- Qualquer ferramenta precisa ser instrumentaliza para se adaptar à pessoa e ao ambiente, em 2 passos: 1) adaptação de ferramenta ao ambiente de tarefa que irá ser utilizada e 2) cultivo de práticas pessoais deliberadas para usar a ferramenta de forma produtiva.
Palavras chaves sobre ferramentas cognitivas – cognição, aprendizado, processos cognitivos, atenção, observação, percepção, interpretação, organização, categorização, memorização; aprendizagem cognitiva, ferramentas cognitiva, ferramenta mental, buscar, apresentar, organizar, integrar informações e conhecimento.
Teste seu Conhecimento sobre Ferramentas Cognitivas
- Use as palavras chave acima e relembre o que você leu nesse bloco de aprendizado.
- O que é cognição?
- Qual a relação entre cognição e aprendizado?
- Quais são os principais processos cognitivos?
- O que significa atenção?
- O que significa observação?
- O que é percepção?
- O que é interpretação?
- O que significa organização?
- O que é memorizar?
- O que é aprendizagem cognitiva?
- Qual o objetivo da aprendizagem cognitiva?
- O que são ferramentas cognitivas?
- Quais os benefícios das ferramentas cognitivas?
- Quais as 4 principais funções das ferramentas cognitivas?
- O que é instrumentação cognitiva? Quais são as suas etapas?
–
Saiba mais. Processo Educacional, Aprender a Aprender, Check List para Aprender a Aprender, Pensamento Focado x Difuso, Construção de Blocos de Informação, Ferramentas Cognitivas, Memórias de Trabalho e de Longo Prazo, Gerenciamento do Tempo de Aprendizado, Sono – o grande aliado do aprendizado, Como se tornar um especialista, Aprendizado Construtivista, Como se tornar mais inteligente, Conceitos, Definições e Palavras Chaves, Perguntas, Check list (CL), Check list – 5W2H, Mapa Mental, Mapa Conceitual, Mapas Conceituais e Ferramentas