Marketing de Conteúdo é um componente fundamental do marketing digital.
Faz parte de um sistema integrado de marketing.
A figura descreve a ferramenta conhecida “funil de marketing digital” (um exemplo de configuração).
É um sistema de gestão de relacionamento (1) com o mercado.
Inclui um pacote de marketing contendo de blogs, posts, vídeos, podcasts, histórias, estudos de casos, pesquisas primárias e secundária, páginas de site da empresa, redes sociais, campanhas de marketing, e-mails, SEO – estratégia de explorar motores de busca na internet …
Usa ferramentas digitais para viabilizar a transformação digital e uso de novas tecnologias, como Internet, mobilidade, cloud computing, SDN – soft design networks, inteligência artificial, comunicação unificada, sistemas de posicionamento, modelos de negócio colaborativo em rede.
Conteúdos digitais fazem as pessoas e motores de busca na internet e redes sociais, acharem seu site e ofertas e revelar necessidades, problemas, desejos latentes (adormecidos) ou ativos que podem ser resolvidos.
O marketing de conteúdo inclui primeiramente um plano do que o conteúdo irá produzir, para qual audiência e qual o propósito.
Conteúdos digitais buscam antecipar as necessidades e problemas dos potenciais clientes, despertar a atenção, interesse, desejo e ação de compra (efeito AIDA).
O funil de marketing digital é uma ferramenta muito utilizada para segmentar o público alvo, de acordo com o nível de relacionamento e automatizar a interação, informar, engajar, conectar, converter vendas de entrada, baixo risco, custo influenciar a jornada de compra, avaliar o desempenho de conteúdos e avaliar o desempenho do marketing de conteúdo.
Saiba mais.
- Blogs e Posts de Sucesso.
- Comportamento de Compra
- Campanhas do Marketing Digital.
- Estratégias SEO.
- Escrita Ativa.
- Funil de Marketing.
- Avatares ou clientes digitais
- Gatilhos Mentais para a Compra.
- Contação de Histórias de Sucesso.
- Leitura Ativa.
- Marketing Digital.
- Conscientização de Necessidades
- Objetivo SMART.
- Ofertas de Marketing.
- Ofertas do Marketing Digital.
- O Poder dos Títulos.
- Pesquisa e Motores de Busca.
- Palavras Chave.
- Método AIDA.
Conteúdos para Conscientizar … Topo do Funil de Marketing
O objetivo principal do topo do funil de marketing digital é conscientizar os potenciais clientes dos problemas e as suas soluçõe, numa sequência lógica de interações e diferentes tipos de ofertas
- Aumentar a conscientização da sua marca.
- Informar necessidades, problemas, desejos e soluções que as suas ofertas e empresa resolvem.
- Engajar clientes e potenciais compradores em comunidades e jornadas de compra.
Atualizações nas Mídias Sociais.
- Aumentar a conscientização da marca e compartilhar a visão da empresa.
- Interagir e segmentar o público alvo, de acordo com o interesse e tráfego, demonstrados.
- Compartilhar informações em tempo real e ganhar vantagem
- Criar comunidades, reunindo “personas ideais” para o consumo de suas ofertas, produtos, serviços e soluções.
- Medir o desempenho de campanhas, de forma rápida e objetiva, e em tempo real, pela associação de mídias sociais, lande pages, tráfego e conversões.
- Chamar a atenção.
- Criar conexões e gatilhos emocionais.
- Contextualizar ambientes e situações.
- Criar imagens memoráveis.
- Representar “mais do que mil palavras”.
Revistas e Livros Digitais
- Leves e portáteis.
- Facilmente acessados por smartphones, tablets e notebooks.
- Retificáveis e atualizáveis.
- Desenvolvimento e Entrega rápidos.
- Baixo custo.
- Sem custos de transporte.
- Conteúdo multimídia … slideshows , lightboxes, gráficos, fotos, mapas, etc
Podcasts
- Acrescentar uma forma diferente e conveniente para distribuir conteúdos e emoções.
- Permitir consumo de conteúdo em movimento, quando da ida para o trabalho ou em qualquer momento que seja conveniente.
- São muito usados para chamar atenção …
- Resumir e prover dicas sobre temas que poderão ser combinados ou detalhados por conteúdos escritos, imagens e fotografias.
Pesquisas Primárias – são pesquisas que você mesmo coleta via entrevistas qualitativas e quantitativas e poupa o tempo de outras pessoas de fazerem as suas próprias pesquisas primárias.
Não finalizar seus esforços no topo do funil de marketing … é necessário mais esforço … mover os potenciais clientes para o meio do funil de marketing … para o estágio de “avaliação de alternativas de solução”.
O objetivo principal do topo do funil de marketing é conscientizar os potenciais clientes dos problemas e as suas soluções.
Saiba mais.
Conteúdos para Avaliar Alternativas
O marketing digital utiliza, no “meio do funil”, conteúdos gratuitos para incentivar prospects a informar seus contatos via “ofertas vinculadas” e com isso, transformá-los em “leads”.
- Oferta de entrada vinculada é uma porção da sua “oferta núcleo” que resolve um problema específico para um mercado específico.
- De uma forma geral, podemos segmentar as ofertas vinculadas em dois grandes grupos: recursos educacionais e ferramentas.
- Recursos educacionais são relatórios gratuitos, “white papers”, pesquisas primárias, seminários web e materiais de venda; são mais específicos e educam o consumidor um tópico particular relacionado a 1) sua marca, 2) necessidades e desejos que a sua solução resolve, 3) características e benefícios das suas soluções, 4) como avaliar e escolher alternativas de solução, 5) como usar melhor a solução; são exemplos desse tipo de conteúdo, estudos de casos e solução de problemas incluindo seus produtos e serviços, boas praticas,
- Ferramentas de marketing são mecanismos que ajudam o potencial comprador a “aprender a aprender“, desenvolver o conhecimento e habilidades específicas, com eficiência, tais como:
- Guias rápidos sobre o uso de produtos e serviços das suas ofertas
- Lista de recursos
- Formulários
- Software
- Avaliações
- Testes e Diagnósticos de Conhecimento
Ferramentas têm a vantagem de além de educar, economizar tempo, facilitar a leitura, contribuir para o aprendizado autónomo, facilitar o processo de mudança.
O objetivo do conteúdo que você usa no meio do funil é converter “prospects” (pessoas não conscientes dos problemas e soluções) em “leads” (pessoas que autorizam contatos) e estabelecer uma via de mão dupla de informações e valor.
Conteúdos para Converter Vendas
O marketing digital utiliza o fundo do funil para distribuir conteúdos para estimular a compra, a frequência e o aumento do ticket de venda.
Veja alguns tipos de ofertas que funcionam bem neste estágio do funil de marketing …
- Demonstrações. Uma imagem e descrição podem não ser suficientes para a maioria dos potenciais compradores tomar uma decisão de compra; uma demonstração pode quebrar essa barreira e ajudar o potencial comprador com este tipo de problema; uma demonstração mostra o produto ou serviço em ação e possibilita que o potencial comprador veja como eles funcionam. Diante disso, encontre uma forma de fazer isso, ou via vídeo, seminários via web, e assim por diante.
- Histórias de clientes. São histórias ou testemunhos de clientes que usaram a sua oferta com sucesso; esse tipo de história é adequada no último estágio do funil para contar como um clientes com o mesmo tipo de problemas, que julgamos que ele tenha, resolveram seus com uso da sua oferta e têm um forte efeito na tomada de decisão de compra.
- Comparações. Quando uma pessoa está no último estágio do funil de vendas ela procura debater sobre produtos e serviços similares e fazer comparações para a tomada de decisão. Conteúdos dessa natureza respondem perguntas e sugerem atributos de valor ou critérios de decisão que reforçam a sua oferta e diferencia de alternativas concorrentes – ajuda a tomada de decisão.
No estágio de conversão do funil de vendas você busca converter leads em clientes ou clientes em clientes com alto ticket de vendas.
Conteúdos e Geração de Tráfego
Qual a relação entre desenvolvimento de conteúdo e geração de tráfego?
- Conteúdo é um componente importante para geração de tráfego.
- É necessário desenvolver conteúdos valiosos para convencer potenciais compradores a visitarem o seu site e terem uma boa experiência.
- O processo para distribuir conteúdo e gerar tráfego (e-mail marketing, pesquisa, mídia social, e tráfego pago) para ele é tão importante quanto os processos de criação de conteúdo.
- A pergunta a ser feita é: como os métodos de geração de tráfego interagem com os conteúdos que você produz?
Como gerar tráfego para o seu site via e-mail?
E-mail ainda é o melhor método para fazer ofertas e encaminhar mais conteúdo, logo a manutenção de listas de e-mail é uma tarefa de missão crítica na estratégia de conteúdo; após produzir um recurso de conteúdo, tal como um post de blog, ou um podcast, use a sua lista de e-mail para gerar tráfego para esse conteúdo. Veja um resumo de passos para desenvolver e-mails geradores de tráfego:
- Passo 1: Assunto – Geralmente o assunto é o mesmo do título do conteúdo, mas existem outras estratégias para nomear o assunto do e-mail, como gerar a percepção de urgência “Últimas notícias …”, ou despertar a curiosidade na linha de assunto como: ”Saiba o porquê isso acontece …”
- Passo 2: Introdução – Abra o seu e-mail com uma introdução curta e impactante que puxa a pessoa para o corpo principal do seu e-mail.
- Passo 3: Corpo principal do e-mail – Descreva o que ele pode esperar do conteúdo; explique a relevância do e-mail para o leitor e o que ele ganhará com isso (os benefícios).
- Passo 4. Parte final do e-mail – Inclua uma chamada para uma ação que instrua o leitor clicar no hiperlink para seu conteúdo. Use mais de uma chamada para tornar os hiperlinks convenientes.
Como gerar tráfego para o seu site via pesquisa de marketing?
- Motores de busca, tal como o Google e Bing, são importantes canais de distribuição de conteúdo para alavancagem.
- Quando os potenciais clientes alcançam o seu site via uma pesquisa na internet, sem selecionar um anúncio, eles estão utilizando uma pesquisa de marketing.
- Trata-se de um tráfego não pago e gerado naturalmente pelos usuários.
- Se você criar conteúdo interessante você será contemplado pelas pesquisas do Google e outros motores de busca e gerará tráfego para o seu site!
Como gerar tráfego para o seu site via mídias sociais
- Após criar a sua porção de conteúdo, use as plataformas de mídia social que o seu negócio participa para gerar tráfego para esse conteúdo.
- Esse tipo de tráfego pode tomar várias formas nas diferentes mídias como Twitter, Facebook ou LinkedIn.
- Isto atualiza anúncios de novos conteúdos e fornece um hiperlink para eles.
- Quando você escreve textos para uma mídia social, o posicionamento da sua marca determinará como você anunciará esse novo conteúdo.
Geração de tráfego para o seu site via anúncios pagos
- Como o nome sugere, tráfego pago são anúncios que promovem seu conteúdo e ajudam seu conteúdo a ganhar alcance e exposição.
- Podem ser feitos em várias plataformas, incluindo motores de busca e mídias sociais.
- Podem ser altamente efetivos para a geração de potenciais compradores já que ajudam na segmentação dos visitantes e facilitam o “retargueting”.
Bons conteúdos geram tráfego para o seu site e devem ser combinados com e-mail, pesquisas de marketing via Internet, mídias sociais e anúncios pagos
Criação e promoção de conteúdo
Agora que esses dois tipos de marketing foram explicados, a seguir estão algumas dicas de como criar e promover conteúdo para cada um.
- O conteúdo transacional geralmente funciona como uma amostra do principal produto ou serviço vendido. Por exemplo, se você vende um tipo de curso de e-learning, postagens de blog ou vídeos ensinando algumas das soluções e ideias contidas em seu curso irão atrair as pessoas a considerar o pacote completo.
- O conteúdo de relacionamento é apenas para ajudar as pessoas, o que significa que o resultado pretendido deve ser ser compartilhado online, ajudando assim mais pessoas. Infográficos e outros conteúdos visuais, porém informativos, são altamente eficazes para esse tipo de objetivo.
- Quaisquer que sejam os tipos de conteúdo que você criar para marketing transacional e de relacionamento, crie-os para serem atraentes nas mídias sociais, pois essa plataforma é a arena principal onde eles irão atrair a atenção. A otimização de SEO para seu próprio site é ótima, mas o SEO moderno é fortemente impactado por compartilhamentos sociais e outros sinais de envolvimento.
É aconselhável começar cedo e desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo equilibrada, projetada para incentivar as transações iniciais e construir relacionamentos para maiores retornos futuros do investimento. Esse plano aumentará sua visibilidade sem deixá-lo completamente sem receita. Obviamente, nem todas as empresas estão equipadas para lidar com ambos com eficiência desde o início. Considere o uso de especialistas fora de sua própria equipe para preencher suas deficiências atuais ou lacunas de conhecimento. O que quer que você decida, continue, sempre melhore e nunca desista.