A gestão do relacionamento empresarial desempenha um papel crucial e estrutural na empresa.
É uma área de interesse pertencente a todos … gerentes, equipes e indivíduos.
É um campo normalmente tratado pela área Recursos Humanos (RH) ou profissionais e empresas especializados.
Visa o fortalecimento de relações entre as pessoas na empresa:
- União … conformidade, aliança, adesão, contato, conexão.
- Ajuda … formar e incentivar facilitadores para orientar uso de ferramentas de trabalho, nova habilidades ou explicar nova tarefas.
- Conexões emocionais … buscar construir conexões mais fortes no “ambiente de tarefa”, atráves de comunicação e gestão de propósitivos e objetivos comuns.
- Comportamento … focar no controle do comportamento, assertividade, proatividade e consultividade.
- Comunicação e Interações … sistematizar interações, relacionamentos e conexões entre indivíduos, hierarquias, cadeia de valor, clientes e não clientes.
- Conflitos … explicar a natureza dos conflitos, reforçar a comunicação positiva, comunicar valores e importâncias, estabelecer regras de comportamento, etiquetas e resolução de problemas, ensinar o pensamento dialético, usar planos de referência a serem acionados em situações de sobrecarga ou ociosidade, tirar lições dos conlitos,
- manter atitude calma e tranquila
- Gerar informações, regras claras, procedimentos, resultados, relatórios, planos de ação, responsabilidades.
- Manter rotinas diárias e horários habiltuais
- Confiança: Conforme você passa a conhecer os membros da sua equipe, todos vocês podem aprender a confiar uns nos outros. Isso significa manter suas promessas e entregar resultados.
- Desculpas … pedir e aceitar desculpas, reconhecer mal comportamento, conversar e fazer as pazes.
- Diálogo … conversar, trocar, mostrar interesse e confiança paraevitar e resolver conflitos.
- Equilíbrio … ensinar equilibrar o trabalho, lazer, descontração.
- Ética e intensões … desenvolver o comportamento éticopromover conjunto de valores morais e princípios que regem a conduta empresarial.
- Espaço … manter a individualiade de cada um.
- Exercício Físico … manter a saúde física e psicológica, criar escapes para a tensão diária do trabalho.
- Escuta ativa … exercitar e fazer cumprir (disciplinar) nas reunões e trabalhos em equipe.
- Empatia: Entender o que os membros da sua equipe estão vivenciando pode ajudar você a ser mais empático. Mostrar que você se importa com os desafios pessoais deles pode ajudar você a se conectar.
- Inclusão: Uma equipe bem-sucedida inclui funcionários com diferentes conjuntos de habilidades e origens. Ao abraçar as diferenças, vocês podem aprender muito uns com os outros.
- Intervenção … gerentes e líderes devem mediar a gestão do relacionamento e possíveis conflitos na equipe, quando assumem escala, observar regras de conduta e formas de solução.
- Informação … garantir que todos recebam informações precisas e em tempo hábil, para reduzir incertezas, aumentar confiança na tomada de decisão.
- Juízo de valor … evitar expressões desagradáveis e ofensivas e ser construtivo.
- Lições aprendidas … comunicar conhecimentos e comportamentos adquirido por meio da experiência a serem reutilizados.
- Liderança: Liderança eficaz é uma parte essencial da criação de uma equipe poderosa. Quando você tem um gerente ou líder de equipe que pode encorajar e inspirar outros, toda a equipe pode se beneficiar.
- Necessidades … identificar as necessidades de todos indivíduos e menbros de equipe da empresa.
- Organização … definir e gerenciar escalas de rotinas diária, estrutura, hierarquia, responsabilidades, deveres e direitos.
- Objetividade … evitar subjetivismo, minimizar vieses ou preconceitos, ser prático e agir rapidamente, visando resultados.
- Pertencimento … perceber e sentir como parte de um um time, de uma força de trabalho e cadeia de valor
- Produtividade … conscientiza sobre eficiência econômica da empresa (produção / custo)
- Proposta de Vallor … promover os valores e importâncias da empresa e da marca.
- Rotatividade … reduzir taxas de rotatividade.
- Talentos … atrair e manter.
- Trabalho colaborativo… trabalhar em equipe e em rede.
- Trabalhar em time … desenvolver planos em equipe, seguir o lema: “um por todos e todos por um”
- Trabalhar em rede … participar, colaborar,, conectar profissionais e empresas por redes corporativas e sociais.
- Política … informar diretrizes da empresa, boas práticas, mudanças nas expectativas de desempenho.
- Problemas menores se transformem em problemas maiores.
- Suporte: apoiar e nutrir uns aos outros, incentivar desafios e celebrar o sucesso.
- Negociação … substituir adversários por parceiros para a solução do problema.
- Clarificar Problemas … não partir do princípio que o outro sabe ou pensa ou sente sobre uma situação, deixar claro o que você quer e entende.

Este check list de gestão de relacionamento é um conjunto de indicadores qualitativos de relacionamento.
São pontos de observação e de mudança, que influenciam direta ou indiretamente em todos os indicadores quantitativos (KPIs – key performance indicators) frequentemente utilizados nas empresas.
A gestão do relacionamento tem efeitos na receita, custo, lucro, margem, produção, produtividade, retorno do investimento, dentre outros.
Tem um forte efeito subjacente, vem de baixo, é formado em camadas, não se manifesta claramente, ficao encoberto ou implícito.
Seus indicadores qualitativos, são preditores de desempenho e usados para alinhamento e sincronismo empresarial e ajustes de KPIs.
São muito importantes para examinar o desempenho humano e se preparar, monitorar e controlar mudanças.
As relações humanas influenciam a dinâmica geral da empresa.
Priorizar relações humanas fortes, cria um ambiente de trabalho positivo.
Aumenta o engajamento dos funcionários e impulsiona a produtividade.
O foco é construir base para um ambiente de trabalho harmonioso e próspero.
Abraçar e nutrir relacionamentos positivos entre funcionários, gerência e partes interessadas.
Contribuir para o sucesso de longo prazo da organização (que sempre deve ser comunicado e ressaltado) de várias formas no processo de gestão.
A gestão de relações humanas molda a maneira como os funcionários e líderes se sentem uns com os outros, interagem e resolvem problemas.
Se relaciona a sistemas de contratação, avaliações, saídas e treinamento contínuo.
Algumas empresas contratam indivíduos ou equipes que são responsáveis pelas relações humanas no local de trabalho, enquanto outras consideram isso uma responsabilidade do departamento de recursos humanos.
ajudar a recrutar e reter funcionários de qualidade, entregar seus salários e benefícios de forma simplificada e apoiar seu tratamento justo e equitativo.
funcionários existentes recebam o treinamento necessário para desempenhar suas funções de trabalho com sucesso. Isso pode ajudar a garantir que os funcionários se sintam capazes e bem-sucedidos no trabalho.
pode aumentar o engajamento dos funcionários e levar a maiores taxas de produtividade.
podem estar mais dispostos a assumir riscos criativos e inovar. Ter uma força de trabalho mais capacitada pode ajudar uma organização a desenvolver uma vantagem competitiva em seu setor. Inovação e criatividade também podem aumentar a receita e o lucro, fornecendo novas maneiras de abordar desafios, aumentando a produtividade e reduzindo custos. Empregadores que apoiam a criatividade e a inovação também podem atrair e reter os melhores talentos devido ao ambiente de trabalho positivo.
Delegue tarefas de forma eficaz
Celebrar os sucessos
Estabeleça uma comunicação aberta
Incentive o compartilhamento de ideias
Crie metas SMART
Atividades opcionais
Indicadores