Blog é umas das ferramentas mais versáteis e poderosas do marketing digital

  • É um componente do marketing digital para conquistar potenciais clientes e clientes em estágios.
  • Disponibiliza gratuitamente conteúdos digitais.
  • Conscientiza o mercado sobre necessidades e problemas que a sua empresa pode resolver.
  • Existem vários tipos de conteúdo, como texto, gráfico, imagem, áudio e vídeo.

Blog e Negócios On Line

Fazer negócios online é diferente de fazer negócios de forma pessoal ou ao telefone … é necessário desenvolver a confiança e aumentar a percepção de valor para construir relacionamentos.

O papel do BLOG no Marketing Digital e CONSCIENTIZAR e ENGAJAR o público alvo com informações sobre situações problemas e soluções que a sua empresa pode resolver.

  • De uma forma geral os potenciais clientes não têm informações sobre você.
  • É como uma via de mão dupla e você deve fornecer valor primeiro.
  • Isso pode ser feito a custo baixo, via um post do seu blog para ajudar as pessoa a resolver um problema, de forma gratuita.


Check List – Como desenvolver um Blog de sucesso.


Veja a seguir boas práticas para desenvolver boas ideias e propagar a sua marca via blogs:

  • Focar nos Avatares, Para fazer perguntas e gerar ideias para os conteúdos.
    • Objetivos e valores dos potenciais compradores.
    • Necessidades e Problemas.
    • Fontes de informações que usam.
    • Perfil demográfico,
    • Objeções
  • Propor Navegação simples
    • O seu blog deve ser simples de navegar.
    • Conter categorias de conteúdos.
    • Apresentar recurso de pesquisa para encontrar rapidamente uma postagem.
    • Apresentar recurso de compartilhamento de mídias.
  • Usar a ferramenta de média social 
    • Tomar como exemplo a ferramenta digital Buzzsumo para identificar fontes, influenciadores, palavras chave e interesses do mercado.
    • Descobrir qual conteúdo é popular por tópico ou em qualquer site.
    • Reunir informações sobre quais tópicos estão ganhando mais atenção. 
    • Identificar onde certos tópicos estão sendo discutidos e quanta atenção esses tópicos estão recebendo.
    • Identificar influenciadores para promover seus conteúdos; palavras chave e frases.
    • Ajustar o tipo de conteúdo.
    • Encontrar tipos de conteúdo e ranking de popularidade;
  • Monitorar os seus dados.
    • Uma boa ferramenta é o Google Analytics para monitorar dados do seu site.
    • Saber quais os conteúdos são de maior desempenho e onde investir no futuro.
    • Quais posts recebem mais atenção da sua audiência e de onde o tráfego é originado.
    • Usar “social sharing buttons” (botões de compartilhamento social;
  • Estabelecer segmentos de conteúdo
    • Criar uma estrutura previsível de conteúdo que você publica no seu site.
    • A abordagem de conteúdo segmentado é utilizada pelo rádio, televisão e jornais há décadas, onde você sabe onde encontrar as informações que você deseja, tal como Editorial, segmento economia, segmentos da indústria, lazer, e assim por diante.
  • Achar desenvolvedores de conteúdo.
    • [seu tópico de blog] blog
    • [seu tópico de blog] blogger
    • [seu tópico de blog] autor
    • [seu tópico de blog] autor

Posts

  • Um Post, é um tipo de texto ou conteúdo digital postado numa página da Internet, seja na mídia social, num blog, dentre outros.
  • Posts de blogs são usados no marketing digital para fazer ofertas de entrada e aumentar conscientização do mercado alvo sobre produtos, serviços e empresas.
  • Podem ser de vários tipos – texto, podcast, imagem, vídeo, ou uma combinação desses tipos.
  • Após produzir um post de blog, uma ação de marketing é gerar uma lista de e-mail para gerar tráfego para esse conteúdo.

-Como

Texto ou um Post é a manifestação linguística das ideias de um autor, que serão interpretadas pelo leitor de acordo com seus conhecimentos linguísticos e culturais.

Como fazer um Post?


Check List – Como fazer um Post


  1. Definir um título excepcional, explorando …
    • Curiosidade
    • Urgência
    • Escassez
    • Aviso
    • Histórias
    • Novidades
  2. Incluir uma forte introdução, com as seguintes características:
    • Focar no perfil do avatar (leitor) – valores, crenças, demografia, desafios, obstáculos e possíveis objeções.
    • Contextualizar. Indique o caminho que você pretende seguir ao longo do texto.
    • Trazer informação relevante para o seu leitor para ele não ir embora.
    • Despertar a curiosidade e fazer uma pergunta ou promessa que deve ser respondida ou cumprida no texto.
    • Ser breve e o mais sucinto possível.
    • Revelar os benefícios para o leitor se continuar a leitura.
  3. Desenvolver o corpo do texto usando componentes que facilitem o conteúdo de fácil consumo:
    • Usar estrutura atraente para facilitar o consumo.
    • Desdobrar o título em subtítulos para facilitar as conexões de ideias.
    • Fazer transições suaves entre subtítulos para facilitar o entendimento e o fluxo contínuo da leitura.
    • Usar parágrafos curtos.
    • Incluir imagens e vídeos de alta qualidade e que sejam carregados rapidamente.
    • Usar lista com marcadores.
    • Usar fontes em negrito e Itálico para ressaltar palavras e textos.
    • Cumprir a promessa do título e introdução.
  4. Incluir mídias de alta qualidade:
    • Incluir imagens, vídeos e arquivos de áudio, que sejam carregados rapidamente, caso contrário geram frustração aos usuários e a saída do site; esse é um compromisso importante diante de um mercado de conteúdo altamente competitivo.
  5. Fechar o artigo:
    • Um bom fechamento aumenta a qualidade do seu texto/post.
    • Utilizar uma combinação de humor, conclusão, emoções, que instigue o leitor a comentar, compartilhar, ou visitar outros artigos do seu blog.
    • A conclusão não necessariamente necessita ser épica (admirável, memorável) mas você não pode finalizar o artigo de forma abrupta.
    • Para saber se você atingiu o seu objetivo, solicite ou incentive comentários e compartilhamento.
  6. SEO – “search engine optimization”:
    • O uso de SEO ajuda o seu post atingir maior ranqueamento nos motores de busca, tal como do Google, e fazer com que ele seja achado pelo seu público alvo.
    • Para otimizar o seu post você deve incluir palavras ou frases relevantes ou chave, nos títulos, no corpo do texto, na descrição das imagens, na URL (universal resource locator e na meta descrição da página (palavras-chave ocultas que resume o conteúdo de uma página).
    • Outro importante caminho para otimizar seu blog é incluir links de/para outros sites ou posts relevantes que você tenha escrito ou não.
  7. Categorizar Posts:
    • Quando a quantidade de posts aumenta você deve categorizar os posts.
    • A categorização ajuda na organização, na busca, contribui com a qualidade da experiência de uso e agrega valor para a sua audiência.
  8. Entregar o prometido:
    • Entregar o prometido pelo título e introdução; essa é uma questão fundamental para a qualidade e sucesso do post; a não entrega da promessa é um erro grave que baixa a qualidade do post e deturpa a sua reputação.
    • O post deve ser adequadamente refinado, claro, completo, que não necessite de mais informação para o seu entendimento.
  9. Consistência da marca:
    • Produzir conteúdos que reforcem a sua marca.
    • As partes precisam estar coerentes entre si em com o todo; um post não pode contradizer outro.

Tipos de Posts

Uma boa forma de criar ideias de posts é entender que existem muitos diferentes tipos de posts; a partir desse entendimento fica mais fácil desenvolver a sua criatividade.

Post Formato Lista. Um “list post” é um artigo em formato de lista. Pode listar um número de razões, dicas, métodos, tendências, links para fontes externas, livros, ferramentas, recursos, e assim por diante, que o seu público alvo valorize e facilite a sua chamada para ações; pode ser publicado semanalmente ou mensalmente; tipicamente este tipo de conteúdo tem uma rápida introdução e direcionamento para o corpo do post. Por sua natureza, são textos pesados, que podem intimidar o leitor, diante disso use imagens sempre que puder, que ajudam a quebrar o texto, tornando o seu post mais fácil para a leitura e compartilhamento.

Post Estudo de Caso. Esse tipo de post provê maiores detalhes sobre um assunto e vai além do que um simples testemunho e mostra exemplos reais; possibilita resumir como suas soluções resolvem problemas e transformam potenciais clientes em clientes; os estudo de casos são específicos e falam sobre estratégias; apresentam detalhes de alguma coisa, como projeto, evento ou processo.

Post “Como fazer”. É um tipo de post que você descreve um processo e usa imagens, vídeo ou áudio para enriquecê-lo, facilitar a leitura e tomada de ação para o leitor; tem uma rápida introdução e vai direto para a descrição do processo; para facilitar o entendimento você pode resumir o processo na introdução, em “bullets”; uma boa prática é quebrar em subtítulos para facilitar o entendimento dos leitores.

Post FAQ. Post do tipo “Perguntas Mais Frequentes” é uma forma eficiente de trazer tráfego para o seu site pelos motores de busca, já que muitas pessoas podem estar usando o mesmo tipo de perguntas, via os motores de busca.

Post Checklist. São usados para descrever os passos que uma pessoa deve usar para realizar uma tarefa específica. Você pode, de uma forma geral, quebrar o seu texto em um checklist, que frequentemente desempenham melhor; pessoas gostam desse tipo de formato por serem de fácil leitura; eles também facilitam a tomada de ação.

Post Problema–Solução. É um post de formato fácil: primeiro define o problema e depois apresenta a solução. A solução pode ter o formato de um produto ou solução da sua oferta. É um tipo de conteúdo valioso porque geralmente as pessoas procuram soluções para seus problemas; esse tipo de blog se confunde ou pode ser obtido pela combinação de posts do tipo “como fazer”, “frequente asked questions”, “checklist”.

Post de Pesquisa. Desenvolver pesquisas primárias na sua área de negócio é uma boa forma de atrair a atenção, já que demandam esforço e tempo para serem feitas; Se podemos coletar esses tipos de pesquisas num único local isso agrega valor; você não necessariamente precisa fazê-las;

Post em Série. Uma sequência de posts sobre um mesmo assunto dividido em partes, por exemplo parte 1, parte 2 e parte 3; cada parte pode ser anunciada em avanço para gerar expectativa e engajamento; cada artigo deve compor uma parte do todo de forma harmônica, dessa forma caso alguém perca um artigo, poderá achar as partes anteriores e compor o todo;

Post Definição.  Em áreas onde o mercado precisa ser educado, esse tipo de post é muito bem recebido – descrever um termo confuso ou complexo e ajudar a contextualizar o seu segmento de negócios e principais aspectos relacionados;

Post de corte do YouTube. Este tipo de post usa um vídeo popular no Youtube, que pode ser seu, ou se você tiver permissão, de outra pessoa. Para criar esse tipo de post, use “screnshots” (fotografia instantânea da tela de um computador, celular ou outro dispositivo eletrônico) durante os vários estágios do vídeo e acrescente textos explicativos e insira o vídeo de forma completa no seu post;

Post Resumos com Links. Postagens de resumo são postagens que agregam conteúdo ou opiniões de especialistas em seu nicho, você captura vários pedaços de conteúdo de fontes externas que interessam a sua audiência; fornece uma descrição dos conteúdos e faz um link para ele; você pode usar uma ferramenta do tipo BuzzSumo para achar conteúdos de alto tráfego na internet para agregá-los ao seu post; de uma forma geral este tipo de post funciona bem como uma série semanal ou mensal; É uma boa prática avisar os blogueiros ou especialistas;

Post de Citação. Coloque citações de múltiplos influenciadores sobre um tópico específico; se possível notificar aos autores das citações incluídas.

O que são botões de compartilhamento social?

  • Os botões de compartilhamento social permitem compartilhamento social no seu blog e aumentam a exposição da sua marca.
  • O sucesso de um blog depende em grande parte de quantas pessoas realmente o leem.
  • Uma forma de aumentar o número de leitores do seu blog via botões de compartilhamento social; dessa forma, as pessoas compartilharão seus links com outras pessoas, e criarão links valiosos e naturais. 
  • À medida que mais e mais pessoas compartilharem seu conteúdo nas mídias sociais, você aumentará as chances de ganhar links naturais.

Palavra Chaves

Palavras chave – blog, post, texto, oferta de entrada, avatares, navegação, planejamento, pesquisa, palavra chave, midia social, categorias de posts, tipos de posts, modelo, método, título, introdução, corpo, subtítulos, parágrafos, palavras de transição, itemização, epílogo, conslução, chamada para ação.

Conclusão sobre Blogs e Posts

  • Blog é umas das ferramentas mais versáteis e poderosas do marketing digital.
  • Os blogs ajudam a desenvolver a confiança, aumentar a percepção de valor das suas ofertas e empresa e construir relacionamentos.
  • São boas práticas para desenvolver blogs …
    • Focar nos Avatares.
    • Navegação simples.
    • Usar ferramentas de média social  para identificar público, palavras chave, fontes, influenciadores e interesses do mercado.
    • Monitorar os seus dados, para saber quais os conteúdos são de maior desempenho e onde investir no futuro.
    • Estabelecer categorias de posts.
    • Fazer parceria com desenvolvedores de conteúdo.
  • Os posts podem ser de vários tipos – texto, podcast, imagem, vídeo, ou uma combinação desses tipos.
  • Após produzir um post de blog, uma ação de marketing é encaminhar e-mails para potenciais clientes e clientes para gerar tráfego para esse conteúdo.
  • Você pode melhorar a qualidade e a leitura dos seus posts de várias formas:
    • Definir um título excepcional que atraia o leitor.
    • Incluir uma forte introdução que explique os benefícios da leitura e atraia o leitor para o corpo do post.
    • Usar mídias de alta qualidade – imagens, vídeos e podcastts.
    • Incluir palavras chave para conectar ideias e otimizar os motores de busca na Internet.
    • Criar Categorias de Posts para facilitar a organização e acesso aos posts
    • Entregar o prometido no título e na introdução.
    • Concluir o post de forma consistente com o título, subtítulo e corpo, com conclusão e chamada de ação.
  • São vários os tipos de posts que podem ser usados:
    • Formato Lista. 
  • Usar botões de compartilhamento social aumenta a exposição da sua marca, a quantidade de leitores e à medida que mais pessoas compartilharem seu conteúdo nas mídias sociais, você aumentará as chances de ganhar links naturais.

Teste seu Conhecimento

  1. Qual a utilidade do blog no marketing digital?
  2. Quais são as boas práticas para desenvolver blogs de sucesso?
  3. Qual a relação entre texto e post?
  4. O que é um post de blog e qual a sua utilidade?
  5. Quais são as boas práticas para escrever posts?
  6. Quais são as características de um bom título?
  7. Qual o propósito da introdução?
  8. Quais são as estratégias utilizadas para fazer introduções?
  9. Quais são os componentes do corpo de um post?
  10. Para que servem os subtítulos?
  11. Qual a característica importante de parágrafos de post?
  12. Qual o propósito das palavras de transição no corpo do texto?
  13. Qual a importância do uso de palavras chave e como devem ser usadas?
  14. Para que servem as perguntas? Onde podem ser usadas no post?
  15. Quais são os tipos de post que você pode usar?
  16. O que é um posto formato lista?
  17. Qual o objetivo dos posts de estudo de casos?
  18. Qual a vantagem do uso de posts do tipo FAQ?
  19. Quaisos diferenciais dos posts tipo check list?
  20. O que são botões de compartilhamento e qual o benefício?