Gestão de processo é o conjunto de atividades sistemáticas de planejamento, execução, controle e ajustes, necessárias para atingir objetivos (qualitativos) e metas (quantitativas).
É um tipo especial de gestão, busca alinhar e otimizar todos os recursos no entorno do processo.
Direciona a atenção da gestão para a regulação e monitoramento de componentes essenciais do processo de negócio, como:
Mudanças
Ambiente
Atividades
Tarefas
Recursos
Sistemas
Conhecimento
ferramentas
Capacidades e
Gerenciar recursos e processos tem como um propósito fundamental gerar mais consciência e fazer com que o sujeito compreenda as relaçõese hierarquias de causa e efeito das tarefas.
Olhar num num tático e estratégico superior ao da execução de tarefas para construir todas as articulações necessárias e suficientes.
Gerenciar é aplicar métodos científicos para realizar experiências, reproduzir resultados, gerar produtos e serviços confiáveis em larga escala com eficácia, eficiêcia e economia.
Aprendemos com a gestão de processos de negócios a desenvolver modelos (representações simplificadas da realidade para poder compreendê-laa.
Métodos para aumentar a inteligência ou vantagem competitiva para realizar uma tarefa.
Ferramentas para ajudar o sujeito epistêmico a ganhar novas habilidades técnicas, cognitivas, emocionais e comportamentos.
1º Princípio … Separar o Processo do Produto
Devemos gerenciar o processo e o produto e lembrar que um não vive sem o outro e qte têm uma relação dual.
Produto é o resultado de um Processo.
Podem existir vários processos para criar um único produto.
O produto é uma parte da história ou “ponta do iceberg”.
De uma forma geral, estamos mais acostumados a avaliar produtos, porquê é mais fácil, tangível, evidente.
Por exemplo, avaliar se uma pizza está gostosa ou não é fácil, mas saber a razão de estar gostosa ou repetir o resultado com a mesma qualidade e sucesso é outra história, depende de avaliar qualidade e quantidade de ingredientes, receita, procedimentos, tempo de cozimento, tipo do forno, temperatura e pizzaiolo.
Quando separamos o produto do processo conseguimos “desamarrar” esses dois importantes conceitos e transitar entre eles e suas relações duais e sinérgicas, olhar da perspectiva de processo para produto e de produto para processo, entender causas e efeitos e relações de compromissos.
Orientação de Processo x Produto.
Ambos, produto e processo, devem ser descritos e entendidos de forma separada e conectada.
Este princípio nos ajuda a entender o que podemos ou não gerenciar, medir e monitorar.
Se procurarmos inovação a tendência é investir mais em gestão de produto, aproveitar o que se tem e reinventar novas formas de uso.
Se procurarmos excelência operacional, melhorar gradativamente os processos de negócios no mercado conhecido, precisamos de gerente de processo.
O equilíbrio entre essas duas atividades e habilidades é a melhor estratégia.
2º princípio. Estabelecer diferentes planos e ciclos de gestão
Dividir a gestão do processo em planos com diferentes ciclos (diário, semanal, mensal) de PDCA:
- Nível estratégico – (LONGO PRAZO) avaliar o posicionamento de valor do negócio, os potenciais clientes, necessidades e como serão atendidos com diferenciação e recursos adequados para a realização do trabalho.
- Nível tático – (MÉDIO PRAZO) avaliar o foco, a melhor alocação e uso DOS para o trabalho.
- Nível operacional – (CURTO PRAZO) avaliar o corretismo na execução de procedimentos e melhor uso de ferramentas. Pôr em prática os recursos e funcionalidades fornecidas pelos níveis estratégico e tático de forma correta e consistente.
3º princípio. 3C: Corretismo, Consistência e Capacidade:
Monitorar indicadores de controle para garantir:
- Corretismo – O processo está sendo realizado de forma correta?
- Consistência – O processo está gerando resultados de acordo com o planejado?
- Capacidade – O processo fornece o que o cliente deseja de acordo com os SLAs programados?
Saiba mais. Processos, Métodos e Ferramentas, PDCA, Indicadores de Controle, Atingir Metas.