Pesquisa de Marketing … Como capturar tráfego?
Motores de busca consideram centenas de fatores para decidir quais as páginas de sites mostrar numa pesquisa;.
As pesquisas não estão limitadas aos grandes motores de busca como Google e Bing.
Mídias sociais como Facebook e Pinterest também têm capacidade de pesquisa.
Muitos outros sites como Amazon, iTunes, fornecem pesquisas.
Dependendo da sua área de atuação uns serão mais importantes do que outros.

Saiba mais. Pesquisa Empresarial, Pesquisa de Marketing, Pesquisa Qualitativa e Quantitativa
Quais são os 3 principais “players” no Marketing de Pesquisa?

Os players importantes no marketing de pesquisa são Pesquisadores, Motores de Busca e Mrketeiros.
- Pesquisadores: pessoas que fazem as perguntas de pesquisa nos motores de busca;
- Motores de Busca: programas que os pesquisadores usam para encontrar conteúdos na Internet;
- Marketeiros: os proprietários de sites e outros canais que publicam conteúdo e fazem ofertas para as pessoas na Internet;
Quais as NECESSIDADES dos pesquisadores?
Esta é a questão chave para pesquisadores marqueteiros e motores de busca.
O que motiva pesquisadores?
A resposta é achar sites mais relevantes e de alta qualidade que estão procurando, de forma mais rápida possível no momento que eles precisam.

Saiba mais. Necessidade, Necessidade Ativa, Necessidade Latente, Imagem de Solução, imagem de solução
O que os motores de busca querem?
Como eles geram receita?
Se entendermos bem isso formularemos estratégias alinhadas com esse objetivo.
A maioria dos motores de busca gera receita pela venda de anúncios, diante disso, o objetivo é fornecer os conteúdos mais populares e relevantes.
Outra forma de gerar receita é via comissão sobre o percentual de tráfego que geram para o seu afiliado.
Maximizar a quantidade de tráfego, potenciais compradores e vendas à partir de motores de busca.
Como as Pesquisas são feitas?
As palavras chave e frases são inseridas nos motores de busca e ele retorna com os conteúdos mais populares e relevantes.
Categoria de Perguntas

Para fazer marcas e produtos serem descobertos por motores de busca podemos avaliar duas grandes categorias de perguntas: relacionas ou não relacionadas a marcas.
- Perguntas sobre marcas … palavras e frases chave sobre um negócio específico …marca, produto ou serviço;
- Perguntas não relacionadas a marcas … perguntas que os pesquisadores fazem quando não estão procurando por negócios, marcas, produtos ou serviços específicos … ex
Exemplo de pesquisa não relacionadas a marca: “empresas de educação corporativa no Brasil”, o motor de busca NÃO irá procurar empresas relevantes e populares de educação corporativa com unidades no Rio de Janeiro;
O entendimento desses dois tipos de categorias ajudam a definir “palavras e frases chave” para ajudar a descoberta e disponibilização da sua marca e produtos.
Saiba mais. Gerenciar a Marca

Toda a pesquisa tem 2 componentes principais: intenção e contexto.
- Intenção (o que procura). Entender o que o pesquisador está procurando;
- Contexto (porque da procura). A razão do pesquisador tem uma intenção;
Exemplos de intenção de pesquisa na Internet:
Pessoa 1: Eu quero treinar a equipe de vendas porque eu quero aumentar a receita da empresa.
- Intenção: Querer treinar a equipe em vendas.
- Contexto: Aumentar a receita.
Pessoa 2. Eu quero treinar a equipe de venda porque eu quero lançar um novo produto.
- Intenção: Querer treinar a equipe em vendas.
- Contexto: Lançar um novo produto.
Pessoa 3. Eu quero treinar a equipe de venda porque eu quero aumentar o ticket de venda;
- Intenção: Querer treinar a equipe em vendas.
- Contexto: Aumentar o ticket de venda.
Pessoa 4. Eu quero treinar a equipe de venda porque eu quero aumentar a taxa de conversão de venda (eficiência da venda);
- Intenção: Querer treinar a equipe em vendas.
- Contexto: Aumentar a taxa de conversão (eficiência da venda);
Pessoa 5. Eu quero treinar a equipe de venda porque eu quero reduzir o ciclo da venda
- Intenção: Querer treinar a equipe em vendas.
- Contexto: Reduzir o ciclo da venda
Cada pesquisador nesses exemplos tem a mesma intenção, mas diferentes contextos, ou diferentes razões para fazer um curso de vendas; um marqueteiro deve procurar satisfazer a mesma Intenção e diferentes contextos dos pesquisadores; cada par intenção e contexto, representam valores diferentes na perspectiva de cada pesquisador;
Dica. O dono do negócio (marqueteiro) deve endereçar todas as combinações de intenção e contexto cobertas pelos seus produtos e serviços que ele queira vender;
Saiba mais. “Como definir Avatares”; preste atenção sobre objetivos, valores, desafios, insatisfações e objeções da venda; esses componentes do avatar contêm as intenções e contextos dos seus clientes ideais.
Como escolher palavras chaves de consultas para atrair tráfego para o seu site?
Cada consulta que o seu avatar irá inserir num motor de busca contem a sua intenção e contexto, ou ambos. Faça você e seu time um brainstorm para identificar as palavras e frases chave relevantes e específicas que o seu avatar poderia utilizar nas suas consultas.
Veja alguns exemplos de perguntas para identificar palavras chave do seu avatar:
- O que o seu avatar pesquisa antes de comprar os seus produtos e serviços?
- O que o seu avatar tem interesse no nosso serviço?
- Quais são as barreiras para a compra que o avatar tem que superar?
- Quais são as expectativas de resultados que o seu avatar espera ter com o uso dos nossos serviços?
- Quais são as informações para comparar as suas soluções com as soluções concorrentes, que o seu avatar necessita?
- Quais as informações necessárias para comprar os seus produtos e serviços, qu o seu avatar necessita?
Como usar as ferramentas para escolher as melhores palavras chave para atrair tráfego?
Após completada a fase de brainstorm, você deve usar uma das várias ferramentas de palavras chave específicas, que trabalhe melhor para a sua campanha de marketing específica.
Veja alguns exemplos de ferramentas:
- Google AdWords Keyword Planner – https://ads.google.com/intl/pt-BR_br/home/tools/keyword-planner/
- Answerthepublic – https://www.answerthepublic.com/
- Keywordtool.io – https://keywordtool.io/
- Wordze.com – www.wordze.com
Não caia na armadilha de pensar que o objetivo da sua pesquisa de marketing é obter um bom ranqueamento nos motores de busca; o objetivo das pesquisas de marketing, como o marketing de uma forma geral, é mover o cliente de um estágio para o próximo estágio da sua jornada (fazer uma conversão); para cada visitante que visita o seu site, vindo de um canal como o Youtube, ou facebook, dentre vários outros, é necessário que você forneça, no seu site, uma chamada para a ação que o faça o potencial comprador avançar para o próximo estágio do funil de marketing; o ranqueamento dos motores de busca é apenas um dos componentes que garantirá o sucesso de uma boa campanha de marketing!