Ferramentas cognitivas básicas visam aumentar a eficiência das funções cognitivas.
Veja várias ferramentas cognitivas para o seu uso diário …
- 5W2H – descrever de forma completa alguma coisa – o que faz, quem faz, onde faz, quando faz, porque faz, como faz e quanto custa.
- Bloco de Informação – relacionar grupos de conceitos ou procedimentos para aumentar a eficiência da cognição e aprendizado sobre alguma coisa.
- Conceitos – definir símbolos mentais, significados, abstrações para facilitar a criação, cognição, aprendizado, solução de problemas e comunicação.
- Contação de Histórias – comunicar de forma lúdica, situações, problemas, implicações ou soluções, … para gerar atenção, emoções, sentimentos e conscientização.
- Escrita Ativa – elaborar comunicação mais consciente, perceptível, diferenciada, eficiente para informar, educar e gerar vantagem competitiva.
- Fórmulas – usar expressões ou equações concisas e memoráveis, com informações e símbolos, que sumarizem, relações, compromissos.
- Gráfico – apresentar informações em formato visual para facilitar o entendimento, memorização e comparação.
- Imagem – criar imagens mentais para contextualizar, visualizar, pensar, refletir, resumir, comunicar, persuadir e “substituir mais do que 1000 palavras”.
- Leitura Ativa – aplicar métodos e ferramentas para ativamente aumentar eficiência da compreensão da leitura e do aprendizado
- Lista de Tarefas (check list) – descrever procedimentos e recursos de forma itemizada e memorável, para planejar, desempenhar, controlar ou ajustar processos.
- Mapa Mental – representar graficamente a relação entre conceitos à partir de um conceito principal.
- Mapas Conceitual – representar graficamente a relação entre conceitos de forma hierárquica, via proposições.
- Palavra chave – usar palavras indexadoras para conceituar, criar ganchos, gatilhos, menemônicos e facilitar a pesquisa na Internet.
- Pergunta – formular frases para obter informações, investigar, questionar, conscientizar, conversar, solucionar ou concluir.
- Procedimento – descrever atividades para transformar insumos em resultados, de forma repetitiva, resolver problemas, criar produtos, serviços e aprender.
- Relembrar – trazer informações gravadas na memória de longo prazo a de curto prazo e aumentar a memorização e fixação da aprendizagem.
- Reflexão – pensar sobre você mesmo, identificar crenças, valores, preferências, pontos fracos e fortes.
- Repetições Espaçadas – aprender de forma ativa, via repetições, para aumentar a qualidade e velocidade do aprendizado.
- Resolução de Problemas – formular problemas, identificar causas e efeitos, desenvolver soluções e escolher solução.
- Técnica Pomodoro – gerenciar o tempo, processo e desempenho do aprendizado e tarefas.