As pessoas que trabalham com planejamento e análise de negócios, convivem com várias situações e tipos de análise … e muitas vezes não usam boas práticas e ferramentas de análise … a melhor forma de criar hábitos e especialização em análise de negócios é usar ferramentas de análise …
Check List – Ferramentas Analíticas
- Análise de Problema – formular problemas e identificar as variáveis, causas e relações de compromisso que o resolvem.
- Análise de Mercado – pesquisar e identificar os segmentos mais lucrativos para a sua empresa.
- Análise de Clientes – selecionar os clientes ideais dos seguimentos mais lucrativos como foco das estratégias de marketing e venda.
- Análise de Produto – definir a melhor mistura 7P – Produto, Preço, Praça, Promoção, Pessoas, Processos e Evidências Físicas.
- Análise de Negócio – explicar a estratégia e viabilidade econômica e financeira de negócios e soluções.
- Análise Estratégica – analisar e explicar o sucesso e a sustentabilidade da empresa ou negócio no longo prazo.
- Análise de Dados – transformar dados em informação para suportar a tomada de decisão e fazer previsões.
- Análise de Tradeoff – identificar padrões de relações entre variáveis ou fatores de um sistema ou processo e fazer previsões.
- Análise de SWOT – avaliar competitividade, forças, fraquezas, ameaças, oportunidades e propor estratégias viáveis e competitivas.
- Análise de Valor – racionalizar o valor de alguma coisa ou solução em termos de Benefícios, Custos e Riscos.
- Análise do ROI – analisar o valor de uma solução em termos do Retorno do Investimento = Lucro / Investimento.
- Análise de Risco – calcular a probabilidade de um evento acontecer, seus efeitos e propor estratégias de mitigação.
- Análise de Desempenho – avaliar os fatores de desempenho de um processo, tradeoffs, previsões e balanceamento.
- Análise SPIS – investigar e criar uma Imagem de Solução para uma Situação, Problema e suas Implicações
- Análise Estatística – representar um grupo de dados via um conjunto de métricas estatísticas – media, desvio, distribuição.
- …
- Análise de Problema – formular problemas e identificar as variáveis, causas e relações de compromisso que o resolvem.
- Análise de Mercado – pesquisar e identificar os segmentos mais lucrativos para a sua empresa.
- Análise de Clientes – selecionar os clientes ideais dos seguimentos mais lucrativos como foco das estratégias de marketing e venda.
- Análise de Produto – definir a melhor mistura 7P – Produto, Preço, Praça, Promoção, Pessoas, Processos e Evidências Físicas.
- Análise de Negócio – explicar a estratégia e viabilidade econômica e financeira de negócios e soluções.
- Análise Estratégica – analisar e explicar o sucesso e a sustentabilidade da empresa ou negócio no longo prazo.
- Análise de Dados – transformar dados em informação para suportar a tomada de decisão e fazer previsões.
- Análise de Tradeoff – identificar padrões de relações entre variáveis ou fatores de um sistema ou processo e fazer previsões.
- Análise de SWOT – avaliar competitividade, forças, fraquezas, ameaças, oportunidades e propor estratégias viáveis e competitivas.
- Análise de Valor – racionalizar o valor de alguma coisa ou solução em termos de Benefícios, Custos e Riscos.
- Análise do ROI – analisar o valor de uma solução em termos do Retorno do Investimento = Lucro / Investimento.
- Análise de Risco – calcular a probabilidade de um evento acontecer, seus efeitos e propor estratégias de mitigação.
- Análise de Desempenho – avaliar os fatores de desempenho de um processo, tradeoffs, previsões e balanceamento.
- Análise SPIS – investigar e criar uma Imagem de Solução para uma Situação, Problema e suas Implicações
- Análise Estatística – representar um grupo de dados via um conjunto de métricas estatísticas – media, desvio, distribuição.
- …
Autodiagnóstico … Habilidades Analíticas
- O que e qual … das habilidades analíticas é mais importante para você?
- Porque … usar a habilidade … ganhar familiaridade, saber explicar, saber fazer?
- Quem … usa, perfil e beneficio?
- Quando …usa e quais as aplicações no dia a dia?
- Onde … usar …
- Como usa … quais modelos, métodos, ferramentas, práticas?
- Quanto usa … raro, regular, intensamente?