- Aprender … ganhar conhecimento via ferramentas cognitivas para permitir atenção e foco em tarefas, orientar a conscientizaçãoe o hábito da reflexão, facilitar formular objetivos cognitivos, aumentar a capacidade de perceber, interpretar mudanças, memorizar, raciocinar, comunicar, de forma sistemática, repetitiva, padronizada..
- Aprender a Aprender … ou aprender metacognitivo; usar ferramentas metacognitivas para refletir (pensar profundo) sobre relações, conceitos, análise, enumeração, síntese, avaliação, inferência, autodiagnóstico, leitura ativa, perguntas, planejamento, automonitoramento, autoregulação,
- Aprender Autodidático … aprender por conta prória, com autonomia, com pouca ou nenhuma supervisão; assumir a gestão da aprendizagem (planejamento, desempenho, controle e ajustes).
- Aprender “On the job” … educar as pessoas a usar, criar e disponibilizar ferramentas para orientar e padronizar o trabalho, tornar as atividades e comportamentos das tarefas transparentes, visíveis, controláveis e das e ajustadas pelas ferramentas, usar as ferramentas para trabalhar e aprender ao mesmo tempo, fazer com que seja uma coisa única; compartilhar “indicadores de conhecimento” subjacentes e atreklados aos KPIs das tarefas.
- Aprender Científico … aprender via método científico, com regras, procedimentos, objetivos específicos, observação, histórico de fatos e dados, testes de hipóteses, evidências empíricas verificáveis … aplicar a lógica na ciência.
- Aprender epistêmico …
- Aquisição …
- Armazenamento …
- Recuperação …
- Autodiagnósticar … saber fazer autoavaliações realistas das condições pessoais, cognitivas, emocionais e técnicas, forças e fraquezas competitivas, para atingir objetivos com sucesso.
- Autogestão … autoregular e automonitorar.
- Autoregular …
- Argumentação … usar técnicas para pensar logicamente, usar premissas, inferir conclusões, convencer e persuadir.
- Chamar Atenção … usar ferramentas de marketing para despertar curiosidade, interesse, prontidão, seleção, percepção, memorização da marca e ação de compra; conteúdos relevantes e específicos, campanhas, ofertas, situações, notificações, interações, gatilhos mentais, etc.
- Atender clientes … estabelecer conexão emocional, comunicar, escutar de forma ativa, coletar fatos e dados, resolver problemas, identificar oportunidades de negócio / venda, motivar as pessoas, prometer e cumprir, gerar confiança e satisfação; promover a proposta de valor da empresa.
- Autodiagnostico … avaliar competências; gaps de conhecimento, habilidades e atitudes; avaliar indicadores de desempenho quantitativos (KPIs) individual e da equipe ou do mercado; avaliar melhorias nos indicadores qualitativos ou emocionais (autoconsciência, autocontrole, automotivação, empatia e relacionamento); refletir e avaliar experiências pessoais anteriores, identificar lições aprendidas, controlar viéses pesoais, se apoiar em fatos e dados; buscar feedback de pares e gerentes para avaliar o seu nível de assertividade na identificação de pontos fortes e fracos.
- Check list … resumir, memorizar, listar atividades, recursos, pontos de atenção, paa garantir corretismo, consistência e capacidade das atividaes e tarefas.
- Comparar produtos concorrentes … na perspectiva do potencial comprador, selecinar e comparar atributos de valor e
- percepção de valor dos atributos, singularidade, curva de valor e mensagem consistente.
- comunicar … avaliar fonte, destino, meio, mensagem, qualidade.
- Conhecer a oferta … conhecer todas as necessidades, problemas e desejos que a oferta de produtos, serviços e soluções da oferta para aumentar a percepção de valor do cliente e diferenciar a oferta dos concorrentes.
- Fazer contatos … aplicar um processo padronizado para fazer contatos – abrir contato, fazer rapport, investigar, avaliar alternativas, fechar a venda, baseado no modelo de negócio.
- Contar histórias de sucesso … saber contar histórias que atraiam a atenção das pessoas; que pemitam contextualizar situação, problemas, implicações, alternativas e escolha de soluções viáveis no contexto do cliente e rsultados alcançados; servir de ferramenta de venda; aumentar a fluência situacional.
- Contextualizar .… descrever objetos ou entidades que cercam um evento focal, para sua interpretação adequada.
- Conversar … usar técnicas de comunicação interativa via perguntas, para conduzir as pessoas falarem livremente, falarem de forma objetiva, lógica, consciente, controlada, empática, motivadora e conclusiva; compartilhar conhecimento tácito; ensinar de forma interativa e pessoal.
- Conteúdos … despertar atenção, interesse, desejo, ação e compra da oferta, através de conteúdos transacional (documentos previsíveis e associados diretamente à processos de negócios); conteúdo de negócio, com informações necessárias ao andamento dos negócios; conteúdos persuasivos: voltados a convencer um público, usualmente conteúdo web e em especial de sites.
- Imagens de Solução … técnica de venda e de resolução de problema, que primeiro investiga o problema para criar uma imagem da solução ideal na mente do potencial comprador, que resolva na sua perspectiva e com as suas palavras a sua necessidade, problema e desejo, para servir de referência as propostas de alternativas de solução viáveis e diferenciadas das ofertas da empresa; conscientizar a necessidade e atrelar a uma solução viável.
- Diagnosticar … aprender a fazer autodiagnosticos e ajudar as pessoas a fazê-los. definir métricas (qualidade), valores de referências (quantidades), faixa de tolerância, identificar principais desvios e causas; evitar os erros, as perdas e os desperdícios.
- diagnosticar inteligência competitiva – diagnosticar, pensamento crítico, nível de especialização num domínio de conhecimento específico, inteligência emocional (qe), inteligência cognitiva (qi).
- diagnosticar qi – inteligência cognitiva – memorização, raciocínio, reso
- diferenciar uma oferta, produto ou solução dos concorrentes
- ensinar
- escolher alternativa de solução
- escrita … usar técnicas para atrair, facilitar a compreensão da leitura e gerar ações planejadas do leitor.
- escutar de forma ativa
- campanhas de aquisição
- campanhas de monetização
- campanhas de fidelização.
- Contato … abrir contato, fazer rapport, investigar, avaliar alternativas, escolher alternativa e fechar compromisso.
- fazer contatos – plano, fluência situacional,
- fazer repetição espaçada … para memorização e
- fechar a venda … reforçar necessidade ativa, imagem de solução, valor, controle, tomada de decisão.
- abordagens de venda … roteiros e scripts de venda.
- formular objetivos smart … específico, mensurável, acessível, relevantes, temporal.
- gerenciar processo … pdca
- investigar … fatos, dados, informações, necessidades, problemas, desejos, imagem de solução.
- justificar valor … racionalizar o valor de propostas comerciais ponderando a equação: valor = benefícios / (custos x riscos).
- leitura ativa … plano, indicadores de compreensão, resumo de conceitos chave, perguntas, mapas (conceitual e mental)
- mapear graficamente informações … memorização, processamento, compreensão, resumo, síntese.
- memorizar de forma ativa … neuroplasticidade, repetição espaçada, mnemônicos, blocos de informação, ganchos, lápis e papel (anotar, desenhar, mapear, resumir, sintetizar)
- pdca … gestão de processos, planejar, desempenhar, controlar, ajustar, ciclicamente, diariamente, semanlamente e
- pensar … combinar pensamentos – analítico, analógico, crítico, filosófico, lógico, prático, sistêmico.
- perguntar – pensar, entender, associar, hipotetizar, criticar, coletar informação, opinião, observar atitudes … sobre situações, problemas, implicações, solução.
- perguntar para conversar … forma aberta, controlada, conclusiva.
- pesquisar consumidor … comportamento, demanda, poder de compra, distribuição, cliente ideal, cliente 80/20.
- pesquisar mercado … tamanho, crescimento, valor, geografia, líderes, necessidades.
- pesquisar produto … produto, preço, praça,
- planejar … projetar o futuro … propósito, objetivo, situação, metas, estratégia, plano, execução … articular curto, médio e longo prazos.
- contato … objetivo, perguntas de situação, perguntas de problema, perguntas de implicação (urgência e gravidade), perguntas de solução (imagem de solução),
- plano estratégico …
- plano de marketing … estratégias gerais, mix de marketing, avatares (público alvo), campanhas.
- plano de negócio … proposição de valor, produtos e serviços, receitas, custos, atividades principais, recursos principais, clientes alvo, segmentos, tipo de relacionamento.
- plano de vendas … objetivos de marketing, objetivo de venda, ofertas, campanhas, promoções e conteúdos digitais.
- planos de referência … elaborar planos para situações estratégicas (específicas, mensuráveis, acessíveis, relevante, temporais) e ações de reação para atingimento de metas.
- prever demanda e resultados … histórico de dados, qualidade de dados, padrões, tendências.
- promover soluções … explicar situações, necessidades / problemas, desejos, usos e resultados.
- qe – autoconsciência … crenças, conhecimento, valores, avaliação, reflexão.
- qe – autocontrole … vontade, atenção, percepção, corretismo, precisão, consistência, método,
- qe – automotivação … ação, atitude, objetivo, confiança, esforço, necessidade.
- qe – empatia … sentir, perceber, entender
- qe – sociabilidade … comunicar
- resumir
- segmentar mercado … tipos, perfil demográfico, demanda ($ x N), perfil de compra, histórico de fatos e dados.
- sintetizar
- sistema de informação … histórico, fatos, dados, coleta, processamento, análise, estatística, previsões, padrões, tendências, sazonalidades.
- solucionar problema
- tomar decisão … conscientizar, coletar informação, avaliar alternativas, escolher alternativa, avaliar decisão.
Habilidades Emocionais
- Análise – diagnosticar, examinar, estudar, investigar, pesquisar, observar, verificar.
- Aparência – apresentação, imagem, semblante, presença.
- Atenção – concentração, cuidado, consideração, dedicação, importância, vontade.
- Atitude – comportamento, procedimento, conduta, jeito, posicionamento, maneira.
- Autoconsciência – consciência, introspeção, reflexão, autocompreensão.
- Autocontrole – controle, comedimento, domínio, serenidade, tolerância, paciência.
- Automotivação – motivação, autoincentivo, autoencorajamento, justificação.
- Confiança – assertividade, autoestima, clareza, crença, decisão, firmeza, posicionamento.
- Crenças – opiniões, ideias, convicções, posições, teorias, verdades.
- Decisão – deliberação, resolução, parecer, juízo, definição, escolha, confiança, firmeza.
- Empatia – afeto, paixão, compreensão, entendimento, afinidade, sintonia, alinhamento.
- Escutar – ouvir, perceber, sentir, atentar, seguir, atender, acatar.
- Motivação – incentivo, encorajamento, estímulo, impulso, ânimo, vontade.
- Olhar – admirar, avistar, considerar, notar, observar, perceber, seguir.
- Organização – arrumação, ordenação, sistematização, referencias.
- Percepção – assimilação, compreensão, entendimento, conhecimento, discernimento, juízo, clareza.
- Proatividade – iniciativa, dedicação, presteza, prontidão, eficiência, eficácia, agilidade, dinamismo.
- Rapport – conectar, olhar, sorrir, alinhar sintonizar, magnetizar, encantar.
- Sociabilidade –
- Sorrir – transparecer de modo agradável; mostrar-se radioso; agradar, animar, esperançar, estimular, satisfazer.
- …
Exemplos de Habilidades Técnicas
Planejamento Empresarial
- Modelar Negócio
- Gestão PDCA
- Formular Propósito
- Formular Objetivos
- Fazer análise de SWOT.
- Definir Metas SMART.
- Formular Estratégias.
- Definir Plano
- Executar Plano
- Avaliar desempenho
Planos Empresariais
- Plano Estratégico
- Plano de Negócio
- Plano de Marketing
- Plano Financeiro
- Plano Vendas
- Plano de Contato
Marketing
- Desenvolver Produtos, Serviçoe Soluções.
- Aplicar Plano de Marketing.
- Pesquisar necessidades, problemas, desejos, produtos, mercados, valores, segmentos para fundamentar o plano de marketing.
- Posicionar Valor da Marca.
- Descrever a Oferta.
- Estratégia de Relacionamento
- Definição de Publico Alvo (Personas)
- Campanhas de aquisição, monetização e fidelização
- Marketing Digital
- Desenvolver ferramentas de marketing imento de Conteúdos
Vendas B2B
- Processos de Compra e Estratégias de Venda
- Planejar Contatos
- Prospectar Contatos
- Conhecer a sua Oferta
- Comparar Ofertas Concorrentes
- Desenvolver Soluções sob medida
- Justificar Valor de Soluções
- Comparar Alternativas de solução
- Desenvolver Soluções sob medida
- Prevenir e Tratar Objeções
- Balancear Vendas
- Avaliar Desempenho
- Fechar a Venda
- Balancear a Venda
- Gerenciar processos de negócios – PDCA
- Simular contatos de venda
- Desenvolver scripts de venda
- Definir Potenciais Compradores
- Desenvolver Conteúdos Digitais
- Outros
Vendas
Habilidades Cognitivas
- Controle da Atenção
- Memorização
- Pensamento
- Pensamento Crítico
- Pensamento Analógico
- Linguagem e Comunicação
- Aprendizagem
Característica | Descrição |
---|---|
ANALISAR . | segmentar um problema em problemas menores para obter melhor entendimento. |
APRENDER a APRENDER | ser um APRENDIZ ATIVO, usar pensamento superior e metacognição … AUTODIDATISMO. |
ASSERTIVIDADE | ter COMPORTAMENTO CRÍTICO e respeitoso em relação a si e outras pessoas. |
ATENÇÃO | DISPOSIÇÃO e CUIDADO sobre um OBJETIVO ou JULGAMENTO. |
CLAREZA | facilitar a percepção, entendimento, acreditar e fazer alguma coisa. |
COMUNICAÇÃO | trocar INFORMAÇÕES nas suas várias formas … ler, escrever, falar, gesticular, ouvir, olhar, sorrir. |
CONSTRUTIVISMO | usar associações ao conhecimento novo para significar, memorizar, aprender, comunicar, avaliar. |
MÉTODOS | aplicar REGRAS e FERRAMENTAS para fazer CORRETO e obter resultados CONSISTENTES. |
EMPATIA | analisar as perspectivas das pessoas para preencher lacunas e refinar o conhecimento e análise. |
ESPECIALIZAÇÃO | ganhar habilidades e conhecimentos aprofundados em algum domínio de conhecimento. |
INVESTIGAR | procurar com MÉTODO descobrir e compreender algo antes de formar um JULGAMENTO. |
JULGAR | avaliar EVIDÊNCIAS para TOMAR DECISÃO. |
JUSTIFICAR VALOR | ponderar BENEFÍCIOS, CUSTOS, RISCOS de uma solução ou tomada de decisão. |
LÓGICA | usar REGRAS CAUSAIS consistentes para construir ARGUMENTOS e identificar erros comuns. |
NEUTRALIDADE | garantir a imparcialidade e evitar preconceitos … suspender o julgamento. |
OBSERVAR | usar sentidos, tecnologias, ferramentas, para aquisição ativa de informações. |
PERGUNTAR | usar perguntas para adquirir informações, questionar, investigar, formar novas associações, ampliar o conhecimento e inteligência. |
PESQUISAR | referências, evidências, pensamentos, motivos, argumentos, para sustentar uma observação ou resposta. |
PLANEJAR | projetar o futuro … formular objetivos, estratégias, recursos. |
REFLETIR | pensar sobre si, conceitos e fenômenos passados … ganhar autoconsciência … introspectar. |
RESOLVER PROBLEMAS | descrever o problema, identificar sua causa raiz, |
SINTETIZAR | Integrar resultados da análise para concluir e resolver problemas |
A Prática é a repetição de uma atividade ou comportamento com o objetivo de aprimorá-la … fazer com mais facilidade, rapidez e confiança … internalizar a teoria (conhecimento) para aplicar na vida diária … fazer exercícios, discutir, pensar mais profundamente sobre o conhecimento que adquirimos … fazer com mais facilidade, rapidez e confiança … exige tatnto tempo / esforço quanto qualidade e eficácia da prática.
A prática exige mais tempo / esforço do que qualidade e eficácia? Como devemos praticar deliberadamente?