
Porque estudar?
Quando estudar?
Para ser mais inteligente você precisa saber o porque, quando, como, quanto estudar.
Por que estudar?
Existem várias razões que nos fazem estudar …
- Identificar oportunidades de aprendizado para evoluir, agregar valor e se diferenciar na sociedade.
- Aumentar o conhecimento para perceber e compreender mais por meio da razão ou experiências.
- Aumentar as várias inteligências – lógica, linguística, visual, cinestésica, emocional (intrapessoal e interpessoal) e musical.
- Atingir Objetivos – suplantar desafios e ganhar competições.
- Fazer coisas – de forma diferente e mais rápida.
Quando estudar?

É eficiente estudar antes de dormir?
Sim! Dessa forma “avisamos” ao cérebro que o assunto é alvo de atenção, é importante e não deve ser apagado pelo cérebro durante o sono.
Se você assistir uma aula pela manhã, qual o melhor momento de estudá-la?
À tarde (e não no outro dia) … se assistir a aula à tarde deverá estudá-la à noite e se assistir à noite, deverá estudá-la antes de dormir. De uma forma geral sempre estudar a aula no mesmo dia de que a assistiu.
De uma forma geral, a aula do dia deve ser estudada no mesmo dia e o melhor momento é imediatamente após a aula; em pequenas doses.
Qual o benefício de estudar no mesmo dia em que assistiu uma aula?
A aula ficará gravada na sua mente de longo prazo! No entanto, é necessário relembrar o aprendizado ao longo do tempo … fazer repetições espaçadas.
O que deve ser feito em termos de frequência de estudo?
Estudar pouco, mas todo dia!
Existe um dia no qual nunca você deve estudar?
Sim! Na véspera de uma prova ou teste
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Quanto estudar?
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Devemos estudar pouco e sempre para atingir um objetivo planejado.
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Quanto é esse pouco?
É necessário planejar e avaliar objetivo e resultados do estudo ao longo do tempo … a quantidade de energia para o próximo ciclo de estudo será função do histórico de resultados.
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Como escolher o que estudar?
A seletividade do estudo e aprendizagem é fator importante e dependente da formulação do objetivo do estudo … eu quero me familiarizar, saber descrever ou saber fazer?
Além de ter em mente o objetivo (e plano) do estudo, tomar cuidado com as armadilhas criadas por você mesmo, principalmente a procrastinação.
Nós temos a tendência de procrastinar aquilo que temos deficiência e a procrastinação talvez seja um dos maiores ofensores do “atingir metas de estudo e aprendizagem.
Qual a capacidade do cérebro reter o conhecimento?
As funções cognitivas do cérebro que suportam o estudo e aprendizagem são limitadas em capacidade.
As células do cérebro responsáveis por reter conhecimento são os neurônios, via sinapses – conexões com outros neurônios.
Quando os neurônios são utilizados intensamente, podem se esgotar em 30 a 40 minutos.
Para que os neurônios possam continuar desempenhando o seu papel e necessário tempo para recompor, por exemplo 5 minutos.
A psicologia e a neurociência comprovam que a habilidade de controlar a atenção, influi decisivamente na capacidade do cérebro reter conhecimento.
Como perceber que os nossos neurônios estão esgotados?
Quando não conseguimos prestar ou concentrar a atenção … isso significa que estamos com os nossos neurônios saturados!
Qual a razão disso?
- A saturação dos nossos neurônios, depende de fatores externos (mudanças no ambiente) e internos (pensamentos, emoções e sentimentos).
- Como os recursos são escassos, quando existem muitos fatores competindo, os neurônios se esgotam mais rapidamente.
O que deve ser feito para evitar esgotamento e bloqueios cognitivos?
Existem várias técnicas e princípios para evitar e tratar com esgotamento e bloqueios cognitivos.
- Distribuir a carga de trabalho mental … usar repetições espaçadas, reduzir a “carga atencional” demandada.
- Compreender o sistema cognitivo … fazer autodiagnose das habilidades e capacidades cognitivas e tradeoffs.
- Usar métodos e ferramentas cognitivos … para executar as atividades cognitivas com maior produtividade, menos tempo e energia.
- Saber comutar pensamentos focado e difuso … para resolver problemas já resolvidos e novos (não resolvidos), respectivamente.
- Gerenciar tarefas em blocos de 30 minutos … para facilitar planejar, desempenhar, controlar e ajustar o processo e comportamento da tarefa.
- Gerenciar pausas de 5 minutos … para pausar deliberadamente o pensamento focado e acionar o pensamento difuso ou outros pensamentos focados.
- Evitar “atenção fixa” … identificar excesso de atenção específica (pensamento, problema, sentimento, crença), que atrapalha atrair e prestar atenção.
- Buscar “atenção livre” … estado mental acessível, disponível, descomprometido, de alto desempenho … estado mental oposto ao de atenção fixa.
Quanto tempo devemos descansar para recompor os neurônios?
Estudar ou executar uma tarefa por um período de 30 minutos e dar um intervalo de 5 minutos (ver Técnica Pomodoro) é uma boa prática.
Podemos estudar e descansar em intervalos de tempo diferentes?
Sim! mas não mais que 50 minutos de pensamento focado.
Como estudar?

Aprendendo a ser um autodidata.
O autodidata sabe: o que estudar, porque, quando, onde, como e quanto estudar.
O que significa ser um autodidata?
Ser professor de si mesmo.
Assistir as aulas para entender, princípios, métodos e ferramentas, atalhos, para aprender a aprender.
Estudar para compreender e aprender de verdade.
Desenvolver a capacidade de aprender algo sem ter um professor dedicado e sim um facilitador ou mentor.
Direcionar o seu esforço particular para desenvolver caminhos, métodos, ferramentas cognitivas para a sua aprendizagem continuada.
- O autodidatismo é alvo de estudo para modelar sistemas educacionais on-line que facilitem o aprendizado on the job.
- As ferramentas tem como objetivo gerenciar o processo ou tarefa em todos os estágios da aprendizagem: planejar, desempenhar, controlar e ajustar.
Na aula você aprende?
Na aula você não aprende … na aula você entende!
- Entender é o estágio inicial do conhecimento, após descobrir.
- Após entender, vem o estágio de compreender, onde precisamos conectar ou integrar o conhecimento inicial entendido com o nosso conhecimento.
- Compreender é ir além de entender e analisar as relações de causa e efeito da nova informação ou contexto e ter autonomia para resolver problemas.
- Já aprender, demanda mais que compreender, sair do plano mental, demanda repetição e saber fazer com resultados previsíveis.
- Reflita sobre o ditado chinês: “Quando você vir um homem com fome, não lhe dê um peixe … ensine-o a pescar.
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Qual o intervalo de tempo mais importante para o aprendizado?
O que você passa estudando sozinho.
Para estudarmos ou trabalharmos sozinho e em grupo, precisamos de métodos e ferramentas para gerenciar o processo:
- leitura ativa … usar e desenvolver sistemas e método de aquisição de informação e conhecimento padronizados.
- escrita ativa … usar blocos de informação padronizados de fácil construção, cooperação, leitura e compreensão.
- planejamento de tarefa … explicar objetivos, etapas, procedimentos, resultados, pontos de atenção para o aprendizado.
- desempenho de tarefa … usar uma lista de verificação, para fazer correto, atingir objetivo e coletar informações para controle.
- controle de tarefa … avaliar resultados, indicadores de desempenho, planejado x realizado, desvios e dificuldades.
- ajustes de tarefa … fazer melhorias corretivas e preventivas para aumentar a precisão dos resultados planejados.
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Onde Estudar?
Na empresa você precisa ganhar uma combinação de 3 tipos de conhecimento: familiaridade (conviver), descritivo (saber o que) e habilidade (saber fazer).
- Conhecimento por familiaridade … entender o todo, suas partes e relações de causa e efeito … usar ambiente natural e não controlado.
- Conhecimento descritivo … saber o que fazer e acreditar … usar ambiente controlado, sossegado, confortável, que permita concentrar a atenção.
- Conhecimento procedural … saber como fazer e desenvolver habilidades … usar ambiente controlado para simular tarefas e ambiente natural para desempenhar a tarefa.
Existem várias técnicas e ferramentas mentais e tecnológicas (Internet, mobilidade, cloud computing) usadas para desenvolver e encontrar espaços adequados para a aprendizagem desses 3 tipos de conhecimento em diferentes ambientes.
- Na empresa
- No ambiente de tarefa.
- Em casa.
- Em viagem.
- Em deslocamento.
- Em espera.
Quais são as ferramentas de aprendizagem que a minha empresa usa para desenvolver o conhecimento por familiaridade, conhecimento descritivo e conhecimento de habilidades?
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Você pode estudar escutando música?
Pode! Mas com regras!
O cérebro usa “processamento paralelo” – várias partes do cérebro conseguem realizar tarefas diferentes ao mesmo tempo (por exemplo, dirigir, mascar chiclete, escutar um som e conversar ao mesmo tempo).
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- Cada um dos hemisférios cerebrais são especializadas para fazer atividades específicas.
- Do lado direito os módulos cognitivos: 1) linguístico e 2) lógico matemático; no lado esquerdo os módulos 3) musical e 4) espacial.
- Para estudarmos, usamos mais os módulos 1, 2 e 4.
- Se você estudar escutando música instrumental (num idioma que você não entenda), não apenas o módulo 3 não interferirá, como ajudará a abafar outros ruídos do meio ambiente que podem atrapalhar a sua concentração.
- Se for uma música num idioma que você entenda, haverá uma interferência da letra da música no seu módulo 1 e distrairá a sua atenção.
- No ambiente de trabalho, a escolha do repertório musical, volume baixo e qualidade sonora é fundamental para satisfazer todos as pessoas.
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Devemos usar os sentidos para aprender?
Sim! Devemos combinar todos os sentidos para aumentar a capacidade de aprendizagem.
- Se você ouve você esquece; se você vê, você entende, se você faz você aprende!
- Não adianta ler um livro de forma passiva e faça leitura ativa!
- Tente descobrir as questões mais importantes e escreva-os numa folha de papel … o ato de escrever ajuda na fixação e compreesão.
- O papel pode ser jogado no lixo na sequência … o mais importante é o que está gravado na sua mente pelo ato de escrever e não o que está escrito.
Qual a matéria mais fácil de aprender?
Matemática!
Isso ilustra a diferença entre entender e aprender.
- A matemática é mais difícil de se entender, mas é mais fácil de aprender, via a repetição.
- Uma vez que um conceito matemático é entendido, se torna fácil de ser repetido e aprendido!
- Estudar matemática é fazer, fazer e fazer.
Qual a diferença entre entender e aprender?
- Durante as aulas normalmente você ouve e vê e pouco faz.
- Isso significa que durante as aulas, se muito, você entende.
- Depois no estudo, você tem a chance de fazer – resolver problemas, elaborar um resumo de um texto, escrever, desenhar…
- É no momento do estudo que você aprende.
- Você aprende quando faz!
Como o bom professor ensina o aluno?
O bom professor ensina para fazer o aluno entender e motivar e gostar do que está sendo apresentado.
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Qual o único professor capaz de fazer um aluno aprender?
O próprio aluno!
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Por que estudar?
As pessoas buscam aprender por várias razões, que podem ser de curto e longo prazo,
- Identificar oportunidades de aprendizado, evolução e diferenciação.
- Aumentar conhecimento e a Inteligência.
- Atingir objetivos, suplantar desafios e ganhar competições.
- Fazer coisas de forma diferente e mais rápida.
Quando estudar?
- Estudar pouco, em intervalos, todo dia (gerenciamento do tempo).
- Não postergar uma atividade, estudo ou resolução de problema para a véspera da prova ou compromisso (pensamento focado e difuso).
- O estudo de um novo aprendizado deve ser feito tão logo possa, no mesmo dia, em “pequenas doses”. (memória de longo prazo)
- É eficiente estudar antes de dormir, para preparar o subconsciente para trabalhar por você durante o sono.
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Quanto estudar?
- Pouco e sempre; calibrar o quão pouco ao longo do tempo.
- Não exagerar o foco no que já sabe e procrastinar aquilo que não sabe (ou tem dificuldade de estudar).
- Não sobrecarregar os neurônios com longos períodos de estudo sem intervalo.
- Trabalhar em blocos de atenção concentrada (sem interrupções) durante 30 a 40 minutos, no máximo.
- Parar o estudo e atenção concentrada, quando perceber bloqueios, dificuldade de atenção e pensamentos paralelos.
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Como estudar?
- Aprender a ser autodidata, um professor de si mesmo.
- Procurar lugares sossegados, confortáveis, que permitam a concentração.
- Trabalhar todos os módulos cognitivos da sua inteligência – linguística, lógica matemática, musicalidade, raciocínio espacial; psicocinética, interpessoal, intrapessoal.
- Utilizar todos os sentidos; se você ouve você esquece; se você vê, você entende, se você faz você aprende.
- Usar imagens; uma imagem vale mais do que 1000 palavras
- Fazer perguntas e descobrir as questões mais importantes que resumem o aprendizado.
- Escrever para gravar o aprendizado na sua mente.
- Durante as aulas se concentrar em entender.
- Durante os estudos se concentrar em fazer (resolver problemas, resumir, escrever e desenhar) para aprender.
- O bom professor faz o aluno entender, gostar e trilhar o caminho do seu aprendizado.
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Como aumentar a sua inteligência?
- Entender que inteligência vale mais que conhecimento, já que significa “o que” possibilita fazer com o conhecimento.
- Usar todos os módulos cognitivos da sua inteligência – linguística, lógica matemática, musicalidade, raciocínio espacial; psicocinética, interpessoal, intrapessoal.
- Fazer auto-análise para desenvolver a autoconsciência e planejar ações para aumentar as forças e reduzir as fraquezas.
- Observar que qualquer pessoa tem falhas mentais, passíveis de serem eliminadas e pode desenvolver qualquer tipo de habilidade.
- Se conscientizar que o seu raciocínio sempre poderá ser mais rápido, ágil e criativo.
- Observar que as limitações auto impostas são as maiores inimigas do seu desenvolvimento.
- Evitar coisas que não estimulam a inteligência ou a enfraqueçam, como drogas, muita televisão, má alimentação, má respiração, etc.
- Estudar principalmente para aprender e não para obter certificados ou diplomas.
- Criar o hábito de estudar pouco, mas todo o dia.
- Aprender a se organizar e aplicar métodos para entender e aprender.
- Buscar desafios para exercitar o cérebro, fazer ginástica mental e resolver problemas.
- Praticar a leitura para desenvolver a imaginação e criatividade.
- Treinar a sua fala e ler em voz alta para aumentar a capacidade de se comunicar, raciocinar e escutar você mesmo.
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Palavras chaves: inteligências x conhecimento, processos cognitivos, estudar, entender, aprender, reter conhecimento, gerenciar tempo, repetir espaçadamente, dormir, sono, pensamento focado, pensamento difuso, memórias, memorização, neurônios, sinapses, capacidades, limitações; gerenciar tempo, procrastinação.

Saiba mais. Aprender a Aprender; Como se tornar mais inteligente?; Ferramentas Cognitivas; Conceitos, Definições e Palavras Chaves; Perguntas; Mapa Mental; Mapa Conceitual.